Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Drecas

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3000 em: Maio 23, 2023, 11:50:46 am »
A discussão sobre os F-16 para a Ucrânia deixa claro que o padrão MLU está ultrapassado especialmente no que diz respeito ao radar. São muito competitivos com os Mig-29 e SU-27. Mas em comparação com os novos aviões com radar AESA....uffffff.
Só o su-35 leva AESA

Embora Mig-31BM e Su-30SM penso terem radares mais potentes

Mas é algo que já era sabido.

E sempre terão um RWR funcional e normal ao contrário dos Mig-29
 

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3001 em: Maio 23, 2023, 04:37:59 pm »
Tinha essa duvida - na Ucrânia o F16 "MLU" ou com AESA é assim um "game changer" tão grande...?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3002 em: Maio 23, 2023, 04:38:46 pm »
O radar do Mig-31 é gigante comparado com o dos nossos F-16. Compensa assim a idade com o tamanho.

E sim, fazer o upgrade para o Sabr era primordial para os nossos F-16. E passávamos a poder incorporar uma série de mísseis novos.
 

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Drecas

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3003 em: Maio 23, 2023, 05:18:44 pm »
O radar do Mig-31 é gigante comparado com o dos nossos F-16. Compensa assim a idade com o tamanho.

E sim, fazer o upgrade para o Sabr era primordial para os nossos F-16. E passávamos a poder incorporar uma série de mísseis novos.
Se compensa não sei, um Su-35 ou Su-30 são bastante mais capazes e versáteis
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3004 em: Maio 23, 2023, 05:58:55 pm »
O radar do Mig-31 é gigante comparado com o dos nossos F-16. Compensa assim a idade com o tamanho.

E sim, fazer o upgrade para o Sabr era primordial para os nossos F-16. E passávamos a poder incorporar uma série de mísseis novos.
Se compensa não sei, um Su-35 ou Su-30 são bastante mais capazes e versáteis

De acordo com os dados online compensa face a grande parte dos caças de 4ª geração em termos de alcance mas não se compara aos novos radares AESA.

Citar
Tinha essa duvida - na Ucrânia o F16 "MLU" ou com AESA é assim um "game changer" tão grande...?

Os F-16 desbloqueiam uma série de armamento que a Ucrânia não pode usar nos Mig 29, ou só pode usá-los "coxos" (HARM). E permite usar os pods ocidentais ECM e ter um melhor RWR e o friend or foe torna-se muito mais simples. Mas não é para combater no céu com os russos. Os sistemas AA não permitem isso.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3005 em: Maio 24, 2023, 07:57:12 am »
A discussão sobre os F-16 para a Ucrânia deixa claro que o padrão MLU está ultrapassado especialmente no que diz respeito ao radar. São muito competitivos com os Mig-29 e SU-27. Mas em comparação com os novos aviões com radar AESA....uffffff.

Mas o "V" leva um AESA. E é uma versão muito adoptada nestes últimos anos. Estão a espera do quê para os passarem a V?
Andam com a parolice de gastar  200 milhões para tucanitos, mais outro quase tanto para o 6º Kacete e, deixam os F16 ficar sem MLU.
Boa

O dinheiro que estes traidores vão receber fala mais alto
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3006 em: Maio 24, 2023, 10:32:44 am »
Já deve estar explicado algures nestas 201 páginas... mas, se bem percebo, há 3 grandes hipóteses para os nossos F16, investimento crescente: continuar com o MLU (ie tape melhoradas, talvez melhoramentos de equipamentos "avulso" específicos e pouco capazes de fazer a diferença - a médio prazo perdemos a capacidade de termos um caça "NATO"); além do MLU colocar o SABR (já permite manter a capacidade mais uns anos); fazer, pelo menos para 1 esquadrilha, o "upgrade" V...

É isto?         
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3007 em: Maio 24, 2023, 11:15:42 am »
Os custos de upgrade para o block V são tão baixos que acho que é a FA que não quis por na LPM. A Grécia gastou €270M para 84 caças. Mesmo sabendo que deve ter havido um desconto de quantidade e que os F-16 deles eram já block 50/52. Os custos para 14 MLUs ainda com horas de voo eram irrisórios comparado com outros programas.

Devem de estar numa de F-35 ou nada. Deviam de prestar mais atenção ao número de F35/ano que cada país está a receber para perceber o espaço temporal de substituição.
 
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Mentat

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3008 em: Maio 24, 2023, 11:50:53 am »
Devem de estar numa de F-35 ou nada. Deviam de prestar mais atenção ao número de F35/ano que cada país está a receber para perceber o espaço temporal de substituição.

A minha questão com a (eventual) compra de F-35 para a FAP é somente o custo de manutenção e de voo/hora.
Tem sido um pincel para mantermos toda a frota de F-16 operacional e assegurar as necessárias horas de voo em missão/treino. Imagino como será com uma plataforma MUITO mais dispendiosa neste sentido...

SE a FAP passar a ter o orçamento que necessita para manutenção e logísitica (leia-se Sidewinder, AMRAAM, Harpoon, Haarm e Maverick - só para citar os mais conhecidos -  em quantidades suficientes para desempenhar as suas missões) sou 100% a favor da total substiuição dos F-16 pelos F-35.
São muitos ses para o atual estado das FA.
« Última modificação: Maio 24, 2023, 02:37:14 pm por Mentat »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3009 em: Maio 24, 2023, 03:52:42 pm »
Devem de estar numa de F-35 ou nada. Deviam de prestar mais atenção ao número de F35/ano que cada país está a receber para perceber o espaço temporal de substituição.

A minha questão com a (eventual) compra de F-35 para a FAP é somente o custo de manutenção e de voo/hora.
Tem sido um pincel para mantermos toda a frota de F-16 operacional e assegurar as necessárias horas de voo em missão/treino. Imagino como será com uma plataforma MUITO mais dispendiosa neste sentido...

SE a FAP passar a ter o orçamento que necessita para manutenção e logísitica (leia-se Sidewinder, AMRAAM, Harpoon, Haarm e Maverick - só para citar os mais conhecidos -  em quantidades suficientes para desempenhar as suas missões) sou 100% a favor da total substiuição dos F-16 pelos F-35.
São muitos ses para o atual estado das FA.

Ainda não ouviste? A Lockheed Martin diz que o F35 é mais barato de operar que um Gripen F (cuja manutenção deve ser equiparável a um F-16). E o pessoal acredita.
 

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Lampuka

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3010 em: Maio 24, 2023, 05:00:45 pm »
Devem de estar numa de F-35 ou nada. Deviam de prestar mais atenção ao número de F35/ano que cada país está a receber para perceber o espaço temporal de substituição.

A minha questão com a (eventual) compra de F-35 para a FAP é somente o custo de manutenção e de voo/hora.
Tem sido um pincel para mantermos toda a frota de F-16 operacional e assegurar as necessárias horas de voo em missão/treino. Imagino como será com uma plataforma MUITO mais dispendiosa neste sentido...

SE a FAP passar a ter o orçamento que necessita para manutenção e logísitica (leia-se Sidewinder, AMRAAM, Harpoon, Haarm e Maverick - só para citar os mais conhecidos -  em quantidades suficientes para desempenhar as suas missões) sou 100% a favor da total substiuição dos F-16 pelos F-35.
São muitos ses para o atual estado das FA.

Ainda não ouviste? A Lockheed Martin diz que o F35 é mais barato de operar que um Gripen F (cuja manutenção deve ser equiparável a um F-16). E o pessoal acredita.
Se não vierem ou ficarem INOP's, não deixa de ser uma realidade.
Aliás,  pela complexidade até poderá ser mais cedo do que o costume.
João Pereira
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3011 em: Maio 24, 2023, 06:55:01 pm »
Para obviar a dificuldades eu diria que uns tacanitos e a FAP ficava servida de interceptadores  :bang:
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3012 em: Maio 25, 2023, 07:22:31 am »
Para obviar a dificuldades eu diria que uns tacanitos e a FAP ficava servida de interceptadores  :bang:

Exército já quase não existe, marinha também não, só fica a faltar destruir a forca aérea para cumprir o sonho do Mário Soares e dos seus cabeças de hidra do PS, que era tornar Portugal um país desarmado, como até está escrito no monumento dedicado a esse bandido.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3013 em: Maio 25, 2023, 10:24:43 am »
Muito boa análise dos F-16 MLU e da sua comparação com os F-16 americanos.

https://twitter.com/noclador/status/1661511941150453763?t=Tm7zHhKM35deKzLfI4jKoA&s=19
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3014 em: Maio 25, 2023, 01:58:59 pm »
Ainda não ouviste? A Lockheed Martin diz que o F35 é mais barato de operar que um Gripen F (cuja manutenção deve ser equiparável a um F-16). E o pessoal acredita.

Onde viste isso? Mais uma fantasia tua?  ::)

Quanto à questão do SABR nos F-16, não desbloqueia a possibilidade de usar novos mísseis (para já), permite sim tirar partido do potencial de mísseis mais recentes como o AIM-120D, que tem um alcance superior ao que o APG-66 dos nossos F-16 tem. De resto, é obviamente um radar muito superior em tudo, desde a capacidade de detecção e seguimento de alvos, ao alcance, à precisão, à resistência a contramedidas, etc. Para nós, desviando-me da conversa da cedência ou não de F-16 à Ucrânia, faria todo o sentido ter o SABR nos nossos F-16, para ontem.

Ainda assim, mesmo com o APG-66, os MLU que os ucranianos possam receber, ainda teriam uma utilidade elevada. Para lançar JDAM-ER, SDB/SDB-II, JSOW, JASSM, e por aí fora (até Harpoon, caso queiram atacar navios russos no Mar Negro), portanto o potencial do F-16 lá, poderá estar no seu número, e no armamento que podem levar. Supõe-se que, para SEAD/DEAD, em conjunto com os HARM ou mesmo AARGM, o ideal seja mesmo ter o AESA, mas nem sei se os ucranianos vão ter esta missão nos mesmos moldes que os americanos têm os Wild Weasel.

Agora também se pode dizer que, idealmente, os ucranianos recebiam no mínimo F-16 com APG-68, que sempre é melhor que o 66. Mas a realidade, é que é preciso considerar que radares AESA, poderá não haver assim tanta capacidade de os produzir (não esquecer que o SABR já conta com uma boas encomendas, para a USAF e clientes externos), e portanto a única solução poderá ser APG-66 e 68 ou nada.

Entre MIG-31 e SU-30/35, um dos factores sempre a ter em conta a comparar radares, é também o RCS das aeronaves em si. Um radar mais poderoso da aeronave X, pode ter a sua vantagem em alcance anulada caso a aeronave opositora tenha um RCS muito inferior. Podemos ver um caso em que (por exemplo) um F-16C/D consegue detectar um MIG-31 à mesma distância que o MIG-31 consegue detectar o F-16, pela questão do RCS.

Entretanto, e algo que não vejo a ser discutido, é AWACS. Seria de facto interessante ver uma discussão (entre quem decide que material ceder ou não), acerca da inclusão de AWACS "leves", como o Saab 340 AEW&C ou o E-2 Hawkeye. Sendo muito mais pequenos que um E-3 ou equivalente, não só são mais fáceis de "esconder" dentro das suas bases (o E-2 com a vantagem de poder dobrar as asas, ocupando um espaço muito reduzido em hangar), como terão forçosamente um RCS mais reduzido, portanto serão mais difíceis de abater pelos russos com mísseis BVR ou S-400.