Há coisas que me fazem confusão...
Onde e quando é que disseram que este navio tem como função abater ou atacar o que quer que seja?
Drones militares armados? Onde se falou disso, com excepção dos chatos do costume aqui do fórum que dizem e repetem a mesma merd@ até à exaustão?
Navio para fins cientificos e de investigacão.
Ou seja, como se fosse um hidrográfico, mas com mais valências.
Onde entram os drones?
Ou para missões cientificas ou para investigação e desenvolvimento de equipamentos com interesse nacional.
Sejam eles armados ou não, mas sempre na base de desenvolvimento do projecto, não como lançador ou operador de nada.
Amanhã a TEKEVER ou outra qualquer desenvolve um projecto com a Marinha para um drone armado e este navio pode ser utilizado como meio de teste e desenvolvimento. Não como plataforma futura para operação do dito cujo.
Não percebo a dificuldade em entender isto e o porquê de tanto alarido inútil.
Fragatas, NPL, reabastecedor, NPO, NPC... isso é outra história.
Nem a PNM faz o trabalho destes meios nem o contrário.
Se há financiamento europeu para este, porque não aproveitar?
Meu caro, mas quem é que apresentou o navio como canivete suíço aos média e estes tem no repetido até à exaustão? Quem é que apresentou já pelo menos 3 versões, cada uma diferente da outra? Não foi o Picas e os seus muchachos? É com eles a mesma merd@, não com o forum, que se limita a entrar na loucura que vem dos lados do Alfeite...

Saudações
P.S. Se tiver a capacidade de abastecedor e Ro-Ro, aceito o bicho.
P.S. 2- Sim, a meu ver existem projectos enquadrados no PRR de menos risco e prioritários face aos estado da Marinha. Porque, se a coisa dá para o tordo, uma Marinha já torta, tarde ou nunca se endireita, pois torrou 130 milenas do PRR no dito e fica a faltar dinheiro para hidrográficos e por exemplo os Vigilante.