Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil

  • 288 Respostas
  • 114131 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Re: Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil - 206 Anos
« Responder #240 em: Março 02, 2023, 05:42:01 pm »
Fuzileiros Navais recebem seus blindados JLTV


Citar
No dia 20 de fevereiro chegou ao porto do Rio de Janeiro as primeiras Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4X4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), adquiridas pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil, em 2020, dentro do Subprograma PROADSUMUS.

A Viatura Blindada Leve JLTV é um projeto de última geração das Forças Armadas dos Estados Unidos e que incorpora elevados ganhos tecnológicos, em atendimento às demandas operativas da atualidade. A blindagem, aliada à mobilidade, ao poder de fogo e às potencialidades de comando e controle dessas viaturas, possibilitará a ampliação da capacidade dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em conduzir Operações Anfíbias, Operações de Garantia da Lei e da Ordem, Missões de Paz e outras variadas ações dentro do amplo espectro das operações militares. Ao todo foram 12 viaturas (com previsão de adquirir mais no futuro) e estas representarão uma considerável ampliação da capacidade de projeção do poder naval sobre a terra.

A apresentação oficial destas viaturas ocorrerá na manhã da próxima segunda-feira, dia 06 de março, na Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro, por ocasião do 215º Aniversário do CFN.

O Subprograma PROADSUMUS foi criado para consolidar e ampliar as capacidades operativas do CFN, garantindo-lhe atuar como a Força Naval de caráter anfíbio e expedicionário, por excelência, contribuindo para as demais tarefas do Poder Naval brasileiro. A obtenção desses meios de última geração, na fronteira da tecnologia militar, assegura um elevado grau de versatilidade e flexibilidade ao CFN, ampliando sua prontidão operacional e sua capacidade de projeção de poder em áreas de interesse estratégico nacional.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/fuzileiros-navais-recebem-seus-blindados-jltv/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #241 em: Março 07, 2023, 01:45:56 pm »
Novos blindados aumentarão pronto emprego do Corpo de Fuzileiros Navais


Citar
Ao todo, 12 Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas vão contribuir para atuação em operações de paz, assistência humanitária e outras

O JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), mais novo blindado da Marinha do Brasil (MB), chega para reforçar o caráter operativo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O primeiro lote com 4 viaturas, de um total de 12, foi entregue recentemente à Força e foi adquirido dentro do PROADSUMUS, o programa estratégico da MB que visa garantir a prontidão operativa, as condições de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário ao CFN.

A chegada do JLTV amplia a família de blindados do CFN, atendendo especialmente à demanda de utilização desses veículos em ambientes urbanos e provém a proteção adequada aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais nas mais diferentes missões no Brasil e no exterior. O blindado vai contribuir para a atuação em operações de guerra naval, de paz e de Garantia da Lei e da Ordem, de assistência humanitária e de apoio à defesa Civil.

A Viatura Blindada Leve Sobre Rodas é de última geração e foi amplamente testada em combate, assegurando um nível de proteção que a torna adequada a operar, também, em situações e ambientes de desminagem humanitária. 


O Corpo de Fuzileiros Navais

O CFN constitui a força estratégica de pronto emprego de caráter anfíbio e expedicionário do País. Desde 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou a unidade dos Fuzileiros Navais no nível mais alto de prontidão operacional para as Operações de Paz, sendo a primeira e única do Brasil a atingir tal patamar. Única tropa formada exclusivamente por militares profissionais, os Fuzileiros Navais têm atuado intensamente, no País e no exterior, em todo o espectro das operações militares, desde Operações de Guerra Naval - como as anfíbias e as ribeirinhas; atividades com emprego limitado da força – a exemplo das Operações de Paz e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e atividades benignas - como a assistência humanitária, o Apoio à Defesa Civil e os programas de desenvolvimento social, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP). 

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, destaca o preparo e rápida reação do CFN. "Já se vão 215 anos, marcados por essa vitoriosa trajetória de honra, competência, determinação e profissionalismo. Trajetória essa que se confunde com a própria formação da nacionalidade brasileira. Afinal, estivemos presentes nos principais eventos que marcaram a história do nosso País. Desde fevereiro, os Fuzileiros Navais estão presentes em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, assim como também chegaram rapidamente a Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e em Recife (PE), quando aconteceram as fortes chuvas do ano passado”, afirma.

 :arrow:  https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/novos-blindados-aumentarao-pronto-emprego-do-corpo-de-fuzileiros-navais
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #242 em: Março 09, 2023, 07:40:35 pm »
Fuzileiros Navais apresentam o JLTV


Citar
Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra Carlos Chagas Viana Braga, reuniu as principais mídias hoje (06), na Fortaleza São José, para apresentar a mais nova viatura do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), o Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), adquirida da empresa norte-americana Oshkosh Defense.


A obtenção desses meios de última geração e no estado da arte, vai assegura ao CFN um elevado grau de versatilidade e flexibilidade, consequentemente ampliando a sua prontidão operacional e, principalmente, na sua capacidade de projeção de poder em áreas de interesse estratégico nacional.

O JLTV


O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), produzido pela empresa norte-americana Oshkosh Defense, é um projeto de última geração das Forças Armadas dos EUA. Por possuir elevados ganhos tecnológicos, vai promover um aumento operativo atual e futuro aos Fuzileiros Navais brasileiros, assim como foi no US Marine Corps (USMC).

A versão brasileira vai receber uma estação de armamento com metralhadora .50, MAG 7.62 e lançador de granadas 40mm.


Aliando blindagem, alta mobilidade e poder de fogo, além da capacidade de comando e controle, essas viaturas possibilitarão a ampliação da capacidade expedicionária dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais na condução das Operações Anfíbias, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), nas Missões de Paz e em uma gama de ações que compõe o amplo espectro das operações militares.


O Subprograma ProAdSumus foi criado para consolidar e ampliar as capacidades operativas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), de forma que possa atuar como a Força Naval de caráter anfíbio, expedicionário e de pronto emprego.


Cronograma de entrega do JLTV do Corpo de Fuzileiros Navais

Fev/23: 04 unidades
Out/Nov/23: 04 unidades
2024: 04 unidades

No ProAdSumus está previsto um total de 60 viaturas JLTV, sendo divididas em pelotões de 12 unidades. As 12 unidades que estão sendo entregues vão formar o 1º Pelotão.


O contrato celebrado entre a Marinha do Brasil e o governo dos Estados Unidos, prevê a obtenção de 12 Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4×4 Oshkosh Joint Light Tactical Vehicle (JLTV).

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/fuzileiros-navais-apresentam-o-jltv
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #243 em: Março 11, 2023, 05:14:07 pm »
Corpo de Fuzileiros Navais comemora 215 anos


Citar
Por Guilherme Wiltgen

O Corpo de Fuzileiros Navais comemorou nessa terça-feira (07/03) os 215 anos de sua criação, em uma cerimônia militar realizada na Fortaleza São José.


A cerimônia foi presidida pela Ministro da Defesa, José Múcio, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e do Almirantado.

Em suas palavras, o Almirante de Esquadra Carlos Chagas Viana Braga, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, ressaltou a capacidade de Pronto Emprego, Anfíbio e Expedicionário. “Sempre buscando harmonizar as suas mais caras e importantes tradições com as inexoráveis necessidades de modernização, atualização e inovação, o Corpo de Fuzileiros Navais consolidou suas vocações, constituindo, hoje, a força estratégica de pronto emprego de caráter anfíbio e expedicionário do nosso País, conforme determina a Estratégia Nacional de Defesa”.

O AE Carlos chagas destacou que o CFN é a “única tropa formada exclusivamente por militares profissionais, sem descuidar um só instante da sua missão principal de defesa da Pátria, têm atuado intensamente, no País e no exterior, em todo o espectro das operações militares, desde as Operações de Guerra Naval, como as Anfíbias e as Ribeirinhas, passando pelas atividades de emprego limitado da força, a exemplo das Operações de Paz e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), até as atividades benignas, incluindo a Assistência Humanitária e o Apoio à Defesa Civil, além dos programas de desenvolvimento social”.

O CFN está atualmente atuando no Litoral Norte de SP aplicando sua capacidade expedicionária e apoiando a população com o Hospital de Campanha e a Defesa Civil, e demais órgãos Estadual e Municipal, com maquinários e tropa.


Na parte de recursos humanos, o Alte Carlos Chagas destacou a incorporação das mulheres ao CFN, que no ano passado teve a primeira Oficial Fuzileiro Naval formada pela Escola Naval e está previsto ter mais duas esse ano. “Estamos nos preparando também para, a partir do próximo ano, recebermos as primeiras mulheres no Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval. As inscrições encerraram-se na semana passada e a procura foi incrível: 7.200 candidatas para 96 vagas”, ressaltou o Comandante-Geral do CFN.

O Ministro da Defesa, em suas palavras disse que “Celebrar 215 anos de existência é um privilégio do qual pouquíssimas instituições podem desfrutar no nosso País. Os Fuzileiros Navais constantemente são empregados para proteção da nossa gente, seja pelo poder naval em sua própria essência, seja em situações de socorro em casos de desastres naturais, como ocorrido recentemente no litoral paulista”, se referindo a Operação “Abrigo Pelo Mar”, onde o CFN está atuando de forma Expedicionária a partir do Capitânia da Esquadra, o NAM Atlântico.

Apresentação do JLTV


Durante a cerimônia, foi apresentado ao Ministro da Defesa o novo veículo blindado da Marinha. O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), que integra o ProAdSumus, programa estratégico da Força Naval, que adquiriu 12 viaturas e já recebeu o primeiro lote de 4 viaturas.

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/corpo-de-fuzileiros-navais-comemora-215-anos
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #244 em: Março 11, 2023, 05:18:38 pm »













 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #245 em: Março 11, 2023, 05:28:09 pm »











 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #246 em: Março 11, 2023, 05:35:05 pm »











 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #247 em: Março 11, 2023, 05:45:27 pm »



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #248 em: Março 11, 2023, 05:59:25 pm »











 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #249 em: Março 11, 2023, 06:13:36 pm »









 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #250 em: Março 11, 2023, 06:21:18 pm »










 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #251 em: Março 11, 2023, 06:26:50 pm »

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2997 vez(es)
  • Enviou: 2247 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #252 em: Abril 20, 2023, 10:24:16 am »

Citação de: Defence 360°
A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da 🇧🇷 @marmilbr já recebe os fuzis de 5.56x45mm Colt Defense M16A4, adquiridos no âmbito do PROADSUMUS.



Nada disto faz sentido. :o
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #253 em: Abril 28, 2023, 06:06:31 pm »




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil
« Responder #254 em: Junho 16, 2023, 07:21:56 pm »
Novos meios são entregues ao Setor Operativo do Corpo de Fuzileiros Navais


Citar
Entrega foi feita durante cerimônia de formatura de 423 sargentos fuzileiros navais

Foram entregues, ao Setor Operativo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), nesta quarta (14), as novas viaturas operativas recentemente adquiridas pela Marinha do Brasil (MB), a Viatura Blindada Leve sobre Rodas 4X4  JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), a Viatura 4X4 UNIMOG U5000 e a Viatura TNE ¾ Ton L-200 Triton militarizada. A chegada dos meios ocorreu durante cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Eles materializam os esforços do CFN em dotar-se de meios modernos para manter suas capacidades em atuar nas mais diversas situações, garantindo a prontidão operativa, as condições de pronto emprego e o caráter anfíbio e expedicionário.

De acordo com o Comandante do Batalhão de Blindados dos Fuzileiros Navais, o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Rodrigo Ramos Ferreira, a necessidade da aquisição desses novos meios tem o objetivo de manter as diversas capacidades do CFN. “Esses meios são o que temos de mais moderno no mundo, inclusive, eles são usados no Exército e nas tropas de Fuzileiros Navais americanos. O intuito é manter uma tropa de pronto emprego expedicionária, uma tropa confiável para qualquer tipo de operação”.

A viatura JLTV atende especialmente à demanda de utilização desses veículos em ambientes urbanos e provém a proteção adequada aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais nas mais diferentes missões no Brasil e no exterior. O blindado vai contribuir para a atuação em operações de guerra naval, de paz e de Garantia da Lei e da Ordem, de assistência humanitária e de apoio à defesa civil.

Sargentos Fuzileiros Navais são formadosNa ocasião, houve a formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento de 423 militares e o Juramento à Bandeira Nacional dos 25 alunos do Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Entre os formados, há três estrangeiros: um de Cabo Verde e dois de São Tomé e Príncipe.

De acordo com o Comandante do CIASC, o Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Paulo Roberto Saraiva, hoje é um dia importante, tanto para os militares quanto para a MB. “A Marinha hoje ganha uma turma de mais de 400 novos sargentos, são profissionais muito importantes para o Corpo de Fuzileiros Navais. Depois de seis meses de um curso muito exigente, que, certamente, tomou significativo tempo do convívio familiar, esse momento marca uma grande conquista. É a construção de um futuro promissor na carreira e de estender isso às suas famílias. Para nós, é um dia de festa, realização e congratulação pelo sucesso do processo de formação”. 


Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/