Cá para mim, 85% de Wishfull Thinking...
Por que razão os americanos se lembrariam de propor uma coisa dessas, quando países que possuem F-16MLU em maior quantidade, poderiam dispensar um maior numero que 12, e recebendo em troca três ou quatro F-35 por cada duzia de F-16 disponibilizados ?
Para Portugal adquirir os F-35, teria que haver dinheiro disponibilizado, para os comprar, ainda que tal fosse parcialmente comparticipado.
A título de curiosidade, para tentar organizar ideias sobre como ficaria a marinha de duas fragatas, estive a fazer contas sobre como ficaria um plano de aquisições se Portugal atingisse os 2% do PIB em defesa, e as minhas conclusões preliminares deixaram-me assustado...
A Força Aérea terá 130 milhões de Euros por ano para aquisições de material.
Lembro quando o camarada Medina foi perguntado sobre se era necessário um orçamento extraordinário, respondeu com uma iabalável certeza, que não, que não, que estava tudo previsto...
Além disso, ao fornecer F-16 à Ucrânia, arriscavamos um ataque russo com mísseis convencionais contra Lisboa ...

Se isso acontecesse, lá vinha o partido comunista solidarizar-se com as famílias enlutadas, mas a afirmar que tinha avisado, e que feitas todas as contas, a Russia está cheia de razão...
Quem nos manda ficar ao lado dos nazistas ucranianos ?