Substituição dos Falcon 50

  • 209 Respostas
  • 43192 Visualizações
*

Mentat

  • Membro
  • *
  • 12
  • Recebeu: 11 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +4/-0
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #195 em: Maio 23, 2023, 12:49:23 pm »
Podemos instalar um SAAB Erieye no dorso deste menino?  ;D
Capacidade AEW&C para a FAP é um desejo (meu) muito antigo. Que dificilmente se concretizará.
« Última modificação: Maio 23, 2023, 12:50:16 pm por Mentat »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 7223
  • Recebeu: 3252 vez(es)
  • Enviou: 641 vez(es)
  • +3127/-601
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #196 em: Maio 25, 2023, 01:10:52 pm »
Só não se concretiza, porque não querem (e as "prioridades" são outras). Mais depressa gastas 700 milhões em aeronaves de treino, para dar vida ao sonho húmido da FAP de ter aeronave de treino a hélice topo de gama (ST), e aeronave de treino a jacto topo de gama (M-346), do que gastas esse valor na verdadeira capacidade operacional.

Para soluções de AWACS, até instalar o Erieye no C-295, ou comprar uns E-2 Hawkeye em segunda-mão, seriam interessantes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador, Mentat

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10353
  • Recebeu: 2032 vez(es)
  • Enviou: 2704 vez(es)
  • +466/-608
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #197 em: Maio 25, 2023, 09:15:11 pm »
Sim, é só chegar lá acima fazer uns buracos com um berbequim para os parafuros e tá antena no sitio.  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 7223
  • Recebeu: 3252 vez(es)
  • Enviou: 641 vez(es)
  • +3127/-601
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #198 em: Maio 25, 2023, 10:12:04 pm »
Mas foi isso que foi dito? Que eu saiba não.

Imagine-se comprar mais 2 ou 3 C-295 na versão AEW...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1387
  • Recebeu: 1262 vez(es)
  • Enviou: 2023 vez(es)
  • +3763/-2152
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #199 em: Maio 25, 2023, 10:49:37 pm »
Podemos instalar um SAAB Erieye no dorso deste menino?  ;D
Capacidade AEW&C para a FAP é um desejo (meu) muito antigo. Que dificilmente se concretizará.

A Polónia vai adquirir o Erieye AEW/C, por 450 milhões cada um...
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mentat

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 7223
  • Recebeu: 3252 vez(es)
  • Enviou: 641 vez(es)
  • +3127/-601
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #200 em: Maio 25, 2023, 11:02:53 pm »
Já se sabe o valor? É bastante caro, quando comparamos com outros valores apresentados:
https://www.defensenews.com/global/europe/2023/05/23/poland-looks-to-buy-early-warning-aircraft-from-sweden/

De qualquer das formas, opções mais baratas ou mais caras, a realidade é que, para quem tem tanto mar para controlar, era uma capacidade que está em falta...
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 715
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 84 vez(es)
  • +28/-751
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #201 em: Maio 26, 2023, 10:16:18 am »
Concordo plenamente a compra de um aviao com estas caracteristicas seria bom para Portugal .
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 7808
  • Recebeu: 2686 vez(es)
  • Enviou: 934 vez(es)
  • +3993/-5690
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #202 em: Maio 26, 2023, 10:25:56 am »
Temos sempre os E/R99 da Embraer...  :mrgreen:





Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10353
  • Recebeu: 2032 vez(es)
  • Enviou: 2704 vez(es)
  • +466/-608
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #203 em: Maio 26, 2023, 12:17:19 pm »
Mas foi isso que foi dito? Que eu saiba não.

Imagine-se comprar mais 2 ou 3 C-295 na versão AEW...

Ah isso sim. O Falcon 900 não, que eu saiba não existe essa versão.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 2762
  • Recebeu: 2013 vez(es)
  • Enviou: 1420 vez(es)
  • +3921/-2146
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #204 em: Maio 26, 2023, 12:19:23 pm »
Podemos instalar um SAAB Erieye no dorso deste menino?  ;D
Capacidade AEW&C para a FAP é um desejo (meu) muito antigo. Que dificilmente se concretizará.

Com tantos C295, que até dá para os desprezar num canto inops, podiam ter dois assim.

Mas gastam antes em adquirir coisas aos amigalhaços, porque o está cá a precisar fica num canto
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 2762
  • Recebeu: 2013 vez(es)
  • Enviou: 1420 vez(es)
  • +3921/-2146
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #205 em: Maio 26, 2023, 12:21:52 pm »
Temos sempre os E/R99 da Embraer...  :mrgreen:





Saudações  :mrgreen:

Eu sabia.

Não me admiro nada que estes gosmas, em vez de meter isso nuns 2 ou 3 C295 existentes, comprem mais aviões aos trafulhas amigos e deixem os C295 apodrecer.
Importante é o negócio
Ter 12 C295 tão mal aproveitados e a maioria esquecidos faz parte, da inépcia, incompetências, desleixo. E sempre depois se tenta justificar outros.

As verbas que vão vindo é para movimentar e cada negócio um mundo de oportunidades, pessoais
« Última modificação: Maio 26, 2023, 12:26:49 pm por Pescador »
 

*

Mentat

  • Membro
  • *
  • 12
  • Recebeu: 11 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +4/-0
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #206 em: Maio 26, 2023, 01:28:04 pm »
Se permanecer na cama com a EMBRAER for o requisito para termos 2 AEW&C na FAP, então que seja.
Por mais que não goste de uma (cada vez mais evidente) colagem da FAP à dita empresa, ter esta valência seria um passo decisivo para termos uma Força Aérea capaz e verdadeiramente funcional.
Se der para adaptar os C-295 que já estão no nosso inventário... melhor ainda.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 715
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 84 vez(es)
  • +28/-751
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #207 em: Maio 26, 2023, 01:43:23 pm »
So para deixar nota que é dos melhores vectores do mundo neste tipo de missão....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 7223
  • Recebeu: 3252 vez(es)
  • Enviou: 641 vez(es)
  • +3127/-601
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #208 em: Maio 26, 2023, 04:40:05 pm »
É "dos melhores" graças ao radar e a todo equipamento que vem atrás. A plataforma é quase irrelevante, e vai depender das necessidades de cada país.

No nosso caso, seria interessante perceber se se daria prioridade ao raio de acção/tempo no ar, ao custo de operação, às capacidades do radar, etc.

Olhando para a nossa realidade, de país sem defesas aéreas e que não gasta muito com a defesa, parece-me que faz mais sentido ter aeronaves a hélice, que podem descolar de muitos mais sítios. Temos mais de 30 pistas de aviação no país, que em teoria (pelo menos uma boa parte delas) poderiam operar alguns dos modelos em questão para aeronave AEW. Ter aeronaves com este valor estratégico, capazes de descolar de um aeródromo qualquer, torna-se um pesadelo para qualquer potencial adversário.

Destaco 4 candidatos como o Saab 340 ou Saab 2000, o C-295 e o E-2.

Caso a capacidade de operar em pistas relativamente curtas não fosse um critério, o leque de opções aumenta muito, com diversas aeronaves "executivas" com variante AEW por onde escolher.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 2762
  • Recebeu: 2013 vez(es)
  • Enviou: 1420 vez(es)
  • +3921/-2146
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #209 em: Maio 26, 2023, 07:13:17 pm »
So para deixar nota que é dos melhores vectores do mundo neste tipo de missão....

O F16 também são dos melhores do mundo, se forem "V", senão já nemtanto

Por isso o que conta mais nisso é o que lhe metem

Entre comprar mais aviões e ter uns dos existentes C295 equipados não seria melhor esta hipótese?

Ou é mais tema para compras aos mesmos? Querem ver que existe um notório financiamento numa empresa estrangeira amigada com políticos dos dois lados e alguns militares?
Nem se nota nada.

Sempre apontar na direcção. Até o caso dos tucanitos por mais que disfarcem a dizer que não está decidido se nota isso. Mas qual história e pretexto do avião a hélice? o Tucano, mais nada.

Vendam isto tudo aos gajos pá. Se é essa ideia de vida futura que querem.