O problema pode (mas existe um problema de rácio Praças/Sargentos/Oficiais) nem ser a % que se gasta com pessoal, pois para isso acontecer basta que o resto das rubricas seja muito baixo para a % gasto com pessoal aumentar para estes valores.
O problema, seja de que forma se veja, é a falta de orçamento. Se conseguisses reduzir a despesa com pessoal, tirando esse valor do orçamento, naturalmente que a percentagem gasta em equipamento aumentava, mas mesmo assim, não deixava de ser pouco dinheiro.
Não podemos também ignorar que temos dos salários mais baixos de toda a NATO, e ainda temos falta de pessoal. Dos países da nossa dimensão/população, todos pagam muito mais (Dinamarca, Holanda, Bélgica, etc), e mesmo nesses casos, onde seria compreensível uma disparidade entre investimento em equipamento e despesas com pessoal, o caso não é tão grave como o nosso.
Nós conseguimos quase o impossível, salários baixos e falta de pessoal, e ainda assim a despesa com pessoal representar a maior percentagem do PIB de toda a NATO. É obra.