Substituição dos Alpha-jet

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1275 em: Fevereiro 05, 2022, 07:25:17 pm »
Charlie aí diz apoiar missões da ONU.

Na Ucrânia são missões NATO. Completamente diferente.

RCA sim, Ucrânia não.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1276 em: Fevereiro 05, 2022, 08:06:19 pm »
Charlie aí diz apoiar missões da ONU.

Na Ucrânia são missões NATO. Completamente diferente.

RCA sim, Ucrânia não.

Não reparei que se queria referir à situação ucraniana, aí estamos completamente de acordo. No entanto, a avançar (esperemos que nunca chegue a ser necessário), serão sempre os F-16 e o P-3C, e mais não podemos dar até porque não temos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1277 em: Fevereiro 05, 2022, 08:11:28 pm »
Eu até podia falar mais sobre este assunto, mas por respeito a quem me disse, não o vou fazer.
Só posso dizer, força Embraer !  ::)

 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1278 em: Fevereiro 05, 2022, 08:42:39 pm »
Charlie aí diz apoiar missões da ONU.

Na Ucrânia são missões NATO. Completamente diferente.

RCA sim, Ucrânia não.

Não reparei que se queria referir à situação ucraniana, aí estamos completamente de acordo. No entanto, a avançar (esperemos que nunca chegue a ser necessário), serão sempre os F-16 e o P-3C, e mais não podemos dar até porque não temos.

Realmente, ir de Super Tucano contra os Russos, não é propriamente COIN con aqueles sistemas de defesa aérea todos.
 

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LM

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1279 em: Fevereiro 05, 2022, 08:52:41 pm »
A ver se entendi: necessitamos de ter um avião para instrução; em vez de adquirir um avião desenhado para instrução vamos adquirir, mais caro, um avião que também serve para COIN em países de 3° mundo, insurgencias?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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typhonman

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1280 em: Fevereiro 05, 2022, 09:30:40 pm »
A ver se entendi: necessitamos de ter um avião para instrução; em vez de adquirir um avião desenhado para instrução vamos adquirir, mais caro, um avião que também serve para COIN em países de 3° mundo, insurgencias?

Exatamente !
Por isso digo, enquanto a Embraer mandar, nada se poderá fazer, além disso, vamos ver se os hélis médios sobrevivem....
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1281 em: Fevereiro 05, 2022, 09:56:40 pm »
A ver se entendi: necessitamos de ter um avião para instrução; em vez de adquirir um avião desenhado para instrução vamos adquirir, mais caro, um avião que também serve para COIN em países de 3° mundo, insurgencias?

Ao que parece sim, é mesmo isso.

Acaba por ser um pau de dois bicos. Se por um lado, além de obviamente permitir substituir os Alpha Jet de uma vez por todas, nos dá uma valência nova e útil para TOs como o RCA. Por outro lado, vamos estar a comprar uma aeronave mais cara que o principal concorrente (PC-21), o que num país que gasta tão pouco dinheiro com a Defesa, parece insensato com tanta necessidade mais gritante que a capacidade COIN.

Já o debate héli de ataque vs ST, apenas se vai concluir que cada um terá as suas vantagens e desvantagens. Nenhum dos dois é particularmente bom para sobreviver em espaço aéreo contestado, mas se o ST voa mais rápido e tem um tecto de serviço mais alto, o helicóptero pode-se esconder atrás de dunas, montes, montanhas, edifícios, e até árvores. Os hélis de ataque, foram feitos já a pensar nos conflitos convencionais, as aeronaves COIN não. Outra desvantagem do ST, é que precisa de uma superfície plana e relativamente longa para descolar, enquanto um héli consegue fazê-lo de qualquer descampado.

Para confirmar o meu ponto sobre o risco dos helis num campo de batalha moderno os Aliados no Iraque perderam 3 aviões de asa fixa por fogo inimigo: 2 C130 e 1 A10.

Perderam 52 equipamentos de asa rotativa por fogo inimigo incluindo 15 Apaches (4 em terra), 13 UH-60 e 3 Cobras.

Não esquecer que no cenário em que um A-10 é abatido por fogo inimigo, seria muito pior se no lugar destes, fossem usados STs. O A-10 aguenta muito mais porrada que o Super Tucano.

De qualquer das formas, as baixas de asa rotativa e asa fixa vão sempre depender de como os meios são usados. Existem cenários em que um ST não te serve para nada. Não usas um ST para MEDEVAC, ou para transporte de tropas.

Agora, o que se espera, é que se esta aquisição vier a acontecer, se invista na mesma em alguns hélis médios.
 
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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1282 em: Fevereiro 06, 2022, 11:10:23 am »
Mas qual desconversar? Querem ver que agora a guerra do golfo foi um conflito de baixa intensidade...  :o

https://www.ov10bronco.fortworthaviationmuseum.com/desert-storm-2001-ov-10-bronco/



Já agora essas tretas da USAF do "a e tal muito vulnerável", levam à  retirada de cada vez mais A10, que é só o melhor em Cas/Coin, que qualquer torradeira voadora com 72 horas para trocar o motor. Mandem esse para a UCRÂNIA;



Mas quais meios para a UCRÂNIA? Mais um idiota da Nato que acha que aquilo é uma guerra nossa? Nem helis para a RCA. Aliás, no nosso caso homens e material, só se forem ao Museu do Ar...  :mrgreen:



Cumprimentos

P.S. Já estou a ver o nosso helicanhão sobre os céus ucranianos (se calhar é mais fácil do que ver qualquer coisa com as cruzes de cristo algures)... :mrgreen:



P.S.2 F16 e P3 para a Ucrânia? A serio? 1 P3 e 4 F16. Os russos retiram logo e só param nos Urais...  :mrgreen:



P.S.3 Cada macaco no seu galho. Parte dos problemas dos Helis de ataque deveram-se às missões que por exemplo são diferentes da Europa para o Golfo, uma coisa é função antitanque na europa, no meio do arvoredo outra é a céu aberto, que nem uma duna existe para esconder o Apache. Mas o US Army não tem aviões de ataque e por isso usa o que pode, para não depender de quem tem caças multimissão. Velhos tempos em que a malta do Us Army os tinha no sítio e armava os Mohawk...


 
« Última modificação: Fevereiro 06, 2022, 11:24:01 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1283 em: Fevereiro 06, 2022, 11:24:01 am »
P.S.2 F16 e P3 para a Ucrânia? A serio? 1 P3 e 4 F16. Os russos retiram logo e só param nos Urais...  :mrgreen:



É a nossa contribuição, queres o quê mais? EH-101 para missões de Combat SAR, não? :mrgreen:

E com os 4 F-16 na Islândia, aprontar 6 caças para possível destacamento para a Polónia talvez não seja assim uma tarefa tão fácil, como as coisas andam... ::)

Saudações Aeronáuticas,
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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1284 em: Fevereiro 06, 2022, 11:30:03 am »
P.S.2 F16 e P3 para a Ucrânia? A serio? 1 P3 e 4 F16. Os russos retiram logo e só param nos Urais...  :mrgreen:



É a nossa contribuição, queres o quê mais? EH-101 para missões de Combat SAR, não? :mrgreen:

E com os 4 F-16 na Islândia, aprontar 6 caças para possível destacamento para a Polónia talvez não seja assim uma tarefa tão fácil, como as coisas andam... ::)

Já que é para pedir, missões SANDY, Eh101, Super Tucano e Cobertura de F16. Mais a Bartolomeu Avarias para o Mar Negro e o Putin só para na fronteira da China.  :mrgreen: 10 F16, mais no mínimo 2 parelhas cá para o burgo? No MUSAR, não existem para lá uns gajos certificados em A7P? Bastavam dois para fazer mais uma parelha...  :mrgreen:

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1285 em: Fevereiro 06, 2022, 01:31:21 pm »
Em relação à esquadra 103, descobri este site com os vários cursos ministrados em Eplison e Alfa Jet que um PILAV precisa de completar, penso que um dos cursos "conversão operacional para aeronave de combate", inclui saber voar uma aeronave complexa e uso correcto de armamento, por isso a necessidade de uma aeronave que tenha capacidade de usar armamento.
https://tecnodefesa.com.br/esquadra-103-a-escola-de-aviacao-de-caca-da-forca-aerea-portuguesa/

Só depois deste nivel ser feito é que podem passar para as esquadras de combate.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2022, 01:33:32 pm por Lightning »
 

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Red Baron

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1286 em: Fevereiro 06, 2022, 01:51:37 pm »
Vamos ver quem vai ser o parceiro, espero que seja novamente a Elbit.

Assim no futuro existe a possibilidade de virem também os M-346.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1287 em: Fevereiro 06, 2022, 02:28:28 pm »
Em relação à esquadra 103, descobri este site com os vários cursos ministrados em Eplison e Alfa Jet que um PILAV precisa de completar, penso que um dos cursos "conversão operacional para aeronave de combate", inclui saber voar uma aeronave complexa e uso correcto de armamento, por isso a necessidade de uma aeronave que tenha capacidade de usar armamento.
https://tecnodefesa.com.br/esquadra-103-a-escola-de-aviacao-de-caca-da-forca-aerea-portuguesa/

Só depois deste nivel ser feito é que podem passar para as esquadras de combate.

Nesse aspecto, talvez os F-16BM servissem. Vários países usam aeronaves de treino desarmadas. Além de que um ST nunca vai replicar o tipo de armamento do F-16, nomeadamente no que diz respeito a mísseis BVR, e eventuais mísseis anti-navio e de cruzeiro (caso tivéssemos  ::)).
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1288 em: Fevereiro 06, 2022, 03:18:32 pm »
Nesse aspecto, talvez os F-16BM servissem. Vários países usam aeronaves de treino desarmadas. Além de que um ST nunca vai replicar o tipo de armamento do F-16, nomeadamente no que diz respeito a mísseis BVR, e eventuais mísseis anti-navio e de cruzeiro (caso tivéssemos  ::)).

Nós seguimos a "escola" da USAF seguramente, mas nada impede vermos como fazem outros países. Podem é dar esta formação mais avançada de armamento em aeronaves bilugar como os nossos F-16B, mas nós também temos poucos, acho que são 4, com tantas vendas já nem sei.

Em relação ao armamento, pois o ST não utiliza misseis BVR nem Harpoon, mas usa canhão e pode usar diverso armamento nas asas guiado ou não guiado, por isso se a diferença é apenas o BVR (o Harpoon não temos como muito bem disse), essa parte pode ser ensinada nas esquadras de F-16.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2022, 03:19:06 pm por Lightning »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1289 em: Fevereiro 06, 2022, 03:45:56 pm »
Nós por acaso temos mísseis BVR? E radares para isso?

É que a partir de 1500 pés a distância para o horizonte já é semelhante ao limite de detecção do radar (se os valores de 83kms estiverem certos). Estou a referir-me aos APG-66 (V)2 dos F16.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2022, 03:47:28 pm por Visitante123 »