MNE alvo de ataque informático. Informação confidencial “não está comprometida”
Ataque afetou os serviços de email dos diplomatas e pessoal do Palácio das Necessidades. MNE diz que informação confidencial “não está comprometida”O sistema informático do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de um ataque informático, avança a revista “Sábado”. Uma informação confirmada pelo Expresso.
O serviço de email de diplomatas e do pessoal do Palácio das Necessidades foi afetado na sexta-feira. “Na segunda-feira ao início da manhã não tínhamos acesso aos emails nem à telegrafia que chega da rede externa [a rede CIFRA] com informação encriptada. Mas ao final dessa manhã já tudo estava normalizado. Pode ter sido um procedimento defensivo dos serviços do próprio ministério”, conta um alto funcionário do MNE ao Expresso.
Nos últimos dias, não houve qualquer comunicação interna dentro do MNE a reportar os problemas técnicos no site.
A revista “Sábado” refere que o ataque foi detetado pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS) e está a ser investigado pela unidade de cibercrime da Polícia Judiciária.
O Expresso tentou contactar o gabinete do ministro Augusto Santos Silva mas não obteve qualquer resposta.
À TVI, Santos Silva assegurou que a “informação confidencial não está comprometida”. “Infelizmente, nos dias que correm estamos sempre sujeitos a ciberataques, que vamos respondendo e superando”, afirmou o ministro. E garantiu que está ser feito “um investimento muito forte para robustecer as redes informáticas do MNE”.
As autoridades estão a investigar se a rede informática do Governo foi acedida ilegalmente.
Até ao momento não há qualquer tipo de reivindicação ao ataque por parte de grupos de piratas informáticos.
https://expresso.pt/sociedade/mne-alvo-de-ataque-informatico/