Velocidade entre destinos e preço dos bilhetes? É só isto que importa e o valor dos bilhetes vai cobrir a manutenção do pessoal e do material. TAP e CP já temos que chegue.
No Plano Ferroviário Nacional não tem a velocidade máxima mas tem o tempo minimo que um certo tipo de comboio vai demorar do ponto A ao ponto B, mas pode piorar se o comboio na realidade for mais lento que o dos exemplos.
Comboio de alta velocidade
Lisboa - Porto sem paragens em 1h20m. A mesma viagem com paragens em, Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia em 1h45m.
Lisboa - Braga sem paragens em 2h.
Porto - Vigo, com paragem em Braga, 1h05m.
Porto - Madrid em 3h15m.
Lisboa - Faro em 1h55m.
Inter-cidades podem começar a fazer novos serviços:
Lisboa - Figueira da Foz em 1h45m.
Porto - Guarda em 1h55m.
Porto - Bragança em 2h.
Lisboa - Salamanca em 4h30m.
Existem mais exemplos no plano, acredito que alguns até se podem tornar realidade como Figueira da Foz ou o inter-cidades Porto - Guarda, outros parecem irreais como Salamanca, mas pronto, com a nova linha férrea vai passar a existir a possibilidade, depois é a CP que tem que ver.
Os preços ninguém sabe, nem a CP deve saber

.
Uma coisa que também deve abalar um bocado o "status quo" é que, tal como acontece na aviação, devem começar a aparecer operadores privados de comboios.
https://www.publico.pt/2021/01/14/economia/noticia/privados-europeus-acusam-portugal-nao-abrir-mercado-ferroviario-concorrencia-1946137https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/amt-diz-que-falta-de-informacao-trava-entrada-de-privados-na-ferroviaA CP não deve estar preparada para ter concorrência, mas é inevitável.
https://expresso.pt/economia/2022-03-24-Comboios-privados-conquistam-Espanha-eacc80d4Podemos um dia ter alguma companhia espanhola ou francesa a fazer TGV Lisboa - Madrid por exemplo.