Finalmente: Leopard II para Portugal

  • 1707 Respostas
  • 480535 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1485 em: Fevereiro 07, 2023, 05:41:17 pm »


Tanto quanto sei, Portugal não adquiriu à Holanda 37 carros de combate, mas sim 36.
O 37º veículo é um chassis adaptado para treino dos condutores.


 Para além de 37 Carros de Combate foi também adquirido um 38º, apelidado de “buggy”, adaptado à instrução de condução, e um “39º em peças”. Ou seja, espera-se com este fornecimento e bem assim como algum outro material diverso (um lote de sobressalentes, ferramentas especiais para casco e torre e manuais técnicos em suporte digital e convencional) manter a operacionalidade das viaturas durante algum tempo sem necessidade de recorrer ao “mercado”.

Fonte : https://www.operacional.pt/leopard-2-a6-em-panoramica/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1486 em: Fevereiro 07, 2023, 05:46:11 pm »
Os 37 Leopard 2A6 foram adquiridos em Janeiro de 2008 à 🇳🇱 @Defensie por EUR77.7M para o 🇵🇹 @Exercito_pt. Foram ainda adquiridas munições, granadas, um Leopard 2 escola, ferramentas, documentação, instrução, treino, sobressalentes, integração do rádio PRC-525, e metralhadoras.

 https://twitter.com/Defence360/status/1622709852135981074?t=lAXCG82wdUMWaz0Ni1lgfQ&s=19

Mas foi em 2008 e os sobressalentes vão indo. Como acontece com o carro de todos nós, que fica parado se não for a manutenção ou trocar alguma peça estragada.
Mas a questão é que para certas coisa não falta verba para manter, para outras encosta-se até não haver mais, ou andam a pilhar de uns para manter outros.
Agora faltar vedantes e outras partes menores é desleixo, porque se pode encostar e usar outros. Afinal 37 se calhar é demais(sarcasmo)

Pescador, os sobressalentes que nos foram ofertados, não eram mais que  todos os componentes, e quando refiro todos, são mesmo todos, que compõem um CC, desmontado, incluindo o casco, torre e demais peças, que não era mais que o 39 CC adquirido.

https://www.operacional.pt/um-dia-no-grupo-de-carros-de-combate

Abraços 
« Última modificação: Fevereiro 07, 2023, 06:15:27 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1487 em: Fevereiro 07, 2023, 05:59:42 pm »
Citação de: Cabeça de Martelo
Para além de 37 Carros de Combate foi também adquirido um 38º, apelidado de “buggy”, adaptado à instrução de condução, e um “39º em peças”. Ou seja, espera-se com este fornecimento e bem assim como algum outro material diverso (um lote de sobressalentes, ferramentas especiais para casco e torre e manuais técnicos em suporte digital e convencional) manter a operacionalidade das viaturas durante algum tempo sem necessidade de recorrer ao “mercado”.

I stand corrected ...
Curiosamente, 37 é o valor indicado no "Military Balance" mas eu sempre pensei que estava incorreto ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1488 em: Fevereiro 07, 2023, 06:19:12 pm »


Tanto quanto sei, Portugal não adquiriu à Holanda 37 carros de combate, mas sim 36.
O 37º veículo é um chassis adaptado para treino dos condutores.


 Para além de 37 Carros de Combate foi também adquirido um 38º, apelidado de “buggy”, adaptado à instrução de condução, e um “39º em peças”. Ou seja, espera-se com este fornecimento e bem assim como algum outro material diverso (um lote de sobressalentes, ferramentas especiais para casco e torre e manuais técnicos em suporte digital e convencional) manter a operacionalidade das viaturas durante algum tempo sem necessidade de recorrer ao “mercado”.

Fonte : https://www.operacional.pt/leopard-2-a6-em-panoramica/

Só falta virem os especialistas a terreiro dizer que o deplorável estado operacional da frota se deve a ter sido recebido apenas um CC, o 39*, em peças, para serem utilizadas como sobressalentes !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1538
  • Recebeu: 474 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +311/-191
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1489 em: Fevereiro 07, 2023, 06:29:30 pm »


Tanto quanto sei, Portugal não adquiriu à Holanda 37 carros de combate, mas sim 36.
O 37º veículo é um chassis adaptado para treino dos condutores.


 Para além de 37 Carros de Combate foi também adquirido um 38º, apelidado de “buggy”, adaptado à instrução de condução, e um “39º em peças”. Ou seja, espera-se com este fornecimento e bem assim como algum outro material diverso (um lote de sobressalentes, ferramentas especiais para casco e torre e manuais técnicos em suporte digital e convencional) manter a operacionalidade das viaturas durante algum tempo sem necessidade de recorrer ao “mercado”.

Fonte : https://www.operacional.pt/leopard-2-a6-em-panoramica/

Só falta virem os especialistas a terreiro dizer que o deplorável estado operacional da frota se deve a ter sido recebido apenas um CC, o 39*, em peças, para serem utilizadas como sobressalentes !

Abraços

O pior é que se calhar nem assim esse funcionava hehe
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 967
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1490 em: Fevereiro 07, 2023, 07:06:22 pm »


Tanto quanto sei, Portugal não adquiriu à Holanda 37 carros de combate, mas sim 36.
O 37º veículo é um chassis adaptado para treino dos condutores.


 Para além de 37 Carros de Combate foi também adquirido um 38º, apelidado de “buggy”, adaptado à instrução de condução, e um “39º em peças”. Ou seja, espera-se com este fornecimento e bem assim como algum outro material diverso (um lote de sobressalentes, ferramentas especiais para casco e torre e manuais técnicos em suporte digital e convencional) manter a operacionalidade das viaturas durante algum tempo sem necessidade de recorrer ao “mercado”.

Fonte : https://www.operacional.pt/leopard-2-a6-em-panoramica/

Só falta virem os especialistas a terreiro dizer que o deplorável estado operacional da frota se deve a ter sido recebido apenas um CC, o 39*, em peças, para serem utilizadas como sobressalentes !

Abraços

Deviam ter usado peças da Vasco da Gama.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1491 em: Fevereiro 07, 2023, 07:57:09 pm »
Citação de: papatango, há mais de dezasseis anos

Post de há mais de dezasseis anos
Eu também acho que devemos ter prudência e que a escolha do ministro não será exactamente má.

O problema é que o dinheiro não é esticável e não há milagres, por muito boas que sejam as intenções do MDN.
Pessoalmente não estou convencido sobre a vantagem de termos carros como os Leopard-IIA6 e sinceramente não sei se do ponto de vista da doutrina, não faria mais sentido um numero de veículos como os Centauro, em vez de tanques Leopard.

Mas a principal razão prende-se com a capacidade de utilizar tais meios. A verdade é que nem treino adequado temos e grande parteo do exército ficou nos anos 70.

A prova é que estamos essencialmente a enviar tropas especiais mais treinadas para os teatros de operações da Bósnia ao Afeganistão. Aquilo que nos habituamos a chamar de tropa "macaca" e que é quem na realidade ganha as guerras (desculpem-me os apaixonados pelas forças especiais e pelos desportos radicais  :mrgreen:  ) não progrediu praticamente nada.
E esse é o nosso grande problema.
Cumprimentos

Quando ainda não havia certezas de que os carros comprados eram os Leopard-2A6, considerávamos que a sua utilidade seria para "manter escola" e que não haveria meios de os transportar para lado nenhum em caso de necessidade.

Foi a escola mantida ?
provavelmente foi...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1492 em: Fevereiro 08, 2023, 09:28:41 am »
Desculpa, mas aí vou ter que discordar. Eu lembro-me muito bem de como era o arremacho/tropa macaca/normal quando eu servi. Eles eram tão maus, tão básicos que eu e os meus camaradas até tínhamos vergonha de envergar a mesma farda que eles. Hoje em dia o tempo de formação ser maior do que era e o facto de serem todos contratados mudou muito o panorama. E não a formação mudou e muito. Por exemplo no meu tempo os primeiros socorros foi uma semana do Cabo Socorrista mais FDP que havia na unidade a dar-nos algumas luzinhas (com muitas completas à mistura). Uma espécie de TAT com menos meios. Hoje em dia há cursos específicos baseados na experiência Norte-Americana dado tanto na Armada como no Exército e até a GNR (UI há formação nisso).

O problema passa pelos baixos salários, poucas vagas , falta de perspetivas de futuro no seio das Forças Armadas é que levou a esta falta colossal de operacionais.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4041
  • Recebeu: 2620 vez(es)
  • Enviou: 2168 vez(es)
  • +5703/-2806
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1493 em: Fevereiro 08, 2023, 11:27:35 am »
Desculpa, mas aí vou ter que discordar. Eu lembro-me muito bem de como era o arremacho/tropa macaca/normal quando eu servi. Eles eram tão maus, tão básicos que eu e os meus camaradas até tínhamos vergonha de envergar a mesma farda que eles. Hoje em dia o tempo de formação ser maior do que era e o facto de serem todos contratados mudou muito o panorama. E não a formação mudou e muito. Por exemplo no meu tempo os primeiros socorros foi uma semana do Cabo Socorrista mais FDP que havia na unidade a dar-nos algumas luzinhas (com muitas completas à mistura). Uma espécie de TAT com menos meios. Hoje em dia há cursos específicos baseados na experiência Norte-Americana dado tanto na Armada como no Exército e até a GNR (UI há formação nisso).

O problema passa pelos baixos salários, poucas vagas , falta de perspetivas de futuro no seio das Forças Armadas é que levou a esta falta colossal de operacionais.

Maior exigência mas depois nada de recompensar a condizer
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4041
  • Recebeu: 2620 vez(es)
  • Enviou: 2168 vez(es)
  • +5703/-2806
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1494 em: Fevereiro 08, 2023, 11:39:26 am »


Tanto quanto sei, Portugal não adquiriu à Holanda 37 carros de combate, mas sim 36.
O 37º veículo é um chassis adaptado para treino dos condutores.


 Para além de 37 Carros de Combate foi também adquirido um 38º, apelidado de “buggy”, adaptado à instrução de condução, e um “39º em peças”. Ou seja, espera-se com este fornecimento e bem assim como algum outro material diverso (um lote de sobressalentes, ferramentas especiais para casco e torre e manuais técnicos em suporte digital e convencional) manter a operacionalidade das viaturas durante algum tempo sem necessidade de recorrer ao “mercado”.

Fonte : https://www.operacional.pt/leopard-2-a6-em-panoramica/

Só falta virem os especialistas a terreiro dizer que o deplorável estado operacional da frota se deve a ter sido recebido apenas um CC, o 39*, em peças, para serem utilizadas como sobressalentes !

Abraços


Seria de esperar por quem lida com isto, que tivesse noção da necessidade de manutenção/substituição de peças, ao longo do tempo de operação dos meios. Meios que são cada vez mais complexos e exigentes também nessa manutenção.
Mas parece que o mal é geral, Exército, Marinha e Força Aérea, adquire-se e depois pilha-se, sem ter stock normal ou prever a necessidade de peças em tempo. Porque embora possam ocorrer avarias pontuais, noutras questões existe uma previsão do seu gasto e com isso se solicitar as aquisições para substituição. Não é diferente de se gastar munições. Se temos x e gastamos y, depois em tempo devem ser repostas. Peças idem. Fazem x quilômetros, fazem x horas de uso. Então muito pode ser antecipado.
Compreende-se que não tenhamos em stock tudo e em quantidade, mas  existindo uma linha de produção deve manter-se a ligação e em tempo adquirir.
Na segunda guerra é que reciclavam peças de aviões destruídos para montar mais rapidamente outros e a assim aumentar o fornecimento. Aconteceu durante a chamada batalha de Inglaterra.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1495 em: Fevereiro 08, 2023, 02:20:03 pm »
Citação de: Cabeça de Martelo
Desculpa, mas aí vou ter que discordar. Eu lembro-me muito bem de como era o arremacho/tropa macaca/normal quando eu servi.
Eu não sei se este trecho era relativo ao meu post...

Mas você percebeu que eu coloquei aqui um «quote» do que escrevi há quase dezassete anos atrás ?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4041
  • Recebeu: 2620 vez(es)
  • Enviou: 2168 vez(es)
  • +5703/-2806
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1496 em: Fevereiro 08, 2023, 05:45:09 pm »
O Costa voltou a afirmar que vai mesmo mandar Leopard 2 para a Ucrânia, passando alguns inop pela Alemanha para fazer a manutenção que falta. Era de aproveitar e mandar vir peças para outros que por cá ficam e precisam
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1497 em: Fevereiro 09, 2023, 03:17:31 pm »
Era aproveitar era aquela negociata dos americanos (se fosse verdade) e mandar os Leopard´s pra Ukrania e os americanos que nos enviassem um numero igual de M1A2.
Ao menos viriam todos a trabalhar e não apenas 12.....
 :-P
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1498 em: Fevereiro 09, 2023, 03:45:20 pm »
Era aproveitar era aquela negociata dos americanos (se fosse verdade) e mandar os Leopard´s pra Ukrania e os americanos que nos enviassem um numero igual de M1A2.
Ao menos viriam todos a trabalhar e não apenas 12.....
 :-P

Se não temos guarnições para todos os CC do que ia adiantar? Ainda por cima a manutenção deve ser baratinha, deve.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1499 em: Fevereiro 09, 2023, 06:53:21 pm »
Citar
Era aproveitar era aquela negociata dos americanos (se fosse verdade) e mandar os Leopard´s pra Ukrania e os americanos que nos enviassem um numero igual de M1A2.
Ao menos viriam todos a trabalhar e não apenas 12.....

O Abrams gasta mais parado que um carro médio a acelerar na autoestrada.
Ainda que em terreno irregular, a subir rampas etc... o consumo do  motor a diesel do Leopard-2 gaste quase o mesmo..

Se temos problemas com a manutenção dos Leopard, então dos Abrams, nem para a parada militar do 25 de Abril se arranjava um (tinham que ser transportados em reboques... (o que aliás já aconteceu com os Leopard-2)

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...