Graças ao facto de ter uma turbina de helicoptero e não um motor a gasóleo, o Abrams tem uma velocidade instantanea brutal, o reverso disso é o consumo.
Err..
Já vi várias vezes essa afirmação. Mas a única prova que dão têm a ver o elevado binário e a curva de binário das turbinas face à de um motor a diesel.
Ora, é verdade que as turbinas têm uma curva de binário muito robusta mas o comportamento do veículo também depende da transmissão. E a transmissão de um Leopard 2 não é uma caixa de velocidades como de um carro ou camião.
É uma transmissão infinitamente variável hidrostática/hidrodinâmica (Renk HSLW 354)
Em principio, as características da transmissão são muito mais importante que a curva de binário do motor (se a transmissão fosse ideal, a curva de binário do motor seria irrelevante e o motor poderia trabalhar sempre no regime de máxima eficiência/potência).
Do que me é dado a ver em vídeos, a aceleração do Leopard2 e do M1A2 são semelhantes.
Se alguém quiser fazer um drag race e cronometrar, era fixe.