51
Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: Fotos Internacionais (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Última mensagem por Lusitano89 em Julho 12, 2025, 09:37:28 am »
France asks FCAS partners to ‘rethink’ work share on fighter project
https://www.defensenews.com/global/europe/2025/07/10/france-asks-fcas-partners-to-rethink-work-share-on-fighter-project/
A Dassault quer tomar conta do projecto. Desta vez já vai no 80%.
Eles vão é arranjar forma de afastar os parceiros do projecto. Será excesso de confiança por achar que a Alemanha e Espanha não vão olhar para a opção americana devido ao Trump?
Como assim?
Os 77 milhões incluem tudo, os helicópteros, o serviço de manutenção e a operação de voo, por 5 anos.
Se o estado comprasse os helicópteros novos e mantivesse a operação, gastaria aproximadamente 90 milhões de euros em 5 anos, com tudo a correr bem. Dependendo do serviço que passasse a operar, durante metade do tempo ou não iam ter pessoal suficiente ou iam estar de greve ou os helicópteros INOP porque alguém se esqueceu da manutenção ou o secretário de estado do não sei o quê não assinou o despacho a tempo para comprar a peça.
Algo nessas contas não está a bater certo.
Queria detalhes dessas contas todas, para chegar aos 90M.
Agora, o que posso dizer, é que não dá para comparar o custo da compra de helicópteros, com um aluguer de 5 anos.
Porque assim estás a tentar diluir os custos de aquisição por 5 anos, quando esta frota é suposto durar pelo menos 10/15 anos, (provavelmente 20-30 anos se forem helis novos).
O mesmo se aplica aos kits de evacuação médica, que irão durar muito tempo, e portanto o valor seria diluído por esse tempo.
O aluguer dos 4 helicópteros por 20 anos, custaria 308M (se o valor não aumentar entretanto).
Só para se ter noção, a Lituânia comprou 6 UH-60M em 2020 por 380M. Estamos a falar de helicópteros militares, em maior quantidade, com muito equipamento que um heli civil não precisa. Estes helicópteros durarão pelo menos os mesmos 20 anos.
https://media.defense.gov/2024/Dec/09/2003604100/-1/-1/0/LITHUANIA_20-47.PDF
Eu sei que isto não inclui todos os custos associados. Mas se neste caso a diferença de preço não é assim tão grande, imaginem se o termo de comparação forem 4 helicópteros civis novos, de um modelo bimotor mas mais barato e simples que o UH-60.
É difícil dizer que fica muito mais barato o aluguer.