SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Vitor Santos

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #120 em: Outubro 23, 2020, 09:04:29 pm »
Caça Gripen é oficialmente apresentado no Brasil


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O Gripen E, denominado F-39E Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi apresentado oficialmente hoje, 23 de outubro, durante o evento em celebração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, na Ala 1, em Brasília. A aeronave fez um voo sobre a base aérea após a exibição da Esquadrilha da Fumaça.

A cerimônia contou com a presença do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro; do Ministro da Defesa do Brasil Fernando Azevedo e Silva; da Embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brosmar-Skoogh; do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; do Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström; do Presidente do Conselho de Administração da Saab, Marcus Wallenberg; do Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson, entre outras autoridades.

“É uma grande honra ver o Gripen na cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. Acredito que não há ocasião mais representativa para essa apresentação, pois, certamente, significa muito para todos os aviadores brasileiros ter a aeronave voando nos céus do País”, disse Micael Johansson, CEO e presidente da Saab. “Esse é o resultado de uma colaboração real entre Brasil e Suécia, e uma grande oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre os países”.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou que o novo caça está cada vez mais próximo do início da operação pela FAB.

“O desenvolvimento e a fabricação do smart fighter – o caça inteligente – também vêm sendo acompanhados de perto pelos integrantes da Força e envolvem profissionais de diversas empresas brasileiras. Este 23 de outubro de 2020, portanto, é ainda mais especial, pois contamos com a apresentação oficial do primeiro F-39 Gripen a chegar ao Brasil”.

A aeronave chegou ao Brasil no dia 20 de setembro e três dias depois fez seu primeiro voo no País, entre Navegantes (SC) e Gavião Peixoto (SP), para dar continuidade ao programa de ensaios em voo.

No Brasil, as atividades incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais. Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

Os primeiros caças serão entregues à Força Aérea Brasileira, na Ala 2, em Anápolis (GO), a partir do final de 2021.

O Programa Gripen
A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.

No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros participarão de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil. Até o momento, mais de 230 profissionais já concluíram os cursos e a maior parte deles está de volta ao País trabalhando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network).

Os caças Gripen E/F que serão entregues à FAB estão sendo desenvolvidos e produzidos em colaboração com técnicos e engenheiros brasileiros. A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves terá início localmente. O desenvolvimento do Gripen F, de dois assentos, está avançando com inúmeras atividades no GDDN.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #121 em: Outubro 24, 2020, 01:02:31 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #122 em: Outubro 24, 2020, 01:58:04 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #123 em: Outubro 24, 2020, 07:54:05 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #124 em: Outubro 24, 2020, 08:01:36 pm »








 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #125 em: Outubro 30, 2020, 01:19:22 am »
Simpósio em Brasília (DF) apresenta capacidades do F-39 Gripen


Abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (26), o Simpósio Operacional de Apresentação do F-39 Gripen. O evento, em Brasília (DF), foi promovido pelo Comando de Preparo (COMPREP), em conjunto com a Empresa sueca Saab, para expor as principais características da nova aeronave a pilotos e integrantes de Unidades Aéreas da Aviação de Caça.

A abertura do Simpósio foi feita pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A atividade contou, ainda, com a presença de integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; do Vice-Presidente e Head de Marketing e Vendas da Saab Aeronautics, Mikael Franzén; do Head do Programa Gripen Brasil na Saab Aeronautics, Linus Narby; do Diretor do Programa Gripen na Saab no Brasil, Bengt Janér; e de Oficiais-Generais da Aeronáutica.

O workshop abordou, dentre outros temas, a apresentação geral do projeto, as ações do COMPREP para a implantação do F-39 Gripen e as perspectivas do usuário da aeronave – palestra realizada por pilotos de testes da Saab. A programação contou, ainda, com uma visita ao F-39E Gripen, quando os pilotos puderam conhecer de perto a aeronave que chegou ao Brasil no dia 20 de setembro deste ano.

O Comandante da Aeronáutica falou sobre a importância do evento que representa uma nova e histórica fase da Aviação de Caça e da Força Aérea Brasileira. “Considerando as novas capacidades operacionais advindas da incorporação do F-39 Gripen ao acervo da FAB, deverá ser consolidada uma nova metodologia de progressão operacional das suas equipagens, bem como atualizadas as doutrinas de emprego e todo o sistema logístico”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, disse que o workshop aprofundou os conhecimentos dos militares que integram os Esquadrões de Caça. “Foi um aprofundamento tecnológico com os pilotos que voam o avião. Daí a importância desse simpósio. Primeiro para esclarecer uma série de dúvidas que eles tinham e, segundo, para estimulá-los, pois um dia poderão ser pilotos do Gripen”, explicou.


Tecnologia

O F-39 Gripen, nos modelos E (monoposto) e F (biposto), será a mais moderna e avançada plataforma multimissão atuando na defesa do espaço aéreo brasileiro. O avião foi apresentado à sociedade em Brasília (DF), na sexta-feira (23), data em que foi comemorado o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira.

O Gripen é conhecido pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. Em diversas Forças Aéreas no mundo, é o vetor responsável pela soberania e proteção nacional, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas. O emprego dessa aeronave trará um importante salto qualitativo e tecnológico ao Brasil, com alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB.

FONTE: Força Aérea Brasileira
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #126 em: Outubro 30, 2020, 01:24:44 am »
Workshop de apresentação do F-39E Gripen


Por Mairton Melo*

Fomos convidados para participar do Simpósio Operacional de apresentação do F-39, ocorrido na Base Aérea de Brasília. O evento contou com apresentação da Força Aérea Brasileira (FAB), Embraer e Saab.

A FAB informou que o projeto do Gripen segue dentro do planejado. Em 2021 ela espera reeceber 4 aeronaves, ao mesmo tempo em que os primeiros F-5 começarão a ser desativados.

Em 2024 será a vez de começar a aposentar algumas unidades do AMX. E de 2021 até 2026 serão entregues os 36 Gripens adquiridos.

Jackson Schneider, CEO da Embraer Defesa e Segurança, enfatizou em sua apresentação o ganho na capacidade operacional da Embraer ao participar do desenvolvimento do Gripen NG, deixando claro que a empresa em um futuro próximo, terá capacidade de desenvolver seu próprio avião de combate de nova geração.

Destacou também que a partir de 2022 a fábrica em São Bernardo começará a produção de várias unidades do Gripen.

Micael Johansson, CEO da SAAB, começou o discurso pedindo desculpas. Nas palavras dele: não tenho tanta confiança em falar português, então vou falar em inglês pois será melhor do que em sueco.

Interesse da Suécia no C-390

A apresentação iniciou enaltecendo os ganhos da colaboração entre Brasil e Suécia no desenvolvimento do novo avião, destacando a transferência de tecnologia, cooperação entre as empresas envolvidas, a produção no Brasil e a criação do centro de excelência para construção do Gripen F, a versão biposto do avião.


Ao final, ele declarou que a Suécia possui interesse na compra do C-390.








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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #127 em: Outubro 30, 2020, 01:35:27 am »
VÍDEO: Colaboração Real 3 – Episódio 11 – As rápidas atualizações do Gripen


 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #128 em: Outubro 31, 2020, 12:04:12 am »
O que a FAB diz sobre o programa do Gripen E/F


Na noite de 27 de outubro de 2020, na Ala 1 em Brasília, foi organizado o workshop da Comissão Coordenadora do Projeto Aeronave de Combate (COPAC), órgão da FAB subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e cujo o tema foi o programa do Gripen.


O evento contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; e pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol.

Também estiveram presentes o Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson, e o Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider.

Neste sentido, o atual chefe da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Malta, fez uma série de comentários que servem de alento especialmente na sensível conjuntura deste ano de 2020. Em diversos aspectos, é uma sensação de alívio e de orgulho.

A COPAC foi criada nos anos 1980 para gerenciar, especificamente, o programa binacional do caça AMX. Com o passar dos anos, o órgão ganhou importância estratégica passando a assumir outros projetos.

Com sede em Brasília, em linhas gerais, a sua missão é a de fazer a gestão do processo de seleção de aviões, helicópteros ou qualquer outro sistema da FAB, atuando também em programas conjuntos com as demais forças.  A COPAC participa da escolha, da negociação, da elaboração do contrato e, por fim, e não menos importante, acompanha se os itens contratualmente estabelecidos estão sendo cumpridos – incluindo a transferência de tecnologia.


O relatório técnico que apontou o Gripen E/F como a aeronave mais apropriada para equipar a linha de frente da Defesa Aérea Brasileira, elaborado pela COPAC, possui aproximadamente 37 mil páginas, resultado de centenas de milhares de horas de trabalho, viagens, testes e análises de uma força-tarefa de profissionais que não mediram esforços para escolher o melhor produto para o Brasil. Todo o processo foi conduzido de maneira independente e técnica.

Primeiros exemplares

O Major-Brigadeiro Malta confirmou que em 2021 serão entregues as quatro primeiras aeronaves de produção F-39E (designação da FAB para o Gripen E), no caso para o 1º Grupo de Defesa Aérea, iniciando o processo de desativação dos caças Northrop F-5EM que em 2020 completaram 45 anos de operação. O Gripen 4100, que chegou ao Brasil em setembro passado, permanecerá na campanha de ensaios em voo em Gavião Peixoto (SP) e será entregue ao final dos testes, até 2025.

Em 2024 os Embraer A-1 começarão a sair de serviço e por fim, em 2026, é prevista a entrega dos últimos exemplares, da encomenda de 36 unidades, do Gripen. A expectativa é que o número de encomendas dobre ao longo dos anos, mas por enquanto, ainda mais levando em conta o contexto econômico mundial por conta da pandemia do COVID-19, é cedo para afirmar quando novas aquisições serão realizadas.

Transferência de tecnologia

Este, talvez, seja um dos temas mais difíceis de entender na prática. A transferência de tecnologia, de conhecimentos, é um bem estratégico e de alto valor agregado. Dessa forma, como é possível transferir conhecimentos?

A Saab provou, na prática, que isso é possível.

O programa do Gripen Brasileiro possui 62 projetos de transferência de tecnologia nas áreas de sistemas de comunicação, integração de armamentos, ensaios em voo, aviônicos, produção, montagem de componentes estruturais dentre muitos outros segmentos. Mais da metade dos 350 engenheiros e técnicos treinados na Suécia, por períodos que variaram de 12 a 24 meses, desde 2015, já retornaram ao Brasil. Algumas empresas do programa, como a AEL Sistemas e a Saab Aeronáutica Montagens, foram incluídas na cadeia global de fornecedores da Saab.

Segundo o Major-Brigadeiro Malta, a transferência de tecnologia do programa está adiantada. O previsto para este momento era o cumprimento de 35% dos acordos, sendo que hoje o montante representa 40%. Do desenvolvimento total da aeronave, 40% tem envolvimento da indústria de defesa nacional.

A execução física está em 25% e a orçamentária em 42%.

Ao todo são quatro contratos principais assinados com a FAB: desenvolvimento, transferência de tecnologia, armamentos e de suporte logístico, este pelo prazo inicial de cinco anos contado a partir do final de 2021.

Uma sigla, infinitas possibilidades

O Major-Brigadeiro Malta comentou sobre o GDDN. A sigla remete para o nome em inglês, de Gripen Design and Development Network, ou Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen.

O que acontece naquela instalação sediada em Gavião Peixoto (SP), construída exclusivamente para esse programa, na área da Embraer, é um dos pontos práticos da transferência de tecnologia.

O GDDN reúne profissionais brasileiros das empresas envolvidas no programa e suecos que trabalham no desenvolvimento do Gripen. Utilizando a infraestrutura existente do local e as suas ferramentas e simuladores de engenharia, além de um ambiente virtual seguro e 100% integrado com Linköping na Suécia, esse time apoia toda a área de engenharia, ensaios em voo, testes, integrações de sistemas além das futuras modernizações.

É no GDDN que serão integrados, na parte de engenharia, os armamentos e outros sistemas que de uso da FAB. No local a Embraer, em conjunto com a Saab, está desenvolvendo o Gripen F, de dois assentos. Ao final da entrega do último exemplar o Gripen, o GDDN continuará funcionando e participando das evoluções do programa, atualizações, modernizações, integração de novos sistemas e armas. Tudo o que é relativo ao desenvolvimento e ensaio do Gripen passa, necessariamente, pelo GDDN, e esse ativo do programa acompanhará o ciclo de vida da aeronave.

Filosofia sueca

Tradicionalmente, as aeronaves de caça permanecem muitas décadas em serviço. Muitas vezes, mais do que 30 anos. Nesse período, para que as Forças Aéreas continuem operando com um caça moderno, respondendo às atuais demandas, é preciso que se realize um processo de modernização, conhecido como mid-life upgrade (MLU). Usando a própria FAB como exemplo, aconteceu com a frota de F-5E/F e de A-1A/B.

Esses processos são sempre demorados e exigem grande trabalho de engenharia para montar o programa. Além dos custos que são elevados, o tempo de modernização pode se arrastar por alguns anos, fazendo com que a Força Aérea tenha que lidar um uma frota mista entre modelos modernizados e antigos. E quando finalmente esse processo é finalizado, o campo de batalha evoluiu e a plataforma pode se apresentar defasada frente às novas ameaças.

A filosofia sueca, como relembrou o Major-Brigadeiro Malta, parte por um outro aspecto.


Utilizando sistema com arquitetura aberta, além do software e do hardware são independentes entre si, a atualização de um ou a troca de outro não traz problemas ou necessidades de ajustes nos demais sistemas.

Em termos práticos, significa que a integração de um armamento ou sensor, por exemplo, é na maioria dos casos uma questão de atualização do software. Ou a melhoria no processamento de dados é a troca de um hardware.

Assim, a filosofia da Saab prevê que existam pequenas atualizações e evoluções na aeronave a cada dois ou três anos, mantendo a frota sempre moderna.

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #129 em: Novembro 14, 2020, 12:46:20 am »
VÍDEO: Colaboração Real 3 – Episódio 12 – A escolha da Força Aérea Brasileira


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Além de cumprir todas as missões de aviação de caça, como defesa aérea, ataque e reconhecimento, o Gripen trouxe consigo um amplo Programa de Transferência de Tecnologia, um dos fatores determinantes que levou a Força Aérea Brasileira escolher o caça sueco.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/11/13/video-colaboracao-real-3-episodio-12-a-escolha-da-forca-aerea-brasileira/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #130 em: Novembro 19, 2020, 05:50:06 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #131 em: Dezembro 30, 2020, 08:11:01 pm »

Gripen do Brasil | Melhores Momentos 2020
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #132 em: Janeiro 07, 2021, 01:51:06 pm »

Primeiro voo solo de um piloto Embraer no Gripen Brasileiro
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #133 em: Janeiro 23, 2021, 10:06:33 pm »
Pilotos da FAB iniciam curso operacional no Gripen


Em 18 de janeiro, quatro pilotos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o “Esquadrão Jaguar”, iniciaram a formação operacional da aeronave Gripen no F7 Wing, unidade responsável pela formação dos pilotos de JAS-39 Gripen C/D da Força Aérea Sueca, na localidade de Såtenäs.

Ao longo de 2021, um total de dez pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizarão a formação operacional, o Convertion Training (Treinamento de Conversão) e o Combat Readiness Training (Treinamento de Prontidão para Combate), nas aeronaves JAS-39 C/D da Força Aérea Sueca. Após a capacitação, retornarão para o 1° GDA, situado na Ala 2, em Anápolis (GO), para dar continuidade à implantação operacional do F-39 Gripen, que tem data de recebimento prevista para outubro desse ano.

O comandante do 1° GDA, tenente-coronel aviador Leandro Vinicius Coelho, destaca que o início da formação operacional de pilotos de F-39 Gripen é um marco importante e decisivo no processo de implantação dessa aeronave na FAB: “Esses pilotos de caça foram previamente selecionados e preparados para este momento. Estão prontos para iniciarem o curso e, certamente, irão representar bem o nosso País e a Força Aérea Brasileira nesta nobre missão.

Futuro piloto do F-39E Gripen e integrante da primeira turma da capacitação, o major aviador Vítor Cabral Bombonato, sintetizou o momento: “O início do curso significa mais um passo importante no processo de implantação. A aeronave está cada vez mais próxima da atividade-fim da Força: o emprego operacional. Para nós, esse momento é motivo de muito orgulho.

O comandante da Ala 2, coronel aviador Gustavo Pestana Garcez, complementou: “Esse momento é de suma importância não apenas para nossos quatro oficiais aviadores, mas para toda uma equipe que trabalhou e ainda trabalha na capacitação de nossos profissionais e na implementação da infraestrutura necessária para o recebimento dos novos aviões F-39E Gripen”.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/pilotos-da-fab-iniciam-curso-operacional-no-gripen/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #134 em: Março 04, 2021, 12:21:34 am »
Gripen inicia ensaios em voo supersônico no Brasil


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O novo caça da Força Aérea Brasileira, F-39E Gripen, iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil. A aeronave, que está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, da sigla em inglês) nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), tem realizado essas atividades nas áreas de teste designadas a noroeste da base. Todos os voos seguem procedimentos definidos pelas autoridades e são realizados em grandes altitudes, acima de 5 mil metros.

Esses voos, realizados pela Saab, são essenciais para testar o desempenho e as funções da nova aeronave, para dar continuidade aos procedimentos de certificação e aceitação da aeronave, que chegou ao Brasil em setembro de 2020.

“O Gripen realizará voos supersônicos durante os próximos meses. Voar mais rápido do que a velocidade do som cria uma onda sonora diferente, um estrondo sônico, que pode parecer mais um trovão do que uma aeronave passando. É possível que os moradores da região ouçam esse barulho durante os testes com o novo caça brasileiro. Temos o cuidado de garantir que esses voos supersônicos sejam realizados em áreas de teste designadas, em coordenação com as autoridades aeronáuticas conforme os procedimentos da Força Aérea Brasileira”, explica Sven Larsson, head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, da Saab.


As atividades no Brasil incluem testes de sistemas de controle de voo e sistemas climáticos. Também tem como objetivo testar a aeronave no clima tropical. Características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves – também serão testadas no Brasil.

O Programa Gripen

A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.


No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil. Até o momento, mais de 230 profissionais já concluíram os cursos e a maior parte deles está de volta ao País trabalhando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network).

O GFTC e o GDDN fazem parte da transferência de tecnologia do Programa Gripen, e são essenciais nas atividades conjuntas da Saab e da Embraer que visam construir os procedimentos e a capacidade de desenvolver e testar novos recursos durante o ciclo de vida do Gripen na FAB.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/video-gripen-inicia-ensaios-em-voo-supersonico-no-brasil
 
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