Notícias do Exército Português

  • 2291 Respostas
  • 670675 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #810 em: Outubro 30, 2011, 05:42:21 pm »
 

*

jopeg

  • Membro
  • *
  • 53
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +1/-0
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #811 em: Novembro 02, 2011, 12:31:29 pm »
Caros,

Penso que o atual CEME vai deixar as suas funções no próximo mês de janeiro.

Já há algumas previsões/nomes de quem será o novo CEME ?

Um abraço,

Jopeg
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #812 em: Novembro 02, 2011, 04:01:11 pm »
Citar
O chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) afirmou hoje que é “necessário clarificar” quando voltará a haver admissões de militares nas Forças Armadas, sublinhando que no caso do Exército os efetivos “são vitais”.

“É necessário clarificar quando se retomará o processo de reincorporação [de efetivos no Exército]. Neste momento já temos cerca de novecentos e tal militares abaixo do ‘plafond’ que nos foi estabelecido e queremos recuperar esses efetivos”, afirmou o general Pinto Ramalho aos jornalistas no final de audição na comissão parlamentar de Defesa, que decorreu à porta fechada.

O CEME insistiu em que “os efectivos, para o caso do Exército, são vitais”.

“Enquanto a Marinha e a Força Aérea são intensivas do ponto de vista do equipamento, nós somos intensivos do ponto de vista do pessoal. O Exército sem pessoal não tem unidades. Portanto, precisa de ter unidades e precisa de as instruir e de ter uma organização que suporte quem está em operações”, acrescentou.

O general ilustrou que “uma unidade está em operações, depois regressa, descansa, mas tem de estar outra em preparação para a substituir ou reforçar”, sublinhando que “há um ciclo operacional que é muito exigente e se houver menos gente, este ciclo torna-se ainda mais exigente”.

Segundo Pinto Ramalho, a questão das admissões e da redução de efetivos nas Forças Armadas foi um dos assuntos abordados na comissão parlamentar, assim como as promoções, que estão também congeladas por causa dos constrangimentos orçamentais.

Para o CEME, o congelamento das promoções “tem de ser objeto de atenção profunda” e “tem de ser encontrada uma solução para isso”.

“As promoções nas Forças Armadas são um elemento da responsabilização hierárquica, da disciplina, da coesão. Lembro que as promoções não são apenas de oficiais generais, são promoções de cabos. A cadeia hierárquica tem de se manter”, afirmou o general.

“Sabemos que o país tem dificuldades, sabemos que há contenção orçamental. Somos peça deste processo de contenção orçamental, mas não podemos deixar de alertar para aspectos que podem afetar o funcionamento normal da instituição”, acrescentou.

Outro aspeto que preocupa o CEME são os cortes nos orçamentos destinados aos equipamentos das Forças Armadas.

As despesas do Estado com a Defesa vão diminuir 3,9%, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2012. No caso específico da Lei de Programação Militar, o corte de verbas chegará aos 17,1% e é estabelecida uma cativação adicional de 19,6%, para além da de 40% já instituída. O ministro da Defesa, Pedro Aguiar-Branco, já admitiu que a compra dos helicópteros NH-90, para o Exército, será renegociada.

Neste contexto, “há programas estruturantes para o Exército com os quais o CEME tem de estar preocupado”, disse hoje Pinto Ramalho, referindo o caso dos NH-90, dos Pandur, os equipamentos de rádio e os blindados 4x4.

“Esperemos que não estejam comprometidos, esperemos que sejam encontradas soluções para que, mesmo com uma maior dilação no tempo, possam ser concretizados. Até porque há investimentos já feitos, há equipamentos já no terreno, seria mau que não se completassem os projetos, a coerência dos mesmos ficaria comprometida e o resultado não seria consentâneo com os investimentos já feitos”, afirmou.
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/chefe-do-estado-maior-do-exercito-quer-saber-quando-havera-novas-admissoes-nas-forcas-armadas-1519225
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 275
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +2/-0
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #813 em: Novembro 20, 2011, 08:08:18 pm »
Esclarecimento do Exercito:

Citar
25-10-2011   NOTÍCIA DO DN “AGUIAR-BRANCO CORRIGE OPÇÕES DO EXÉRCITO”  

COMUNICADO Nº 66/2011

          Na sequência das Comemorações do Dia do Rexército na cidade de Bragança, o Jornal Diário de Noticias, edição de 24OUT11, na página 9, publica a notícia em epígrafe onde no seu sexto parágrafo é referido o seguinte:

“O problema é ver-se um desfasamento entre as prioridades do seu mandato e a realidade financeira do País de que são exemplos (para não insistir nas Pandur ou nos NH9O) a dispersão territorial dos quartéis e os 37 carros de combate Leopard: além de estarem há muito parados, o CEME disse precisar demais.”

Face ao publicado importa esclarecer o seguinte:

1.    O artigo dá entender que os carros de combate Leopard se encontram inoperacionais. Ora, esta não é a realidade, os carros de combate estão operacionais com limitações devidas ao atraso na execução da chamada manutenção programada;

2.    Este material, devido à sofisticação tecnológica, contempla um plano de manutenção exigente que implica não só a utilização de componentes certificados como o emprego de pessoal devidamente credenciado;

3.    No sentido de se preservar ao máximo o material adquirido e tendo em conta o facto dos prazos de manutenção não estarem a ser cumpridos, por razões alheias ao Exército, por despacho de S. Ex.ª o General CEME de 21MAR11, foi decidido abrandar a utilização de carros de combate Leopard no treino operacional até que os prazos de manutenção, estabelecidos pelo fabricante, estejam a ser cumpridos;

4.    Para se compreender melhor a situação, informa-se que em Abril deste ano foi lançado um concurso público internacional para manutenção dos 37 carros, concurso este que foi cancelado pelo facto dos concorrentes não apresentaram a cotação de alguns serviços/componentes requeridos e apresentaram custos acima dos valores máximos estipulados no contrato;

5.    Actualmente, aguarda-se o visto do Tribunal de Contas para o lançamento de novo concurso internacional com o apoio da Agência Internacional “NATO Maintenance and Supply Agency” (NAMSA);

6.    Assim, a situação dos carros de combate Leopard deveu-se a uma opção do Exército com o objectivo de proteger e resguardar o material adquirido, podendo ser contudo, imediatamente utilizados, em caso de manifesta necessidade;

7.    A situação relacionada com a manutenção dos CC Leopard é do conhecimento da Tutela tendo as solicitações financeiras sido feitas em tempo oportuno, aguardando-se a disponibilização dos devidos recursos financeiros;

8.    Quanto à necessidade de mais carros de combate, nomeadamente ao referido “ o CEME disse precisar de mais” essa afirmação deve ser complementada com o facto do Exército considerar mais vantajoso completar o Grupo de Carros de Combate, num total de 55 carros, tal significando a aquisição de mais 18, tendo para o efeito submetido à Tutela, como contrapartida, a proposta de alienação de 65 carros de combate M60, mais 6 plataformas de instrução, de um total de 101 carros de combate existentes;

9.    Por último e no respeitante “à dispersão territorial dos quartéis”, não se presta qualquer esclarecimento uma vez que o assunto foi por diversas vezes objecto de informação ao autor, estranhando o Exército a sua persistência em abordar reiteradamente o mesmo, de forma vaga e não fundamentada.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #814 em: Dezembro 12, 2011, 08:54:14 pm »
Citar
O chefe do Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho, lamentou esta segunda-feira "não ver concretizados grandes projectos" para o seu ramo como o dos helicópteros NH90, do COSEX ou das viaturas blindadas Pandur.

"Fica sempre algo por fazer, aliás, julgo que não haverá chefe de Estado-Maior nenhum que não fique com pena de não ver concretizados os grandes projectos que considerou serem grandes objectivos do seu mandato", afirmou Pinto Ramalho, em jeito de balanço, já que abandona o cargo nos próximos dias.

O chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), que assumiu funções em 2006, confessou ter como "grandes objectivos do mandato a concretização do COSEX, da transferência das Oficinas de Material de Engenharia para junto do que consideramos ser o pólo logístico do Exército" e, "indiscutivelmente, os grandes projectos de reequipamento, reestruturantes do Exército": Helicópteros NH90 e Pandur.

O programa das Pandur tem sofrido desde o seu início vários atrasos e o ministro da Defesa já disse que tanto este como o dos NH90 estarão "congelados" em 2012.

Noutro plano, Pinto Ramalho congratulou-se com "a aquisição de capacidades que estão hoje na fronteira tecnológica do país" no que respeita "à capacidade de defesa biológica e química, intervenção no âmbito do ciberespaço e organização e estabilização das brigadas".

"Fizemos também algo que me parece extremamente importante, que foi tornar o Exército bem conhecido em termos internacionais, através dos contactos que tivemos com outros países, com outros chefes de Estado-Maior, o que nos leva a dizer, fruto do desempenho das nossas Forças Nacionais Destacadas, que somos hoje um Exército que conta", acrescentou.

Luís Pinto Ramalho disse ter sempre seguido como orientação "fazer hoje um Exército melhor do que ontem e criar condições para que o Exército de amanhã seja melhor ainda do que hoje".

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2180615&page=-1
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #815 em: Dezembro 14, 2011, 08:07:46 pm »
Citar
O general Pina Monteiro será o novo chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), a partir da próxima semana, soube o DN.

Pina Monteiro, actual representante militar de Portugal junto da NATO, é o primeiro chefe militar escolhido pelo actual Governo e vai suceder ao general Pinto Ramalho, que cessa funções no próximo domingo.

A nomeação formal de Pina Monteiro como CEME cabe ao Presidente da República, Cavaco Silva, que recebe esta tarde o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Luís Araújo.

A audiência foi divulgada pelo Palácio de Belém e ocorre às 17.30 desta quarta-feira. A posse de Pina Monteiro, dada pelo Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, deverá ocorrer segunda-feira.

O nome de Pina Monteiro foi apreciado segunda-feira pelo Conselho Superior do Exército, que se pronunciou favoravelmente sobre a escolha proposta pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2184656
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #816 em: Janeiro 04, 2012, 05:40:07 pm »
Ciente de que o assunto COMBATENTES é transversal a todas as Forças Armadas, mas por não ter encontrado um assunto mais adequado, fica aqui um link para o COMBATENTES TV: http://www.combatentes.tv/html/
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #817 em: Janeiro 15, 2012, 03:08:25 pm »
Citar
On 12 January, the Portuguese Army BrigMec (Brigada Mecanizada) mechanized brigade has received the VTE (Video Training Equipment) training system procured by Portugal´ DGAIED (Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa) to the Dutch procurement agency DMO (Defensie Materieel Organisatie) in 2010 for less than EUR1 million. With the Royal Netherlands Army (RNA) (Koninklijke Landmacht), the training system is known as VOU (VideO Uitrustingssysteem).

The whole system consists of a tripod mounted target observation camera, telemetry equipment and associated antennas, onboard equipment for the battle tank, a single heavy tactical truck equipped with a shelter, targeting systems, the trailer mounted genset and maintenance tools. The shelter is fitted a modular tent, the air conditioning system, a command and control flat-screen, tactical radios and associated antennas, a mast mounted antenna, intercom system and two integrated portable debriefing units each one equipped with two TV displays, a joystick, loudspeaker and microphone, the video recorder and associated electronic systems and cabling.

The VTE is essentially a live firing TV-monitoring equipment which allows the firing instructor to watch closely the activities of the gunner/commander in the tank as well as the hit effect in the target.

The system will be operated by the GCC (Grupo de Carros de Combate) battle tanks group which is equipped with 37 former Royal Netherlands Army Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG Leopard 2A6 vehicles. The vehicles were procured to the DMO through the NAMSA (NATO Maintenance & Supply Agency).

Further training equipments should be procured by Portugal including a crew training system, gunnery and combat simulator based on SAAB AB BT46 laser training system, turret trainer, table top trainer, classroom driver trainer, training equipment for follow-on crew and maintenance personnel, driving simulator, turret maintenance simulator, chassis maintenance trainer, turret trainer with 120mm weapon simulator and fault input system, a platoon fire control trainer and a 25mm barrel insert system.

In the RNA service, the VTE shelter is transported by a DAF Trucks NV YA 4442D tactical truck.



http://defesaglobal.wordpress.com/2012/01/15/2608/
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #818 em: Março 15, 2012, 08:51:18 pm »
Citar
O incêndio que deflagrou às 12.45 horas desta quinta-feira no pinhal de Vieira de Leiria, na sequência de um exercício militar do Exército está controlado, disse Paulo Rosendo, das relações públicas do Exército.

 


Um míssil Chaparral durante o exercício militar "Relâmpago 09" de fogo real onde também foram disparados misseis Stinger e Canhões Bitubo AA de 20 mm, no Pinhal de Leiria, em Vieira de Leiria
 
O incêndio foi registado após a utilização de um canhão bitubo de 20 milímetros, que disparava contra um alvo aéreo.

No local estavam uma viatura e bombeiros voluntários de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, que iniciaram o combate às chamas.

Mas apenas com a chegada de reforços humanos e materiais -três viaturas - o incêndio foi controlado.

Os jornalistas foram retirados pelos militares do local onde assistiam ao exercício 'Relâmpago 12', que decorre até sexta-feira.

Sem fazer feridos ou ameaçar construções, o fogo começou com dois focos, mas rapidamente alastrou para uma frente, que foi combatida pelos bombeiros e militares.

No exercício estão envolvidos 21 oficiais, 57 sargentos e 144 praças e o seu objetivo é "exercitar todas as Unidades de Artilharia Antiaérea do Sistema de Forças do Exército, no planeamento, controlo e conduta do apoio às operações terrestres", segundo uma nota do Exército.

Na sessão desta quinta-feira foram usados todos os meios e unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Português (os sistemas míssil antiaéreos STINGER e CHAPARRAL e o Sistema Canhão Bitubo 20mm), da responsabilidade do Comando das Forças Terrestres

jn.pt
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #819 em: Abril 13, 2012, 03:43:29 pm »
Citar
A Força de Reação Imediata das Forças Armadas portuguesas está a elevar o seu nível de prontidão devido ao agravamento da situação na Guiné-Bissau.

Segundo fontes militares, forças especiais, paraquedistas e fuzileiros receberam ordens nas últimas horas para aumentar a velocidade de resposta para "acautelar" qualquer eventualidade.

A FRI, que tem meios dos três ramos das Forças Armadas que variam consoante o tipo de missão, pode ser deslocada em 72 horas e é comandada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA).

Contactados pela Lusa, nem o gabinete do ministro da Defesa Nacional nem o porta-voz do EMGFA quiseram fazer qualquer comentário sobre este assunto.

Na quinta-feira à noite um grupo de militares guineenses atacou a residência do primeiro-ministro e candidato presidencial, Carlos Gomes Júnior, e ocupou vários pontos estratégicos da capital da Guiné-Bissau. A ação foi justificada esta sexta-feira, em comunicado, por um autodenominado Comando Militar, cuja composição se desconhece, como visando defender as Forças Armadas de uma alegada agressão de militares angolanos, que teria sido autorizada pelos chefes do Estado interino e do Governo.

A mulher de Carlos Gomes Júnior disse esta sexta-feira que ele foi levado por militares na noite do ataque e encontra-se em parte incerta, bem como o presidente interino, Raimundo Pereira.

Os acontecimentos militares na Guiné-Bissau, descritos como um "golpe de estado" pelo presidente da República português e pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, antecederam o início da campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais previstas para dia 29 de abril.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Palops/Interior.aspx?content_id=2418594&page=-1
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #820 em: Abril 13, 2012, 07:01:05 pm »
Continuamos sem LPD....
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #821 em: Abril 13, 2012, 09:17:35 pm »
Citação de: "typhonman"
Continuamos sem LPD....

Podemos sempre usar o atlantida.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #822 em: Abril 13, 2012, 10:05:47 pm »
Citação de: "typhonman"
Continuamos sem LPD....


Se alugar barato......... ys7x9

 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #823 em: Abril 16, 2012, 07:52:23 pm »
Não, obrigado,lá nos "safamos".

Vocês podem-lhe dar um bom uso, para trazer chifres de Elefantes para "Espãna".
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #824 em: Abril 16, 2012, 09:29:58 pm »
O meninos para casas de piedade portuguesas.....