Sobre os novos submarinos na Marinha, considerando custos vs contributo para negação do uso do mar e defesa marítima do mar português, sempre pensei que soluções como os pequenos submarinos italianos seriam muito interessantes: http://www.hisutton.com/Forgotten%20Super%20Subs%20of%20the%20Cold%20War%20-%20Italian%20GST-23+.html ou http://www.hisutton.com/M23-Submarine.html. Também poderiam ser mais facilmente fabricados e mantidos cá. Não sei se pelo preço de um submarino U212 usado se obteria 2 novos, feitos cá e com melhor tecnologia. Qual a vossa opinião?
mas pk motivo o submarino teria que ser feito cá? para aumentar o preço e haver dificuldades durante a sua construção? nós não temos industria (não temos nenhuma empresa vocacionada para criação de projetos e planeamento de projeto navais na area militar militares e mesmo na area civil o que temos são empresas que pegam em projetos feitos e constroem a partir do que já está desenhado) nem mercado nacional (compramos submarinos de 20 em 20 anos) para ter industria, logo não faz sentido estar a pagar mais pela construção do submarino cá se depois não se vai tirar proveito do know-how adquirido.
Estive a ver os modelos referidos que para as nossas realidade e necessidades não teriam minimamente as características e capacidades requeridas.
Falando acerca de construção naval Nacional, a acontecer a construção de submarinos, essa negociação deveria ter ocorrido quando da compra dos dois 214 para termosconstruído o segundo e posteriores navios daquela classe, em Estaleiros Nacionais.
Desse modo teriamos aumentado significativamente as capacidades de construção Naval Nacional, agora apostar na construção de submarinos de 130 tons, quando são necessários submarinos Oceânicos com capacidades dissuadoras, seria não só um erro como aquisição como mais um desperdicio de verbas tão necessárias para serem aplicadas em aquisições de Navios úteis à nossa Marinha !!
Abraços
Mas voce que tem mais tempo disto, não acha que essa capacidade de construção naval só se ia manter até construirmos o ultimo submarino, pk depois só passados 20 anos é que vamos precisar de novos submarinos e até lá sem uma industria que crie e vende submarinos essa capacidade ia-se perder, e gastamos mais dinheiro para ter cá a produção para nada.
Há projetos mais simples e que existe mercado nacional secalhar faz sentido (drones, patrulhas costeiros/oceânicos onde teoricamente e bem planeado daria para ter uma encomenda de 2 em 2 anos e manter o know-how nos estaleiros)
Para mim exceto raras exceções não faz sentido insistir na construção cá de produtos militares pois se não houver um plano para depois do fim dessa encomenda só serve para pagarmos mais e arriscarmos a complicações durante o programa como aconteceu com as PANDUR.
Não, não acho que a capacidade se perdia, independentemente de andar por aqui a assim tanto tempo como você alega, porque você acha eu não tenho que achar o mesmo, ou tenho ??
Tivessemos sido hábeis a negociar a compra dos 214, efectuando uma parceria com os estaleiros alemães, e, formando os técnicos Nacionais enquanto decorria a construção do NRP Tridente, teriamos, com a ajuda dos Alemães, o staff preparado e, tão importante, nesse prazo se passível de atingir, as instalações do AA modernizadas e capacitadas para no mais curto prazo possível, iniciar a construção das unidades seguintes.
O AA não se teria que cingir às construções para a Marinha, a parceria com os Alemães poderia permitir que o AA efectuasse as MNT periodicas ou reparações não só dos nossos submarinos como de terceiros, bem como construir submarinos, ou componentes de submarinos de concursos ganhos pelos estaleiros Alemães uma vez que como a nossa mão de obra mesmo a mais qualificada, comparativamente com as similares Europeias continua a ser mais baixa logo mais atractiva aos Germânicos.
Houvesse interesse e vontade Politica em investir na indústria de Defesa, o Retorno que teriamos se tivessemos essa capacidade Naval instalada seria muito, mas muito maior que o que possuimos agora a nivel militar. pois as qualificações exigidas na construção de submarinos, são muito maiores, mais exigentes e estão restritas a um pequeno numero de países.
Cumprimentos