Capacidade AEW

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typhonman

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Capacidade AEW
« em: Setembro 23, 2006, 11:04:05 am »
Ora aqui está um conceito interessante de um multiplicador de força, para os nossos futuros F16MLU.

Gulfstream-AEW

http://www.network54.com/Forum/211833/t ... +in+Israel
 

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papatango

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« Responder #1 em: Setembro 26, 2006, 11:46:12 pm »
hmmm...

Não vejo uma diferênça essencial deste modelo para o EMB-145/Erieye
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #2 em: Setembro 27, 2006, 05:49:18 pm »
Citação de: "papatango"
Não vejo uma diferênça essencial deste modelo para o EMB-145/Erieye

... que seria uma solução muito mais racional caso a FAP algum dia coloque a questão AEW em cima da mesa.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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typhonman

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« Responder #3 em: Setembro 27, 2006, 06:36:01 pm »
Depende da relação custo beneficio..
 

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p_shadow

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« Responder #4 em: Setembro 27, 2006, 07:47:06 pm »
Citação de: "Typhonman"
Depende da relação custo beneficio..


Por isso mesmo... :wink:

Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

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antoninho

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« Responder #5 em: Setembro 28, 2006, 08:42:06 pm »
Desculpem lá, posso estar errado mas lembro-me que o ericsson tinha dois pontos de busca considerados mortos ou seja sem detecção e este....

este tem citação :Full 360 degrees detection capability.

o ericsson tem : "The Ericsson PS-890 Erieye radar uses an active array with 200 solid state modules. The range of the S-band, 3 GHz, and side looking radar is 300 km. The 1,985-lb (900-kg) dorsal antenna is housed in a 29-ft 6.3-in (9-m) long box radome mounted atop the fuselage. Utilizing adaptive side lobe suppression, the look angle on each side is about 160 degrees. From its standard operational altitude of 6000 metres (19,685 feet, or FL200) the radar has a maximum range of 450 km (279 miles). Against a fighter-sized target effective range is approximately 330 km (205 miles). Seaborne targets can be detected at 320 km (1998 miles), though this is a function of the aircraft's cruising height. The electronically scanned antenna can scan sectors of interest frequently while others are monitored, and a single sector can be scanned in different modes at the same time."


 ou seja 160ºx2 =320º

tou certo ou errado ?
por isso considero este superior sem pontos mortos. o outro tinha pontos mortos à frente do aparelho e atrás....
 

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typhonman

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« Responder #6 em: Junho 20, 2008, 06:48:56 pm »
Acham possivel a FAP integrar a capacidade AEW/C numa proxima revisão da LPM?
 

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Lightning

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« Responder #7 em: Junho 20, 2008, 07:20:26 pm »
Citação de: "Typhonman"
Acham possivel a FAP integrar a capacidade AEW/C numa proxima revisão da LPM?


Acho que não, se fossemos um pais enorme (tipo Brasil) onde a colocação de radares terrestres fosse um exagero para cobrir todo o espaço aéreo até concordava, mas como até temos pouca terra, Portugal continental, Açores e Madeira, quando os radares das ilhas estiverem construidos todo o espaço aéreo vai ficar vigiado.
Até já li algures em arranjar uma especie de radar portatil para acompanhar os destacamentos da Força Aérea se necessário e para substituir temporariamente os radares terrestres quando estes estiverem em manutenção.

Comprar aeronaves AEW só para as missões acho um desperdicio, pois em Portugal não existe necessidade de os ter.
 

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lexivia

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« Responder #8 em: Junho 20, 2008, 07:27:28 pm »
Citação de: "antoninho"
Desculpem lá, posso estar errado mas lembro-me que o ericsson tinha dois pontos de busca considerados mortos ou seja sem detecção e este....

este tem citação :Full 360 degrees detection capability.

o ericsson tem : "The Ericsson PS-890 Erieye radar uses an active array with 200 solid state modules. The range of the S-band, 3 GHz, and side looking radar is 300 km. The 1,985-lb (900-kg) dorsal antenna is housed in a 29-ft 6.3-in (9-m) long box radome mounted atop the fuselage. Utilizing adaptive side lobe suppression, the look angle on each side is about 160 degrees. From its standard operational altitude of 6000 metres (19,685 feet, or FL200) the radar has a maximum range of 450 km (279 miles). Against a fighter-sized target effective range is approximately 330 km (205 miles). Seaborne targets can be detected at 320 km (1998 miles), though this is a function of the aircraft's cruising height. The electronically scanned antenna can scan sectors of interest frequently while others are monitored, and a single sector can be scanned in different modes at the same time."


 ou seja 160ºx2 =320º

tou certo ou errado ?
por isso considero este superior sem pontos mortos. o outro tinha pontos mortos à frente do aparelho e atrás....


Não estou a dizer que está errado e como a descrição não é pormenorizada, 160ºx2=320º mas os 160º que cada um cobre podem-se sobrepôr o que significa que poderá não cobrir os 320º.
 

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typhonman

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« Responder #9 em: Junho 21, 2008, 12:59:06 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Typhonman"
Acham possivel a FAP integrar a capacidade AEW/C numa proxima revisão da LPM?

Acho que não, se fossemos um pais enorme (tipo Brasil) onde a colocação de radares terrestres fosse um exagero para cobrir todo o espaço aéreo até concordava, mas como até temos pouca terra, Portugal continental, Açores e Madeira, quando os radares das ilhas estiverem construidos todo o espaço aéreo vai ficar vigiado.
Até já li algures em arranjar uma especie de radar portatil para acompanhar os destacamentos da Força Aérea se necessário e para substituir temporariamente os radares terrestres quando estes estiverem em manutenção.

Comprar aeronaves AEW só para as missões acho um desperdicio, pois em Portugal não existe necessidade de os ter.


Esses radares fixos seriam um alvo apetecivel em caso de conflito, e ha zonas em que existe "sombra" desses mesmos radares, mas a principal missão do AEW/C é o alerta aéreo antecipado e o comando e controlo, na minha opinião e em conjunto com a versão AGS(Air Ground Surveilance) seriam 2 plataformas interessantes para a FAP.
 

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Lightning

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« Responder #10 em: Junho 21, 2008, 02:42:26 am »
Citação de: "Typhonman"
Esses radares fixos seriam um alvo apetecivel em caso de conflito,

Sim é verdade mas por essa linha de pensamento nem valia a pena ter nenhum radar terrestre, mas para a substituir era necessário ter aviões AEW 24h por dia no ar, 365 dias por ano, quantos aviões é que seriam necessários? acha possivel?

Citar
e ha zonas em que existe "sombra" desses mesmos radares

Por essa mesma razão é que temos 3 radares em Portugal Continental, porque 1 ou 2 chegavam, existem 3 radares para cobrir oas zonas mortas uns dos outros e também para quando um radar estiver em manutenção a sua area não ficar às escuras.

Citar
, mas a principal missão do AEW/C é o alerta aéreo antecipado e o comando e controlo,

Então a ideia é ter aviões destes 24h no ar?

Citar
na minha opinião e em conjunto com a versão AGS(Air Ground Surveilance) seriam 2 plataformas interessantes para a FAP.


Sim, sem duvida que são interessantes, e respeito a sua opinião, mas na minha opinião, não o são para a FAP, o nosso problema não é vigiar o ar nem a terra mas sim o mar, o que seria necessário seria mais aeronaves P-3e/ou C-295 Vimar pois o mar entre os Açores, a Madeira e o Continente deveriam ser mais frequentemente patrulhados, na minha opinião.
 

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LuisC

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« Responder #11 em: Junho 21, 2008, 02:46:16 am »
Já ouvi falar na pretensão da FAP converter um P-3 na versão AEW.

Semelhante a este:

US Costoms Service P-3 AEW

Interessante…até do ponto de vista da logística, uma vez que a FAP já opera a versão MPA/ASW. Existem também alguns P-3P desactivados que poderiam ser convertidos.

O que acham?

Cumps
 

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Duarte

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« Responder #12 em: Junho 21, 2008, 02:58:02 am »
Citação de: "LuisC"
Já ouvi falar na pretensão da FAP converter um P-3 na versão AEW.

Semelhante a este:

US Costoms Service P-3 AEW

Interessante…até do ponto de vista da logística, uma vez que a FAP já opera a versão MPA/ASW. Existem também alguns P-3P desactivados que poderiam ser convertidos.

O que acham?

Cumps


É isso mesmo, dois ou três P-3 AEW  :wink:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

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jmg

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« Responder #13 em: Junho 21, 2008, 09:37:45 am »
Não é possível ter o ORION preparado para os dois tipos de missões ao mesmo tempo?
Tipo vão patrulhar a agua e o espaço aéreo ao mesmo tempo.
Poderiam embarcar mais tecnicos a bordo, ou é fisicamente impossível carregar os dois tipos de equipamentos (por causa do peso e do espaço disponível)?
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

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Lightning

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« Responder #14 em: Junho 21, 2008, 10:07:05 am »
Citação de: "LuisC"
Interessante…até do ponto de vista da logística, uma vez que a FAP já opera a versão MPA/ASW. Existem também alguns P-3P desactivados que poderiam ser convertidos.

O que acham?

Cumps


É uma ideia gira mas a compra dos P-3 à Holanda (com 20 anos) foi devido aos outros P-3 já estarem muito velhos para modernizar (com 40 anos), isto é, talvez até fosse possivel voltar a po-los em condições de voar mas teria que ser investido demasiado dinheiro, foi por isso que se preferiu comprar P-3 em 2ª mão.

Para isso o melhor seria termos comprar uns 12 ou mais P-3C à US Navy, e remodelar uns para ASW, outros para AEW, até podiamos comprar mais e po-lo a fazer outras coisas, uma versão AGS como já falaram aqui antes, fica ao imaginário de cada um, o avião tem muito espaço atrás dá para por o que quiserem :lol: .