A História do Contratorpedeiro Tejo
Inicialmente construído no Arsenal da Marinha em 1904, segundo o projecto do engenheiro naval francês Alphonso Croneau, era um navio canhoneiro-torpedeiro de aço, híbrido na sua função e de linhas estranhas.
A sua construção teve início em 1900 e entrou ao serviço da Real Armada a 18 de Abril de 1904. Teve um grave acidente com o encalhe nas Berlengas a 25 de Agosto de 1910, onde perdeu 11m da proa.
Foi decidido transformar este navio num contratorpedeiro, tendo para tal sido aprovado o projecto da autoria do engenheiro naval António Jervis de Athouguia. O plano de remodelação alterou o formato da proa e alterou as chaminés, alterando de quatro para duas. Recebeu um novo castelo e a mastreação foi alterada.
A sua reconstrução foi decidida em 1912, ,as só teve oportunidade para entrar na doca seca do Arsenal da Marinha em 1915. A sua reconstrução ficou terminada em 1916, mas só passou ao estado de completo armamento em Agosto de 1917, tendo sido o seu primeiro comandante após recuperação o Capitão-Tenente António da Câmara Melo Cabral, comando que manteve até 20 de Janeiro de 1920.
Navio Tejo 1904-1910
Navio Tejo 1917-1927
Características:
Comprimento: 70m
Deslocação: 536T
Velocidade máxima: 25 nós
Autonomia: 2.260mn (13 nós)
Máquinas: 2 máquinas de tríplice expansão de 7.000 CV, com duas hélices, foram construidos pela Société des Forges et Chantiers de la Mediterranée e fornecidos ao Arsenal da Marinha no ano de 1898.
4 caldeiras arquitubulares Normand Sigaudy, tipo White Forster (adjudicadas em 1913 a Samuel White da companhia East Cowes), ou seja no processo de renovação do navio.
Alimentadores principais tipo Weir
Alimentadores secundários tipo Wostington
Vaporizador, destilador tipo Weir
Combustível carvão
Armamento:
1x 100mm (retirada)
1x76mm (caça)
2x47mm
2xTT (350mm)
Director de tiro e sistema de TSF especial instalado em 1916
Guarnição: 4 oficiais, 16 sargentos e 77 praças.
http://www.momentosdehistoria.com/001-grande_guerra/001-01-marinha/001-01-05-marinha_guerra/001-01-05-06-nrp_tejo.htmlmais uma foto do Tejo
Abraços