Substituição dos Alpha-jet

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Lancero

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1455 em: Janeiro 14, 2023, 07:00:15 pm »
Alguém me explica qual é a importância da RCA, para termos de lá estar enfiados?

Mali, RCA são interesses franceses. Ainda não percebi o que ganhamos pelas "ajudas"

Visitante123, vê o vídeo:

https://twitter.com/CedricMas/status/1614234289360769025?s=20&t=A3w2kfPnADFL6AlrfmM-YA

Além da entrada dos russos e Daesh no Sahel, há a questão de travar as migrações para a Europa.

Por que não participamos então na operação Barkane, recentemente terminada? Até a Estónia e a Suécia entraram.. A missão na RCA é promovida pela ONU, e esse é um conflito de caráter mais regional. Estão lá os russos tal como estes estão em todos os conflitos africanos.
Podemos falar de diamantes, mas isso já é levantar outras questões.

Cumprimentos

Estava uma SOTU preparada para a Takuba, que borregou por causa da retirada da Barkane. Acabaram na Roménia.
RCA é simples: o Guterres não se elegeu sozinho e as FFAA portuguesas não têm de ter medo de se chegar à frente. Aquele país precisa efetivamente de uma missão da ONU. E nós estamos nela, sem dramas. O 'favor' aos franceses já acabou, até porque eles já abandonaram em definitivo a RCA.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Kalil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1456 em: Janeiro 14, 2023, 07:53:05 pm »
A Barkane durou 9 anos, não entrámos porque nunca houve interesse em tomar decisões com profundidade geopolítica. Tinha sido um bom cenário para o fortalecimento das nossas FA, pela actuação conjunta com outras forças nossos pares e pelo tipo de combates que ocorreram. Sérvia logo à partida, para que as falhas mais graves viessem clarente à superfície.

A missão na RCA não tem o mesmo pendor político, é importante em termos humanitários e acho muito bem que lá estejamos. Não concordo que sirva de falso exemplo para uma estratégia ou ambição que não existe.
 

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P44

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1457 em: Janeiro 14, 2023, 08:15:42 pm »
Vocês falam do Guterres como se ele tivesse alguma importância
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Get_It

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1458 em: Janeiro 14, 2023, 08:52:01 pm »
Nessa história toda de aviões CAS para a RCA, o principal ponto que eu não percebo é o porquê de quererem que um país que não os opera, adquira ST e os envie para essas missões enquanto outro país que tem ST e os opera faz já décadas não os envia. ???

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Visitante123

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1459 em: Janeiro 14, 2023, 09:49:36 pm »
Alguém me explica qual é a importância da RCA, para termos de lá estar enfiados?

Mali, RCA são interesses franceses. Ainda não percebi o que ganhamos pelas "ajudas"

Visitante123, vê o vídeo:

https://twitter.com/CedricMas/status/1614234289360769025?s=20&t=A3w2kfPnADFL6AlrfmM-YA

Além da entrada dos russos e Daesh no Sahel, há a questão de travar as migrações para a Europa.

Por que não participamos então na operação Barkane, recentemente terminada? Até a Estónia e a Suécia entraram.. A missão na RCA é promovida pela ONU, e esse é um conflito de caráter mais regional. Estão lá os russos tal como estes estão em todos os conflitos africanos.
Podemos falar de diamantes, mas isso já é levantar outras questões.

Cumprimentos

Estava uma SOTU preparada para a Takuba, que borregou por causa da retirada da Barkane. Acabaram na Roménia.
RCA é simples: o Guterres não se elegeu sozinho e as FFAA portuguesas não têm de ter medo de se chegar à frente. Aquele país precisa efetivamente de uma missão da ONU. E nós estamos nela, sem dramas. O 'favor' aos franceses já acabou, até porque eles já abandonaram em definitivo a RCA.

Se a França saiu e nós ficamos isso quer dizer que o favor acabou? Ou por outro lado quer é dizer que o favor aumentou?

Pensem nisso.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1460 em: Janeiro 15, 2023, 02:53:44 pm »
Nessa história toda de aviões CAS para a RCA, o principal ponto que eu não percebo é o porquê de quererem que um país que não os opera, adquira ST e os envie para essas missões enquanto outro país que tem ST e os opera faz já décadas não os envia. ???

Cumprimentos,

O mais engraçado, é haver países lá ao lado com as ditas aeronaves. Mas não, tem de ser o tuga que mal investe na Defesa, a ter que comprar uma aeronave dedicada. Como se helicópteros armados, para o cenário actual, não bastassem. Nada mais é que uma invenção para tentar justificar a compra, compra essa que vai custar no mínimo 100 milhões, e que vai criar ainda mais problemas na FAP, que não tem dinheiro para o resto.

Mas espera, é para treino! No entanto, umas páginas atrás, foi dito que enviar pilotos para fora, custava em média 3 milhões/ano, ao que eu pergunto, se alguém fez as contas? É que são uns míseros 30 milhões a cada 10 anos, ou seja, que o custo os 100+ milhões que se vai pagar pelos ST, davam para garantir treino de pilotos durante 33 anos. Estes ST usados, não duram 33 anos, e aqueles 100 milhões, é sem contar com custos de h/voo, manutenção, sobressalentes e despesas com o pessoal dedicado a tratar da aeronave.

Realmente fica mais barato ter as nossas próprias aeronaves de treino, face ao volume de pilotos que formamos.

Mas calma, que o sonho molhado da FAP, é ter ST + M-346! Ou seja 100 milhões pelos ST + uns 400 ou 500 milhões pelos M-346! O que dará para pagar algo entre 166 a 200 anos de treino de pilotos lá fora. Tostões de facto, para um país rico como o nosso.
 
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Lancero

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1461 em: Janeiro 15, 2023, 03:07:01 pm »
A Barkane durou 9 anos, não entrámos porque nunca houve interesse em tomar decisões com profundidade geopolítica. Tinha sido um bom cenário para o fortalecimento das nossas FA, pela actuação conjunta com outras forças nossos pares e pelo tipo de combates que ocorreram. Sérvia logo à partida, para que as falhas mais graves viessem clarente à superfície.

Seria aplicável se a MINUSMA (onde vamos estando desde 2014) não atuasse em sinergia com a Barkane e a força do Sahel (onde a GNR tem feito formação contraterrorista). Mas tem razão, empenhamentos nestas escalas mais reduzidas só não se fazem por (falta de) vontade política.

Agora manda lá a Rússia. "Habituem-se"
« Última modificação: Janeiro 15, 2023, 03:08:01 pm por Lancero »
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Pescador

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1462 em: Janeiro 15, 2023, 07:25:52 pm »
Nessa história toda de aviões CAS para a RCA, o principal ponto que eu não percebo é o porquê de quererem que um país que não os opera, adquira ST e os envie para essas missões enquanto outro país que tem ST e os opera faz já décadas não os envia. ???

Cumprimentos,

O mais engraçado, é haver países lá ao lado com as ditas aeronaves. Mas não, tem de ser o tuga que mal investe na Defesa, a ter que comprar uma aeronave dedicada. Como se helicópteros armados, para o cenário actual, não bastassem. Nada mais é que uma invenção para tentar justificar a compra, compra essa que vai custar no mínimo 100 milhões, e que vai criar ainda mais problemas na FAP, que não tem dinheiro para o resto.

Mas espera, é para treino! No entanto, umas páginas atrás, foi dito que enviar pilotos para fora, custava em média 3 milhões/ano, ao que eu pergunto, se alguém fez as contas? É que são uns míseros 30 milhões a cada 10 anos, ou seja, que o custo os 100+ milhões que se vai pagar pelos ST, davam para garantir treino de pilotos durante 33 anos. Estes ST usados, não duram 33 anos, e aqueles 100 milhões, é sem contar com custos de h/voo, manutenção, sobressalentes e despesas com o pessoal dedicado a tratar da aeronave.

Realmente fica mais barato ter as nossas próprias aeronaves de treino, face ao volume de pilotos que formamos.

Mas calma, que o sonho molhado da FAP, é ter ST + M-346! Ou seja 100 milhões pelos ST + uns 400 ou 500 milhões pelos M-346! O que dará para pagar algo entre 166 a 200 anos de treino de pilotos lá fora. Tostões de facto, para um país rico como o nosso.


Mas vai dar muito a alguns envolvidos e interessados. O resto fica para empurrar para depois de 2030 a década do tudo.
Até lá os F16 sem MlU, os Merlin sem MLU, Helicópteros médios nicles.
Isto só na FAP, fora o resto 
 
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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1463 em: Janeiro 23, 2023, 12:29:24 am »
Citar
Em 13 de janeiro de 2018, as aeronaves Alpha-Jet realizaram o seu último voo.

A Esquadra 103 não foi desativada, aguardando atualmente a atribuição de uma nova aeronave.

 ::)  :dormir: :dormir: :dormir:
 

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Drecas

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Charlie Jaguar

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Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Red Baron

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1466 em: Janeiro 23, 2023, 11:04:22 pm »
Citar
In the last couple of years, squadron crews have resumed training for combat SAR (CSAR) missions, a task from the SA-330 era. With the arrival of the Merlin, the squadron initially had to make a choice between focusing solely on SAR service or allocating some training to CSAR. Obviously, the mission to support the local population won out. Now, CSAR will be integrated into standard training and will include participation in exercises such as the national “Real Thaw” or the European Defence Agency (EDA) supported “Hot Blade” to be able to deploy in support of international missions. Some pilots have also attended the Helicopter Tactics Instructor Course in Hungary, supported by the EDA.

Nem treino básico de CSAR têm e ainda querem a malta dos helicopteros a disparar?
Só tinham a capacidade lá para 2050.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1467 em: Janeiro 24, 2023, 09:36:38 am »
Citar
In the last couple of years, squadron crews have resumed training for combat SAR (CSAR) missions, a task from the SA-330 era. With the arrival of the Merlin, the squadron initially had to make a choice between focusing solely on SAR service or allocating some training to CSAR. Obviously, the mission to support the local population won out. Now, CSAR will be integrated into standard training and will include participation in exercises such as the national “Real Thaw” or the European Defence Agency (EDA) supported “Hot Blade” to be able to deploy in support of international missions. Some pilots have also attended the Helicopter Tactics Instructor Course in Hungary, supported by the EDA.

Nem treino básico de CSAR têm e ainda querem a malta dos helicopteros a disparar?
Só tinham a capacidade lá para 2050.

Vá, isso é para o tópico dos Helicópteros de Evacuação. ;)

Aqui é para o futuro Caracol, que já estará escolhido e muito provavelmente será este:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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asalves

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1468 em: Janeiro 25, 2023, 11:34:20 am »
Não sei se é o melhor sitio ou faz sentido. Mas já que se fala em ST

Avioneta larga fardos de haxixe na A26 em Ferreira do Alentejo
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/avioneta-larga-fardos-de-haxixe-na-a26-em-ferreira-do-alentejo
Citar
Avança o Jornal de Notícias esta quarta-feira, 25 de janeiro, que uma avioneta largou dois fardos de haxixe em Ferreira do Alentejo, junto à A26, especificamente na ligação entre o nó da A2-Grândola Sul e a rotunda da Malhada Velha, no sentido norte/sul.

A aguardar a entrega estava um grupo de traficantes dentro de uma viatura. Alertadas, as autoridades deslocaram-se para o local.

Segundo o jornal, os traficantes saíram da A26, entraram na Estrada Nacional 259, em direção a Grândola, no nó da A2-Grândola Sul, seguindo depois pelo IC1. Acabaram depois por encaminhar-se para Azinheira dos Barros, onde entraram por caminhos de terra batida. No fim, abandonaram a viatura e droga, fugindo a pé.

O caso está agora a cargo da PJ, que investiga a origem da aeronave e procura localizar os fugitivos.

PS: Havia um "mito" que isto acontecia, pelos vistos comprova-se.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1469 em: Janeiro 25, 2023, 12:11:35 pm »
Isso é algo que o ST nunca irá resolver, a não ser que se coloque um par deles em alerta 24/7. Nada que helicópteros não resolvessem de qualquer maneira.