Todos os ramos são igualmente criticados aqui, às vezes de forma pouco construtiva, é certo.
Exactamente por a Marinha ser histórica e até emocionalmente importante para todos nós, recai sobre ela uma maior expectativa, que se vê constantemente defraudada. Não é deitar tudo abaixo, algo se está a tentar fazer, simplesmente o cenário está negro, e episódios ridículos como o do patrulha na Madeira não ajudam nada à imagem do ramo.
A ironia, é que o gajo que se queixou das "críticas nojentas" à Marinha, não consegue dar uma opinião construtiva sobre nada. Ainda por cima é o próprio que, assim que vê um debate construtivo num tópico, se intromete pelo meio, faz spam, atira provocações ao indivíduo X, Y ou Z, profere mentiras, e por aí em diante.
A realidade, é que todos os ramos, e não só, sofrem críticas. Na FAP critica-se a falta de investimento na frota F-16, a compra dos ST, o estado da frota Merlin, etc. No Exército critica-se a total falta de capacidade AA, o estado das diversas frotas de viaturas, a falta de equipamento individual, e mil outras coisas. Na Marinha critica-se o estado da frota, certas escolhas (campo de golfe, NPC de design excessivamente complicado, etc), o afundamento de navios atracados no Alfeite, o relegar para segundo plano a capacidade de combate, etc.
O gajo está Ok com as críticas aos outros ramos, mas quando toca na Marinha, já não pode ser?
E depois o gajo fica ofendido, quando se depara com a realidade de que, um qualquer adversário com uma mão cheia de MPAs, anula por completo a nossa MGP.
A maioria das pessoas que critica o estado da Marinha, quer uma Marinha melhor e mais capaz. Claro que cada um depois terá as suas ideias, mas no fim, o objectivo é o mesmo.
Eu até diria que, as pessoas com atitudes mais nojentas face à Marinha, são aquelas que querem manter o status quo, que preferem negociatas ao invés de programas que respeitem as necessidades do ramo, que preferem ignorar as limitações do ramo em certas vertentes, só para levar a sua avante.