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Indústrias de Defesa / Re: Programa Espacial Brasileiro
« Última mensagem por Lusitano89 em Julho 12, 2025, 09:14:41 am »
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Indústrias de Defesa / Re: Indra Sistemas
« Última mensagem por Lusitano89 em Julho 12, 2025, 09:02:50 am »
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Cartoons
« Última mensagem por Lusitano89 em Julho 12, 2025, 08:53:02 am »
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Força Aérea Portuguesa / Re: 6 Geração
« Última mensagem por Red Baron em Julho 12, 2025, 08:39:13 am »
France asks FCAS partners to ‘rethink’ work share on fighter project

https://www.defensenews.com/global/europe/2025/07/10/france-asks-fcas-partners-to-rethink-work-share-on-fighter-project/

A Dassault quer tomar conta do projecto. Desta vez já vai no 80%.

Eles vão é arranjar forma de afastar os parceiros do projecto. Será excesso de confiança por achar que a Alemanha e Espanha não vão olhar para a opção americana devido ao Trump?

É uma guerra com a Airbus. A Airbus não pode ser concorrente e querer ter acesso a informação privilegiada. A parte do avião esta garantida que vai ser feita, o projecto NGWS é que tenho muitas duvidas.
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Mundo / Re: França
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Julho 12, 2025, 07:52:29 am »
Submarinos nucleares, espionagem e satélites. Rússia vê França como "a inimiga" número 1, avisa líder militar francês

Sabotagem de infraestruturas marítimas, manobras de satélites e desinformação. Num raro aviso, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas denuncia operações híbridas russas contra França.

...

Rússia vê França como inimiga número 1, avisa chefe militar – Observador https://share.google/nmwWE379gcHN21djC
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Mundo / Re: Realidade em Cuba
« Última mensagem por Duarte em Julho 12, 2025, 05:33:37 am »
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Duarte em Julho 12, 2025, 05:16:24 am »
Acho que ainda não postado aqui, se foi as minhas desculpas.

Don't shoot the messenger.   :mrgreen:

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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por yuwanko em Julho 12, 2025, 05:12:46 am »
Como assim?
Os 77 milhões incluem tudo, os helicópteros, o serviço de manutenção e a operação de voo, por 5 anos.

Se o estado comprasse os helicópteros novos e mantivesse a operação, gastaria aproximadamente 90 milhões de euros em 5 anos, com tudo a correr bem. Dependendo do serviço que passasse a operar, durante metade do tempo ou não iam ter pessoal suficiente ou iam estar de greve ou os helicópteros INOP porque alguém se esqueceu da manutenção ou o secretário de estado do não sei o quê não assinou o despacho a tempo para comprar a peça.

Algo nessas contas não está a bater certo.
Queria detalhes dessas contas todas, para chegar aos 90M.

Agora, o que posso dizer, é que não dá para comparar o custo da compra de helicópteros, com um aluguer de 5 anos.

Porque assim estás a tentar diluir os custos de aquisição por 5 anos, quando esta frota é suposto durar pelo menos 10/15 anos, (provavelmente 20-30 anos se forem helis novos).

O mesmo se aplica aos kits de evacuação médica, que irão durar muito tempo, e portanto o valor seria diluído por esse tempo.

O aluguer dos 4 helicópteros por 20 anos, custaria 308M (se o valor não aumentar entretanto).

Só para se ter noção, a Lituânia comprou 6 UH-60M em 2020 por 380M. Estamos a falar de helicópteros militares, em maior quantidade, com muito equipamento que um heli civil não precisa. Estes helicópteros durarão pelo menos os mesmos 20 anos.

https://media.defense.gov/2024/Dec/09/2003604100/-1/-1/0/LITHUANIA_20-47.PDF

Eu sei que isto não inclui todos os custos associados. Mas se neste caso a diferença de preço não é assim tão grande, imaginem se o termo de comparação forem 4 helicópteros civis novos, de um modelo bimotor mas mais barato e simples que o UH-60.

É difícil dizer que fica muito mais barato o aluguer.

Alugados também tens o preço diluído por 20 ou 30 anos, porque a empresa também vai fazer o ajuste ao preço contando que vai poder utilizar os equipamentos noutros contratos, não vai deitar os helicópteros fora ao fim de 5 anos.

Além disso tens todos os custos de estrutura que terias que criar no estado e ias ter que manter, desde integração do sistema a formação, aos custos com os pilotos que iam ficar a receber salários mesmo sem voar já, as carreiras paralela e auxiliares.

Há uma série de custos que tens que assumir quando crias uma estrutura tua nos quais podes não incorrer se fizeres outsourcing, porque esses custos podem ser diluídos numa estrutura maior ou ser transferidos pelo prestador por contratos futuros.
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