Embraer KC-390 Millennium

  • 171 Respostas
  • 32112 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #135 em: Outubro 29, 2022, 06:16:01 pm »
O Vítor Santos sabe perfeitamente como o ká-cê foi “vendido” aos portugueses, mas está a fazer-se distraído.

Ou poderá ter a ver com o
" acordo ortografico " . ::)

Abraço
« Última modificação: Outubro 29, 2022, 06:16:54 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #136 em: Outubro 29, 2022, 07:29:23 pm »
O Vítor Santos sabe perfeitamente como o ká-cê foi “vendido” aos portugueses, mas está a fazer-se distraído.

Ou poderá ter a ver com o
" acordo ortografico " . ::)

Abraço

"Estratégico" ou tático, o KC é lindo:

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #137 em: Outubro 29, 2022, 08:56:31 pm »
Por falar em operações táticas:

Citar
Exercício ZEUS – A aerotransportabilidade de blindados é demonstrada


Nos dias 17 e 18 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB), com a colaboração do Exército Brasileiro (EB), realizou o “Exercício ZEUS”, uma avaliação operacional do KC-390 Millennium para a verificação do transporte de viaturas blindadas.

O responsável pelo exercício foi o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), da FAB, com apoio de técnicos da Embraer e especialistas em blindados do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), com a participação do KC-390, FAB 2853, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), o “Esquadrão Gordo”, do Rio de Janeiro (RJ); duas viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) M113BR, do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), de Santa Cruz do Sul (RS); e uma VBTP 6X6 Guarani, do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec), de Santa Maria (RS). Ao todo participaram 22 militares da FAB e 17 do EB.




No dia 17, ocorreu o embarque e o voo de testes do KC-390 com a VBTP 6X6 Guarani a bordo (o primeiro realizado), tendo a aeronave decolado da Base Aérea de Santa Maria (BASM) às 17h 55min (horário local), realizando um voo no setor leste da base, com duração de 38 minutos, e, no dia 18, ocorreram os testes de ancoragem com as duas VBTP M113BR ao mesmo tempo.




O planejamento inicial para esta missão começou em junho de 2022, tendo sido realizadas duas reuniões preparatórias (em setembro e outubro) e um briefing de situação no dia 17 outubro, antes do início dos trabalhos, além de reconhecimento de itinerário para o acesso dos blindados à pista da Base Aérea.

Os objetivos desta avaliação eram a verificação das dimensões das viaturas em relação à área de embarque da aeronave, a verificação da segurança dos pontos de ancoragem e a sua possibilidade do transporte, sendo concluída a sua viabilidade.




Este exercício foi um marco importante não só para o Programa KC-390, mas também para a Força Terrestre, pois contará com meios para deslocar suas tropas mecanizadas e blindadas, de forma rápida para quaisquer pontos do território nacional.


Fotos: soldado Petry / Seção de Comunicação do CI Bld (quando não informado na imagem)

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/exercicio-zeus-a-aerotransportabilidade-de-blindados-e-demonstrada/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21033
  • Recebeu: 2508 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #138 em: Janeiro 29, 2023, 10:11:27 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LuisPolis

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21033
  • Recebeu: 2508 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #139 em: Fevereiro 01, 2023, 02:17:01 pm »
C-390 Millennium. Pronto paro ao Futuro, agora.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21033
  • Recebeu: 2508 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #140 em: Fevereiro 14, 2023, 04:05:25 pm »
Aero India 2023: Índia comprará até 80 aviões de carga e KC-390 é o grande favorito


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21033
  • Recebeu: 2508 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #141 em: Fevereiro 15, 2023, 02:36:17 pm »
POR DENTRO do KC 390 da FAB.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21033
  • Recebeu: 2508 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #142 em: Março 05, 2023, 12:33:38 pm »
EXCLUSIVO: COMO é VOAR no KC-390 da FORÇA AÉREA


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #143 em: Abril 04, 2023, 12:41:49 pm »
Citar
O programa do jato multimissão C390 Millennium, da Embraer, alcançou hoje um marco histórico na aviação mundial. Em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto, em São Paulo, com a presença do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC) na sigla em inglês).

Emitido pelo IFI (Instituto de Fomento Industrial), organização militar vinculada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

Fonte: Embraer




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #144 em: Abril 04, 2023, 12:50:59 pm »
C-390 Millennium alcança a capacidade operacional completa


Citar
O programa do jato multimissão C-390 Millennium, da Embraer, alcançou no dia 03 de abril de 2023 um marco histórico na aviação mundial. Em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto, em São Paulo, com a presença do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). Emitido pelo IFI (Instituto de Fomento Industrial), organização militar vinculada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

“Este certificado coloca o C-390 em um seleto grupo de aeronaves no mundo”, diz Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “É um momento ímpar na história da Embraer. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e de reabastecimento, desafiando o pensamento por trás das plataformas atualmente disponíveis. As forças aéreas de todo o mundo estão focadas em otimizar a relação entre suas necessidades operacionais e seus orçamentos, e o C-390 é a aeronave certa para atender a esta equação.”

Desenvolvido sob os rígidos requisitos operacionais da FAB, a gênese do C-390 está no modelo da tripla hélice, o ponto culminante da união das maiores mentes da academia, da indústria e do estado. Como parte do processo de desenvolvimento e certificação, cerca de 3.500 horas foram voadas nas aeronaves protótipos sob as mais diferentes condições operacionais, e outras 85.000 horas foram realizadas usando bancadas e dispositivos de testes em laboratório. O resultado, após anos de desenvolvimento, testes e certificação, é um projeto estabelecido de acordo com os mais altos padrões do mercado.

“Esse é o KC-390, a aeronave que materializa o verdadeiro significado da palavra ‘perseverança’. Onde ela estiver, aí estará o Estado Brasileiro; aí estará a ordem e o progresso de uma nação que se alinha com a ideia de que o pleno desenvolvimento da democracia não pode prescindir da inviolável soberania. Finalizando, desejo que estes sentimentos de brasilidade e de orgulho, que ora experimentamos, aflorem, em cada cidadão, ao contemplar os céus e constatar que as “asas que protegem e integram o país” e a Embraer rumam unidas no propósito de assegurar um futuro condizente com a estatura estratégica do nosso querido Brasil”, disse na cerimônia o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

No mesmo evento, a Embraer deu início ao processo de entrega à FAB da sexta unidade do C-390, primeira na configuração FOC. As demais aeronaves já entregues à FAB serão agora atualizadas para poderem operar com suas capacidades completas. Além disso, todas as aeronaves a serem exportadas poderão receber estas capacidades.

O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho). Em sua versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.

Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.200 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/c-390-millennium-alcanca-a-capacidade-operacional-completa/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21033
  • Recebeu: 2508 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #145 em: Maio 19, 2023, 06:37:10 pm »
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #146 em: Junho 16, 2023, 06:04:06 am »
Embraer inaugura primeiro simulador de voo do jato multimissão C-390 Millennium



A Embraer inaugurou nesta quinta-feira dia 15, seu primeiro simulador de voo (Full-Flight Simulator – FFS) para o jato multimissão C-390 Millennium na Embraer Academy, na unidade Eugênio de Mello, em São José dos Campos. A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), da Força Aérea Portuguesa, assim como representantes da Rheinmetall, fabricante do simulador com sede na Alemanha.

“O novo simulador de voo do C-390 atenderá a demanda de clientes atuais e futuros por treinamento básico e avançado de pilotos, contribuindo assim para uma operação segura e efetiva da aeronave”, disse Johann Bordais, Presidente & CEO da Embraer Serviços & Suporte. “Brasil, Portugal e Hungria serão os primeiros países a utilizar esse equipamento, que permite a prática segura de manobras e procedimentos de emergência, assim como outras condições adversas de voo, com custos reduzidos e sem riscos à operação.”

“A Rheinmetall está orgulhosa por ter sido selecionada como parceira da Embraer. Este simulador de voo do KC-390 será o primeiro de muitos dispositivos a serem desenvolvidos e queremos apoiar treinamentos efetivos e seguros dos operadores da aeronave em todo o mundo”, afirma Mike Schmidt, CEO da Rheinmetall Aviation Services.

O simulador de voo do C-390, com qualificação de nível D, inclui a operação em condições normais e emergenciais, pacote para suporte em operações militares e conta com mais de 350 simulações de falhas. Além disso, o simulador tem fácil manutenção e uso confortável para os pilotos em treinamento.

O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho). Em sua versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.



Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.

FONTE: Embraer
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Vitor Santos, PTWolf

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #147 em: Junho 18, 2023, 02:20:17 am »
Embraer entrega sexta aeronave C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira


Citar
Aeronave é a primeira entregue à FAB na configuração de Capacidade Operacional Completa. Avião será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), na base aérea de Anápolis

A Embraer entregou hoje à Força Aérea Brasileira (FAB) o sexto jato multimissão C-390 Millennium. Esta é a primeira aeronave entregue na configuração de Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). O certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada. As demais aeronaves já entregues à FAB serão atualizadas para poderem operar com suas capacidades completas. Além disso, todas as aeronaves a serem exportadas poderão receber estas capacidades.

O sexto avião será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), na base aérea de Anápolis. Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.

“É especial entregar à FAB a primeira aeronave na configuração FOC”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Ainda que a FAB já tenha empregado a aeronave nas mais diferentes missões, dentro e fora do Brasil, poderá agora usufruir de forma completa e definitiva da capacidade total do C-390, mostrando ao mundo tudo o que essa aeronave é capaz de entregar.”   

O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).

Na versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.


Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.

 :arrow:  https://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/1052866/embraer-entrega-sexta-aeronave-c-390-millennium-a-forca-aerea-brasileira/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #148 em: Junho 27, 2023, 12:25:18 pm »
Radar Saber M200 Vigilante embarca para monitorar o espaço aéreo em Parintins no Amazonas


Citar
Brasília (DF) – No dia 20 de junho, o radar SABER M200 Vigilante, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e produzido pela Embraer Defesa & Segurança, foi embarcado pela primeira vez em uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira, com destino a Parintins, no estado do Amazonas. Essa operação logística complexa contou com a participação do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Embraer, da Prefeitura de Parintins e da administração dos aeroportos de Viracopos e Parintins.

O objetivo dessa operação experimental é utilizar o radar SABER M200 para monitorar e controlar o espaço aéreo do Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. Com uma capacidade de detecção de ameaças de até 15 km de altitude, o radar é capaz de identificar e rastrear tanto aeronaves civis quanto militares. O equipamento permanecerá em funcionamento na região até o dia 7 de julho.

O SABER M200 é um radar multimissão de defesa antiaérea de média altura, com capacidade tridimensional. Ele utiliza uma tecnologia avançada de varredura eletrônica para detectar e rastrear aeronaves. Além disso, o radar pode acompanhar simultaneamente múltiplos alvos aéreos e possui a capacidade de guiar mísseis, bem como realizar missões de vigilância, meteorologia e aproximação em um raio de 45 quilômetros.

Um destaque importante é que o SABER M200 é o primeiro radar de painéis fixos disponível no mercado mundial, o que permite sua instalação em um contêiner de 20 pés (6,096 metros). Essa característica proporciona maior facilidade de transporte e mobilidade. O radar tem aplicações diversas, podendo ser empregado em atividades de vigilância e alerta antecipado em Baterias e Grupos de Artilharia Antiaérea, controle de tráfego aéreo e vigilância de fronteiras.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2023/06/26/radar-saber-m200-vigilante-embarca-para-monitorar-o-espaco-aereo-em-parintins/





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #149 em: Julho 07, 2023, 01:45:50 pm »
Operação Zeus: KC-390 transporta o ASTROS MK6 e aumenta a interoperabilidade entre a FAB e o Exército Brasileiro


Citar
Na segunda-feira (03/07), o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus iniciou, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a Terceira Fase da Operação Zeus. O exercício tem por objetivo realizar a avaliação operacional, em solo e em voo, da adequabilidade e eficiência operacional da aeronave KC-390 Millennium para ser empregada no transporte da viatura Astros LMU MK-6 do Exército Brasileiro (EB).

A operação se estenderá até essa sexta-feira (07/07), e os resultados colhidos no exercício serão de suma importância para a consolidação do projeto KC-390 Millennium. Além disso, é um importante marco de interoperabilidade entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército Brasileiro, envidando esforços de maneira sinérgica com vistas à garantia da soberania do território nacional em toda sua magnitude.

O veículo Astros (Sistema Múltiplo de Lançamento de Foguetes) é um equipamento desenvolvido pela Avibras e operado pelo EB para o lançamento de foguetes e mísseis. A plataforma, que chega a pesar até 24 toneladas, é um veículo de artilharia autopropulsada que além dos lançadores, conta com um sistema de comando e controle que permite a coordenação dos disparos, bem como sistemas de comunicação e apoio logístico.

Na Operação de Ensaio, após preparação da aeronave, foi realizado o carregamento do veículo, taxiamento e outras verificações previstas no Plano de Ensaio, para garantir todas as ações seguras com o veículo embarcado. Com o sucesso das fases iniciais, foi realizado um voo com o veículo a bordo e com evoluções em espaço aéreo designado. O pouso final, de máximo desempenho, consolidou os aprendizados anteriores e coroou o sucesso da operação, encerrada com o desembarque do veículo da aeronave em total segurança.

Participam desta operação militares do 1º GTT, membros da Embraer e da Avibras, militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e do Exército Brasileiro.

Para o Chefe do setor de Operações do 1º GTT, Major Aviador Rafael Portella Santos, o Astros LMU MK-6 é um dos principais sistemas de artilharia do Exército Brasileiro e tem sido usado para apoiar operações militares, tanto em exercícios de treinamento quanto em missões reais. “Sua capacidade de lançamento de foguetes e mísseis de diversos tipos e alcances faz dele uma peça importante no arsenal do Exército Brasileiro para atingir alvos a longa distância. Dessa forma, a possibilidade de transportar esse equipamento nas asas da FAB aumentará ainda mais o horizonte de atuação no cenário almejado”, destacou.

Segundo o Piloto de Ensaios em Voo, Major Aviador Vinicius Marcel Holdorf, que conduziu a aeronave testada, a capacidade de transporte de carros de combate pela aeronave KC-390 Millennium tem sido avaliada com níveis crescentes de dificuldade desde o ano passado em Santa Maria (RS). "Na ocasião, foram testados os veículos Guarani e M-113 do Exército Brasileiro. O veículo lançador Astros foi o maior desafio desta fase e adiciona potência às capacidades do KC-390, reiterando a superioridade operacional do projeto da Embraer”, concluiu.

Fotos: Soldado Gonçalves / BAAN
 :arrow: FAB