F16 esquema leopardo - modelo de escala reduzida

  • 14 Respostas
  • 9158 Visualizações
F16 esquema leopardo - modelo de escala reduzida
« em: Julho 22, 2008, 03:30:17 pm »
Boa tarde.
Vinha pedir a qualquer perito que me esclareca do seguinte: estou a montar um modelo reduzido do F16 com o esquema indicado na figura (ver url) mas nao sei qual das opcoes (A ou B, tambem indicados na figura) a colocar no suporte do extremo das asas, e nao consigo encontrar uma foto que mostre esse detalhe neste aparelho especifico na altura que recebeu esta pintura (julgo do tiger meet 2006). Qualquer ajuda sera muito apreciada.
Cumprimentos
Ricardo
 http://users.fmrib.ox.ac.uk/~rgoverno/F16_15133.htm
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 22, 2008, 06:37:20 pm »
Caro Ricardo,

Não sendo perito posso apenas sugerir que visite o site da Esq. 301 - Jaguares http://www.esq301jaguares.net/ e que aí procure nas fotos do Tiger Meet de 2006.
Alternativamente pode sempre registar-se (gratuitamente) no site da Esq. 201 - Falcões http://www.falcoes.net, entrar no forum 9Gs e procurar no Jaguar's Lair (área dedicada à Esq. 301) que aí têm um tópico sobre o Tiger Meet 2006.
Em último caso pode ir ao http://www.airliners.net e procurar.

Espero ter ajudado. :wink:
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 22, 2008, 07:03:53 pm »
Caro Ricardo,

Este F-16 que pertence á Esq. 301, é um F-16 MLU, mais concretamente um F-16AM, logo a opção A é a correcta, pois é este suporte que permite levar o AMRAAM nas pontas das asas.

Não sei qual o modelo que está a usar, mas se for um F-16 "normal" tém que fazer a conversão para MLU.

Não esquçer que os F-16AM não têm a base da cauda do F-16 ADF (dos F-16s do primeiro lote), mas têm o farol de identificação.

Espero ter ajudado.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 23, 2008, 12:56:55 am »
Citação de: "Ricardo Governo"
Boa tarde.
Vinha pedir a qualquer perito que me esclareca do seguinte: estou a montar um modelo reduzido do F16 com o esquema indicado na figura (ver url) mas nao sei qual das opcoes (A ou B, tambem indicados na figura) a colocar no suporte do extremo das asas, e nao consigo encontrar uma foto que mostre esse detalhe neste aparelho especifico na altura que recebeu esta pintura (julgo do tiger meet 2006). Qualquer ajuda sera muito apreciada.
Cumprimentos
Ricardo
 http://users.fmrib.ox.ac.uk/~rgoverno/F16_15133.htm


Caro Ricardo

Antes de mais, o esquema a que se refere não é leopardo, mas sim jaguar. As manchas na deriva do F-16AM "15133", aplicadas no âmbito da participação da Esq. 301 "Jaguares" no NATO Tiger Meet 2006 (realizado em Albacete, Espanha), pretendem fazer com que o aparelho se assemelhe a um jaguar e não um leopardo. :)

Se tiver mais dúvidas a esse respeito, e não só, pode sempre registar-se no nosso fórum em www.falcoes.net/9gs

 :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

agradecimentos
« Responder #4 em: Julho 23, 2008, 10:05:24 am »
Muito obrigado a todos que responderam a minha questao. Sabendo agora que o aparelho vem da esquadra jaguares e de facto obvio que a pintura seja de um jaguar, nao de leopardojavascript:emoticon(':oops:'). Sei tambem agora que o 15133 traz na cauda a cabeca de um jaguar mas prefiro o esquema anterior com as 'manchas'.
O kit em si era originalmente um F16C mas ja fiz as alteracoes para que pareca com um F16AM - depois de investir em acessorios extras que trazem essas alteracoes. Uma vez acabado espero publicar umas fotos para o criterio dos peritos.
Mais uma vez os meus agradecimentos.
Ricardo
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 23, 2008, 10:12:44 am »
Só por curiosidade, em que escala está a construir o F-16AM, Ricardo? Creio que deverá saber que à escala 1:72 possui os modelos da Revell, nomeadamente o F-16 MLU monolugar e o F-16B bilugar.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 23, 2008, 12:20:17 pm »
Caro Carlos.
O modelo que estou a construir e da Hasegawa, na escala 1:48. Esta marca normalmente tem mais detalhes que outros modelos. O meu problema foi ter comprado o F16, que e versao CG, antes de fazer a minha pesquisa. Tive entao que alterar a parte baixa da cauda, e comprar mais acessorios para tornar o modelo mais realista, mas felizmente que ja vinha com as duas opcoes de calha que mostrei na foto. Quanto as manchas e o simbolo da esquadra (a pegada em branco com '301') vai ter de ser feito a mao pois nao existem (julgo) decalques com esse desenho, apenas o do falcao da esquadra 201.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Ricardo
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 23, 2008, 12:51:49 pm »
Citação de: "Ricardo Governo"
Caro Carlos.
O modelo que estou a construir e da Hasegawa, na escala 1:48. Esta marca normalmente tem mais detalhes que outros modelos. O meu problema foi ter comprado o F16, que e versao CG, antes de fazer a minha pesquisa. Tive entao que alterar a parte baixa da cauda, e comprar mais acessorios para tornar o modelo mais realista, mas felizmente que ja vinha com as duas opcoes de calha que mostrei na foto. Quanto as manchas e o simbolo da esquadra (a pegada em branco com '301') vai ter de ser feito a mao pois nao existem (julgo) decalques com esse desenho, apenas o do falcao da esquadra 201.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Ricardo


Eu calculei logo que se estivesse a referir a um modelo à escala 1:48, Ricardo. Nesse caso temos mesmo de ser nós a colocar as mãos à obra.  :wink:




Bom trabalho.  c34x
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 23, 2008, 05:33:53 pm »
Citação de: "Ricardo Governo"
Caro Carlos.
O modelo que estou a construir e da Hasegawa, na escala 1:48. Esta marca normalmente tem mais detalhes que outros modelos. O meu problema foi ter comprado o F16, que e versao CG, antes de fazer a minha pesquisa. Tive entao que alterar a parte baixa da cauda, e comprar mais acessorios para tornar o modelo mais realista, mas felizmente que ja vinha com as duas opcoes de calha que mostrei na foto. Quanto as manchas e o simbolo da esquadra (a pegada em branco com '301') vai ter de ser feito a mao pois nao existem (julgo) decalques com esse desenho, apenas o do falcao da esquadra 201.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Ricardo


Caro Ricardo.

Tome nota que Portugal usa AIM-120C AMRAAM e habitualmente os modelos trazem o AIM-120A.

O F-16CG, juntamente com o F-16CJ lançados á uns anos atrás pela Hasegawa são utilizam os mesmos moldes que os modelos originais, lançados nos anos 80 e 90. Por isso têm algumas grelhas adicionais para, respectivamente, as versões CJ e CG.

Os melhores modelos para fazer o F-16C, actualmente, são os da Tamiya, pois os moldes são mais recentes, e, são uma redução á escala 1/48 do F-16 anteriormente lançado á escala 1/32.
Actualmente lançaram o F-16CJ e o F-16C Block25-32 "Air National Guard", e, brevemente o F-16C Block32-52 "Thunderbirds".

Já agora aproveito para lhe deixar o endereço do Modelismo na Net: http://forum.modelismo-na.net./ que lhe poderá ser útil.

Boa sorte no projecto.
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 23, 2008, 06:26:02 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Eu calculei logo que se estivesse a referir a um modelo à escala 1:48, Ricardo. Nesse caso temos mesmo de ser nós a colocar as mãos à obra.  :wink: c34x


Caro Charlie Jaguar

Aqui segue uma pequena critica ao modelo do F-16CG da Hasegawa á escala 1/48. A Hasegawa não incluiu o HUD "alargado" tipico dos Blocos 40/42.
O autor designa-o Block 40/42 porque as peças para construir o Bloco 42 ainda lá estão.
Esta critica saiu antes da Tamiya lançar o F-16CJ.


Hasegawa 1/48
F-16CG (Block 40/42) Fighting Falcon
By Michael Benolkin

The Kit

Once upon a time, the only kits of the F-16 Fighting Falcon 'out there' in 1/48 scale were various representations of the YF-16/pre-Block 15 F-16A, Block 15 A-model, and the Block 25/32 F-16C. What did they all have in common? They all used the same narrow-mouth inlet and exhaust nozzle. The Block 15 required new stabilators and the early C-model needed those Block 15 stabilators and a new vertical stabilizer. This commonality allowed the same set of tooling to crank out numerous releases of the early Vipers.

Hasegawa developed the nicest tooling of the F-16 in this scale, but their selection was limited to the Block 10, Block 15, and Block 25/32 aircraft. One day about seven years ago, Hasegawa changed all of that. They would be the first to market with a late-model Viper in any scale, and that their Block 50/52 Viper. A short time later, Hasegawa re-released this tooling with a new tree of parts and removing the tree portions containing the AGM-88 HARMS and HTS pods. The result was the first Block 40/42 F-16CG kit released in any scale - this kit.

The kit is molded in light gray styrene and presented on eleven parts trees, plus a single tree of clear parts. Since the F-16 molds are among Hasegawa's "bread and butter" offerings, they get quite a bit of use, so as you'll note in the images to the right, there is a hint of mold flash here and there typical of mold wear. Nevertheless, the molding is crisp and features finely scribed details. Of course these molds pre-date the current trend of exaggerated recessed rivets.

Straight out of the box, this kit is the best in 1/48. Upon opening the box, you'll find the standard trees used in every other F-16 kit previously released including:

- Single-seat fuselage
 
- Standard wings and Block 15 stabilators

- Underwing pylons and AIM-9L/M Sidewinders
 
- Narrow-mouth inlet and Pratt & Whitney F100 engine nozzle
 
- GE engine nozzle (the early Block 30s retained the narrow-mouth inlet with their GE engines, so Hasegawa upgraded some of their kits with the GE nozzle)

- Accurate external fuel tanks

In addition, there are several new trees that contain:

- The wide mouth inlet for the GE engine (the normal inlet and the GE and Pratt nozzles are still in the kit)
 
- The RWR antennas that mount on the leading edges of the wing
 
- Two new (and detailed) AIM-120 AMRAAMS

- Two new wingtip launch rails for the AMRAAMs

- Two nicely rendered LANTIRN pods

- Two new wide main gear wheels and bulged main gear doors

- Two new pilot’s heads w/the current issue lightweight helmets to replace the older "bone dome" helmets previously used (and still included in the kit). Again, only one is used (if at all), so there is at least one spare for another modern aircraft project!

- The unique Block 40/42/50/52 taxi/landing lights on the nose gear door
 
The only problems that I found were:

- The canopy still retains the mold seam down the centerline present in earlier releases of the F-16

- The cockpit is representative of the older block F-16s. (This one is not a big problem as Black Box, now Avionix, released a beautiful replacement cockpit for this kit
 
This kit has been released numerous times with different decals in each release. The decals we have in our releases are nicely printed and very usable.

Conclusions

I was very happy to see this kit when it was first released over seven years ago. It would be nice to see Hasegawa do a refresh of the aircraft to address the CCIP, Sniper, Litening, GPS, scab plates, and other mods/upgrades to the airframe. Nevertheless, you have several decades of subjects to choose from with the kit as-is! I've only seen this kit issued twice and I hope that we're coming due for another reissue!

This kit remains highly recommended!
 

(sem assunto)
« Responder #10 em: Julho 24, 2008, 10:42:37 am »
Mais uma vez agradeco toda a ajuda prestada. Referente ao modelo que tenho, este trouxe ambos os inlets (small e big mouth) pelo que ja tenho a versao correcta. Mas agora, depois de ler os vossos comentarios, vejo que tambem preciso de dar muito mais atencao a presenca/ausencia de grelhas entre a versao que tenho e a do aparelho 15133. Portanto, de regresso ao google images...
Ricardo.
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 24, 2008, 12:02:15 pm »
Ricardo

Eis as fotos do F-16AM '15133', que eu encontrei no site Airliners.net:

http://www.airliners.net/photo/Portugal ... id=1174971

http://www.airliners.net/photo/Portugal ... id=1124031

http://www.airliners.net/photo/Portugal ... id=1120768

http://www.airliners.net/photo/Portugal ... id=0974041

Convém prestar atenção a reforços estruturais exteriores, e, ás jantes que são as do F-16C Bloco 30/32.

O fórum www.falcoes.net/9gs é um bom local pois tém, entre outras, uma secção dedicada á Esq. 301, e uma dedicada ao F-16 em Portugal, e, é frequentado por pilotos e pessoas envolvidas na manutenção do F-16.

Smoke Trails
 

(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 28, 2008, 11:02:31 am »
Caro 'Smoke'.
Como dizem os Ingleses: 'Awesome'!
Nao desfazendo, acho este esquema de pintura dos mais bonitos alguma vez vistos em qualquer F16. Lembra um pouco o tipo de pintura criado nos aparelhos envolvidos em conflictos (e.g. Vietname).
Ando ha semanas a tentar modernizar o cockpit - fazendo e refazendo o painel de intrumentos para parecer o mais fiel as fotos. Tem sido um processo frustrante mas ao mesmo tempo interessante.
Quanto aos reinforcos do painel, existe esse acessorio a venda - vou ter de investir um pouco mais.
Tambem ja aderi ao forum do falcoes.net
Com toda esta pesquisa da historia e configuracao do 15133 tenho desenvolvido um certo afecto a este aparelho e espero um dia ve-lo ao vivo (se entretanto nao for vendido!)
Agradecimentos a todos pelo interesse e ajuda prestada.
Ricardo
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 28, 2008, 09:31:20 pm »
Citação de: "Smoke Trails"
Caro Charlie Jaguar

Aqui segue uma pequena critica ao modelo do F-16CG da Hasegawa á escala 1/48. A Hasegawa não incluiu o HUD "alargado" tipico dos Blocos 40/42.
O autor designa-o Block 40/42 porque as peças para construir o Bloco 42 ainda lá estão.
Esta critica saiu antes da Tamiya lançar o F-16CJ.


Hasegawa 1/48
F-16CG (Block 40/42) Fighting Falcon
By Michael Benolkin

The Kit

Once upon a time, the only kits of the F-16 Fighting Falcon 'out there' in 1/48 scale were various representations of the YF-16/pre-Block 15 F-16A, Block 15 A-model, and the Block 25/32 F-16C. What did they all have in common? They all used the same narrow-mouth inlet and exhaust nozzle. The Block 15 required new stabilators and the early C-model needed those Block 15 stabilators and a new vertical stabilizer. This commonality allowed the same set of tooling to crank out numerous releases of the early Vipers.

Hasegawa developed the nicest tooling of the F-16 in this scale, but their selection was limited to the Block 10, Block 15, and Block 25/32 aircraft. One day about seven years ago, Hasegawa changed all of that. They would be the first to market with a late-model Viper in any scale, and that their Block 50/52 Viper. A short time later, Hasegawa re-released this tooling with a new tree of parts and removing the tree portions containing the AGM-88 HARMS and HTS pods. The result was the first Block 40/42 F-16CG kit released in any scale - this kit.

The kit is molded in light gray styrene and presented on eleven parts trees, plus a single tree of clear parts. Since the F-16 molds are among Hasegawa's "bread and butter" offerings, they get quite a bit of use, so as you'll note in the images to the right, there is a hint of mold flash here and there typical of mold wear. Nevertheless, the molding is crisp and features finely scribed details. Of course these molds pre-date the current trend of exaggerated recessed rivets.

Straight out of the box, this kit is the best in 1/48. Upon opening the box, you'll find the standard trees used in every other F-16 kit previously released including:

- Single-seat fuselage
 
- Standard wings and Block 15 stabilators

- Underwing pylons and AIM-9L/M Sidewinders
 
- Narrow-mouth inlet and Pratt & Whitney F100 engine nozzle
 
- GE engine nozzle (the early Block 30s retained the narrow-mouth inlet with their GE engines, so Hasegawa upgraded some of their kits with the GE nozzle)

- Accurate external fuel tanks

In addition, there are several new trees that contain:

- The wide mouth inlet for the GE engine (the normal inlet and the GE and Pratt nozzles are still in the kit)
 
- The RWR antennas that mount on the leading edges of the wing
 
- Two new (and detailed) AIM-120 AMRAAMS

- Two new wingtip launch rails for the AMRAAMs

- Two nicely rendered LANTIRN pods

- Two new wide main gear wheels and bulged main gear doors

- Two new pilot’s heads w/the current issue lightweight helmets to replace the older "bone dome" helmets previously used (and still included in the kit). Again, only one is used (if at all), so there is at least one spare for another modern aircraft project!

- The unique Block 40/42/50/52 taxi/landing lights on the nose gear door
 
The only problems that I found were:

- The canopy still retains the mold seam down the centerline present in earlier releases of the F-16

- The cockpit is representative of the older block F-16s. (This one is not a big problem as Black Box, now Avionix, released a beautiful replacement cockpit for this kit
 
This kit has been released numerous times with different decals in each release. The decals we have in our releases are nicely printed and very usable.

Conclusions

I was very happy to see this kit when it was first released over seven years ago. It would be nice to see Hasegawa do a refresh of the aircraft to address the CCIP, Sniper, Litening, GPS, scab plates, and other mods/upgrades to the airframe. Nevertheless, you have several decades of subjects to choose from with the kit as-is! I've only seen this kit issued twice and I hope that we're coming due for another reissue!

This kit remains highly recommended!


Caríssimo Smoke Trails

Conheço bem essa review, mas tem de concordar que de pouco adianta se o Ricardo já havia dito que vai fazer a transformação a partir do F-16CG da Hasegawa à escala 1:48 que entretanto adquiriu.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

15133 crash
« Responder #14 em: Março 18, 2009, 11:39:22 am »
Caros amigos.
Sabem quais as ultimas novidades referentes ao aparelho 15133 depois do incidente Dezembro passado?
Apos investigar com tanta atencao para que o meu modelo seja reproduzido o mais fiel possivel ao original nao deixo de ter uma afeccao por este aparelho e espero que possa ainda voar e pertencer a FAP (i.e. que nao seja vendido).
Quanto ao modelo, tive que tirar uma pausa por motivos pessoais mas agora volto ao trabalho e espero mostrar umas fotos para vossa analise critica.
Cumprimentos,
Ricardo