6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1950 em: Maio 27, 2020, 10:03:03 pm »
Meu amigo, mas quem definiu a verba dos 53 não foi a FAP, ou foi obrigada a transferir dinheiro desse para outro programa, tipo KC ?

Quem definiu a verba foi o Governo na LPM, aprovada em Novembro de 2018. A FAP tem conhecimento da quantia desde meados desse ano, daí ter começado logo a olhar para as opções, sobretudo as da Leonardo. E apesar de ser conhecida a preferência pelo AW169M face ao valor disponível para a compra dos aparelhos, vai ser aberto um concurso internacional por isso veremos o que daí sairá.

Então se o governo decidisse 10 milhões, comprávamos o que ?

nada !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1951 em: Maio 27, 2020, 10:07:05 pm »
Raphael, não tenho qq dúvida, quando os 214 estivem a dar o peido mestre, substitutos ??
OPATAS !!!

Abraços

Como é lógico, os submarinos e outros meios navais, vão ser substituídos por veículos autónomos, ficando os marinheiros em segurança num NPO :mrgreen:.



claro e com redução de 20 ou 30% nos vencimentos das guarnições, a marinha até pode criar um fundo, sem fundo, para auxiliar os bancos.
Aproveitem a ideia meus senhores do Governo que é boa e de borla.

Abraços
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Camuflage

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1952 em: Maio 27, 2020, 10:42:44 pm »
Mas afinal querem helis ligeiros ou médios? Tanta variedade que fica-se sem perceber que helis querem.

Isto calha no heli semi-médio, entre o ligeiro pesado e o médio ligeiro, ou seja, continuamos quase na mesma.

Para isto mais valia reabilitar e preparar os 4 AW-101 CSAR e usa-los. Tanto é que o 169M carrega supostamente 10 militares armados e o A-119 7...

A FAP precisava de um héli-médio (AW-149, NH-90, EC-225,UH-60M) e ponto final.

A confirmar-se, a CEiiA terá mais peso nas decisões que o EMFA, o que é vergonhoso.

Para CSAR e transporte não tem os Merlin? Para que vai comprar mais helis?

Para heli ligeiro serve um MH-6 Little Bird ou similar não vale a pena estar a inventar muito.

Continuo sem entender esta necessidade de ter tanta variedade de helis para depois não lhe fazer uso. Parece que ninguém sabe o que quer e é comprar porque sim e porque alguém num poleiro quer.

Do ponto de vista da gestão isto tem que primeiro ter uma reviravolta e só depois comprar equipamentos não podemos continuar a comprar equipamentos tendo por base a ideia de que temos uma FA's tradicionais.

O problema do Merlin é que nunca, ou muito raramente, há disponíveis para missões militares por estarem todos ocupados com a missão de SAR ou em manutenção. Com o problema dos contratos de manutenção resolvidos, há um pouco de esperança que a situação melhore, mas ainda é cedo para saber se vai fazer diferença.

Por isso precisas de algo que faça aquilo que o Merlin não pode fazer por já estar ocupado com outras missões. Daí se falar num heli médio. Depois também precisas de um heli ligeiro para fazer tudo aquilo que o Koala não pode, por ser civil e monomotor.

Precisamente por não termos umas FA convencionais, que no nosso caso opera helis civis (Koala), helis sem FLIR (Lynx), helis sem armamento adequado (todos), sem equipamento de autodefesa (todos excepto os 4 Merlin CSAR), que nos vemos obrigados a ter uma mistela de modelos.

O ideal era termos um heli ligeiro militar, que faça treino e também escolta, CAS, inserção de forças especiais, etc. Um heli médio, para fazer de tudo um pouco e de preferência com versão naval. E o heli pesado que já possuímos.

Afinal quantos Merlin há em manutenção e em uso? Trata-se de um heli médio e não pesado, se é demasiado caro para manter é preparar já aquisição de próximos e vender estes Merlin.

Eu continuo a defender que o grave problema é mesmo a falta de visão e a mania das grandezas.
Não faltam opções para helis, nem que sejam Kamov ou Changhe.

Com
Então se o governo decidisse 10 milhões, comprávamos o que ?

Comprava alguns MQ-1 Predator ou Predator XP usados já que estão a ser deitados ao lixo pelos US e usaria para patrulhamento marítimo e do território nacional com especial incidência nos incêndios florestais. Mesmo sem visto Governamental, utilizaria como principais missões durante o verão na vigia e prevenção de fogos florestais, fazendo tracking dos criminosos e informaria as entidades judiciais sobre os actos criminosos que decorrem no nosso país.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1953 em: Maio 28, 2020, 12:41:16 am »
A resposta deveria ser:


-AW-101;


-UH-60M ou NH-90T ou AW-149;


-AW-119
 
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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1954 em: Maio 28, 2020, 12:54:17 am »
A resposta deveria ser:


-AW-101;


-UH-60M ou NH-90T ou AW-149;


-AW-119

Mas se for assim pode ser Leonardo:

https://www.leonardocompany.com/en/products/nh90
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1955 em: Maio 28, 2020, 02:25:12 am »
Mas afinal querem helis ligeiros ou médios? Tanta variedade que fica-se sem perceber que helis querem.

Isto calha no heli semi-médio, entre o ligeiro pesado e o médio ligeiro, ou seja, continuamos quase na mesma.

Para isto mais valia reabilitar e preparar os 4 AW-101 CSAR e usa-los. Tanto é que o 169M carrega supostamente 10 militares armados e o A-119 7...

A FAP precisava de um héli-médio (AW-149, NH-90, EC-225,UH-60M) e ponto final.

A confirmar-se, a CEiiA terá mais peso nas decisões que o EMFA, o que é vergonhoso.

Para CSAR e transporte não tem os Merlin? Para que vai comprar mais helis?

Para heli ligeiro serve um MH-6 Little Bird ou similar não vale a pena estar a inventar muito.

Continuo sem entender esta necessidade de ter tanta variedade de helis para depois não lhe fazer uso. Parece que ninguém sabe o que quer e é comprar porque sim e porque alguém num poleiro quer.

Do ponto de vista da gestão isto tem que primeiro ter uma reviravolta e só depois comprar equipamentos não podemos continuar a comprar equipamentos tendo por base a ideia de que temos uma FA's tradicionais.

O problema do Merlin é que nunca, ou muito raramente, há disponíveis para missões militares por estarem todos ocupados com a missão de SAR ou em manutenção. Com o problema dos contratos de manutenção resolvidos, há um pouco de esperança que a situação melhore, mas ainda é cedo para saber se vai fazer diferença.

Por isso precisas de algo que faça aquilo que o Merlin não pode fazer por já estar ocupado com outras missões. Daí se falar num heli médio. Depois também precisas de um heli ligeiro para fazer tudo aquilo que o Koala não pode, por ser civil e monomotor.

Precisamente por não termos umas FA convencionais, que no nosso caso opera helis civis (Koala), helis sem FLIR (Lynx), helis sem armamento adequado (todos), sem equipamento de autodefesa (todos excepto os 4 Merlin CSAR), que nos vemos obrigados a ter uma mistela de modelos.

O ideal era termos um heli ligeiro militar, que faça treino e também escolta, CAS, inserção de forças especiais, etc. Um heli médio, para fazer de tudo um pouco e de preferência com versão naval. E o heli pesado que já possuímos.

Afinal quantos Merlin há em manutenção e em uso? Trata-se de um heli médio e não pesado, se é demasiado caro para manter é preparar já aquisição de próximos e vender estes Merlin.

Eu continuo a defender que o grave problema é mesmo a falta de visão e a mania das grandezas.
Não faltam opções para helis, nem que sejam Kamov ou Changhe.

Alguém mais dentro do assunto certamente será mais capaz que eu de dar números exactos. Mas o que sempre se falou, é que os Merlin disponíveis estavam todos alocados ao dispositivo SAR. Fica a questão se, com a resolução do contrato de manutenção destas aeronaves, assinado no início deste ano se não me engano, os Merlin passarão a ter uma maior taxa de disponibilidade, podendo ser finalmente utilizados para fins militares.

E isto nada tem a ver com tamanho ou custo de operação da aeronave.

Tecnicamente é um heli médio-pesado, estando no segmento acima dos médios como os NH-90, EC-725, etc. Para nós, para todos os efeitos, é o heli pesado da força. Tem como principal vantagem o raio de acção, e claro, a sua dimensão permite que num único sejam resgatadas muito mais pessoas.

E vender os Merlin para comprar Kamovs e helis chineses?? Então resolvemos problemas de manutenção dos Merlin, para ganharmos novos problemas de sobressalentes? Os Merlin estão cá muito bem, está-se aqui a complicar uma temática de resolução fácil.
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1956 em: Maio 28, 2020, 11:58:17 am »
se é demasiado caro para manter é preparar já aquisição de próximos e vender estes Merlin.

Eu continuo a defender que o grave problema é mesmo a falta de visão e a mania das grandezas.
Não faltam opções para helis, nem que sejam Kamov ou Changhe.

Para SAR temos os suficientes, e é o melhor aparelho para essa função, vamos fazer SAR nos Açores de Kamov?

Mas se não há capacidade de executar outras missões, se calhar, bastava terem vindo 8 ou 10 EH101, tudo em SAR, já se poupava alguma coisa em equipamentos e aparelhos.

Citar
Mesmo sem visto Governamental, utilizaria como principais missões durante o verão na vigia e prevenção de fogos florestais, fazendo tracking dos criminosos e informaria as entidades judiciais sobre os actos criminosos que decorrem no nosso país.

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2019-09-30-cnpd-policias-nao-podem-usar-drones-com-camaras-porque-lei-nao-permite/
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1957 em: Maio 28, 2020, 12:45:38 pm »
O problema é que 4 dos Merlin vieram pensados para o LPD, que nunca veio a existir, e depois com os problemas de manutenção da frota, acabam por estar os 12 em SAR.
 

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Camuflage

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1958 em: Maio 28, 2020, 12:53:38 pm »
Mas afinal querem helis ligeiros ou médios? Tanta variedade que fica-se sem perceber que helis querem.

Isto calha no heli semi-médio, entre o ligeiro pesado e o médio ligeiro, ou seja, continuamos quase na mesma.

Para isto mais valia reabilitar e preparar os 4 AW-101 CSAR e usa-los. Tanto é que o 169M carrega supostamente 10 militares armados e o A-119 7...

A FAP precisava de um héli-médio (AW-149, NH-90, EC-225,UH-60M) e ponto final.

A confirmar-se, a CEiiA terá mais peso nas decisões que o EMFA, o que é vergonhoso.

Para CSAR e transporte não tem os Merlin? Para que vai comprar mais helis?

Para heli ligeiro serve um MH-6 Little Bird ou similar não vale a pena estar a inventar muito.

Continuo sem entender esta necessidade de ter tanta variedade de helis para depois não lhe fazer uso. Parece que ninguém sabe o que quer e é comprar porque sim e porque alguém num poleiro quer.

Do ponto de vista da gestão isto tem que primeiro ter uma reviravolta e só depois comprar equipamentos não podemos continuar a comprar equipamentos tendo por base a ideia de que temos uma FA's tradicionais.

O problema do Merlin é que nunca, ou muito raramente, há disponíveis para missões militares por estarem todos ocupados com a missão de SAR ou em manutenção. Com o problema dos contratos de manutenção resolvidos, há um pouco de esperança que a situação melhore, mas ainda é cedo para saber se vai fazer diferença.

Por isso precisas de algo que faça aquilo que o Merlin não pode fazer por já estar ocupado com outras missões. Daí se falar num heli médio. Depois também precisas de um heli ligeiro para fazer tudo aquilo que o Koala não pode, por ser civil e monomotor.

Precisamente por não termos umas FA convencionais, que no nosso caso opera helis civis (Koala), helis sem FLIR (Lynx), helis sem armamento adequado (todos), sem equipamento de autodefesa (todos excepto os 4 Merlin CSAR), que nos vemos obrigados a ter uma mistela de modelos.

O ideal era termos um heli ligeiro militar, que faça treino e também escolta, CAS, inserção de forças especiais, etc. Um heli médio, para fazer de tudo um pouco e de preferência com versão naval. E o heli pesado que já possuímos.

Afinal quantos Merlin há em manutenção e em uso? Trata-se de um heli médio e não pesado, se é demasiado caro para manter é preparar já aquisição de próximos e vender estes Merlin.

Eu continuo a defender que o grave problema é mesmo a falta de visão e a mania das grandezas.
Não faltam opções para helis, nem que sejam Kamov ou Changhe.

Alguém mais dentro do assunto certamente será mais capaz que eu de dar números exactos. Mas o que sempre se falou, é que os Merlin disponíveis estavam todos alocados ao dispositivo SAR. Fica a questão se, com a resolução do contrato de manutenção destas aeronaves, assinado no início deste ano se não me engano, os Merlin passarão a ter uma maior taxa de disponibilidade, podendo ser finalmente utilizados para fins militares.

E isto nada tem a ver com tamanho ou custo de operação da aeronave.

Tecnicamente é um heli médio-pesado, estando no segmento acima dos médios como os NH-90, EC-725, etc. Para nós, para todos os efeitos, é o heli pesado da força. Tem como principal vantagem o raio de acção, e claro, a sua dimensão permite que num único sejam resgatadas muito mais pessoas.

E vender os Merlin para comprar Kamovs e helis chineses?? Então resolvemos problemas de manutenção dos Merlin, para ganharmos novos problemas de sobressalentes? Os Merlin estão cá muito bem, está-se aqui a complicar uma temática de resolução fácil.

Eu digo isto pois parece que qualquer shit é melhor que os Merlin pelo que é dado a entender. Eles foram comprados na altura terem em conta a autonomia e deslocação entre o continente e a Madeira
O problema de peças estará presente em qualquer aeronave não havendo contrato de manutenção ou pelo menos que não possam ser cá fabricadas as peças.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1959 em: Maio 28, 2020, 01:45:29 pm »
Em lado nenhum foi dito que o Merlin é pior que todos os outros helicópteros. O Merlin é um dos melhores helis militares de transporte no mercado, especialmente quando devidamente equipado. Agora não podemos achar que o Merlin faz o mesmo que os Tiger franceses no RCA, ou que os Lynx em ASW. "Cada macaco no seu galho".

O principal defeito dos nossos Merlin é a falta de disponibilidade, devido à sua missão primária SAR e à questão da manutenção. Fora isso, se fossem devidamente usados e equipados para funções militares, nem eram precisos NH-90 ou outro heli médio, e até se podia equacionar ampliar a frota de Merlin caso necessário. Ficando a faltar um heli ligeiro armado, para escolta/ataque.
 

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raphael

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1960 em: Maio 28, 2020, 02:21:41 pm »
Estou a ver aí muito armamento, muitos helis e sem planeamento de recursos humanos (pilotos e operadores de sistemas) e locais de treino (tiro real) e sem a componente manutenção cimentada não vejo isso como um projeto com pernas para andar....

Estar a adquirir para ser tipo Leopard/Pandur e ter 2/3 da frota a hibernar em armazém...
Um abraço
Raphael
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1961 em: Maio 28, 2020, 03:17:03 pm »
Estou a ver aí muito armamento, muitos helis e sem planeamento de recursos humanos (pilotos e operadores de sistemas) e locais de treino (tiro real) e sem a componente manutenção cimentada não vejo isso como um projeto com pernas para andar....

Estar a adquirir para ser tipo Leopard/Pandur e ter 2/3 da frota a hibernar em armazém...


Não leve a mal, mas até acho que devia ser aumentada, ambas as frotas, que são claramente insuficientes.
E quanto ao facto de estarem em armazem, graças a deus, caso contrario era mau sinal.
É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.....
 :(
 

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1962 em: Maio 28, 2020, 04:01:35 pm »
O facto de os 12 Merlin estarem todos "presos" ao SAR (e não se conseguir ter os 4 CSAR bastante disponíveis para isso) é devido ao seu numero - e aí ou se compram mais e/ou um outro modelo começa a fazer SAR em certas condições - aos problemas de manutenção ou à falta de pilotos?   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1963 em: Maio 28, 2020, 04:20:16 pm »
O facto de os 12 Merlin estarem todos "presos" ao SAR (e não se conseguir ter os 4 CSAR bastante disponíveis para isso) é devido ao seu numero - e aí ou se compram mais e/ou um outro modelo começa a fazer SAR em certas condições - aos problemas de manutenção ou à falta de pilotos?

No tempo dos Pumas tinhas 10 helicópteros, estando 4 deles nos Açores, agora temos 12 EH101 e nos Açores até diminuiu para 2, dá uma diferença de 4, a base do Montijo está cheia de helis parados, mais que no tempo dos Pumas, actualmente numa situação normal deveríamos ter aparelhos disponíveis para outras missões.
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1964 em: Maio 28, 2020, 04:23:21 pm »
O facto de os 12 Merlin estarem todos "presos" ao SAR (e não se conseguir ter os 4 CSAR bastante disponíveis para isso) é devido ao seu numero - e aí ou se compram mais e/ou um outro modelo começa a fazer SAR em certas condições - aos problemas de manutenção ou à falta de pilotos?

No tempo dos Pumas tinhas 10 helicópteros, estando 4 deles nos Açores, agora temos 12 EH101 e nos Açores até diminuiu para 2, dá uma diferença de 4, a base do Montijo está cheia de helis parados, mais que no tempo dos Pumas, actualmente numa situação normal deveríamos ter aparelhos disponíveis para outras missões.

Tens 2 nos açores, mas só tens uma equipa.