Os 30 F16A/B MLU da FAP

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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3045 em: Junho 15, 2023, 10:46:45 am »
Os ST são aviões de Treino Avançado. Viriam substituir os Alpha Jet que já sairam de serviço (Na Fab substituiu o Xavante).

Citar
O Embraer EMB-314 "Super Tucano" é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-314_Super_Tucano



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3046 em: Junho 15, 2023, 01:28:13 pm »
Segundo se tem vindo a saber, a Lockheed Martin enviou oficiosamente uma circular em Maio aos clientes europeus, avisando-os de que quanto mais tarde colocarem as encomendas para modernização de F-16 para V, de F-16 Block 70/72 novos, ou F-35A/B, mais atrasadas as entregas serão como é óbvio. No entanto parece que isso por cá não surtirá qualquer efeito, já que aparentemente estamos numa de "deixa andar", e a tentar retirar mais proveito da pouca potencialidade que até hoje explorámos do F-16 MLU.  ::)

Pois, é manter tudo na mesma, para não gastar muito dinheiro.

Irónico é que na Marinha é o oposto: esbanjar dinheiro a modernizar chaços para aguentarem 12 anos, enquanto na FAP não modernizam meios com elevado potencial ainda por explorar para durarem 17 anos.
 

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Pescador

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3047 em: Junho 15, 2023, 05:24:33 pm »
O problema com os ST, é que não vêm substituir nem os Chipmunk, nem os TB-30. Ficando nós efectivamente com 3 modelos de aeronaves de treino a hélice (nem se dando ao trabalho de passar os TB-30 para o lugar dos Chipmunk). Ficando depois no ar a dúvida, de como se vai proceder à substituição do TB-30, se seria comprada uma aeronave intermédia entre a que substituísse os Chipmunk e os ST, ou gasta-se um balúrdio em mais ST.

Mas isto é off-topic.

Quanto aos F-16, é mais que lógico que é necessário modernizar, no mínimo, os PA I. A FAP que tire da cabeça a ilusão que vai receber já em 2030 F-35, por até lá, as encomendas estão todas cheias, e no período entre nós abrirmos concurso, encomendarmos e isso tudo, com sorte, teríamos o primeiro em 2035. É melhor aceitar a realidade, que mais certo é a maioria da frota de F-16 ter que aguentar até 2040, porque antes disso nunca teremos FOC da eventual frota  de F-35.
 

Os mesmos que querem à força gastar 1,2 mil milhões em kc e tucanitos são os que vão empurrar com a pancita o mlu dos F16. Depois na hora de adquirir F35 e ficarem uma década a espera vão desculpar-se com o fornecedor. Tem sido assim com as Marlin dos NPO
Estes intrujas querem lá saber, o importante é fazer negociatas.
Por isso venha lá um zuca ou tuga aculturado aqui, feito com a Embraer, dizer que é muito bom e faz  falta, como se estivessem a vender enciclopédias. Porque fazer falta faz muita coisa e mais premente, no entanto não se vê a pressa e a disponibilidade politica num autentico circo em adquirir.
A panela está ao lume os os convivas arregaçam mangas para comer e beber como labregos
Atirem mais areia vá

No mínimo metade da frota já devia estar a começar ser encaminhada para MLU

Mas esses são como o labrego da Marinha que diz que os NPO tem a melhor arma, que são os homens. Nem sei porque não temos ainda os A7. a G3, os Chaimites. Os Homens faziam daquilo máquinas de guerra ferozes
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3048 em: Junho 15, 2023, 08:58:53 pm »
Segundo se tem vindo a saber, a Lockheed Martin enviou oficiosamente uma circular em Maio aos clientes europeus, avisando-os de que quanto mais tarde colocarem as encomendas para modernização de F-16 para V, de F-16 Block 70/72 novos, ou F-35A/B, mais atrasadas as entregas serão como é óbvio. No entanto parece que isso por cá não surtirá qualquer efeito, já que aparentemente estamos numa de "deixa andar", e a tentar retirar mais proveito da pouca potencialidade que até hoje explorámos do F-16 MLU.  ::)

Pois, é manter tudo na mesma, para não gastar muito dinheiro.

Irónico é que na Marinha é o oposto: esbanjar dinheiro a modernizar chaços para aguentarem 12 anos, enquanto na FAP não modernizam meios com elevado potencial ainda por explorar para durarem 17 anos.

Existem processos de modernização de vários meios, acho que o único que não tem modernização anunciada neste momento é o c-295.
O Chipmunk é suposto ser substituído.

 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3049 em: Junho 15, 2023, 10:40:43 pm »
Os F-16 também não têm. Os Epsilon idem, tal como os Merlin. Se algum destes tem em vista algum tipo de "MLU", é tão minúsculo que nem conta para a estatística.
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3050 em: Junho 15, 2023, 10:43:21 pm »
Os F-16 também não têm. Os Epsilon idem, tal como os Merlin. Se algum destes tem em vista algum tipo de "MLU", é tão minúsculo que nem conta para a estatística.

Não é verdade.
 
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3051 em: Junho 21, 2023, 10:43:14 pm »
Portugal is considering contributing to a rotational air defense model agreed by NATO defense ministers, General Jose Nunes da Fonseca, the country's chief of defense, said in Vilnius on Tuesday. 

https://www.baltictimes.com/portugal_considers_contributing_to_rotational_air_defense_model___defense_chief/

 :o
 

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Drecas

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3052 em: Junho 21, 2023, 11:55:07 pm »
Nice, está é na hora de o fazer com equipamento e armamento a sério

 

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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3053 em: Junho 22, 2023, 10:23:14 am »
Portugal is considering contributing to a rotational air defense model agreed by NATO defense ministers, General Jose Nunes da Fonseca, the country's chief of defense, said in Vilnius on Tuesday. 

https://www.baltictimes.com/portugal_considers_contributing_to_rotational_air_defense_model___defense_chief/

 :o

Com 28 F16 (segundo o PF são 25)? Tendo em conta que a taxa de disponibilidade na ordem dos 55%? Sobram no máximo 15 F16 AM...  ::)

http://www.passarodeferro.com/2023/02/portugal-sem-disponibilidade-para.html]http://www.passarodeferro.com/2023/02/portugal-sem-disponibilidade-para.html]http://www.passarodeferro.com/2023/02/portugal-sem-disponibilidade-para.html



Saudações

P.S. O Sr. General já está a contar com o 346 by Leonardo. Ficam cá a fazer defesa área e vão os F16 para as 7 maravilhas do mundo. :mrgreen:



 
« Última modificação: Junho 22, 2023, 10:24:37 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Luso

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3054 em: Junho 22, 2023, 10:42:23 am »
Citar
Portugal is considering contributing to a rotational air defense model agreed by NATO defense ministers, General Jose Nunes da Fonseca, the country's chief of defense, said in Vilnius on Tuesday.

A palavra chave é "considering".
Com esta escumalha, "considero" logo existo.
Esta gente não produz, não faz, não prevê, não planeia: finge e rouba!
« Última modificação: Junho 22, 2023, 10:44:41 am por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3055 em: Junho 22, 2023, 10:54:52 pm »
Então a missão vai passar de "air policing" para "air defense", que diferenças terá?

Forças de mísseis SAM?
Não temos  :mrgreen:

Uma maior força de caças?
Aqui vejo duas maneiras disso ser atingido, ou enviando mais aviões (o que para nós será complicado), ou estando lá mais tempo (já me parece mais provável para a nossa realidade).
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3056 em: Junho 23, 2023, 10:51:49 am »
Uma maior força de caças?
Aqui vejo duas maneiras disso ser atingido, ou enviando mais aviões (o que para nós será complicado), ou estando lá mais tempo (já me parece mais provável para a nossa realidade).

Grosso modo é por aí. Os Estados Bálticos desejam que haja uma presença maior e mais permanente dos destacamentos aliados, oferecendo para isso apoio logístico, melhores infraestruturas, alojamento, etc. No nosso caso só poderemos contribuir com o vector aéreo (F-16), e essa seria mais uma forte razão para avançarmos para a modernização F-16V Block 72 sem demoras.

Em contrapartida, e falando do caso da Lituânia, iríamos colher frutos através da cooperação e partilha de conhecimentos e experiência dos lituanos na área da ciber-segurança/defesa, por exemplo, algo que faz muita falta por cá como todos sabemos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Pescador

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3057 em: Junho 23, 2023, 11:44:59 am »
Mais não é melhor. Melhor era fazer o MLU e assim ser mais capaz.

Quanto a considerações, a única que vejo garantida é gastar com a Embraer 1,2 mil milhões, nos 6 KC(5 não chegavam, a Enbraer tem de vender porque no Brasil teve corte) e 10 ou 12 tucanitos. O resto, Merlin, C 295 e F16, logo se vê, porque depois vem um pretexto de falta dinheiro. Primeiro os manos dos cambalachos

Da Marinha nem vale a pena falar, os almirantes e comodoros dizem estar bem

Já a gora, com um exército de Pandur e Vantac mal equipados de AC e AA é muito relevante ter cargueiros. É como ter pratos finos e  comida de lata de sardinha. E se é para carregar, um Crossover metiam de uma só vez o que os kacetes levam muitas viagens para o fazer

Tudo tretas. Interesses pessoais envolvidos  e quintinhas.
Garantir a necessidades nacionais e segurança em toda a área de responsabilidade não conseguem. Acham que dois submarinos, uns F16 sem MLU e sem misseis modernos suficientes, 2 subcorvetas(as BD), uns NPO cargueiros e meia dúzia de helicópteros a voar, está bem.
« Última modificação: Junho 23, 2023, 11:57:59 am por Pescador »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3058 em: Junho 23, 2023, 02:26:30 pm »
Amigo Pescador, os nossos F-16 já passaram por um MLU; ou melhor, 25 células já foram modificadas, operando até a última versão de software - S2.2/3 - , faltando entretanto 3 monolugares para perfazer o total de 28 aeronaves. O que falta aos F-16 é a derradeira modernização para a versão Viper, no nosso caso F-16V Block 72 por operarmos um motor Pratt & Whitney.

Parecem coisas similares, mas não são: uma tratou-se de uma actualização de meia-vida operacional (Mid-Life Update, MLU), a outra é uma modernização (Upgrade), algo bem mais abrangente. Parecem jogos florais ou brincar com semântica, contudo neste caso específico não é. Só para que todos nos entendamos, por favor não leves a mal. ;)

A FAP já disse que vai vigiar e proteger o espaço aéreo da capital durante as JMJ (como se não o fizesse diariamente...), portanto só foi pena o Pavio Curto não ter sido esperto e alegado que era para isso essencial que os F-16 estivessem mais modernos e bem armados, para ver se o programa de modernização para a versão Viper não estaria já em andamento. É que isto agora é só ir consultar o portal base do Governo e ver o fartar vilanagem dos milhões a sair praticamente todos os dias para as JMJ, e como diz o provérbio "quem não tem vergonha, todo o mundo é seu". ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3059 em: Junho 23, 2023, 03:14:48 pm »
Amigo Pescador, os nossos F-16 já passaram por um MLU; ou melhor, 25 células já foram modificadas, operando até a última versão de software - S2.2/3 - , faltando entretanto 3 monolugares para perfazer o total de 28 aeronaves. O que falta aos F-16 é a derradeira modernização para a versão Viper, no nosso caso F-16V Block 72 por operarmos um motor Pratt & Whitney.

Parecem coisas similares, mas não são: uma tratou-se de uma actualização de meia-vida operacional (Mid-Life Update, MLU), a outra é uma modernização (Upgrade), algo bem mais abrangente. Parecem jogos florais ou brincar com semântica, contudo neste caso específico não é. Só para que todos nos entendamos, por favor não leves a mal. ;)

A FAP já disse que vai vigiar e proteger o espaço aéreo da capital durante as JMJ (como se não o fizesse diariamente...), portanto só foi pena o Pavio Curto não ter sido esperto e alegado que era para isso essencial que os F-16 estivessem mais modernos e bem armados, para ver se o programa de modernização para a versão Viper não estaria já em andamento. É que isto agora é só ir consultar o portal base do Governo e ver o fartar vilanagem dos milhões a sair praticamente todos os dias para as JMJ, e como diz o provérbio "quem não tem vergonha, todo o mundo é seu". ::)

Um artigo do Cavok de 2019 dizia que Portugal estava a instalar os AN/APG68(9) mas no site da FA fala só nem AN/APG66.

Sabes se já houve upgrade do radar?