Estive a ler mais da ideia do Gouveia e Melo sobre o conceito "6 bases", eu nunca acreditei em tanto, mas se realmente for para a frente, até aprovo, é bom a nivel de recrutamento, pois muita gente (norte, sul, ilhas), não tem interesse em se deslocar para a área de Lisboa, e é bom para a segurança operacional, pois os navios não estão todos enfiados no mesmo sitio, pode ser um bocado mau a nivel logístico, mas talvez haja soluções para mitigar isso.
Pelo que li do Gouveia e Melo ele quer, Base Naval na Praia da Vitória (ilha Terceira - Açores) e PAN em Viana do Castelo, Troia, Portimão e Madeira.
Com as recentes notícias de navios que se pretendem tentei dividir isto pelas "6 bases", o que acabei por ter possivelmente será um exagero pois não tenho em conta a população local ser muito ou pouca para tantos navios, nem se os PAN podem receber tantos navios, mas vou pôr a fasquia para cima

.
Dividia a frota combatente mais ou menos a meio entre Alfeite e Açores.
Alfeite
- PNM, 1 AOR, 3 Fragatas, 1 submarino
Açores
- 1 AOR, 2 Fragatas, 1 submarino
PS: Eu sei que muitas vezes só temos um submarino a navegar, mas assim o inimigo não sabe ao certo onde é que ele está

Deixava Troia fora disto dos navios, e fica lá toda aquela parte tecnológica dos drones, colocava lá a nova unidade X31, os outros PAN mais virados para a vigilância da ZEE.
Os 10 NPO (vamos acreditar

)
- 2 em Viana, 2 no Alfeite, 2 em Portimão, 1 na Madeira, 3 nos Açores.
Os 8 NPC (idem)
- 2 em Viana, 2 no Alfeite, 2 em Portimão, 2 na Madeira.
Fuzileiros (como eles agora até vieram com a ideia dos Destacamentos, vamos inventar um bocadinho

), então se há 5 destacamentos (pode ter um pelotão, ou vários), um para cada PAN, Viana, Alfeite, Portimão, Madeira e Açores.
No Destacamento de Abordagem queriam ter 10 equipas, por isso também ter entre uma a duas equipas em cada um dos mesmos locais, assim um NPO saia logo com equipa de abordagem a bordo.
Pelo que li, já existe mais ou menos permanente uma equipa de abordagem no PAN Portimão por causa das operações ao Narcotráfico, seria algo similar.
DAE e toda a parte de apoio de combate no Alfeite.
Esta dispersão não obriga a que estes meios só operem nestas zonas, qualquer navio pode ir para o Arsenal do Alfeite para grandes reparações, para uma missão internacional, reforçar outra zona, etc, estes PAN são apenas o local preferencial de acostagem quando não andam no mar ou para pequenas reparações que sejam possíveis de realizar lá, em vez de regressarem sempre ao Alfeite, regressam a estas "bases".