Lembro-me de ver uma entrevista de um eurodeputado irlandes em Cork (Sul da Irlanda) a uma jornalista portuguesa da sic. O tipo com a maior das simplicidades explicou como resolver os problemas portugueses ponto a ponto e ate comparou com a irlanda.
Ora, segundo ele, mais vale cobrar 7% de impostos a tudo, que 30% de nada. Mais vale aceitar o fluxo de imigrantes de leste pois no geral são mais instruídos que os nacionais e ter fabricas funcionais e com lucro, que ter empregados do pais em fabricas a beira da falência. Mais vale investir na educação, na saúde e na industria. que em auto-estradas e transportes super evoluídos para servirem industrias não existentes.
Ja estive na Irlanda e fiquei espantado com a sociedade deles. Aparte de em Dublin por exemplo demorar-se quase 1 hora a fazer um percurso entre Swords e Dublin (centro) (como que rossio - oeiras), devido ao trafego impressionante, e aparte de ser uma imensidão de gente na rua, (parecia toquio), fiquei espantadissimo com a quantidade de estrangeiros. É absolutamente impressionante. Vi mais polacos, paquistaneses, malaios e indianos em Dublin que irlandeses. O mais impressionante é a forma como são bem recebidos e tratados. Alias todos os estrangeiros são bem recebidos e tratados. Passei la 15 dias, e levei 500 euros no bolso, gastei 100 no vôo e 150 a viajar pelas cidades. De resto arranjei sempre quem pagasse os copos, oferecesse comida, e mesmo camas...(aquelas irlandesas....jasus!) ainda confraternizei com uns colegas de habito que tinham 400 aerios em relva, e eu feliz da vida. Não acordei em nenhuma banheira com gelo e dois rins a menos, nem fui sequer maltratado. A verdade e que mal sabiam que era português ou diziam figo ou rui costa. E depois troçavam dos ingleses. Portanto e ao contrario de Portugal aceitam bastante bem os estrangeiros. Depois os transportes, um caos, levei 4 horas e meia a ir de Dublin a Cork e 5 horas a ir de Dublin a Belfast. Não há autoestradas e os comboios imagine-se são dos anos 70/80. Apenas vi 2 comboios recentes similares aos nossos alfa pendular. Mas a verdade é que a industria esta em claro crescimento, por todo o lado vê-se novas fabricas serem construídas, escolas, hospitais e universidades. Por cá fazem-se opas, tgvs e otas. O poder de compra é também algo completamente diferente. Ca ganhamos 10 euros em 4 horas (e já e mais que o ordenado mínimo. Lá numa hora ganha-se 9.50 euros por exemplo na reposição num supermercado. Muito bem que as coisa são mais caras mas a verdade é que os bens de 1ª necessidade são mais baratos como a roupa em lojas estilo zara a custar 18 euros umas calças de ganga (cá nem na feira) já as marcas são ao mesmo preço ou mais caras que em Portugal. O que realmente sai caro é os luxos, como a bebida o tabaco, sair a noite e jantar fora. Tendo em conta que eles entram ao trabalho as 7 e saem às 17, para ir para o bar beber, e jantar, ate sai caro ao fim do mês, mas considerando que qualquer trabalho sem qualificações paga 1500€/mês nem fica assim tão caro. Bastante notória é também a diferença de vida entre Irlanda e Inglaterra. Ao atravessar a fronteira para a Irlanda do Norte, não é só a inscrição na estrada que diz LÀNA BUS que muda para BUS LANE, a qualidade do asfalto muda para melhor, a organização e planeamento torna-se claramente mais desfasada condizendo com os "restos" do passado de uma região em guerra. No entanto tirando o arame farpado em abundância, e o exagero na segurança e claro a constante presença da "St. James Flag" e de uma enormidade de igrejas quer católicas quer protestantes, todas num estilo céltico-medieval, poderíamos estar perfeitamente numa cidade inglesa como york ou londres.
Pensando que há 20 anos a Irlanda estava bem mais atrasada que nós, e agora já ultrapassa Inglaterra numa imensidão de aspectos, só me lembro de uma pergunta...O que é que andam a fazer com este pais?
Sim hellraiser, recordo-me que em 1986, quando Portugal entrou para a
então CEE, a Grécia era o pais mais pobre dos 12, a seguir vinha Portugal
e Espanha e depois a Irlanda. Eram essas 4 países que estavam na cauda
da CEE.
A Espanha e a Irlanda desenvolveram-se, a Grécia por vezes estava em
último lugar, por vezes era Portugal. Apesar de Espanha não ter ultrapassado
país nenhum, salvo erro, a Irlanda começou a evoluir de tal maneira que
começou a alcançar os outros países e depois começou a ultrapassá-los.
Portugal e a Grécia continuaram na luta do último lugar. Em 2001, Portugal
ficou finalmente com o último lugar ...
Em 2004, entraram mais 10 países para a UE, Portugal deixou de ocupar
esse lugar pouco invejável, mas desde então começou a ser alcançado
por alguns desses 10 países e começou/vai começar a ser ultrapassado
por a Eslovénia, a Républica Checa, etc ...
Se continuarmos assim, daqui 15 anos, depois de esses 10 novos países
terem ultrapassado (mesmo a Polónia), a Bulgária e a Roménia acabaram
o comboio connosco ... (já a Croácia nós terá ultrapassado ...).
Portugal recebeu muito dinheiro da UE e continua a receber, mas isso vai
acabar um dia e por o que li, salvo erro, ao acabar o QCA III em 2013,
a região de Lisboa e Vale do Tejo vai deixar de receber apoio comunitário ...
Nessa altura, o Algarve e a Madeira estarão quase prestes a não receber
mais dinheiro comunitário ...
Para resumir, recebemos muito (mesmo muito) dinheiro e a maior parte
dele foi muito mal aproveitado. Fez-se estradas e auto estradas (por
vezes quando se vê a qualidade de construção, vê-se que alguns
meteram largas quantia ao bolso ...
) e vias rápidas para desenrascar
enquanto e não e deram o resultado que deram : gastou-se muito dinheiro,
o país ficou mal servido, houve muitos acidentes e mortos e agora tem
que se gastar ainda mais dinheiro para converter esses IPs e ICs em auto
estradas ... Houve pouco investimento na área da saúde, do bem estar
da população (uma boa segurança social), no ensino e na valorização
científica em Portugal (basta ver que grandes cientistas tem ir para os
Estados Unidos para poderem trabalhar : não seria uma mais valia se
essas pessoas todas pudessem trabalhar em Portugal ?). Por exemplo,
em termo de auto estradas, será que precisamos de tantas auto estradas
em Portugal ? Na minha opinião precisávamos apenas destas : A1, A2, A3,
A4, A5, A6 (? : sinceramente, esta deve dar imensas perca a Brisa ...),
A9, A12, A13, A16 (IC16), A22, A23, A24, A25, A37 (IC19) e A41 (IC24).
As outras poderiam ser feitas noutra altura ...
Será que precisámos do TGV ? Na minha opinião, não. Bastava modernizar
a linha toda por onde circula o Alfa-Pendular (de maneira a que pudesse
ir a sua velocidade normal )e fazer novas linhas se isso se justifica-se (a
linha Lisboa - Madrid, uma bela treta, basta ver o resultado que dá a A6
...).
A Portela ainda podia aguentar mais alguns anos ... Poupavam-se biliões
de euros que podiam ser investidos noutras área prioritárias ...
Ou seja, se continuarmos assim, daqui a alguns anos, apenas haverá os
membros do governo a circular nessas auto estradas fora e irem
comprarem aos shoppings ...
Não sei o que tem os nossos governantes na cabeça ...