EH-101

  • 842 Respostas
  • 194720 Visualizações
*

sivispacem

  • Perito
  • **
  • 397
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 21 vez(es)
  • +14/-4
Re: EH-101
« Responder #825 em: Abril 28, 2021, 09:38:04 pm »
Aos poucos abre-se o caminho para a privatização dos meios de SAR... ::)

Por acaso acho que seria uma óptima oportunidade para as Forças Armadas se dedicarem aquilo que é a sua missão principal. O SAR já é assegurado por privados no Reino Unido, por exemplo. Porque não entre nós?

É que de tanto fazer SAR  evacuações aeromédicas e transporte de orgãos e vigilância de fogos e transporte VIP digam~me lá o que é que sobra em investimentos militares e missões de treino e capacitação de meios?

Pode-se falar do FLIR para o Koala mas também do AIM-9X ou instalação de armas nos EH101 CSAR ou na substituição dos Condor ou... ou.... (a lista é muito longa...)

ao
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 4622
  • Recebeu: 1284 vez(es)
  • Enviou: 318 vez(es)
  • +274/-216
Re: EH-101
« Responder #826 em: Abril 28, 2021, 10:20:36 pm »
Penso que o principal problema é que... estamos a falar de Portugal. Por exemplo, quando envolve privados, há sempre margem maior para os habituais "delírios" tugas (corrupção). Depois temos o problema dos meios. Privatizando o SAR, a FAP continuaria com os Merlin, ou estes iriam para a empresa privada? Se estes fossem transferidos, lá tinha a FAP/forças armadas que comprar novos hélis médios/pesados de transporte. Já os britânicos, têm forças armadas com N modelos de helicópteros, para todas as funções imagináveis, enquanto por cá...

E será que o orçamento continuava o mesmo, ou da mesma forma que se cortava numa missão, também se cortava no orçamento, ficando a FAP na mesma? Acho que aqui o problema mantém-se. Querem que as FAs façam tudo, mas não querem proporcionar orçamentos condizentes. Se calhar antes de pensar em privatizar, é pensar em ajustar o orçamento à realidade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4428
  • Recebeu: 368 vez(es)
  • Enviou: 310 vez(es)
  • +64/-38
Re: EH-101
« Responder #827 em: Abril 28, 2021, 10:44:59 pm »
Aos poucos abre-se o caminho para a privatização dos meios de SAR... ::)

Por acaso acho que seria uma óptima oportunidade para as Forças Armadas se dedicarem aquilo que é a sua missão principal. O SAR já é assegurado por privados no Reino Unido, por exemplo. Porque não entre nós?

É que de tanto fazer SAR  evacuações aeromédicas e transporte de orgãos e vigilância de fogos e transporte VIP digam~me lá o que é que sobra em investimentos militares e missões de treino e capacitação de meios?

Pode-se falar do FLIR para o Koala mas também do AIM-9X ou instalação de armas nos EH101 CSAR ou na substituição dos Condor ou... ou.... (a lista é muito longa...)

ao

Se tu entregares essas funções civis a privados, terás os mesmos problemas que o combate aos incêndios. Bem que o Inem usa privados e até agora tirando um ou outro caso de corrupção a coisa até tem vindo a funcionar!

Outro dos problemas em entregar a privados estas funções, levarás a que o orçamento ainda diminua e com isto a tropa irá ficar sem merlin entre outros equipamentos.

A FAP tem como fonte de receita os salvamentos que faz. Aqui tens quanto a FAP cobra

Citar
Estado reclamava uma dívida de mais de 13 mil euros na sequência de uma operação de socorro da FAP em Outubro de 2002, para o resgate de um pescador a quem foi diagnosticada uma apendicite aguda.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/forca-aerea-cobra-resgates-em-alto-mar
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8779
  • Recebeu: 1154 vez(es)
  • Enviou: 1316 vez(es)
  • +163/-53
Re: EH-101
« Responder #828 em: Abril 29, 2021, 12:09:28 am »
Nestes casos de pescadores não sei, mas nos grandes navios que atravessam oceanos (petroleiros, porta-contentores), estes salvamentos são pagos pelas seguradoras.

No mar internacional não se deve aplicar o SNS, tens que ter seguro de saúde, é como na América  :mrgreen:.
« Última modificação: Abril 29, 2021, 12:11:25 am por Lightning »
 

*

sivispacem

  • Perito
  • **
  • 397
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 21 vez(es)
  • +14/-4
Re: EH-101
« Responder #829 em: Abril 29, 2021, 05:48:42 pm »
Aos poucos abre-se o caminho para a privatização dos meios de SAR... ::)

Por acaso acho que seria uma óptima oportunidade para as Forças Armadas se dedicarem aquilo que é a sua missão principal. O SAR já é assegurado por privados no Reino Unido, por exemplo. Porque não entre nós?

É que de tanto fazer SAR  evacuações aeromédicas e transporte de orgãos e vigilância de fogos e transporte VIP digam~me lá o que é que sobra em investimentos militares e missões de treino e capacitação de meios?

Pode-se falar do FLIR para o Koala mas também do AIM-9X ou instalação de armas nos EH101 CSAR ou na substituição dos Condor ou... ou.... (a lista é muito longa...)

ao

Se tu entregares essas funções civis a privados, terás os mesmos problemas que o combate aos incêndios. Bem que o Inem usa privados e até agora tirando um ou outro caso de corrupção a coisa até tem vindo a funcionar!

Outro dos problemas em entregar a privados estas funções, levarás a que o orçamento ainda diminua e com isto a tropa irá ficar sem merlin entre outros equipamentos.

A FAP tem como fonte de receita os salvamentos que faz. Aqui tens quanto a FAP cobra

Citar
Estado reclamava uma dívida de mais de 13 mil euros na sequência de uma operação de socorro da FAP em Outubro de 2002, para o resgate de um pescador a quem foi diagnosticada uma apendicite aguda.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/forca-aerea-cobra-resgates-em-alto-mar

Bom, vamos a responder por partes...

Ref. argumento "menos missões, menos helicópteros" - Se metade (senão mais) do empenho operacional dos EH101 é feito para missões de SAR então não me choca nada que se perdessem 4 ou 5 helis que, na prática, não são utilizados par um fim militar. E ficávamos com as tripulações que tanta falta nos fazem.

Quantoà eventual diminuição do orçamento alguma vez ele foi aumentado pela execução de missões de carácter civil? Ou sequer recebidas contrapartidas ou receitas pela exceção de evacuações, acções de SAR ou outras? Creio que não, desde 2002 já muita água correu debaixo da ponte....

O meu argumento é que é uma ilusão termos meios e equipamentos militares que são regularmente usados para missões tipicamente civis. É uma falácia e nada beneficia, no longo prazo, as FFAA e os militares que as executam.
Como penso estar à vista de todos....
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8779
  • Recebeu: 1154 vez(es)
  • Enviou: 1316 vez(es)
  • +163/-53
Re: EH-101
« Responder #830 em: Abril 29, 2021, 08:44:24 pm »
A vantagem de executar missões civis é que permitem a aquisição de meios, se o SAR fosse civil, não íamos ter EH101, possívelmente com o fim do Alouette a FAP até deixava de ter helicópteros, ou só tinha Koalas ou parecido para exercícios com o exército.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7986
  • Recebeu: 3539 vez(es)
  • Enviou: 2276 vez(es)
  • +2524/-185
Re: EH-101
« Responder #831 em: Abril 29, 2021, 09:48:43 pm »
A vantagem de executar missões civis é que permitem a aquisição de meios, se o SAR fosse civil, não íamos ter EH101, possívelmente com o fim do Alouette a FAP até deixava de ter helicópteros, ou só tinha Koalas ou parecido para exercícios com o exército.

não acredito que tal acontecesse, quando muito teriamos uma frota de 101 ou outro tipo de heli médio com umas seis/oito unidades, agora deixar de ter helis médios não faz sentido.

Abraços
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 10267
  • Recebeu: 1455 vez(es)
  • Enviou: 3722 vez(es)
  • +229/-90
    • http://youtube.com/HSMW
Re: EH-101
« Responder #832 em: Abril 29, 2021, 10:55:57 pm »

Esquadra 751 comemora 43º aniversário
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4428
  • Recebeu: 368 vez(es)
  • Enviou: 310 vez(es)
  • +64/-38
Re: EH-101
« Responder #833 em: Abril 29, 2021, 11:16:51 pm »
A vantagem de executar missões civis é que permitem a aquisição de meios, se o SAR fosse civil, não íamos ter EH101, possívelmente com o fim do Alouette a FAP até deixava de ter helicópteros, ou só tinha Koalas ou parecido para exercícios com o exército.

não acredito que tal acontecesse, quando muito teriamos uma frota de 101 ou outro tipo de heli médio com umas seis/oito unidades, agora deixar de ter helis médios não faz sentido.

Abraços

Eu acredito, a a FAP perdesse os helis pesados, assim como outros equipamentos que tem
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 10267
  • Recebeu: 1455 vez(es)
  • Enviou: 3722 vez(es)
  • +229/-90
    • http://youtube.com/HSMW
Re: EH-101
« Responder #834 em: Maio 04, 2021, 11:30:39 pm »




Citar
Força Aérea Portuguesa insere militares do Exército Português no terreno, por fast rope, no Exercicio NATO TIGER MEET.

https://www.facebook.com/photo?fbid=339887227698765&set=pcb.339888314365323
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 4042
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 4327 vez(es)
  • +2493/-126
Re: EH-101
« Responder #835 em: Maio 05, 2021, 01:36:06 am »
Olha, um 516 operacional. Espectáculo!
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3461
  • Recebeu: 2409 vez(es)
  • Enviou: 1507 vez(es)
  • +2320/-426
Re: EH-101
« Responder #836 em: Maio 07, 2021, 12:48:06 pm »
Entretanto ontem em Beja...







« Última modificação: Maio 07, 2021, 12:51:00 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 10267
  • Recebeu: 1455 vez(es)
  • Enviou: 3722 vez(es)
  • +229/-90
    • http://youtube.com/HSMW
Re: EH-101
« Responder #837 em: Maio 07, 2021, 01:11:11 pm »
Tinha lido na AFM que os italianos iam acabar com essa pintura em preto... ???
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7986
  • Recebeu: 3539 vez(es)
  • Enviou: 2276 vez(es)
  • +2524/-185
Re: EH-101
« Responder #838 em: Maio 07, 2021, 01:39:12 pm »
Tinha lido na AFM que os italianos iam acabar com essa pintura em preto... ???

chamaram-lhes racistas por causa disso e agora vão pintá-los de cinza claro, com umas listas laranjas, assim tipo Kualitas da FAP, ficam mais bonitos.  :mrgreen:

Abraços
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3461
  • Recebeu: 2409 vez(es)
  • Enviou: 1507 vez(es)
  • +2320/-426
Re: EH-101
« Responder #839 em: Maio 07, 2021, 02:07:24 pm »
Tinha lido na AFM que os italianos iam acabar com essa pintura em preto... ???

As novas vindas de Yeovil já trazem o esquema novo aplicado, as antigas verão o preto substituído pelo cinza à medida que forem seguindo para manutenção/inspecção de 3º escalão.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, HSMW