Já há concorrentes:
Sodarca - Sociedade Distribuidora de Armas de Caça, Lda
ASTILLEROS ARMON VIGO S.A.
Agrupamento Fassmer/Lisnave PRJCT - special investment advisory Lda
DAMEN SHIPYARDS GORINCHEM
Após a lista de candidaturas recebidas temos agora a lista de propostas recebidas:
DAMEN SHIPYARDS GORINCHEM
ASTILLEROS ARMON VIGO S.A.
De referir que as propostas recebidas podem não respeitar o caderno de encargos (valores e condições), ou seja isto ainda vai no inicio.
Tem de ser construido em Portugal de certeza? Visto ser parte do PRR julgava que a UE não iria permitir este tipo de exigências...
Mas o objectivo do PRR não é investir no país que está a receber os fundos?
O objectivo do PRR (europeu) é preparar os Países para os desafios do Futuro tornando estes melhor preparados e com uma boa base para se desemvolverem, nós cá estamos a usar o PRR para tapar buracos que deviam ser "despesas correntes", são poucos os projectos que estão a criar uma base para o Futuro.
Pela experiência que tenho no PRR, tu tens que ter o projecto fechado até dia 31 de Dezembro de 2025.
Isso não quer dizer, que o navio tenha que estar pronto até essa data, quer apenas dizer que todas as despesas têm que ser feitas até essa data, ou seja, a marinha pode receber o navio até 2100, mas ao abrigo do PRR não pode comprar mais nada após essa data.
Ao nivel dos Fundos Comunitários há muitas tecnicas para os numero baterem certo e a execução ficar bonita. Por exemplo os fundos comunitários Portugal 2020 era suposto acabar e o programa fechar em 2020 no máximo 2021 contudo ainda devehaver projectos abertos.
Muitas vezes (e sei por experiencia própria) que os secretários de estado ou as CCDRs dão autorização para aprovar projectos e pagamentos mesmo sem terem as papeladas todas em dia, depois mais tarde (meses ou anos) é que se faz os acertos (há etapas posteriores que permitem isso), isto tudo para que depois quando se fala nos numeros das execuções dos projectos a coisa pareça bem encaminhada, o problema é depois no final do programa dos fundos aparece na Comunição Social a dizer que sobrou não sei quantos milhões ou que Portugal vai ter que devolver x milhões à UE.