No entanto a Europa tem de estar preparada para o espansionismo fundamentalista do Islão, o presidente Iraniano é o rosto visivel desta nova politica que não vai tardar a alastrar aos outros paises islamicos (marrocos incluido)
->Olá a todos.
A algum tempo acompanho o forum, onde geralmente fico apenas lendo as mensagens dos foristas. Moro no Brasil, e creio eu que estamos fora deste "conflito" entre "civilizações".
Com relação a este tema tenho uma visão um pouco diferente de vocês, europeus em sua maioria, onde peguei a citação acima do colega como um exemplo.
Diversas vezes vi neste ou em outros foruns diversas mensagens sobre a "expanção fundamentalista ou não do Islã", ou até mesmo citações de Jornais e revistas postadas nos mesmos. Geralmente falavam de como a Europa e o ocidente devem estar preparados para as ações de grupos fundamentalistas terroristas, onde muitas dessas citações falavam em ações mais "duras" contra países que as auxiliasem (exemplo a declaração do mandatário frances).
Ora, acredito eu, que estas ações de "endurecer" contra o extremismo por parte da UE, EUA, Japão e Austrália é o mesmo que querer apagar fogo com gasolina. Em minha opnião, o extremismo islamico, é uma reação ao extremismo europeu, seja na ganancia da europa (pelo petroleo atualmente ou por rotas comerciais no passado) ante o islã, seja na impossição de valores tidos como ocidentais em países islamicos (consumismo, democracia e igualdade entre sexos), ou até mesmo na intervenção ocidental em seus assuntos internos.
Alem disso não podemos esquecer o enclave israelence nas relações ocidente-islã.
Sejam justos: Durante anos (e até o presente momento) o ocidente armou e treinou Israel em suas guerras de expanção e intervenção (onde a guerra de 73 foi uma continuação da ocorrida em 67) onde milhares de arabes e palestinos foram mortos e/ou expulsos de suas terras. Agora, nessa situação qual é o pensamente desses povos? Será que apenas Israel é culpada para eles? Não, pois o Ocidente oferece a Israel dinheiro e armas que desequelibram a região e possibilitam Israel atacar seus países e humilha-los, assim isso já é um dos motivos que levam a esses povos a terem magoas e rancor com o ocidente.
Alem disso, tem a questão politica. Uma grande parcela dos países islamicos (notadamente os do Oriente Médio) tem uma grande rejeição de sua população. São dinastias corruptas, violentas e injustas, onde essas tenham vida de "deuses" as custas das riquezas naturais desses países, onde estas dinastias corruptas, são sustentadas com o auxilio do ocidente, uma vez que as mesmas permitem a exploração do petroleo, assim sendo essas populações tem neste motivo, mais um agravante para o "ódio" contra vocês.
Outro fator e a diferença das ações e reações do ocidente referente ao Oriente Médio. Ora, estamos vendo uma grande discução sobre o programa nuclear iraniano. Agora, por que nunca vemos a AEIA, a UE e os EUA fazerem pressão sobre Israel com relação a seu programa nuclear, pois por mais que Israel diga o contrário, o mundo todo sabe que Israel não só tem acesso a tecnologia atomica como tambem possui já um arsenal nuclear. Agora onde esta o senso de justiça nessa situação. Por que novamente Israel pode e os países do Oriente Médio não podem ter essa tecnologia? Isso não é preconceito? Como vc quer ser amigo de uma pessoa se ela é claramente antipatica a ti? Para piorar tudo isso, lembrem-se que foi Paris e Washington que auxiliaram Israel a ter tecnologia atomica....... Quando um país muculmano faz alguma ação para o Ocidente considerada ofensiva ou abusiva, geralmente leva "bomba" na certa. Foi assim com a Libia, Iraque e até mesmo o Irã na guerra do Golfo. Hora, vejo o caso da Libia, em 1986 um 747 explodiu nos ares em um atentado terrorista, onde membros do serviço secreto Libio estavam envolvidos, esse país, foi retaliado militarmente pelos EUA e sofreu sanções economicas e politicas pela ONU por esse ato. Entre 1945 e 1947, ocorreram diversos atentados a bomba na palestina britanica contra alvos britanicos (e cidadões britanicos) realizados por um grupo de libertação e independencia judaico, jamais os países europeus codenaram essas ações - onde em um desses atentados o atual premire israelence Ariel Sharonn participou dos ataques - sendo que até mesmo apertam a mão de um ex-terrorista. Como esse povo vê isso? Será que ele ve justiça no tratamento do Ocidente com eles? Dificilmente.
E a questão de valores. O Ocidente pressiona o Oriente Médio (principalmente países muculmanos) com a implantação de valores ocidentais como a democracia, liberalismo economico e intelectual, consumismo e igualdade de sexo e liberdade de ações. Para a cultura desses países, esses conceitos são tabus e até mesmo padrões ofencivos a sua cultura e esse é o pior ponto de ruptura, pois ao ocidente exigir essas reformas, ocorre uma influencia cultural, ou até mesmo uma tentativa de dominação cultural por parte do ocidente perantes esses países. Esses povos já tinham uma cultura muito desenvolvida, quando a europa ainda era nomade, e ao impor esses costumes ocidentais, estão retirando o unico bem que essa população ainda o tem que é sua rica e farta cultura. Será que o Ocidente gostaria que chegasse amanhã e tivessemos que proibir o consumo de carne suina e alcool, que mulheres não pudessem possar em revistas nuas, ou andar com trajes "curtos" ou até mesmo não pudessem trabalhar; se sua cidade fosse governada por um clerico, será que vc gostaria? Ou se amanhã fosse permitido vc se casar com quantas esposas fosse possivel, será que sua esposa, filha, ou namorada acharia correto?
Até mesmo o famigerado terrorismo, é algo que não pertence a cultura islamica. Durante a primeira metade do seculo passado não era visto com frequencia esses atos nessa região ou ações do tipo perpetradas por moradores dessa região do globo. Mas foi nessa ação, que os residentes dessa região descubriram um meio de levar aquilo que o ocidente faz a eles, para o proprio ocidente provar o gosto amargo que é a violencia, pois quando uma frota chega ao litoral destes países e bombardeia uma nação, tambem é terrorismo, quando o ocidente sustenta dinastias corruptas para favorece-lo isso tambem é terrorismo, quando o ocidente faz vista grossas ao crimes perpetrados por Israel, isso tambem não deixa de ser terrorismo, e quando impomos nossos costumes, acima dos deles acreditando que são "superiores" tambem o é uma forma violenta de terrorismo.
Agora se o Ocidente, não gostou nem um pouco do gosto do terrorismo, que ele tambem não o faça, pois se queres ser bem tratado e recebido pelos demais, trate-os da mesma maneira que você quer ser recebido por ele.
Senhores, um forte abraço e espero não ter ofendido vocês com meu ponto de vista.
Obrigado.