Airbus A330 MRTT da FAB

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Vitor Santos

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Airbus A330 MRTT da FAB
« em: Abril 20, 2022, 03:12:26 am »
FAB assina contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200


A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, nesta segunda-feira (18/04), o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar  A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). A empresa Azul S.A. foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. O processo foi encerrado no último dia 07 de abril.

A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Hoje, as maiores aeronaves da FAB são os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Sendo o Brasil um País de dimensões continentais, torna-se imperativo possuir a capacidade de desdobrar seus meios aéreos, tropas e equipamentos para qualquer lugar, a qualquer hora. Uma aeronave estratégica, carregada com cerca de 110 toneladas de combustível, é um fator multiplicador de capacidades de qualquer força aérea, pela possibilidade de apoiar uma grande quantidade de aeronaves de caça, em suas missões de emprego. Além disso, as demais características da aeronave são essenciais para cumprir missões de logística e de transporte.

Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.

Vetor multimissão

Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade.

Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

Fonte: tenentes Marayane e Letícia / Agência Força Aérea
 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/fab-assina-contrato-para-aquisicao-de-duas-aeronaves-a330-200/
« Última modificação: Abril 20, 2022, 03:14:59 am por Vitor Santos »
 

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Re: Airbus A330 MRTT
« Responder #1 em: Abril 20, 2022, 03:14:44 am »
 

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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #2 em: Maio 25, 2022, 05:35:03 pm »
Airbus A-330 da Força Aérea vai receber esquema de pintura cinza na Jordânia

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Os dois aviões serão equipados com pods aerodinâmicos para reabastecimento em voo probe and drogue (sonda e cesto), um em cada ponta de asa.

O comandante da Força Aérea, brigadeiro Baptista Jr, postou na sua conta do Twitter informações sobre o recebimento e deslocamento do primeiro Airbus A-330 da FAB, ex-Azul Linhas Aéreas, para ser pintado na Jordânia.


Imediatamente surgiram dúvidas sobre qual seria o esquema de pintura a ser adotado.

Levantamos essa informação com a Força Aérea e confirmamos, a pintura que os dois Airbus A-330 da FAB irão ostentar é a mesma mostrada anteriormente em uma arte publicada pelo comando da FAB.


Os dois aviões, quando forem enviados para Getafe, na Espanha, onde serão convertidos para a versão MRTT, serão equipados com pods aerodinâmicos para reabastecimento em voo probe and drogue (sonda e cesto), um em cada ponta de asa, capazes de extender mangueiras flexíveis preparadas para fluir grande quantidade de combustível no menor tempo possível, diminuindo ao máximo o perigoso tempo de contato entre as aeronaves reabastecedoras e os “clientes” a serem reabastecidos.


Outra dúvida recorrente no tema A-330 brasileiro é a lança de reabastecimento da linha central traseira da fuselagem, pois erroneamente a maioria pensa que essa lança só serve para receptáculos de contato, mas na verdade ela também pode ser operada com a cesta flexível para sondas.

Observem a imagem  de um jato de reabastecimento KC-135FR francês, ele possui a lança, similar a do A-330-MRTT, porém com cesto (drogue), compatível com aeronaves francesas.

O par de A-330 MRTT brasileiros terão exatamente esse mesmo arranjo na lança central, como na foto abaixo:


Para as operações de reabastecimento podem ser atendidos até três clientes simultaneamente, se caças, e aeronaves maiores uma por vez, preferencialmente usando a posição central que é mais estável.


Outra importante mudança operacional, no Airbus A-330, o operador de reabastecimento em voo realiza sua missão em um moderno console de sistemas na cabine de voo, junto ao restante da tripulação de voo, ergonomicamente sentado em uma confortável cadeira segura.

Câmeras posicionadas na parte traseira da aeronave mostram todo o procedimento de reabastecimento, e a fuselagem inferior traseira dos aviões possui um engenhoso sistema de sinais luminosos de baixa intensidade que servem como referências de alinhamento e distância para os “clientes”, especialmente com turbulência ou mal tempo, a noite.


 :arrow:  https://www.infodefensa.com/america-brasil.php
« Última modificação: Maio 25, 2022, 05:36:53 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #3 em: Julho 13, 2022, 07:52:47 pm »
FAB está perto de receber seu primeiro KC-30 (A 330 MRTT)


No Twitter do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi apresentada uma imagem da nova aeronave estratégica de transporte e reabastecimento em voo KC-30, que receberá a matrícula FAB 2901, já com as cores da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave está deixando a Irlanda, com destino aos Estados Unidos, onde será recebida contratualmente e a previsão de sua chegada no Brasil é o dia 26 de julho, na Base Aérea do Galeão (BAGL), atual ALA 11.

Esta é a primeira de duas aeronaves Airbus A330-200 adquiridas da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, vencedora da licitação Nº 220004/CABW/2022, dentro do projeto KC-X3.

 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/fab-esta-perto-de-receber-seu-primeiro-kc-30/
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #4 em: Julho 14, 2022, 01:16:20 pm »
KC-30 FAB2901: Novas fotos com os detalhes da nova pintura


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Por Guilherme Wiltgen

Mais algumas fotos recebidas pelas redes sociais, mostram alguns detalhes da nova pintura aplicada ao primeiro Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB).





 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/kc-30-fab2901-novas-fotos-com-os-detalhes-da-nova-pintura
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #5 em: Julho 15, 2022, 06:32:43 pm »
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #6 em: Julho 26, 2022, 02:33:26 pm »
Primeiro KC-30 da FAB já está no Brasil


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O FAB2901 (Airbus A330-200), proveniente de Victorville (EUA), pousou em Campinas (SP) na manhã de hoje (25/07), às 06h57. Amanhã (26/07) ele será incorporado ao 2°/2° GT, Esquadrão Corsário, tornando-se o principal vetor de transporte estratégico da FAB.

Em mais um marco do Projeto KC-30, que dotará a Força Aérea Brasileira com aeronaves estratégicas de transporte e reabastecimento em voo, o A330 a ser batizado oficialmente como FAB2901 deixou a Irlanda no último dia 13, já nas cores da FAB, para os EUA, onde foi recebido contratualmente.


O KC-30 “FAB2901” foi uma das duas aeronaves Airbus A330-200 adquiridas da empresa aérea Azul. A aeronave tinha anteriormente o prefixo PR-AIS quando operava comercialmente pela Azul. Foi adquirida através do programa KC-X3 que visa prover a FAB de aviões de reabastecimento em voo de longo alcance e transporte estratégico.

A FAB optou por reduzir a quantidade inicialmente prevista de 28 KC390, da Embraer, para 22 unidades, e complementar a frota com duas aeronaves estratégicas. O KC390, embora seja um excelente vetor, classifica-se como um cargueiro tático, com capacidade de 26 ton e alcance de quase 3 mil km. Os MRTT’s carregam 45 toneladas de carga, voam por mais de 9 mil km, transportando até 111 toneladas de combustível.


A necessidade de ter aeronaves estratégicas foi sentida principalmente por ocasião do auge da pandemia COVID-19.

Futuramente, a aeronave será convertida para o padrão MRTT, com sistema de lança de reabastecimento aéreo (ARBS) e com Pods sob as asas (padrão para reabastecimento das aeronaves da FAB). A instalação dos sistemas permitirá que os A330 MRTT da FAB reabasteçam qualquer aeronave equipada com sonda no padrão OTAN ou outros aliados, como o Eurofighter, o Tornado, ou o F/A18 Hornet. A compatibilidade física do A330 MRTT com receptores em todo o mundo é estabelecida, demonstrada e certificada para permitir a interoperabilidade de uma futura coalizão.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/primeiro-kc-30-da-fab-ja-esta-no-brasil
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #7 em: Julho 26, 2022, 02:34:36 pm »
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #8 em: Julho 29, 2022, 02:40:54 pm »
Nova aeronave KC-30 é incorporada à Força Aérea Brasileira (FAB)


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Com a aquisição, a FAB aumenta sua capacidade estratégica

O primeiro Airbus A330-200 a ser convertido em avião-tanque sob o programa KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou, na Base Aérea do Galeão (BAGL), nessa terça-feira (26/07). A aeronave recebeu a pintura cinza característica da FAB no Centro de Manutenção, na Irlanda e, após isso, seguiu para Victorville (EUA), onde ocorreu a entrega contratual da aeronave.

Já no último domingo (24/07), decolou com destino ao Brasil. Duas aeronaves foram adquiridas em processo licitatório, vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas e atuarão com as matrículas FAB 2901 e FAB 2902 operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, com sede no Rio de Janeiro (RJ).

Já a segunda unidade do Airbus A330-200 está em processo similar na empresa de manutenção aeronáutica Joramco, localizada na Jordânia. Com a aquisição, a FAB aumenta sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico, ações humanitárias e evacuação aeromédica, sejam elas nacionais ou internacionais.

A cerimônia de recebimento do KC-30 pela FAB e incorporação ao Esquadrão Corsário foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; bem como demais autoridades civis e militares.

Em suas palavras, o Comandante da FAB ressaltou a importância do momento para a defesa do país e o apoio ao desenvolvimento nacional, iniciando a leitura da Ordem do Dia com o pensamento do escritor alemão Johann Goethe. “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”, citou o Oficial-General, que falou ainda sobre o recebimento da nova aeronave. “A partir de hoje o FAB 2901 e sua incorporação ao 2º/2º GT simbolizam o início de uma nova era para a FAB, que terá continuidade, em breve, com o recebimento da segunda aeronave adquirida, com a finalização do processo de treinamento de nossos tripulantes e com a assinatura do contrato de conversão para o Multi Role Tanker Transport, o MRTT, ainda em 2022”, concluiu.

Na oportunidade, o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, falou sobre o recebimento de mais uma aeronave para a Aviação de Transporte. “O recebimento do KC-30 e a sua incorporação na Força Aérea multiplica o patamar em relação ao transporte estratégico. Era uma lacuna que precisávamos preencher em relação à capacidade de transportar grandes cargas por grandes distâncias. Além disso, futuramente, poderemos ampliar nossos benefícios com o reabastecimento em voo, que nos dará maior flexibilidade e velocidade no transporte em carga”, finalizou.

Chegada da aeronave no Brasil


A primeira aeronave KC-30, o FAB 2901, que agora é incorporada ao Esquadrão Corsário, realizou o primeiro táxi na BAGL recebendo as boas-vindas do Corpo de Bombeiros da Base Aérea do Galeão.

O Comandante da BAGL, o Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, falou sobre a importância em receber uma aeronave de eficiência operacional na Base. ”Hoje é um dia histórico não só para BAGL, mas também para a FAB. A chegada do KC-30 representa a retomada de transporte estratégico e reafirma a BAGL como principal hub multimodal da FAB”, destaca.

Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 Millennium às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua eficiência operacional. Os dois novos aviões, com 59 metros de comprimento cada, serão os maiores já operados pela Força.

As aeronaves serão modificadas pela Airbus para a versão MRTT, o que permitirá a realização de missões de reabastecimento em voo, transporte aéreo logístico (cargas e passageiros) e ajuda humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também poderá realizar Missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para um grande número de pacientes.

Treinamento e preparação para operar o KC-30


Os pilotos da FAB que irão operar o novo KC-30 iniciaram o curso na Universidade da Azul Linhas Aéreas, em junho. O treinamento ainda incluiu os comissários e mecânicos do Esquadrão Corsário. Para que os militares pudessem operar as novas aeronaves da Força Aérea foi necessário um curso específico, como todos os processos de pilotagem, manutenção e segurança.

“O recebimento da Aeronave marca a reativação operacional do Esquadrão, que estava sem aeronaves há três anos. Esta nova aeronave, a maior já operada pela FAB, recoloca a capacidade estratégica para a nossa Força. Ela pode voar mais de 15 horas, como do Galeão para China, além de, futuramente, fazer o reabastecimento em voo. Dessa forma, promove a integração nacional e realiza ações de ajuda humanitária”, destaca o Comandante do Esquadrão Corsário, Major Olivieri.

Para celebrar o recebimento da aeronave, ocorreu também, na BAGL, a Reunião da Aviação de Transporte (RAT), reunindo militares da FAB que cumprem missões nesta aviação. Além disso, foi realizado um sobrevoo com diversas aeronaves das Unidades Operacionais da FAB, como o KC-390 Millennium; o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas, o C-99, o C-97 Brasília e o C-95 Bandeirante.

O Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Barros Franco de Campos, entregou a chave simbólica do FAB 2901 ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior e participou do batismo como forma de simbolizar o recebimento da primeira aeronave pela Força Aérea Brasileira. Em suas palavras, falou sobre a parceria com a Instituição. “A Azul tem um DNA de ser uma empresa verdadeiramente brasileira. Para nós, a importância da parceria com a FAB reflete um pouco deste DNA. Desde a sua fundação ela vem trabalhando para servir ao Brasil, conectando cidades brasileiras, indo além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, explorando os rincões do nosso país, tal qual a missão da FAB. A entrega da aeronave demonstra a importância dessa parceria, ela estava servindo ao Brasil de uma maneira civil, agora passa a cumprir mais uma missão pelo nosso país junto à FAB”, completou.

Esquadrão Corsário


O 2º/2º Grupo de Transporte foi ativado pela Portaria nº 008/GM3, de 18 de janeiro de 1968, a partir de 20 de janeiro de 1968, na Base Aérea do Galeão, onde está sediado desde então. O Esquadrão operou, inicialmente, o Douglas DC-6B, designado de C-118 na FAB, prestou apoio às atividades do Correio Aéreo Nacional (CAN) e do Projeto RONDON, ações que contribuíram para integrar as comunidades do Norte do Brasil às demais regiões.

Em 1986 e 1987, a FAB adquiriu unidades do Boeing 707 da VARIG (empresa de transporte aéreo civil brasileira), sendo denominados KC-137. O 2º/2º GT foi selecionado para operar a aeronave e rapidamente tornou-se operacional, tendo absorvido alguns Oficiais dos Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transportes (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo e Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º/1º GTT) e realizado a conversão operacional ao KC-137 sob instrução da VARIG.

O Esquadrão ficou sem aeronave alocada até julho de 2016, quando recebeu o Boeing C-767 2900, que foi utilizado em diversas missões de transporte de tropas. Já na sua primeira missão, 100 militares foram transportados desde Manaus, Boa Vista e Porto Velho até o Rio de Janeiro, para atuarem em apoio à realização dos Jogos Olímpicos. O C-767 também realizou uma viagem presidencial, em julho de 2017. Com o fim do contrato de “leasing” de 36 meses do C-767, a aeronave foi devolvida e, desde então, o Esquadrão encontra-se sem aeronave, com suas tripulações participando de missões em outros esquadrões de transporte da FAB.

 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2022/07/28/nova-aeronave-kc-30-e-incorporada-a-forca-aerea-brasileira-fab/

 

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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #9 em: Fevereiro 09, 2023, 04:57:34 pm »
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #10 em: Fevereiro 15, 2023, 01:41:07 pm »
Missão cumprida! FAB transporta pessoal e carga em ajuda humanitária à Turquia


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Viagem, que durou mais de 12 horas sem parada, ajudou a transportar equipe de resgate e material emergencial de apoio à região

Missão cumprida! Quarenta e dois homens e mulheres de diversas capitais brasileiras desembarcaram na cidade de Ankara, capital da Turquia, às 4h da manhã desta sexta-feira (horário de Brasília). Um grupo composto por bombeiros militares, profissionais da saúde e da defesa civil decolou de Guarulhos, na manhã da quinta-feira (09/02), para levar esperança em forma de alimentos, equipamentos, cães farejadores e apoio operacional a quem mais precisa.

“É uma equipe de resgate, uma força tarefa brasileira, que envolve profissionais militares de três estados do Corpo de Bombeiros, de Oficiais médicos, e da Defesa Civil tanto do estado de São Paulo quanto do Governo Federal. Muitos desses profissionais já trabalharam em Brumadinho, em outras catástrofes em âmbito nacional e, também, em âmbito internacional, já foram pro Haiti, Moçambique e tudo se soma. Nossa expectativa é a melhor, a de poder ajudar as pessoas”, explicou o Coronel Carlos Alberto de Camargo Junior, que é Comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Além dos profissionais, que irão ajudar nas ações de busca e atendimento médico na região que foi abalada por terremotos de alta magnitude nos últimos dias, a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) também realizou o transporte de cerca de 10 toneladas de equipamentos, medicamentos, kits de emergência e cães farejadores, que irão ajudar nas buscas.

A viagem foi a primeira missão humanitária no exterior realizada pelo KC-30, durou cerca de 12 horas e foi marcada pelos ajustes finais no planejamento e pela expectativa dos profissionais que irão atuar no apoio humanitário.

“A expectativa é de que tenha bastante trabalho, e a gente fique nessa função relacionada à saúde, mas não somente a saúde relacionada ao trauma ou à situação das pessoas envolvidas, mas também à segurança da própria equipe brasileira que tá indo ajudar, de modo que a gente tenha uma equipe que possa dar segurança caso um de nós também se machuque”, contou a Capitão Médica Fabiana Maria Ajjar, da Polícia Militar de São Paulo.

Com o coração aberto, mas ao mesmo tempo apertado pela família que deixou no Brasil, o Subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas aos Desastres do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major Heitor Mendonça, destacou a importância da missão. “Os profissionais que estão aqui estão de coração aberto, fazendo um serviço muito importante e, com toda certeza, vão compreender isso, mas a saudade aperta quando a gente fica longe. E fazer um bom trabalho é mais uma forma da gente honrar tanto a nossa família, quanto o povo brasileiro, que merece ser representado à altura, a competência e a dignidade que o nosso país tem”, disse.

Planejamento concluído e expectativas compartilhadas no voo, a hora mais esperada chegou. O pouso no país europeu ocorreu com sucesso, mas com um único imprevisto. Inicialmente, a equipe de resgate iria para a cidade de Adana, mas devido ao alto fluxo no aeroporto, a aeronave da FAB teve o curso alterado e precisou pousar em Ankara. Marcando seis graus negativos, tanto a equipe de resgate quanto a carga desembarcaram e, de lá, seguiram, para seu destino final, visando ajudar quem mais precisa.

“Essa missão é extremamente importante, pois ela representa um grande esforço brasileiro, uma construção de sinergia, de sintonia entre o Governo Federal, os governos estaduais pra construir essa força humanitária do Brasil em apoio a essa situação tão crítica que a população da Turquia está passando. Nosso muito obrigada à Força Aérea Brasileira pela parceria e por possibilitar a chegada dessa equipe na região turca”, concluiu o Coordenador de Estudos Integrados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rafael Pereira Machado, que representou o governo federal na missão.

KC-30


O KC-30, designativo militar para o Airbus A330, é uma aeronave com peso máximo de 233 mil quilos e com velocidade máxima de 995 quilômetros por hora. Com envergadura de 60,03 metros e comprimento de 58,8 metros, sua carga útil é de 45 mil quilos.

O primeiro Airbus A330-200 foi incorporado com a matrícula FAB 2901 e será convertido em Multi Role Tanker Transport, o MRTT. Com isso, a FAB aumenta sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias, sejam elas nacionais ou internacionais. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também poderá realizar Missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para um grande número de pacientes.

O KC-30 é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Assim, a incorporação da aeronave à FAB resultará no restabelecimento da capacidade estratégica em prol da defesa do país e do apoio ao desenvolvimento nacional.

FONTE: Força Aérea Brasileira 
 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2023/02/11/missao-cumprida-fab-transporta-pessoal-e-carga-em-ajuda-humanitaria-a-turquia/
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #11 em: Fevereiro 15, 2023, 04:45:59 pm »
 

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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #12 em: Abril 28, 2023, 11:08:02 pm »
 

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Tikuna

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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #13 em: Setembro 06, 2023, 01:10:42 pm »

A nova aeronave VIP será outra. Os A330 serão convertidos e o primeiro deve partir em breve para iniciar os trabalhos.
 
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Re: Airbus A330 MRTT da FAB
« Responder #14 em: Setembro 13, 2023, 02:00:49 pm »
FAB pode assinar contrato de conversão do A330 MRTT ainda este ano


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Segundo o portal Flight International, a Força Aérea Brasileira (FAB) deve assinar o contrato para a conversão dos seus dois Airbus A300-200 para o padrão multi-role tanker transport (MRTT) ainda em 2023.

Adquiridos usados da companhia Azul Linhas Aéreas, o preço dos dois aviões saiu por R$ 375 milhões e o contrato foi assinado em 18 de abril de 2022. Matriculados FAB 2901 e 2902 e designados KC-30, a compra teve por objetivo recuperar a capacidade de transporte e reabastecimento em voo estratégico. Apesar de estar no processo de recebimento de 19 KC-390, dos quais seis foram entregues, o jato bimotor da Embraer tem cunho tático e por isso o seu alcance e capacidade de combustível são menores se comparado ao A330, que é de uma outra categoria.

O MRTT também pode transportar cargas, pessoas e fazer a evacuação aeromédica em configurações mistas.

Os dois aviões estão equipando o 2º/2º Grupo de Transporte “Esquadrão Corsário” na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, tendo sido entregues em 26 de julho e 3 de novembro de 2022.

Segundo a nota, as aeronaves serão entregues para a conversão em 2025 e 2026, retornando para o Brasil em 2026 e 2027. Os trabalhos serão feitaospela Airbus Defence and Space em Getafe, na Espanha.

 
Histórico do programa na FAB

Em 9 de maio de 2012, a FAB lançou o programa KC-X2 que buscou analisar as ofertas para dois aviões de transporte e de reabastecimento em voo de longo alcance. As possibilidades apresentadas foram o Airbus A330 MRTT; o KC-767A, com a conversão do Boeing 767-200ER para essa função, sendo essa solução tendo sido adotada pelo Japão e pela Itália; e, por fim, a israelense IAI com um programa semelhante ao da Boeing, convertendo exemplares disponíveis no mercado e em boas condições em cargueiros e reabastecedores.

A IAI foi a escolhida pela Colômbia para transformar um Boeing 767-200ER civil para a missão militar. O exemplar recebeu, dentre outras modificações, porta lateral para embarque de grandes volumes, piso reforçado para suportar maior peso das cargas e pods de reabastecimento em voo.


Em 14 de março de 2013 a FAB anunciou a IAI como vencedora do processo. O contrato incluiria três aviões, sendo um convertido em Israel e dois no Brasil, pela TAP ME. A Akaer seria envolvida na parte de engenharia e a Gespi receberia conhecimentos para manutenção nos motores dos caças A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil. A Friuli, por sua vez, receberia conhecimentos para projetar ferramentais para serem usados nas mudanças de configuração do avião, por exemplo, de carga para passageiro.

O contrato, porém, não continuou e foi encerrado em dezembro de 2016.

Como medida temporária, a FAB arrendou um Boeing 767-300ER (designado C-767 com a matrícula FAB 2900, c/n 26470), da empresa GFG Global Flying Group, por um período de três anos.

A aeronave chegou em 10 de julho de 2016 e o contrato posteriormente não foi renovado, sendo a aeronave devolvida ao operador.

Em agosto de 2020, uma nova licitação para o arrendamento de um Boeing 767-300ER foi cancelada.


O A330 MRTT

A aeronave pode transportar até 45 toneladas de carga, até 130 macas; ou ter uma configuração mista levando 40 macas, 20 pessoas de equipe médica, equipamentos de suporte à vida e 100 passageiros. Ou 300 passageiros. Para missões de reabastecimento em voo, até 111 toneladas de combustível. Apenas como base de comparação, cada F-5EM pode levar, considerando os tanques internos e externos, um total de 4,5 toneladas de combustível. O AMX pode levar até 3.622 kg de combustível utilizando os tanques subalares menores.

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