Apetece-me gritar bem alto, FO...

  • 3264 Respostas
  • 453374 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18206
  • Recebeu: 5499 vez(es)
  • Enviou: 5870 vez(es)
  • +7128/-9515
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2850 em: Janeiro 26, 2023, 06:37:08 am »
Sendo assim estou muito mais descansado, até porque se há coisa em que podemos confiar é na capacidade das nossas autarquias em gerir o dinheiro do contribuinte em obras necessárias e fundamentais.

Desculpem lá, excedi-me
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18206
  • Recebeu: 5499 vez(es)
  • Enviou: 5870 vez(es)
  • +7128/-9515
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2851 em: Janeiro 26, 2023, 12:23:21 pm »
https://facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid05wDmsZkQeU862KgBaJWaarA4CgYu7VKU63J3i7rAH9Bk49gaDTfGDqTKC1MQu2vGl&id=1631433263


Engenheiros, arquitectos, medidores-orçamentistas, pronunciem-se! Eu que sou arquitecto e conhecedor dos preços de construção há mais de 30 anos tenho dificuldade, muita dificuldade em engolir mais esta..!
Um palco alegadamente com 5.000 m2 (segundo o anunciado porque até agora ninguém conhece o projecto em pormenor), constituído de um sistema de rampas de acesso, uma plataforma elevada e uma cobertura em estrutura leve....não pode custar o equivalente a 5 moradias de luxo com 400 m2 cada uma. E estou a atribuir um custo unitário de 3.000 €/m2 para aquelas....!!
A obra está orçamentada em 4.240.000€ mais 1.060.000€ estes ultimos "para as fundações indiretas da cobertura", e o IVA a acrescer a tudo isto. Cerca de 6 Milhões!!
Mesmo que o espaço por baixo das rampas e plataforma seja preenchido com salas disto e daquilo, com WC's, com elevador para mobilidade reduzida, escadas, que hajam espelhos de água com repuxos (sei lá se há!!) etc. etc. um palco é um palco. Aberto em 80% da sua superfície. Coberto parcialmente mas não encerrado.
E está virado a Norte e à nortada.....ui!!
Deus Nosso Senhor e o seu rebanho merecem toda a dignidade patente num encontro de centenas de milhares à beira-rio. Mas não façam de Portugal um país de ignorantes que perante um assalto à mão armada assobiam para o lado ou enfiam a cabeça na areia.
Está tudo doido?!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7260
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2852 em: Janeiro 26, 2023, 02:01:40 pm »
Eu que sou arquitecto

Eu vi logo...

€1060/m2...
Ganda palco.

Suspeito que a entrada para o espaço abaixo do palco seja feita a sul.
Seja como for, o evento ocorrerá no verão e portanto todo o fresquinho ajudará. Depois, quando o Papa estiver a fazer a sua homilia terá o sol por detrás, ofuscando os fieis com a luz de Rá / Apolo.



Era bom conhecer o projecto, para fazer outro tipo de contas.


« Última modificação: Janeiro 26, 2023, 02:50:23 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20217
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1326/-3460
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2853 em: Janeiro 26, 2023, 05:57:38 pm »




Isto há-de ser o maior negócio de sempre da Igreja. Quem quiser ser voluntário, repito, VOLUNTÁRIO, tem de pagar, no mínimo, 60 euros. A organização conta ter 30.000 voluntários.

https://twitter.com/tio_jel/status/1618636713815080963?s=20&t=ut62kxIPHKuhS8Hc5Sgotw
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2854 em: Janeiro 26, 2023, 07:02:33 pm »
Os 5 milhões vão servir para beneficiar a zona com a renovação da área, novas ligações pedonais e rodoviárias, não apenas o palco, a noticia foi mais para incitar e vender. O palco sim existirá mas irá servir para mais espetáculos no futuro que não religiosos.
Não estou a defender, apenas a divulgar a informação mais apurada.

Não, os 5 milhões são mesmo o palco, conforme consta inclusive do contrato inserido no portal Base. A requalificação da zona, a ponte sobre o Trancão e outras despesas não estão aqui incluídas.
A Câmara de Lisboa (ou seja, os contribuintes) vai mesmo gastar 5 milhões de euros num mamarracho criado especificamente e à medida para um evento religioso. Isto é surreal...



O palco não irá servir para espetáculos no futuro, basta olhar para o mono que é. Para aquilo ter alguma serventia ainda será preciso gastar mais dinheiro em adaptações e demolições... Além disso, qual é mesmo a necessidade e utilidade de ter um palco público ao ar livre fixo e permanente? Há carradas de eventos que sempre se realizaram sem ter que recorrer a monos destes, muito menos públicos. Isto não tem cabimento nenhum, zero. E sobre o "retorno" destes eventos, penso que já chega de fomentarmos uma Economia de comes e bebes, andamos todos a sofrer as consequências disso.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2855 em: Janeiro 26, 2023, 08:14:04 pm »
Os 5 milhões vão servir para beneficiar a zona com a renovação da área, novas ligações pedonais e rodoviárias, não apenas o palco, a noticia foi mais para incitar e vender. O palco sim existirá mas irá servir para mais espetáculos no futuro que não religiosos.
Não estou a defender, apenas a divulgar a informação mais apurada.

Não, os 5 milhões são mesmo o palco, conforme consta inclusive do contrato inserido no portal Base. A requalificação da zona, a ponte sobre o Trancão e outras despesas não estão aqui incluídas.
A Câmara de Lisboa (ou seja, os contribuintes) vai mesmo gastar 5 milhões de euros num mamarracho criado especificamente e à medida para um evento religioso. Isto é surreal...



O palco não irá servir para espetáculos no futuro, basta olhar para o mono que é. Para aquilo ter alguma serventia ainda será preciso gastar mais dinheiro em adaptações e demolições... Além disso, qual é mesmo a necessidade e utilidade de ter um palco público ao ar livre fixo e permanente? Há carradas de eventos que sempre se realizaram sem ter que recorrer a monos destes, muito menos públicos. Isto não tem cabimento nenhum, zero. E sobre o "retorno" destes eventos, penso que já chega de fomentarmos uma Economia de comes e bebes, andamos todos a sofrer as consequências disso.

Verdade seja dita, a mim incomodou-me muito mais o Euro 2004, em que gastamos em valores nominais mais de 1000 milhões de euros por estádios e acessos que alguns deles até já foram demolidos devido aos custos de manutenção anuais (5 milhões de euros no mínimo)!!!!

https://www.publico.pt/2005/12/21/jornal/euro-2004-custou-ao-estado-1035-milhoes-de-euros-54852

Mas fico contente por cada vez haver maior escrutínio público sobre o que fazem com os nossos impostos. Talvez chegamos ao ponto de chegarmos ao ponto dos nossos impostos chegarem e sobrarem para investirmos mais onde precisamos, na saúde, educação e também na Defesa.

Mas como nunca aprendemos com o erro, parece que já vamos de vento em popa com a aposta no Mundial de Futebol de 2030, a meias com Espanha e a Ucrãnia. Quanto é que vamos pagar desta vez?
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2856 em: Janeiro 26, 2023, 09:29:59 pm »
Isto faz-me lembrar o Mundial do Qatar.

Quando foi a fase de candidatura e na escolha não houve tanto alarido.

Apenas me lembro foi de se criticar a escolha de ser mais uma vez Lisboa a receber eventos de grande dimensão e não outra cidade.

A meu ver, poderia ser na zona de Fátima, com apoios em Leiria, Marinha Grande, Ourem, Torres Novas, Entroncamento, Santarém, Tomar...

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3400
  • Recebeu: 2317 vez(es)
  • Enviou: 701 vez(es)
  • +1393/-489
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2857 em: Janeiro 26, 2023, 09:58:31 pm »
Isto faz-me lembrar o Mundial do Qatar.

Quando foi a fase de candidatura e na escolha não houve tanto alarido.

Apenas me lembro foi de se criticar a escolha de ser mais uma vez Lisboa a receber eventos de grande dimensão e não outra cidade.

A meu ver, poderia ser na zona de Fátima, com apoios em Leiria, Marinha Grande, Ourem, Torres Novas, Entroncamento, Santarém, Tomar...

Este verano fui con la moto por Entrocamento, ( pena de museo de ferrocarril fechado), Fátima , Nazaré...espectacular todo.
 :G-beer2: :palmas: :palmas: :palmas:
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2858 em: Janeiro 26, 2023, 10:00:05 pm »
Na SIC Notícias estavam a fazer contas ao custo total do evento e se estas estavam correctas, a Fundação JMJ (organização da Igreja e que fica com as receitas directas do evento) prevê pagar 80 milhões de euros e o Estado + Instituições públicas outros 80 milhões (35 milhões de euros o Estado + 35 milhões a Câmara de Lisboa. Outra Câmara vai pagar 9 milhões e outra ainda 1 milhão).

Ou seja, pelo menos 160 milhões de euros!!!!!
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5965
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2859 em: Janeiro 26, 2023, 10:02:32 pm »
O novo skate park do trancão  :mrgreen: :mrgreen:
Potius mori quam foedari
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7260
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2860 em: Janeiro 26, 2023, 10:21:11 pm »
Os 5 milhões vão servir para beneficiar a zona com a renovação da área, novas ligações pedonais e rodoviárias, não apenas o palco, a noticia foi mais para incitar e vender. O palco sim existirá mas irá servir para mais espetáculos no futuro que não religiosos.
Não estou a defender, apenas a divulgar a informação mais apurada.

Não, os 5 milhões são mesmo o palco, conforme consta inclusive do contrato inserido no portal Base. A requalificação da zona, a ponte sobre o Trancão e outras despesas não estão aqui incluídas.
A Câmara de Lisboa (ou seja, os contribuintes) vai mesmo gastar 5 milhões de euros num mamarracho criado especificamente e à medida para um evento religioso. Isto é surreal...



O palco não irá servir para espetáculos no futuro, basta olhar para o mono que é. Para aquilo ter alguma serventia ainda será preciso gastar mais dinheiro em adaptações e demolições... Além disso, qual é mesmo a necessidade e utilidade de ter um palco público ao ar livre fixo e permanente? Há carradas de eventos que sempre se realizaram sem ter que recorrer a monos destes, muito menos públicos. Isto não tem cabimento nenhum, zero. E sobre o "retorno" destes eventos, penso que já chega de fomentarmos uma Economia de comes e bebes, andamos todos a sofrer as consequências disso.

Isto.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2861 em: Janeiro 26, 2023, 10:49:38 pm »
Citar
Verdade seja dita, a mim incomodou-me muito mais o Euro 2004, em que gastamos em valores nominais mais de 1000 milhões de euros por estádios e acessos que alguns deles até já foram demolidos devido aos custos de manutenção anuais (5 milhões de euros no mínimo)

Bom, dois erros não fazem um acerto, se formos ao passado podemos até ir buscar o Palácio de Mafra (a Versalhes portuguesa...) ou a embaixada de D. João V ao Papa, com tudo banhado a ouro, o que não falta são gastos do tipo saloio. E por acaso até se pode dizer que o Euro acabou por ser o evento que catapultou o turismo em Portugal, que na época era ainda relativamente diminuto (o que não é o caso agora...), o que acabou por gerar retorno. Não que isso o justifique na minha óptica, porque haveria melhores usos, além da questão do número e dimensão de estádios, acima de qualquer sentido.

Citar
Mas como nunca aprendemos com o erro, parece que já vamos de vento em popa com a aposta no Mundial de Futebol de 2030, a meias com Espanha e a Ucrãnia. Quanto é que vamos pagar desta vez?

Provavelmente menos, seria apenas em Lisboa e Porto e os estádios já existem, deveriam ter alguma remodelações apenas. Para mim a questão nem só o que se gasta, mas em que se gasta e que tipo de retorno existe. Não apoio o Mundial porque é, mais uma vez, um fomento ao modelo económico de comes e bebes, tudo aquilo de que não precisamos mais. Aumentar ainda mais o turismo, sobretudo de massas e de emborcanço, é só fomentar mais e pior do mesmo. Empregos da treta, para os quais precisamos de importar mão-de-obra barata, aumento absurdo dos preços do imobiliário que se torna incomportável para os nacionais, artificialização das cidades, modelo económico muito vulnerável a impactos externos, como se viu na covid... Não é nada que fixe profissionais qualificados, nada que aumente o valor acrescentado da nossa economia, nada que reforce a nossa cultura, nada que desenvolva o país. Temos que cuidar e melhorar o turismo, isso não se faz desta forma.

Citar
Apenas me lembro foi de se criticar a escolha de ser mais uma vez Lisboa a receber eventos de grande dimensão e não outra cidade.

A meu ver, poderia ser na zona de Fátima, com apoios em Leiria, Marinha Grande, Ourem, Torres Novas, Entroncamento, Santarém, Tomar...

A verdade é que há eventos de certa dimensão que é complicado fazer fora da zona de Lisboa ou Porto, por falta de infraestruturas e serviços a esta escala. De qualquer forma, para mim podia ser até nas Berlengas ou no Corvo, o Estado não tem é que andar a gastar balúrdios nisto. A requalificação do espaço público ainda vá, é algo que fica, agora despesas com a organização direta? Altares?

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2862 em: Janeiro 27, 2023, 12:02:45 am »
Citar
Verdade seja dita, a mim incomodou-me muito mais o Euro 2004, em que gastamos em valores nominais mais de 1000 milhões de euros por estádios e acessos que alguns deles até já foram demolidos devido aos custos de manutenção anuais (5 milhões de euros no mínimo)

Bom, dois erros não fazem um acerto, se formos ao passado podemos até ir buscar o Palácio de Mafra (a Versalhes portuguesa...) ou a embaixada de D. João V ao Papa, com tudo banhado a ouro, o que não falta são gastos do tipo saloio. E por acaso até se pode dizer que o Euro acabou por ser o evento que catapultou o turismo em Portugal, que na época era ainda relativamente diminuto (o que não é o caso agora...), o que acabou por gerar retorno. Não que isso o justifique na minha óptica, porque haveria melhores usos, além da questão do número e dimensão de estádios, acima de qualquer sentido.

Você está a cair na falácia criada pelos políticos do regime e da máfia do Futebol!!!!
O Euro 2004 não catapultou coisa nenhuma, tanto que assim é que o número de dormidas em 2003 são quase as mesma de 2004! Veja lá!!!!!



https://www.pordata.pt/portugal/dormidas+nos+alojamentos+turisticos+coletivos+total+e+por+tipo+de+alojamento-2636

Os clubes, que diga-se, não pagam impostos como as outras empresas, já que estão isentas de IRC, ao contrário das Escolas privadas, mesmo com accionistas públicos, por exemplo, obtiveram imensos benefícios em terrenos, licenciamentos de estabelecimentos aberrantes (sou portista, mas...... veja as auto-estradas criadas à volta do Estádio do Dragão, o Centro Comercial que nasceu como contrapartida de financiamento de parte do estádio, a Torre/Hotel.......... Eu estudei no Porto em meados dos anos 90 e conheço como era o antigo estádio e os terrenos à volta) foram centenas de milhões de euros!!!!

E os estádios mais pequenos que estão a levar à ruína as Câmaras locais. Pergunte à de Aveiro, de Leiria..... o que acham dos seus queridos estádios que gastam mais de 5 milhões por ano para manter + o empréstimo contraído pelas câmaras para construírem parte desses elefantes?

Conheço muito bem Aveiro e só agora a Câmara começa a investir em....... tapar buracos nas estradas, por causa de irresponsáveis que aceitaram financiar o elefante com dinheiro dos nossos impostos que levaram quase à ruína a Câmara!!!!

E quando eu frequentava o ISCA de Aveiro no início do Milénio, tínhamos ali ao lado uma piscina do Beira Mar e o Estádio antigo. Todos estes bens desapareceram do Beira Mar, o clube herdou o elefante branco que parece um circo, já faliu e lá anda a Câmara farta de pagar o empréstimo e manutenção do estádio (5 + 5 milhões por ano!!!!!!!).

Bem, o Circo estará pago ou em vias de ser pago no início de 2023!!!!!
https://www.diarioaveiro.pt/noticia/77838

19 anos e 63 milhões de euros depois!!!!!!!!!!!

Tivemos destes fenómenos!!!!!!

Mas acho estranho tanta polémica por causa do Altar, logo agora!!!!
É que deixamos de falar nos casos do desacerto, compadrio e por aí a fora, no governo!
« Última modificação: Janeiro 27, 2023, 12:12:23 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, Clausewitz

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2863 em: Janeiro 27, 2023, 12:19:00 am »
Tal e qual!!

É que esta polémicas só aparecem para distrair de outras bem mais graves!!

E isso é recorrente!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2864 em: Janeiro 27, 2023, 01:15:38 am »


E o Estado é laico!
Imaginem se não fosse...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso