Reparei no outro dia que o cargueiro Laura S tem uma estrutura parecida.
Este navio, é de cabotagem.
Em caso de mar alteroso, ele estará normalmente a menos de 50 milhas de um porto. Esta embarcação não pode parar e tem sempre que aproar no sentido das vagas, caso contrário vai ter problemas graves.
Este navio não pode parar no mar, como dá a impressão que o projeto 3D faz. Aliás isso é essencial porque ele tem uma doca à popa.
Não há nenhum navio de baixo bordo nas fotos anteriores, que possuam uma estrutura por cima, que em caso de vagas de grande dimensão podem chegar a fazer pressão na parte inferior do deck de voo.
Não conhecemos o calado nem as dimensões. Além dos bordos livres minimos, o projeto aparenta ter calado reduzido e ter pods, logo, propulsão eletrica. Não tem veios nem helices à popa e por isso tem uma arrumação mais facil no interior. Terá que possuir grandes geradores para alimentar os motores eletricos.
Quando os navios são inerentemente instáveis podem ser colocados estabilizadores inerciais, mas os estabilizadores não podem resolver o problema da instabilidade de um projeto que à partida aparenta ser instavel.
Os grandes espaços abertos, são isso mesmo, demasiado grandes e demasiado abertos.
Podem ser tapados ?
Resposta: Provavelmente não
Seriam proporcionalmente tão grandes que para serem eficientes, considerando a força das ondas que é possivel encontrar nos nossos mares, teriam que ser extraordinariamente pesados, afetando ainda mais a estabilidade.
Se forem feitos de materiais mais leves, ao primeiro vendo acompanhado de ondas... vão à vida.
Se o calado do navio for reduzido, com aquelas áreas fechadas, os eventuais «portalós» laterais transformavam-se em velas.
Claro que, a embarcação pode ser utilizada em periodos de mar-chão, em que não for previsivel a existência de ondulação.
Um navio que fica à espera de condições adequadas para navegar.
Se o navio for estanque, ele pode não se afundar, mas se não for estável, pode virar.
É uma ideia, um conceito, que pode ter sido desenvolvido para 3D a partir de desenhos em papel, e estou a especular.
Como tenho dito muitas vezes, os planos navais na história da marinha do século XX foram bastantes, em muitos casos, eram mais declarações de intenções que outra coisa qualquer ...