Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2820 em: Maio 08, 2022, 10:45:13 am »
Os F-16 portugueses preparam-se para receber novo software 2.3 em breve.
https://www.facebook.com/107983615896274/posts/5674461429248437/
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2821 em: Maio 08, 2022, 11:15:29 am »
Os F-16 portugueses preparam-se para receber novo software 2.3 em breve.
https://www.facebook.com/107983615896274/posts/5674461429248437/

Isso quer dizer que se fosse adquirido o Pod sniper, aproveitaria melhor ainda mais esse potencial?
Se calhar é pertinente, até a Roménia com os ex F16 da FAP já o tem. E Mais de vinte Países
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2822 em: Maio 08, 2022, 12:19:07 pm »
Os F-16 portugueses preparam-se para receber novo software 2.3 em breve.
https://www.facebook.com/107983615896274/posts/5674461429248437/

Isso quer dizer que se fosse adquirido o Pod sniper, aproveitaria melhor ainda mais esse potencial?
Se calhar é pertinente, até a Roménia com os ex F16 da FAP já o tem. E Mais de vinte Países

Nós sub-exploramos as OFP's do F-16 (e os próprios). Talvez seja também por isso que quer os aparelhos do PA I, como do PA II ainda possuam uma vida útil considerável nas suas células.

O software das aeronaves permite desde há algum tempo a utilização de pérolas como o Sniper, Harpoon, HARM, SDB I/II, GBU-38/54, AIM-120D, AIM-9X Block II, IRIS-T, JSOW, JASSM/JASSM-ER, calhas inteligentes porta-bombas BRU-69, etc, etc, e no entanto por cá é a miséria franciscana que se vê.
« Última modificação: Maio 08, 2022, 12:19:56 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2823 em: Maio 08, 2022, 12:27:30 pm »
O facto dos americanos estaram cá a acompanhar os testes de upgrade é porque tb o estão a implementar e aproveitam todos os que fazem testes?

Por ordem de prioridades - difícil quando há tantas falhas - o que se deveria comprar para os nossos F16?
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wyldething

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2824 em: Maio 08, 2022, 01:51:15 pm »
O facto dos americanos estaram cá a acompanhar os testes de upgrade é porque tb o estão a implementar e aproveitam todos os que fazem testes?


Os americas estão envolvidos no desenvolvimento de todas as OFP mas a OFP dos MLU da EPAF não é a mesma da USAF.

Os F-16 portugueses preparam-se para receber novo software 2.3 em breve.
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Isso quer dizer que se fosse adquirido o Pod sniper, aproveitaria melhor ainda mais esse potencial?
Se calhar é pertinente, até a Roménia com os ex F16 da FAP já o tem. E Mais de vinte Países


O Litening devidamente actualizado é tão bom como o Sniper.
Tal como dizia o CG acima, nós nem sequer aproveitamos o potencial do que já temos
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2825 em: Maio 08, 2022, 03:04:10 pm »
Por ordem de prioridades - difícil quando há tantas falhas - o que se deveria comprar para os nossos F16?

Praticamente tudo.  :mrgreen:
Até porque não se percebe como temos o JHMCS, e não temos mísseis HOBS.
Não se percebe como temos tão poucos AMRAAM, independentemente da versão.
Não se percebe como 90% do nosso território é mar, e não temos mísseis anti-navio.
Não se percebe como é que no século XXI, ainda não temos um míssil de cruzeiro em uso em nenhum dos ramos.
Não se percebe como não se opta pelas SDB-II como "substituto espiritual" dos Maverick.

E ainda se incluía o radar AESA, para tirar partido do AIM-120D. Também as calhas que o CG falou, mais os pylons Terma PIDS+ (contramedidas), o pod Legion (IRST).

A plataforma tem potencial, ainda para mais quando de repente o mundo mudou e é preciso adaptar-nos à nova realidade, sabendo desde logo que a vontade para investir a sério nas FA, ao ponto de se comprar F-35 novos, não há.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2826 em: Maio 08, 2022, 03:19:41 pm »
O facto dos americanos estaram cá a acompanhar os testes de upgrade é porque tb o estão a implementar e aproveitam todos os que fazem testes?


Os americas estão envolvidos no desenvolvimento de todas as OFP mas a OFP dos MLU da EPAF não é a mesma da USAF.

Os F-16 portugueses preparam-se para receber novo software 2.3 em breve.
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Isso quer dizer que se fosse adquirido o Pod sniper, aproveitaria melhor ainda mais esse potencial?
Se calhar é pertinente, até a Roménia com os ex F16 da FAP já o tem. E Mais de vinte Países


O Litening devidamente actualizado é tão bom como o Sniper.
Tal como dizia o CG acima, nós nem sequer aproveitamos o potencial do que já temos


Pois, é como ter plataformas navais cegas e desarmadas porque é para turismo ou helicópteros sem FLIR porque é para taxi.

O F16 são para compromissos internacionais de policiamento como são os Pandur e Vamtac senão nem estes vinham. Pois os modelos que vieram não contemplam ameaças acima do mais comum na RCA ou semelhantes. Nada de grandes ameaças aéreas ou de CC.
Com F16 é igual, os pensadores preveem só o uso como policias aéreos nada mais. Ainda assim deviam pensar em mais duais ou três coisas, como o AIM 9X e o Harpoom, por ex.
Até me admira haver AIM 120C5
Mas neste País é a Imagem minimalista para algumas coisas, outras é à grande senhor.
Se a coisa der para o torto logo se vê

 
« Última modificação: Maio 08, 2022, 03:23:11 pm por Pescador »
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2827 em: Maio 08, 2022, 03:44:50 pm »
Os AIM-120D são só para amigos próximos (Austrália, Canadá e UK). Para os restantes é o C7 ou o C8.

Por ordem de prioridades - difícil quando há tantas falhas - o que se deveria comprar para os nossos F16?

Praticamente tudo.  :mrgreen:
Até porque não se percebe como temos o JHMCS, e não temos mísseis HOBS.
Não se percebe como temos tão poucos AMRAAM, independentemente da versão.
Não se percebe como 90% do nosso território é mar, e não temos mísseis anti-navio.
Não se percebe como é que no século XXI, ainda não temos um míssil de cruzeiro em uso em nenhum dos ramos.
Não se percebe como não se opta pelas SDB-II como "substituto espiritual" dos Maverick.

E ainda se incluía o radar AESA, para tirar partido do AIM-120D. Também as calhas que o CG falou, mais os pylons Terma PIDS+ (contramedidas), o pod Legion (IRST).

A plataforma tem potencial, ainda para mais quando de repente o mundo mudou e é preciso adaptar-nos à nova realidade, sabendo desde logo que a vontade para investir a sério nas FA, ao ponto de se comprar F-35 novos, não há.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2828 em: Maio 08, 2022, 03:56:31 pm »
Os AIM-120D são só para amigos próximos (Austrália, Canadá e UK). Para os restantes é o C7 ou o C8.

Até compreendo.  Com a influência russa nas forças armadas portuguesas é um grande risco fornecer armas avançadas. 
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2829 em: Maio 08, 2022, 06:31:49 pm »
Os AIM-120D são só para amigos próximos (Austrália, Canadá e UK). Para os restantes é o C7 ou o C8.

E mesmo nos Estados Unidos poucas unidades os operam regularmente; por exemplo os F-15C/D da 18th FW baseados em Kadena (Okinawa) carregam um mix de 6 AIM-120C-7/D + 2 AIM-9X. Os recém-extintos "Grim Reapers" de Lakenheath levaram para a Polónia os seus Eagle equipados com o mais antigo C-6, e os F-16C/D e F-35A norte-americanos têm sido vistos com C-5 e C-7.

No nosso caso, a aeronave possui já 28 anos de serviço, é certo, mas continua a deter muito potencial devido à sua sub-exploração a nível nacional. As áreas onde seria possível haver melhorias significativas já foram aqui praticamente todas elencadas, e só tutelas e chefias com uma visão extremamente redutora (e por conseguinte, perigosa) da realidade é que podem achar concebível ter de se executar, por exemplo, uma missão ASFAO contra um meio naval moderno com recurso a munições gravíticas que possuem um alcance máximo a rondar as 15 milhas (quase o mesmo alcance que o Maverick), quando um Harpoon tem entre as 75 e 150 milhas conforme a versão.

É sempre pouquinho, pouquinho, porque demais depois pode chatear alguém e nós somos sempre pacíficos e amiguinhos de toda a gente. ::)
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2830 em: Maio 08, 2022, 08:13:16 pm »
Os AIM-120D são só para amigos próximos (Austrália, Canadá e UK). Para os restantes é o C7 ou o C8.

E mesmo nos Estados Unidos poucas unidades os operam regularmente; por exemplo os F-15C/D da 18th FW baseados em Kadena (Okinawa) carregam um mix de 6 AIM-120C-7/D + 2 AIM-9X. Os recém-extintos "Grim Reapers" de Lakenheath levaram para a Polónia os seus Eagle equipados com o mais antigo C-6, e os F-16C/D e F-35A norte-americanos têm sido vistos com C-5 e C-7.

No nosso caso, a aeronave possui já 28 anos de serviço, é certo, mas continua a deter muito potencial devido à sua sub-exploração a nível nacional. As áreas onde seria possível haver melhorias significativas já foram aqui praticamente todas elencadas, e só tutelas e chefias com uma visão extremamente redutora (e por conseguinte, perigosa) da realidade é que podem achar concebível ter de se executar, por exemplo, uma missão ASFAO contra um meio naval moderno com recurso a munições gravíticas que possuem um alcance máximo a rondar as 15 milhas (quase o mesmo alcance que o Maverick), quando um Harpoon tem entre as 75 e 150 milhas conforme a versão.

É sempre pouquinho, pouquinho, porque demais depois pode chatear alguém e nós somos sempre pacíficos e amiguinhos de toda a gente. ::)

A alguns pedimos desculpa enquanto lhes abrimos os orifícios. A outros temos de parecer fofinhos, não vá melindrar alguém.

Entretanto, é os mínimos para aparecer no panorama internacional e justificar alguns adidos e afins.


Se for a sério falta muita coisa
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2831 em: Maio 08, 2022, 08:27:48 pm »
Os AIM-120D são só para amigos próximos (Austrália, Canadá e UK). Para os restantes é o C7 ou o C8.

E mesmo nos Estados Unidos poucas unidades os operam regularmente; por exemplo os F-15C/D da 18th FW baseados em Kadena (Okinawa) carregam um mix de 6 AIM-120C-7/D + 2 AIM-9X. Os recém-extintos "Grim Reapers" de Lakenheath levaram para a Polónia os seus Eagle equipados com o mais antigo C-6, e os F-16C/D e F-35A norte-americanos têm sido vistos com C-5 e C-7.

No nosso caso, a aeronave possui já 28 anos de serviço, é certo, mas continua a deter muito potencial devido à sua sub-exploração a nível nacional. As áreas onde seria possível haver melhorias significativas já foram aqui praticamente todas elencadas, e só tutelas e chefias com uma visão extremamente redutora (e por conseguinte, perigosa) da realidade é que podem achar concebível ter de se executar, por exemplo, uma missão ASFAO contra um meio naval moderno com recurso a munições gravíticas que possuem um alcance máximo a rondar as 15 milhas (quase o mesmo alcance que o Maverick), quando um Harpoon tem entre as 75 e 150 milhas conforme a versão.

É sempre pouquinho, pouquinho, porque demais depois pode chatear alguém e nós somos sempre pacíficos e amiguinhos de toda a gente. ::)

O que é mais gritante, é que aumentar as capacidades e leque de missões dos nossos F-16, não é assim caro por aí além. Com cerca de 20 anos de serviço dos MLU, não deu para ir acrescentando, gradualmente, as novas capacidades que o MLU permite? Como a integração dos Harpoon, compra de AIM-9X, etc? Sem ser os pods EW fornecidos pelos EUA, a última vez que os nossos F-16 devem ter recebido novo armamento, é capaz de ter sido com os Litening e JDAM/Paveway.

PS: O uso limitado dos AIM-120D, especulo que seja porque devem ter mísseis das versões anteriores às paletes, isto é, algures nos 4 dígitos, e então em tempo de paz, vão "gastando" os mais antigos. Calculo também que, dada a importância da missão de defender os PA, a USN tenha prioridade em receber os D.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2832 em: Maio 08, 2022, 10:22:55 pm »

F-35A norte-americanos têm sido vistos com C-5 e C-7.


O software do Block 4 resolveu problemas antigos mas deu galho noutras coisas e dizem alguns artigos que os 120D deixaram de funcionar devidamente nos novos F35.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2833 em: Maio 09, 2022, 11:42:08 am »
Entretanto, e a propósito de se poder vir a dotar no futuro a nossa frota F-16M com mísseis de cruzeiro (como foi aqui falado recentemente), os nossos vizinhos do sul planeiam adquirir o Delilah de fabrico israelita para equipar os F-5E/F Tiger II que irão sofrer uma nova modernização.

https://www.moroccoworldnews.com/2022/05/348878/morocco-negotiating-to-acquire-israeli-cruise-missile

Citar
The Delilah has an operational range of 160 miles, and it's effective against vehicles and land or sea targets, either stationary or moving.

Cada vez vamos ficando mais para trás...
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2834 em: Maio 09, 2022, 12:10:53 pm »
Entretanto, e a propósito de se poder vir a dotar no futuro a nossa frota F-16M com mísseis de cruzeiro (como foi aqui falado recentemente), os nossos vizinhos do sul planeiam adquirir o Delilah de fabrico israelita para equipar os F-5E/F Tiger II que irão sofrer uma nova modernização.

https://www.moroccoworldnews.com/2022/05/348878/morocco-negotiating-to-acquire-israeli-cruise-missile

Citar
The Delilah has an operational range of 160 miles, and it's effective against vehicles and land or sea targets, either stationary or moving.

Cada vez vamos ficando mais para trás...

Por cá, acham que são "loucos" os Marroquinos...
Cps,