A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3871 em: Abril 01, 2023, 10:03:09 am »
https://eco.sapo.pt/2023/03/31/medina-tem-excedente-orcamental-de-2-300-milhoes-ate-fevereiro-duplica-face-ao-mesmo-mes-de-2022/

Espera que eles já vão dar cabo disso em aquisições a fazer frete a manos, ajudas a parasitas dentro e em particular fora do País, roubos, indemnizações, desastres de investimentos, e outras coisas típicas que tem sido feitas
« Última modificação: Abril 01, 2023, 10:11:25 am por Pescador »
 
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3872 em: Abril 01, 2023, 11:50:31 am »
O lardo do rato tem um Vortex que engole esse dinheiro todo
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P_Mateus

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3874 em: Abril 03, 2023, 11:38:55 am »
As Dealey / Pereira da Silva foram um atraso completo. Uma tentativa de montar navios em Portugal, que resultou em atrasos uns a seguir aos outros.
Mesmo assim, elas já eram obsoletas quando entraram ao serviço. Deslocavam pouco mais que um NPO e o seu principal problema eram as turbinas e as caldeiras a nafta.
Essencialmente deveriam servir para luta ASW, embora tivessem duas peças de artilharia com capacidade anti-aérea.

A única coisa relevante que uma destas fragatas fez,  foi não ter feito nada, em 25 de Abril de 1974, quando comandada pelo pai do glorioso camarada Francisco Louçã.
O Otelo Saraiva de Carvalho, vangloriou-se de ter avisado a fragata que estavam duas peças de artilharia no Cristo Rei (uma era um óbus de 114mm e a outra uma peça de 88mm  com capacidade para tiro direto mas que não podia fazer tiro contra a fragata por causa de estar numa posição demasiado elevada)

"um óbus de 114mm" - pode p.f. ajudar-me a referenciar a peça em questão? Ao que julgava saber as bocas de fogo que os capitães da Escola Prática de Artilharia (EPA) assignaram a missões no 24Abr1974 teriam sido apenas as afectas às baterias de 8,8 e 10,5 .  Obrigado desde já pelas referências que possa partilhar.

 

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tenente

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3875 em: Abril 03, 2023, 12:44:58 pm »
As Dealey / Pereira da Silva foram um atraso completo. Uma tentativa de montar navios em Portugal, que resultou em atrasos uns a seguir aos outros.
Mesmo assim, elas já eram obsoletas quando entraram ao serviço. Deslocavam pouco mais que um NPO e o seu principal problema eram as turbinas e as caldeiras a nafta.
Essencialmente deveriam servir para luta ASW, embora tivessem duas peças de artilharia com capacidade anti-aérea.

A única coisa relevante que uma destas fragatas fez,  foi não ter feito nada, em 25 de Abril de 1974, quando comandada pelo pai do glorioso camarada Francisco Louçã.
O Otelo Saraiva de Carvalho, vangloriou-se de ter avisado a fragata que estavam duas peças de artilharia no Cristo Rei (uma era um óbus de 114mm e a outra uma peça de 88mm  com capacidade para tiro direto mas que não podia fazer tiro contra a fragata por causa de estar numa posição demasiado elevada)

"um óbus de 114mm" - pode p.f. ajudar-me a referenciar a peça em questão? Ao que julgava saber as bocas de fogo que os capitães da Escola Prática de Artilharia (EPA) assignaram a missões no 24Abr1974 teriam sido apenas as afectas às baterias de 8,8 e 10,5 .  Obrigado desde já pelas referências que possa partilhar.

Bons dias P Mateus,

A primeira correcção é que nunca existiram obuzes de 11,4cm esse equipamento não era obús mas sim peça, de 11,4cm, quando muito poderia ter sido um obús 14 cm o utilizado com o obús 88.

Na EPA nesses anos ainda existiam pelo menos seis peças de 11,4cm, no inventário da 2ª BBF juntamente com os obuses 14 cm, mas se essas peças estavam operacionais, penso que não pois em 79, quando fiz o COM, na Escola, o que nos foi dito foi que :
Devido a falta de munições, granadas de 80 Lbs, já não eram usadas há anos, e;
Por estas peças possuirem uma Vel Ini, muito elevada, quando executavam missões de tiro, das posições de Bombel, como os angulos de incidência eram muito baixos, favoreciam os ricochetes, e como mais que uma vez aconteceu, algumas granadas passarem sobre a recta da Ameeira, e irem " aterrar" já fora da zona de objectivos do poligono de tiro, com os riscos inerentes a muito prováveis explosões.

Concluo, achando muito pouco provável que as 11,4 tivessem sido utilizadas em 74, será muito mais provável terem ido ou mais 88, ou até BF de 10,5, as Krupp, AKA,  o " Kapa " ou o " rodas de carroça ", ou por último obuses 14cm, pois também usam o mesmo reparo que as 11,4, e que podem ter induzido em erro.








Abraços
« Última modificação: Abril 03, 2023, 12:57:27 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3876 em: Abril 03, 2023, 04:23:58 pm »
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papatango

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3877 em: Abril 03, 2023, 06:21:19 pm »

De notar que estou a falar de memória.
Sobre a peça de 88mm britânica, utilizada para combater os alemães no deserto, creio que não há dúvidas.

O que sei, é que foi enviada uma peça com capacidade para tiro direto, que em teoria poderia atingir um navio, e uma outra peça de maior calibre, que poderia bater posições em Lisboa.
Entre as peças disponíveis na EPC em 1974 estava a peça BL 4.5" ou 114mm que me disseram há bastante tempo, era utilizada para instrução.
A EPC utilizava para instrução, peças da II guerra mundial, daí a peça de 88mm, que era igualmente da mesma era.

Como digo, falo de memória, e as peças das unidades de instrução não costumam ser as mais recentes.
De conversas que tive há anos, a peça de 88mm estaria operacional, mas a outra ninguém sabe se poderia sequer disparar.
Mais uma vez de memória ...
Quando a fragata Pereira da Silva abandonou o exercio NATO e ficou no Tejo, foram mandados vir reforços de Torres Novas, da mesma forma que, ainda a situação no Terreiro do Paço não estava controlada, foi mandado vir mais material de Estremoz. Sabe-se que houve material que só chegou à ponte 25 de Abril entre as 14:00 e as  15:00.

Para precisar se a peça do tipo óbus, era a de BL 4.5 / 114mm ou uma peça de 105mm é uma questão curiosa, tenho que ir ver aos livros, para ver se se confirma, ou se é um erro de simpatia ...
« Última modificação: Abril 03, 2023, 06:56:04 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3879 em: Abril 03, 2023, 09:41:34 pm »

Entre as peças disponíveis na EPC em 1974 estava a peça BL 4.5" ou 114mm que me disseram há bastante tempo, era utilizada para instrução.
A EPC utilizava para instrução, peças da II guerra mundial, daí a peça de 88mm, que era igualmente da mesma era.


EPC? Escola Prática de Cavalaria.

Deduzo que queria dizer EPA. Escola Prática de Artilharia.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3881 em: Abril 03, 2023, 10:09:47 pm »
Também acho "estranho". Como quem está a tentar salvar a face. Mas esperaremos por mais detalhes.
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3882 em: Abril 03, 2023, 10:20:59 pm »
É que não vejo como é que falta de combustível levaria a estes problemas todos....

E ainda levanta a questão de como é que ninguém reparou nisto, parece-me muito improvável terem partido do funchal sem terem olhado para o nível de combustível
 

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Kalil

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3883 em: Abril 03, 2023, 10:24:25 pm »
https://www.jn.pt/nacional/falha-do-nrp-mondego-a-caminho-das-selvagens-deveu-se-a-falta-de-combustivel-16115801.html
Sou o único que acha que é uma desculpa sem nexo qualquer?

Esta malta, e a sua falta de vergonha, descobrem novos limites a cada dia que passa.
 

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P44

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3884 em: Abril 04, 2023, 06:41:02 am »
É que não vejo como é que falta de combustível levaria a estes problemas todos....

E ainda levanta a questão de como é que ninguém reparou nisto, parece-me muito improvável terem partido do funchal sem terem olhado para o nível de combustível

Quando o Gouveia e Melo olhou para o mostrador do combustível, este indicava "E" de Enough
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