RESCOM

  • 41 Respostas
  • 16358 Visualizações
*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 07, 2007, 05:00:51 am »
Caro Pstolaas, não lhe pareça chato mas volto a fazer a pergunta que escrevi acima. Tem informações sobre o NFOT, a unidade que sucedeu ao RESCOM na FAP?
 :oops:

Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 07, 2007, 06:16:45 pm »
ora viva!!!
peço desculpa nao ter respondido logo pois esqueci-me e venho aki poucas vezes devido á minha vida profissional.......

A nova unidade NFOT, sinceramente é a mesma coisa que a RESCOM.
O problema da RESCOM é a falta de membros para realizarem as equipas minimas que é o que a nato exige. Há muitos candidatos da Policia Aérea a concorrerem, mas infelismente so passa nos testes e dps no curso uma minoria, mesmo muito poucos.
A nova unidade o que mudou é que  nao está so vocacionada para resgate e salvamento em combate, mas tambem contra-terrorismo, mais virada tambem para a protecção de altas entidades, etc...
E a diferença é que abriram vagas para todas as especialidades da FAP, e nao só para os militares da Policia Aérea, logo haverá um amior numero de militares a concorreer (o que nao quer dizer que entrem claro, os testes são muito exigentes desde os medicos aos fisicos).

Intéee
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 07, 2007, 08:15:11 pm »
Citação de: "Pstolaas"
E a diferença é que abriram vagas para todas as especialidades da FAP, e nao só para os militares da Policia Aérea, logo haverá um amior numero de militares a concorreer (o que nao quer dizer que entrem claro, os testes são muito exigentes desde os medicos aos fisicos).

Intéee


Esta é que eu não sabia!  :shock:
Tipos que não são PA vão poder concorrer?! Bem na Recom da Força Aérea Francesa (acho que é assim que se escreve), eles tb aceitam pessoal de todas as especialidades.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 07, 2007, 08:16:29 pm »
Citar
(5) Estágio de Salto de Pára-quedas


Só mais uma coisa no que tu dizes ser um estágio é na verdade o Curso de Pára-quedismo, certo?!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #19 em: Maio 08, 2007, 02:52:30 am »
Citação de: "Pstolaas"
ora viva!!!
peço desculpa nao ter respondido logo pois esqueci-me e venho aki poucas vezes devido á minha vida profissional.......


Ora essa, está mais que desculpado. :wink:


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Maio 08, 2007, 06:10:32 pm »
sim, é o curso de paraquedismo copleto  claro!!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #21 em: Maio 19, 2007, 11:30:55 pm »
Citar
Revista Militar Fevereiro/Março 2007

Crónicas Militares I

TCOR M. Silva Machado

Força Aérea reformula unidade de “Resgate em Combate”
 
A Força Aérea constituiu no início dos anos 90 do século XX uma unidade denominada “Equipa de Resgate de Combate” e conhecida pela sigla RESCOM, destinada a efectuar as chamadas missões de “CSAR” ou busca e salvamento em situação de combate. Os militares que integrava esta força, inicialmente todos do Quadro Permanente, treinavam não só os procedimentos próprios como contri­buíam para o treino de todos os tripulantes de aeronaves da Força Aérea que devem estar preparados para, em caso de serem abatidos/caírem em território hostil, saberem como poderão ser resgatados por este tipo de equipas altamente especializadas.
 
Desde há um par de anos que a Força Aérea, avaliando, além de outros aspectos, o seu efectivo empenhamento internacional, o tipo de missões e os locais em que as aeronaves nacionais têm sido empregues, decidiu reformular as missões das equipas RESCOM, optando por criar o que se deverá chamar “Pelotão de Operações Tácticas”. Esta nova força terá uma missão bem mais abrangente que a RESCOM – entretanto já desactivada – e deverá cumprir várias tarefas ligadas não só a participação em missões que poderemos considerar de “ofensivas” de evacuação de militares ou civis de regiões em crise, e outras de “protecção da força” destinadas sobretudo a apoiar as unidades aéreas expedicionárias. De algum modo esta nova valência já foi, pelo menos em parte, testada na recente missão de um C‑130 na Esquadra 501 na República Democrática do Congo e Gabão, na qual membros do embrião das “Operações Tácticas” participaram.


Fonte: http://www.revistamilitar.pt/modules/ar ... php?id=189
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #22 em: Maio 20, 2007, 03:50:20 pm »
Andei a peguntar aqui e ali, e afinal o NFOT, só aceita militares masculinos da PA (contratados ou do quadro), não há meninas nem há homens de outras especialidades da Força Aérea.

O que eles estão a fazer para aumentar o numero de elementos é tentar cativar o pessoal PA mal acabem o curso PA no CFMTFA, deste modo estes militares a contracto poderam servir no NFOT vários anos, o que logicamente não aconteceria em militares já em quase fim de contractos.
 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Julho 13, 2007, 11:01:01 pm »
sim, é verdade, andaram rumores que iria abrir concurso para todas as especialidades, mas tal nao aconteceu, pois o curso básico de PA, já dá uma pequena formação, uma formação base para futuros militares ingressarem nesta unidade especial, nao tinha logica um mecanico concorrer, pois a sua formação nao é para ai vocacionada (o que acho normal)...
 

*

Boina_Verde

  • Membro
  • *
  • 50
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Julho 14, 2007, 01:09:42 am »
pelo o video que eu vi no youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=mzMVOxEXn3c )(nao fiquei muito impressionado...só me impressionei foi com as armas n fazia ideia que eles usassem a G36 e a MG4)

penso que durante a progressão no terreno, vão todos os elementos muito juntos, o que num potencial encontro inopinado com forças inimigas se revelaria fatal para a missão de resgate, uma vez que bastaria uma flagelação de ML ou até mesmo de espingarda automática para causar grandes baixas à equipa.

fiquem bem...cumps
« Última modificação: Julho 14, 2007, 02:37:12 am por Boina_Verde »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #25 em: Julho 14, 2007, 01:40:22 am »
Salvo erro o CPA Francês aceita pessoal de todas as especialidades. A Ezapac em Espanha o pessoal dá-se logo como voluntário para essa unidade em especifico. Por isso podemos dizer que cada país tem a sua própria forma de seleccionar e formar os seus militares deste tipo de unidades.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Julho 14, 2007, 11:48:01 am »
em relação ao armamento usado, fomos os 1º em Portugal a ter a G-36, e logo a seguir os DAE, sei isso pq empresta-mos as G-36 aos Fusileiros para eles a testarem a ver se tambem as iriam adquirir........ O mesmo com a MG-4.
 

*

Rui Conceicao

  • Membro
  • *
  • 78
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Julho 14, 2007, 01:26:00 pm »
No dia da força aérea, havia 2 G36 em exposição(no pavilhão da ovibeja)
Hoje dia 12 de Junho de 2006, dois F 18 Espanhois
faziam exercicios sobre territorio Portugues(concelho de Mértola, entre 8am e 9am)
 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Julho 14, 2007, 09:12:43 pm »
sim, eu estive la a representar a FAP.
:))
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #29 em: Julho 16, 2007, 09:37:03 pm »
Citação de: "Boina_Verde"
só me impressionei foi com as armas n fazia ideia que eles usassem a G36 e a MG4)


Pelo que me disseram usam é a FN Minimi.