FAC

  • 30 Respostas
  • 13290 Visualizações
*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: FAC
« Responder #15 em: Novembro 23, 2016, 03:31:18 pm »
Mas salvo erro o NOTP agora faz a protecção a esses homens em caso de operarem autonomamente, certo? Os tempos de vermos pessoal do Exército a fazer esse trabalho ficou para trás.

Acho que isso é caso a caso, depende de para quem o FAC trabalha, se for algo só do interesse da FAP, a FAP assume com o NOTP, mas se o FAC for apoiar uma missão do Exército, Fuzileiros, OE, etc, então o FAC vai integrar essa unidade, não há necessidade de enviar outra unidade só para acompanhar o FAC.

Mas isso é algo que tem que se limar.

Isso já está mais que limado...
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lightning

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: FAC
« Responder #16 em: Novembro 23, 2016, 03:48:35 pm »
Lembro-me de ler esta rapaziada integrada em várias unidades durante exercícios até em certas e determinadas unidades que começam com a sigla D e acabam em E... 8)
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sniper14, Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAC
« Responder #17 em: Novembro 23, 2016, 06:49:49 pm »
Isso já está mais que limado...

Eu não sou ninguém para desmentir :G-beer2:.

Mas já li para ai uns trabalhos da AM, em que eles dizem que os FAC da Força Aérea não tem sensibilidade para a manobra terrestre, e outras coisas que agora não me recordo, e que era mais prático que o Exército tivesse os seus próprios FACs, etc.

Mas se a engrenagem já está bem oleada, óptimo, ainda é melhor do que eu pensava.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: FAC
« Responder #18 em: Novembro 24, 2016, 12:55:05 pm »
Isso já está mais que limado...

Eu não sou ninguém para desmentir :G-beer2:.

Mas já li para ai uns trabalhos da AM, em que eles dizem que os FAC da Força Aérea não tem sensibilidade para a manobra terrestre, e outras coisas que agora não me recordo, e que era mais prático que o Exército tivesse os seus próprios FACs, etc.

Mas se a engrenagem já está bem oleada, óptimo, ainda é melhor do que eu pensava.

Trabalhos da AM...há que puxar a brasa à sardinha. E não vir a GNR dizer que devem ser eles a ter essa capacidade já não é mau.
Pois claro, é mais uma tasca para multiplicar...
Quer dizer mais prático é sempre ter em casa do que depender da disponibilidade do vizinho.
Se a Força Aérea "adormecer" na forma até os próprios Fuzileiros potenciarão essa capacidade.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: FAC
« Responder #19 em: Novembro 24, 2016, 01:00:00 pm »
Não podemos esquecer que houve Sargentos e Oficiais da Companhia de Precursores e da FOEsp a tirar o dito curso. Dito isto, se não há treino regular, é deitar dinheiro fora.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAC
« Responder #20 em: Novembro 24, 2016, 02:56:06 pm »
Cabeça de Martelo, pelo que li nesses trabalhos, a principal dificuldade, fora da Força Aérea, é isso mesmo, é que para esse pessoal treinar tem que requisitar um F-16 à Força Aérea, e tem que pagar as horas de voo.

É que os FAC da Força Aérea coordenam os seus treinos com as esquadras de F-16, é o Comando Aéreo que manda em ambos, desse modo reduzem custos, mas o Exército e Fuzileiros podem não ter o pessoal disponivel, podem preferir outras datas, e ai, tem que pagar, por isso é que esse pessoal perdeu as qualificações.

Os Precs, Fuzos, OE, até poderiam ter pessoal qualificado em FAC, mas as respectivas chefias teriam que ter a sensibilidade para os libertar para exercicios com os F-16 quando a Força Aérea indicasse.
« Última modificação: Novembro 24, 2016, 03:01:10 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: FAC
« Responder #21 em: Novembro 24, 2016, 03:17:16 pm »
É como os saltos... se não há saltos de manutenção perde-se as qualificações. Nos FAC é a mesma coisa e isto são actividades muito caras.

Penso que tenha sido nesse mesmo trabalho/tese que alguém aponta como medida intermédia formar Joint Fire Observer nos outros Ramos. Os JFO não são substitutos dos FAC, são digamos uma espécie de ajudantes dos mesmo, estando sob seu comando. Uma coisa é certa, para os FAC da FAP poderem ser usados em todas as circunstâncias, penso que seria interessante eles terem o Curso de Paraquedismo militar e o de Mergulhador de Combate, visto terem que trabalhar integrados em unidades tanto de Infantaria (seja de que brigada for), acabando unidades de Operações Especiais (FOEsp e DAE). Com os Precs eles podem infiltrar-se em SAM em tandém como de resto já se fez em exercícios.





Fonte: http://warriors.pt/
« Última modificação: Novembro 24, 2016, 03:27:23 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAC
« Responder #22 em: Novembro 24, 2016, 03:28:02 pm »
É como os saltos... se não há saltos de manutenção perde-se as qualificações. Nos FAC é a mesma coisa e isto são actividades muito caras.

Esse caso é bom, imagina que o DAE quer fazer saltos mas não lhe dá jeito as datas que os Paras lhes dizem, e eles vão falar com a Força Aérea que precisam de um avião, vai ficar mais caro, a ideia é a mesma.

Citar
Penso que tenha sido nesse mesmo trabalho/tese que alguém aponta como medida intermédia formar Joint Fire Observer nos outros Ramos. Os JFO não são substitutos dos FAC, são digamos uma espécie de ajudantes dos mesmo, estando sob seu comando. Uma coisa é certa, para os FAC da FAP poderem ser usados em todas as circunstâncias, penso que seria interessante eles terem o Curso de Paraquedismo militar e o de Mergulhador de Combate, visto terem que trabalhar integrados em unidades tanto de Infantaria (seja de que brigada for), acabando unidades de Operações Especiais (FOEsp e DAE). Com os Precs eles podem infiltrar-se em SAM em tandém como de resto já se fez em exercícios.

Eu também andei a ver esses trabalhos assim por alto, aquilo pronto, é como disseram, puxar a brasa à sardinha deles, pois nesses trabalhos tudos devia estar no Exército, os FAC, os helicopteros, etc,

Em relação à capacidade de infiltração dos FAC da Força Aérea, eles já praticamente cobrem todas as possibilidades, via terrestre, helicoptero, salto de pára-quedas em tandem, e neste video aparece pessoal a saltar de EH101 para a agua, por isso devem ter ambientação ao meio aquático, natação, etc. Se calhar só falta o mergulho.

Os FAC da USAF tem esses cursos todos, para-quedismo, mergulhador, etc. Nós se calhar temos que tentar por os FACs, pés no chão de outras maneiras, como o salto em tandem.
« Última modificação: Novembro 24, 2016, 03:32:44 pm por Lightning »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: FAC
« Responder #23 em: Novembro 24, 2016, 03:35:27 pm »
Acho que tanto eu, como tu e o Raphael defendemos a mesma coisa. FAC é na FAP e pelas razões que já foram apontadas. Defendo também um aprimoramento das capacidades dos ditos militares com outros curso como o de Paraquedismo Militar, Mergulhador de Combate, mas posso pensar em outros cursos como o de Curso de Combate em Áreas edificadas, etc.

O JFO seria mais uma forma de aumentar os olhos no terreno e facilitar a vida ao FAC.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAC
« Responder #24 em: Novembro 24, 2016, 04:31:38 pm »
Acho que tanto eu, como tu e o Raphael defendemos a mesma coisa. FAC é na FAP e pelas razões que já foram apontadas. Defendo também um aprimoramento das capacidades dos ditos militares com outros curso como o de Paraquedismo Militar, Mergulhador de Combate, mas posso pensar em outros cursos como o de Curso de Combate em Áreas edificadas, etc.

Eu defendo é que os Ramos se entendam, isto é, ou se assume que só a FAP tem FAC e fornece a quem precisar, ou a haver militares do Exército/Marinha com curso FAC. Depois tem que ficar acordado que quando existirem exercicios de manutenção de qualificações, esse pessoal tem que avançar, tem que se garantir que esse pessoal mantem a qualificação um certo tempo (anos), não é tirar os cursos porque fica bonito no curriculum, mas fica tudo na gaveta.

Mas concordo que com os FAC todos da FAP é mais fácil de coordenar do que ter pessoal espalhado por vários ramos.
« Última modificação: Novembro 24, 2016, 04:40:35 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAC
« Responder #25 em: Janeiro 26, 2017, 06:47:47 pm »
exercício dos US Marines, Fuzileiros da Marinha e FAC da Força Aérea

https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/videos/891181494355009/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAC
« Responder #26 em: Maio 15, 2017, 02:33:15 pm »
A revista Mais Alto de Março/Abril tem um artigo sobre Apoio Aéreo Próximo, onde uma parte substancial é sobre os FAC.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAC
« Responder #27 em: Setembro 04, 2017, 09:31:37 am »
Quando vi isto no facebook da Força Aérea até fiquei parvo, "queres ver que já recrutam directamente de civil?"

Concurso aberto para Tactical Air Control Party
Até 18 de setembro


Mas não ;D
http://www.emfa.pt/www/noticia-1229

Mas fiquei a saber que sargentos e oficiais RC também podem ser FAC, desde que não tenham cumprido mais de 1/3 do contrato.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: FAC
« Responder #28 em: Setembro 25, 2017, 12:15:01 pm »
Power from above: the Joint Terminal Attack Controller

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: FAC
« Responder #29 em: Dezembro 31, 2017, 04:25:45 pm »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF