Coronavirus

  • 2911 Respostas
  • 278029 Visualizações
*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8619
Re: Coronavirus
« Responder #2385 em: Maio 24, 2021, 06:51:22 pm »
COVID-19: EM SEGUNDOS, CÃES DETETAM A DOENÇA COM A MESMA EFICÁCIA DE UM TESTE PCR
https://tvi24.iol.pt/tecnologia/estudo/covid-19-em-segundos-caes-detetam-a-doenca-com-a-mesma-eficacia-de-um-teste-pcr
Citar
Pode ser a mais recente arma na despistagem da covid-19. A utilização de cães para detetar a doença pode ser mais rápida e eficaz que os testes PCR ou que os chamados testes rápidos.

A conclusão surge publicada esta segunda-feira na revista científica BMJ, e dá conta de que as pessoas infetadas com o coronavírus têm um odor distitno, que os cães treinados conseguem detetar de forma precisa.

É o caso de Tala, uma labradora, que, como os outros animais da sua espécie, tem mais de 300 mil recetores olfativos, ao passo que os seres humanos têm cerca de cinco mil.

O animal faz parte do grupo Cães de Deteção Médica, formado em 2008, e que utiliza uma base olfativa para ajudar pessoas com problemas, como o caso de diabetes tipo 1 ou outras condições graves, como Parkinson ou até malária.

Agora, um estudo desenvolvido com seis cães, e que ainda não foi revisto, chegou à conclusão de que os cães conseguem detetar covid-19 na roupa das pessoas infetadas com uma sensibilidade que pode ir até aos 94,3%, o que quase atinge os 97,2% dos testes PCR, sendo que os ultrapassa na rapidez de deteção. Os testes rápidos têm uma eficácia entre 58% e 77%.Enquanto os testes PCR demoram horas para que sejam conhecidos os resultados, a utilização de cães demora segundos, e pode ser utilizada com eficácia em espaços mais amplos e com muitas pessoas, como em aeroportos, por exemplo.

Isto inclui pessoas assintomáticas e também pessoas com baixa carga viral", revelou o professor James Logan, um dos coordenadores do estudo. Recorde-se que os testes rápidos nem sempre são eficazes em pessoas com estas características.

Podem detectar o vírus na roupa das pessoas, ao que isto chegou, anda tudo fudi... da gramalheira
« Última modificação: Maio 24, 2021, 06:53:46 pm por Daniel »
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8619
Re: Coronavirus
« Responder #2386 em: Maio 25, 2021, 03:02:08 pm »
Covid-19: Governo anuncia medidas para a região de Lisboa esta tarde
https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-governo-anuncia-medidas-para-a-regiao-de-lisboa-esta-tarde/
Citar
O Governo vai anunciar, ainda na tarde desta terça-feira, as novas medidas de combate à Covid-19 para a região de Lisboa, numa conferência de imprensa marcada para as 18h30, avança a ‘Renascença’.

Segundo a estação, a conferência de imprensa vai realizar-se no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e vai contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

Este anúncio surge numa altura em que os indicadores epidemiológicos em Portugal têm revelado uma tendência crescente, com a região da capital a preocupar os especialistas, uma vez que o índice de transmissão (Rt) tem vindo a aumentar progressivamente.

Concelho pode ficar em situação de alerta

Apesar de o Rt e incidência estarem a registar valores crescentes em todo o país, é na região de Lisboa que se vive agora a situação mais preocupante, com os números a aumentarem todos os dias.

Desta forma espera-se que já esta quinta-feira, altura em que haverá novo Conselho de Ministros para avaliar a evolução epidemiológica dos diferentes concelhos, a região fique em alerta.

Quem o disse foi Luís Marques Mendes, no espaço de comentário da ‘SIC’. “Em termos de pandemia, a novidade é Lisboa. A situação está a agravar-se e na próxima semana o concelho deverá ficar em situação de alerta”, afirmou.

O responsável sublinhou que o concelho “já ultrapassou os 120 casos por 100 mil habitantes e este número ainda vai subir nos próximos dias”. Contudo, “a boa notícia é que nos concelhos limítrofes a situação está controlada”, ressalvou.
Agora espera-se que hoje sejam conhecidas as novas regras que vão ser aplicadas na capital, como parte da estratégia do Governo para controlar o aumento de casos na região.

Governo garante “ativar tudo o que for necessário” para controlar situação

O secretário de estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, garantiu na segunda-feira que serão ativados todos os mecanismos que forem necessários “para controlar o aumento de casos” na região de Lisboa.

“O que se vai fazer em Lisboa é reforçar os mecanismos que já existem, de forma a conseguirmos testar mais gente e irmos um pouco mais longe, naquilo que são os elos de ligação, entre pessoas infetadas com Covid-19 ou que tenham estado em contacto com um caso confirmado”, afirmou.

O responsável refere que “são múltiplos os fatores que têm estado a explicar este aumento de casos em Lisboa e Vale do Tejo, mas já tivemos uma situação semelhante em junho/julho do ano, os mecanismos (de controlo) na altura foram implementados e hoje estão muito mais agilizados”.

Diogo Serras Lopes sublinha que os mecanismos são ativados “à medida que vão sendo necessários e será certamente ativado tudo o que for necessário para controlar este aumento de casos em Lisboa, ou seja em que região for”, garantiu.

Terá sido os festejos dos adeptos do SCP, ou terá sido isto?


 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8619
Re: Coronavirus
« Responder #2387 em: Maio 25, 2021, 09:15:09 pm »
“Se decidiram que as vacinas da AstraZeneca e da J&J eram só para pessoas a partir dos 60 anos, também deviam fazer isso com a pílula”
https://multinews.sapo.pt/noticias/se-decidiram-que-as-vacinas-da-astrazeneca-e-da-jj-eram-so-para-pessoas-a-partir-dos-60-anos-tambem-deviam-fazer-isso-com-a-pilula/
Citar
Jorge Calado, um cientista português, considera que a pílula causa muitos mais coágulos sanguíneos do que qualquer vacina desenvolvida contra a Covid-19, motivo pelo qual defende que, se foram adotadas restrições contra os imunizantes, também o deviam ser contra a pílula.

Em declarações ao jornal ‘Expresso’, o responsável questiona se a desconfiança em relação às vacinas da AstraZeneca e da Johnson & Johnson não estará relacionada com o facto de serem mais baratas do que outras.

“Em dezembro ou janeiro, li um artigo sobre as tais consequências dos coágulos. A Pfizer tinha mais do que a AstraZeneca. Mas isso foi abafado, ou não convinha. Ainda há dias, veio nos jornais que em Portugal houve cinco mil reações, ou lá o que foi, reações não graves. A maior parte era da Pfizer”, afirma, citado pelo jornal.

Ainda sobre a formação de coágulos sanguíneos, Jorge Calado indica que “está provado que a pílula contracetiva causa muito mais. Se decidiram que as vacinas da AstraZeneca e da Johnson & Johnson eram só para pessoas a partir dos 60 anos, também deviam fazer isso com a pílula”.

“Só poderia ser tomada por mulheres com mais de 60 anos. Por que não avisam as raparigas novas que a tomam?”, questiona o cientista, citado pelo ‘Expresso’.

Questionado sobre os méritos relativos das diversas vacinas, o responsável considera que “são todas igualmente boas. Uma vacina é boa se for eficaz a partir de 60, 65%. Nunca são 100% eficazes. Não há nenhuma que o seja”, afirma.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8619
Re: Coronavirus
« Responder #2388 em: Maio 26, 2021, 03:19:40 pm »
COVID-19: Marcelo defende mudança da matriz de risco face à crescente taxa de imunidade
https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-marcelo-defende-mudanca-da-matriz-de-risco-face-a-crescente-taxa-de-imunidade
Citar
O Presidente da República defendeu hoje que se deve mudar a matriz de risco que tem servido de base para o processo de desconfinamento, face à crescente taxa de imunidade da população portuguesa contra a COVID-19.Em declarações aos jornalistas, após visitar uma exposição no Museu das Artes de Sintra, no distrito de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a assinalar que os novos casos de infeção já não se estão a projetar em números de internamentos, cuidados intensivos e mortes como anteriormente.

Questionado se considera que este é o momento para criar uma nova matriz de risco, que não tenha apenas em conta o índice de transmissão e a incidência de novos casos por 100 mil habitantes, o chefe de Estado respondeu: "Eu sempre achei isso, mas sempre respeitei a opinião dos especialistas e a decisão do Governo".

"Aparentemente, há especialistas que, de forma crescente, dizem que é preciso ir começando a repensar, e o Governo também já disse que é preciso estudar e repensar. Por uma razão muito simples: o mundo vai abrir, nós vamos regressando a uma atividade mais normal, mais cedo ou mais tarde", referiu.
Segundo o Presidente da República, é expectável, "pela circulação das pessoas que vêm de vários espaços, um aumento do número de casos" de infeção "durante um tempo".

No entanto, "se houver uma taxa de imunidade cá dentro apreciável, há um momento a partir do qual não há razões em termos de vida e de saúde que justifiquem parar a economia e a sociedade indefinidamente", argumentou.

"A vida tem de continuar, por muito que nós sejamos sensíveis a algumas vidas e alguns casos de saúde que existam, a vida tem de continuar e vai continuar nos próximos meses e nos próximos anos, como aconteceu com outras epidemias, embora não tão duradouras e não tão complexas como esta pandemia", acrescentou o chefe de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa rejeitou qualquer ligação entre uma mudança da matriz de risco e o aumento de casos de infeção com o novo coronavírus em Lisboa: "Não, não se trata de encontrar uma maneira artificial de fugir à aplicação de critérios. Não, trata-se é de fazer uma ponderação à luz de dados novos".

"E os dados novos são estes: temos hoje acima dos 80 [anos] praticamente todos vacinados, acima dos 70 praticamente todos, acima dos 60 praticamente todos, acima dos 50 um número muito significativo. Vai passar a ser acima de 40 e acima de 30", apontou, defendendo que se deve "olhar com outros olhos, porque a realidade é diferente".
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8619
Re: Coronavirus
« Responder #2389 em: Maio 27, 2021, 02:30:36 pm »
Covid-19: Recuperar de doença ligeira e ser vacinado pode dar imunidade para o resto da vida, apontam estudos
https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-recuperar-de-doenca-ligeira-e-ser-vacinado-pode-dar-imunidade-para-o-resto-da-vida-apontam-estudos/
Citar
A imunidade contra o coronavírus dura pelo menos um ano e provavelmente pode durar a vida inteira, melhorando com o tempo, sobretudo depois de alguém ter recuperado da doença ligeira e ser vacinado, segundo o ‘La Vanguardia’.

Esta é a conclusão de dois novos estudos, cujas descobertas podem ajudar a dissipar dúvidas não resolvidas sobre quanto tempo o efeito das vacinas contra a Covid-19 vai durar.

Ambos os estudos sugerem que a maioria das pessoas que se recuperaram da Covid-19 e foram posteriormente inoculadas não vai precisar de reforços. No entanto, as pessoas vacinadas que nunca foram infetadas provavelmente vão necessitar de mais doses de vacinas, para alcançar essa imunidade.

Segundo uma das pesquisas, pessoas que passaram pela Covid-19 de forma ligeira têm, meses após se recuperar, células do sistema imunológico no seu organismo, que bombeiam anticorpos contra o vírus.

O estudo, publicado na revista Nature, também conclui que essas células poderiam persistir ao longo da vida, produzindo anticorpos para sempre, o que ignifica que a imunidade durará a vida inteira.

Um outro estudo, publicado no BioRxiv, descobriu que essas células de memória, chamadas de células B, continuam a amadurecer, fortalecendo-se durante pelo menos 12 meses após a infeção inicial.

Olhando para as descobertas publicadas na revista Nature, estas sugerem que casos ligeiros de Covid-19 deixam os infetados com proteção de anticorpos de longa duração e que episódios repetidos da doença são provavelmente raros.

“No outono passado, houve relatos de que os anticorpos diminuem rapidamente após a infeção com o vírus que causa a Covid-19, e a imprensa interpretou isso como um significado de que a imunidade não era duradoura”, observou o autor principal, Ali Ellebedy, do estudo da Nature.

Mas isso é uma interpretação “errada” dos dados, defende. “É normal que os níveis de anticorpos caiam após uma infeção aguda, mas não caem para zero, apenas estabilizam”, explica acrescentando: “Encontrámos células produtoras de anticorpos em pessoas 11 meses após os primeiros sintomas. Essas células vão manter-se e produzir anticorpos para o resto da vida, dando imunidade duradoura”.

Mais um estudo dos especialistas.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Coronavirus
« Responder #2390 em: Maio 27, 2021, 04:03:48 pm »
Portugal regista oitavo dia sem óbitos desde o início da pandemia

Quase metade dos novos contágios foram registados na Grande Lisboa.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 572 novos casos-19, elevando para 847.006 o total de infeções contabilizadas desde março de 2020, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta quinta-feira.

Entre o dia de ontem e hoje não ocorreu qualquer morte associada à doença, pelo que se mantém em 17.022 o numero de vítimas mortais da pandemia no país. Este é o oitavo dia sem óbitos desde o início da pandemia em março de 2020.

A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 264 novos casos, quase metade do total dos 572 novos contágios. Segue-se o Norte com 159, o Centro com 64, o Alentejo com 22 e o Algarve com 11. O arquipélago dos Açores registou 38 novas infeções e o da Madeira 14.

O número de internamentos não sofreu alterações, pelo que continuam hospitalizadas 233 pessoas com covid-19, das quais 53 são considerados doentes graves estando em unidades de cuidados intensivos.

O total de recuperados subiu para 807.532, depois de mais 467 pessoas terem deixado de ter a doença nas últimas 24 horas.

O RT e a taxa de incidência só serão atualizados amanhã, assim os dados mais recentes situam este último indicador no território nacional em 57,8 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, enquanto no continente é de 54,4. Já o risco de transmissibilidade é de 1,07 em todo o país.

Atualmente existem, 22.452 casos ativos da doença e a as autoridades de saúde têm sob vigilância 21.834 contactos.

 :arrow:  https://cdn1.newsplex.pt/fotos//2021/5/27/780205.pdf?type=L
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
Re: Coronavirus
« Responder #2391 em: Maio 28, 2021, 09:03:48 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
Re: Coronavirus
« Responder #2392 em: Maio 29, 2021, 08:08:17 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2427 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7376/-4452
Re: Coronavirus
« Responder #2393 em: Maio 29, 2021, 08:22:24 pm »
Entretanto.....

Estudo: Foram cientistas chineses que criaram o novo coronavírus

Já se passou mais de um ano que foram detetados os primeiros casos de infeção do novo coronavírus em seres humanos. As dúvidas continuam a ser muitas e ainda há poucas respostas. Uma vez que os primeiros casos foram detetados na China, sempre correram rumores que este era um vírus de laboratório criado na própria China.

De acordo com um estudo recente, foram cientistas chineses criaram o novo coronavírus. Conheçam as evidências.



Linha de quatro aminoácidos pode ser a pista para o coronavírus

Um novo estudo “bombástico” revela ter provas de que os cientistas chineses criaram o novo coronavírus em laboratório e, em seguida, usaram engenharia reversa de versões do vírus para fazer parecer que evoluiu naturalmente dos morcegos.

O professor britânico Angus Dalgleish e o cientista norueguês Dr. Birger Sørensen escreveram um artigo onde revelam que tiveram evidências primárias “de retroengenharia na China” desde o ano passado. No entanto, foram ignorados por académicos e importantes jornais da área médica, informou o Daily Mail este sábado, citando o estudo a ser publicado.

O estudo conclui que “a probabilidade do coronavírus ser o resultado de processos naturais é muito pequena”. Dalgleish é professor de oncologia em Londres conhecido por um trabalho inovador numa vacina contra o HIV. Sørensen é virologista e presidente da empresa farmacêutica Immunor, que desenvolveu uma vacina candidata contra o coronavírus chamada Biovacc-19. Dalgleish também tem participação financeira nessa empresa.



Foi durante a investigação da vacina para a COVID-19 que a dupla encontrou “impressões digitais exclusivas” indicando que o vírus não veio da natureza. A pista: uma descoberta rara no vírus portador da COVID-19 de uma linha de quatro aminoácidos, que emitem uma carga positiva e se ligam a células humanas negativas.

“As leis da física referem que não se pode ter quatro aminoácidos carregados positivamente numa linha”, disse Dalgleish ao Daily Mail. “A única forma de conseguir isso é sendo um vírus fabricando artificialmente.”

Os investigadores também analisaram investigações chinesas publicadas, algumas feitas em parceria com universidades americanas, para mostrar como as ferramentas para criar o vírus foram supostamente construídas. Boa parte do trabalho envolveu investigação de “ganho de função”, que envolve a manipulação de vírus naturais num laboratório para torná-los mais infecciosos, permitindo aos cientistas estudar o seu efeito potencial em humanos.

https://pplware.sapo.pt/informacao/estudo-foram-cientistas-chineses-que-criaram-o-novo-coronavirus/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
Re: Coronavirus
« Responder #2394 em: Maio 29, 2021, 08:42:29 pm »
Aos poucos as teorias da constipação dos maluquinhos vão-se tornando realidade ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
Re: Coronavirus
« Responder #2395 em: Maio 31, 2021, 11:57:19 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
Re: Coronavirus
« Responder #2396 em: Maio 31, 2021, 12:56:01 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
Re: Coronavirus
« Responder #2397 em: Maio 31, 2021, 02:09:31 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Viajante

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
Re: Coronavirus
« Responder #2398 em: Maio 31, 2021, 02:31:22 pm »
Press release and legal documents by Indian Bar Association against WHO Chief Scientist Soumya Swaminathan!  She has deleted the tweet about not using ivermectin. First page attached.




https://trialsitenews.com/indian-bar-association-serves-legal-notice-upon-dr-soumya-swaminathan-the-chief-scientist-who/

https://indianbarassociation.in/wp-content/uploads/2021/05/IBA-PRESS-RELEASE-MAY-26-2021.pdf
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2427 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7376/-4452
Re: Coronavirus
« Responder #2399 em: Maio 31, 2021, 02:53:12 pm »
https://www.rtp.pt/noticias/desporto/secretario-de-estado-do-desporto-faz-balanco-positivo-da-final-da-liga-dos-campeoes_a1324194

Isto não é gozar com a nossa cara, é esfregar o cu na nossa cara.

É sempre o problema da falta de coluna vertebral!
Estamos a falar do mesmo país que multou várias pessoas por estarem a comer na sua hora de almoço no seu carro, de estarem a comer um pastel em frente a uma pastelaria, do zé do café que por engano de um funcionário serviu café numa normalíssima chávena de louça em vez do copo de papel e apanhou com 2 000€ de multa, estamos a falar do país que repreende os seus e alerta que vai multar quem for para a praia sem máscara (só a pode tirar quando chegar ao seu rectângulo da toalha de praia)..... entretanto para os estrangeiros as regras não se aplicam!!!!!!!
Está certo, é o mesmo princípio obtuso que quer receber todos os refugiadinhos, sem saberem de onde vêem nem quais as suas intenções, enquanto mandamos os nossos emigrar!!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Cabeça de Martelo