Programa de substituição do C-130

  • 2577 Respostas
  • 565328 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11091
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2340 em: Agosto 26, 2022, 11:44:47 am »
Já estava a ver que o KC ainda vinha primeiro. Mas pronto, custou mas cá está, agora os outros, esperemos que não demorem tanto.

Os primeiros F-16 a ser modernizados na OGMA também demoraram uma eternidade, 1 ano e qualquer coisa, depois aquilo meteu o pessoal da FAP, ganhou velocidade de cruzeiro e acho que chegaram a fazer 1 avião a cada 4 meses.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2341 em: Agosto 26, 2022, 07:29:37 pm »
Mais uma boa noticia para a FAP...
E futuramente para o DECIR...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2342 em: Agosto 27, 2022, 01:17:18 am »
O C-130H-30 "16806" efectuou hoje o seu primeiro voo de teste após a modernização. Tudo correu de forma perfeita. :)



E foi "apanhado" no radar




Agora será sempre mais "visível", fruto dos aviónicos modernizados.  ;)



"A small step for man. A giant leap for tugal."

Programa com atraso considerado crítico no início de 2020, a aeronave lead-the-fleet faz o voo inaugural pós-modernização no final de Agosto de 2022. É o que temos, infelizmente, e mais não posso dizer.

Um atraso monumental no mínimo de 15 anos. Agora a FAP fazer disto um grande acontecimento parece-me triste.
Quando o actual regime não gastou um tostão na sua aquisição. Poderia ao menos efectuar esta actualização a tempo e horas, isto é há
uma década e meia que foi quando os utilizadores destas aeronaves no mundo ocidental a efectuaram.
« Última modificação: Agosto 27, 2022, 01:18:00 am por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Pescador, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4045
  • Recebeu: 2626 vez(es)
  • Enviou: 2169 vez(es)
  • +5703/-2806
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2343 em: Agosto 27, 2022, 01:53:48 pm »
O C-130H-30 "16806" efectuou hoje o seu primeiro voo de teste após a modernização. Tudo correu de forma perfeita. :)



E foi "apanhado" no radar




Agora será sempre mais "visível", fruto dos aviónicos modernizados.  ;)



"A small step for man. A giant leap for tugal."

Programa com atraso considerado crítico no início de 2020, a aeronave lead-the-fleet faz o voo inaugural pós-modernização no final de Agosto de 2022. É o que temos, infelizmente, e mais não posso dizer.

Um atraso monumental no mínimo de 15 anos. Agora a FAP fazer disto um grande acontecimento parece-me triste.
Quando o actual regime não gastou um tostão na sua aquisição. Poderia ao menos efectuar esta actualização a tempo e horas, isto é há
uma década e meia que foi quando os utilizadores destas aeronaves no mundo ocidental a efectuaram.

Vão fazer o mesmo com o MLU dos F16. Até porque os russos não estão às portas.
saloios
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11091
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2344 em: Agosto 27, 2022, 02:06:54 pm »
Quando o actual regime não gastou um tostão na sua aquisição. Poderia ao menos efectuar esta actualização a tempo e horas, isto é há
uma década e meia que foi quando os utilizadores destas aeronaves no mundo ocidental a efectuaram.

Major Alvega, todos podemos ter a nossa opinião, seja mais ou menos informada. Mas isso que disse para mim é um contrasendo, então a modernização demorou o tempo que demorou precisamente por o governo estar a espera de fundos europeus para a fazer, se o governo estivesse disposto a gastar dinheiro nosso, ai é que poderia ter sido feita mais cedo. É a minha opinião  :G-beer2:.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5556
  • Recebeu: 5534 vez(es)
  • Enviou: 3635 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2345 em: Agosto 27, 2022, 03:14:22 pm »
O Ministério da Defesa Espanhol não sabe o que fazer aos 13 A400M que irá receber a partir de 2025 e que não planeia vir a operar.

https://bulgarianmilitary.com/amp/2022/08/26/spain-doesnt-know-what-to-do-with-the-ordered-13-a400m-aircraft/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18259
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5911 vez(es)
  • +7150/-9531
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11091
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2347 em: Agosto 27, 2022, 03:46:39 pm »
O Ministério da Defesa Espanhol não sabe o que fazer aos 13 A400M que irá receber a partir de 2025 e que não planeia vir a operar.

https://bulgarianmilitary.com/amp/2022/08/26/spain-doesnt-know-what-to-do-with-the-ordered-13-a400m-aircraft/

Fizeram uma encomenda grande porque a fabrica fica em Espanha, mas afinal a FA só quer metade, agora os outros ficam para peças  :mrgreen:, ou se quiserem dar 2 a Portugal também não recuso c56x1.

Que países é que podem vir a estar interessados?

Países da NATO/UE cujo maior avião de carga seja o C-130, paises de leste acho dificil, com a guerra a porta o dinheiro vai todo para F-35, potenciais interessados com dinheiro, países do Medio-Oriente, Marrocos(?), Canadá, Austrália para reforçar a capacidade estratégica que já tem com os C-17...

Criar-se algo tipo SAC...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1790
  • Recebeu: 1667 vez(es)
  • Enviou: 2506 vez(es)
  • +5498/-2913
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2348 em: Agosto 27, 2022, 03:57:26 pm »
O Ministério da Defesa Espanhol não sabe o que fazer aos 13 A400M que irá receber a partir de 2025 e que não planeia vir a operar.

https://bulgarianmilitary.com/amp/2022/08/26/spain-doesnt-know-what-to-do-with-the-ordered-13-a400m-aircraft/

Fizeram uma encomenda grande porque a fabrica fica em Espanha, mas afinal a FA só quer metade, agora os outros ficam para peças  :mrgreen:, ou se quiserem dar 2 a Portugal também não recuso c56x1.

Que países é que podem vir a estar interessados?

Países da NATO/UE cujo maior avião de carga seja o C-130, paises de leste acho dificil, com a guerra a porta o dinheiro vai todo para F-35, potenciais interessados com dinheiro, países do Medio-Oriente, Marrocos(?), Canadá, Austrália para reforçar a capacidade estratégica que já tem com os C-17...

Criar-se algo tipo SAC...

Uma hipótese será criar uma espécie de SAC no sul da Europa, vender a outros países...Portugal não estará de todo descartado.
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5556
  • Recebeu: 5534 vez(es)
  • Enviou: 3635 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2349 em: Agosto 27, 2022, 05:52:13 pm »
Tenho falado com colegas espanhóis e a hipótese SAC parece não ser de todo a preferida. Há potenciais interessados nestas células excedentárias (Turquia, Malásia, Indonésia e talvez o Peru), pelo que sem clientes provavelmente não ficarão.

Isto era fazer um acordo com a Airbus para a compra de dois aparelhos a preço (mais) reduzido, à qual se juntaria a modernização do C-295M para W. Assim houvesse vontade e visão para tal.
« Última modificação: Agosto 27, 2022, 07:08:59 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11091
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2350 em: Agosto 27, 2022, 06:12:22 pm »
Uma hipótese será criar uma espécie de SAC no sul da Europa, vender a outros países...Portugal não estará de todo descartado.
Cps,

Realmente dos países do sul da Europa apenas Espanha tem aviões deste tipo, entre nós, a Itália, a Grécia, talvez a Croacia, podia-se organizar algo assim.

Depois entre a Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia criavam um SAC do norte :mrgreen:.
« Última modificação: Agosto 27, 2022, 06:13:27 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11091
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2351 em: Agosto 27, 2022, 06:24:48 pm »
Tenho falado com colegas espanhóis e a hipótese SAC parece não ser de todo a preferida.

Pois eles querem é despacha-los, já tem o que queriam que era a parte da fábrica em Espanha a criar empregos para os espanhois, mas agora manter 27 aviões é uma despesa pesada, deviam vender a metade do preço.

Citar
Isto era fazer um acordo com a Airbus para a compra de dois aparelhos a preço (mais) reduzido, à qual se juntaria a modernização do C-295M para W. Assim houvesse vontade e visão para tal.

Ai já é complicado, estás a misturar aviões diferentes, e a modernização dos C295M era oferecida? É que estar sempre a pagar, e o nosso governo é muito mais a favor de coisas "conjuntas" de preferência que não custem dinheiro.

Eles querem muito vender os A400M ou não? Para mim era ou compramos 2 A400M e oferecem a modernização dos C295 ou pagamos a modernização e oferecem 2 A400M.

Não faço ideia dos valores para cada coisa, estou só a regatear na feira.  :mrgreen:

Parece que os alemães estão na mesma situação, dos 53 encomendados só querem ficar com 40 o que dá 13 que querem despachar. A juntar aos 13 espanhóis temos 26 A400M que querem despachar, ainda é um número significativo.

https://newsavia.com/alemanha-quer-comprar-seis-c-130j-e-vender-13-a400m-que-estao-novos/
« Última modificação: Agosto 27, 2022, 06:26:48 pm por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5556
  • Recebeu: 5534 vez(es)
  • Enviou: 3635 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2352 em: Agosto 27, 2022, 07:21:26 pm »
Citar
Isto era fazer um acordo com a Airbus para a compra de dois aparelhos a preço (mais) reduzido, à qual se juntaria a modernização do C-295M para W. Assim houvesse vontade e visão para tal.

Ai já é complicado, estás a misturar aviões diferentes, e a modernização dos C295M era oferecida? É que estar sempre a pagar, e o nosso governo é muito mais a favor de coisas "conjuntas" de preferência que não custem dinheiro.

A sério que me estás a querer explicar que o A400M e C-295M são aviões diferentes? 'Tás no gozo, não 'tás? :mrgreen:

O que eu disse foi o seguinte, e acho que me percebeste ("assim houvesse vontade e visão para tal", como escrevi): se a Airbus nos vendesse dois A400M a preço de amigo, com ou sem aspas no amigo, nós avançávamos para a modernização da frota C-295M PG01, 02 e 03 para C-295W; seria do género uma mão lava a outra, entendes? É isso que eu quis dizer.

Quiçá, até mesmo, o heli de evacuação poder também ser da Airbus... só Deus sabe que a Leonardo já merecia levar também uns valentes pontapés nas canelas para se deixar de abuso de posição dominante. E, lá está, com o bónus de ser tudo europeu (embora eu seja claramente do team Blackhawk). Porém, como nem vontade ou visão existem para tamanho emprego de massa cinzenta, só nos podemos limitar a estes exercícios teóricos e pouco mais.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1790
  • Recebeu: 1667 vez(es)
  • Enviou: 2506 vez(es)
  • +5498/-2913
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2353 em: Agosto 27, 2022, 07:58:08 pm »
Citar
Isto era fazer um acordo com a Airbus para a compra de dois aparelhos a preço (mais) reduzido, à qual se juntaria a modernização do C-295M para W. Assim houvesse vontade e visão para tal.

Ai já é complicado, estás a misturar aviões diferentes, e a modernização dos C295M era oferecida? É que estar sempre a pagar, e o nosso governo é muito mais a favor de coisas "conjuntas" de preferência que não custem dinheiro.

A sério que me estás a querer explicar que o A400M e C-295M são aviões diferentes? 'Tás no gozo, não 'tás? :mrgreen:

O que eu disse foi o seguinte, e acho que me percebeste ("assim houvesse vontade e visão para tal", como escrevi): se a Airbus nos vendesse dois A400M a preço de amigo, com ou sem aspas no amigo, nós avançávamos para a modernização da frota C-295M PG01, 02 e 03 para C-295W; seria do género uma mão lava a outra, entendes? É isso que eu quis dizer.

Quiçá, até mesmo, o heli de evacuação poder também ser da Airbus... só Deus sabe que a Leonardo já merecia levar também uns valentes pontapés nas canelas para se deixar de abuso de posição dominante. E, lá está, com o bónus de ser tudo europeu (embora eu seja claramente do team Blackhawk). Porém, como nem vontade ou visão existem para tamanho emprego de massa cinzenta, só nos podemos limitar a estes exercícios teóricos e pouco mais.  ::)

Mais uma vez se prova que o KC-390 foi um tiro no pé.
Uma vez que o C-295 realiza 80% das missões do C-130 e KC-390, as restantes 20% poderiam ser realizadas por uma frota de 3 a 4 A-400M, fazendo o "hi-low".
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2354 em: Agosto 27, 2022, 08:26:08 pm »
Citar
Isto era fazer um acordo com a Airbus para a compra de dois aparelhos a preço (mais) reduzido, à qual se juntaria a modernização do C-295M para W. Assim houvesse vontade e visão para tal.

Ai já é complicado, estás a misturar aviões diferentes, e a modernização dos C295M era oferecida? É que estar sempre a pagar, e o nosso governo é muito mais a favor de coisas "conjuntas" de preferência que não custem dinheiro.

A sério que me estás a querer explicar que o A400M e C-295M são aviões diferentes? 'Tás no gozo, não 'tás? :mrgreen:

O que eu disse foi o seguinte, e acho que me percebeste ("assim houvesse vontade e visão para tal", como escrevi): se a Airbus nos vendesse dois A400M a preço de amigo, com ou sem aspas no amigo, nós avançávamos para a modernização da frota C-295M PG01, 02 e 03 para C-295W; seria do género uma mão lava a outra, entendes? É isso que eu quis dizer.

Quiçá, até mesmo, o heli de evacuação poder também ser da Airbus... só Deus sabe que a Leonardo já merecia levar também uns valentes pontapés nas canelas para se deixar de abuso de posição dominante. E, lá está, com o bónus de ser tudo europeu (embora eu seja claramente do team Blackhawk). Porém, como nem vontade ou visão existem para tamanho emprego de massa cinzenta, só nos podemos limitar a estes exercícios teóricos e pouco mais.  ::)

Mais uma vez se prova que o KC-390 foi um tiro no pé.
Uma vez que o C-295 realiza 80% das missões do C-130 e KC-390, as restantes 20% poderiam ser realizadas por uma frota de 3 a 4 A-400M, fazendo o "hi-low".
Cps,

Os 827 milhões  gastos na aquisição dos 5 kc390, eram suficientes para que a FAP efectuasse a modernização de 57 aeronaves de cinco Esquadras e comprasse 12 helis medios.

Que bela opção a tomada  !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar