Este navio é um excelente projeto. Qe o façam depressa e bem são os meus sinceros votos . A UE tem aqui uma excelente oportunidade para nos retribuir uma pequena parte do que tem usufruido na nossa ZEE .
Bem sei que é dificil esquecer ideias e conceitos antigos e muito enraizados. Este barco não tem aquele lado espectacular como uma grande tonelagem, os sistemas de misseis, os CIWS, nem mesmo uma miseravel 12/7mm... mas consegue-se imaginar o concentrado de capacidades desta unidade ?
Todos estes novos conceitos de guerra moderna e de equipamentos (drone, rov, etc) que têm surgido vão ser aplicados neste barquinho. Na minha opinião Portugal , se levar avante este projecto, estará no pelotão da frente nesta matéria. Saltamos a etapa dos porta-aviões e dos porta-heli (que nunca tivemos) par nos posicionarmos diretamente na frente, no pequeno grupo de países que constroem e utilizam porta-drones. A sua principal arma reside na sua capacidade de "ver" ao longe , de poder reconhecer e antecipar os acontecimentos, isto é algo de novo, inteligente ; e que dizer das suas capacidades em cartografia, laboratorios, sensores xpto ?
Se já é um dado adquirido que os veículos controlados remotamente são o futuro, se é verdade que o oceano tem muitos recursos inexplorados, se está previsto reunir nesta unidade naval toda uma panóplia de equipamentos que nos permitirão conhecer, cartografar e reconhecer a ZEE sob jurisdiçaõ prtuguesa, então porque razão os aplausos não são unanimes ?
Esta unidade é um enorme passo que Portugal está a dar em direção ao futuro. Muitos parabéns para quem teve a ideia !