FAP SEGUNDO MINHA VISÃO

  • 107 Respostas
  • 30836 Visualizações
*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #75 em: Março 25, 2007, 03:54:08 pm »
Citação de: "pablinho"
Porque Potugal non se involucrou no programa typhon?

Acho que a pergunta seria antes: Porquê é que Portugal entraria no programa do Eurofighter?
Isto porque, já temos poucos recursos económicos para outros programas de modernização das forças armadas, e iria estar agora o país a gastar dinheiro num novo caça quando ainda estamos-los a modernizar com o MLU. Caças que ainda têm mais uns 10-15 anos até ser necessária a sua substituição?

Veja só o caso do Airbus A-400M, em que Portugal estava a participar e depois do nada saiu? Se for a ver, esse programa era mais importante do que a substituição dos F-16, e mesmo assim saímos.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

pablinho

  • 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #76 em: Março 25, 2007, 04:22:29 pm »
Se é por recursos o F35 inda vai sair mais caro ¿non?
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #77 em: Março 25, 2007, 06:25:46 pm »
Citação de: "pablinho"
Se é por recursos o F35 inda vai sair mais caro ¿non?

Provavelmente, veja o meu post mais acima. Mas mesmo quanto a caças de origem norte-americanas, Portugal já tem algumas coisas a seu favor para negociar o preço com os norte-americanos, como por exemplo a Base Aérea das Lajes.

Como referi, ainda faltam uns bons anos até que o F-16 tenha que ser substituído, e nessa altura o mercado de caças já deverá ter umas boas opções para Portugal. Mas duvido que o F-35 seja uma delas, pois como as coisas estão a decorrer, não deverá existir desses caças em segunda mão para Portugal comprar por abaixo do preço e ainda utilizar a BA das Lajes como trunfo.

Basicamente o que eu penso, é que Portugal neste momento é apenas um cliente, e não um país fabricante. Não existem recursos nem vontade para o governo e as empresas nacionais se estarem a aventurar em consórcios para produzir o seu novo caça, seja ele F-35, ou o Eurofighter Typhoon. Quando for altura, simplesmente vamos ao mercado procurar os melhores caças (melhores para nós) à venda, analisando as suas capacidades vs preço - que provavelmente serão aviões em segunda mão, ou algo da loja da Saab.

Hum, será que dentro de 10 ou 15 anos já existirão no mercado Eurofighters Typhoon em segunda mão? E será que estarão a um bom preço, visto que não poderemos contar com a Lajes para negociar?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

pablinho

  • 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #78 em: Março 25, 2007, 08:51:15 pm »
Estados unidos non é tonto e sabe que non lle quitares as bases por medo a represalias economicas. Se fora por iso España tamén ten bases aereas e navais. OS F16 eran de primeira man cando os compráchedes?
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #79 em: Março 25, 2007, 09:27:23 pm »
Os primeiros 20 F-16 que adquirimos eram novos. Os 25 que compramos depois não.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #80 em: Março 07, 2020, 11:47:19 pm »
PATRULHAMENTO MARITIMO/FISCALIZAÇÃO/SALVAMENTO/APOIO/TRANSP.MEDIO /PESADO /AJ.RÁDIO/REABASTECIMENTO VOO

A400M...…….02
KC-390...…… 05
C-295M ........12
P-3 0RION.....06
EH 101......….12
Embraer 195..6

GUERRA ELECTRONICA/ATAQUE SOLO/RECON/INTERCEPÇÃO
F-16MLU------20.........OS FALCOES
F-16MLU.......20......... JAGUARES

TREINO BÁSICO/TREINO AVANÇADO/APOIO EVACUACAO

Super Tucano…...……....20
Leonardo AT 345...…….20
AW119 Agusta Koala....06
AW139M/AW169M...….06

*C-130 H Sera reconvertido para combate a incendios florestais



Como fui eu a tratar deste topico tenha ele ou nao mais respostas para mim e  de facto ja  Nesta altura  eu defendia uma Fap mais moderna com meios mais modernos.
 Volvidos 14 anos,  e ja passamos por muitas  crises,   novos governos  novos MD  etc,,,,cabe me a mim hoje reavaliar este meu topico ...era demasiado auspicioso,  mesmo que houvesse fundos de apoio e  acredito profundamente que se os houvesse , nosso governo nada faria a esse respeito, iria e  ira  apostar na continuidade de manter   aeronaves que ja ultrapassaram ha muito o seu tempo de servico e que hoje em dia sao um esbanjamento de milhoes de Euros so para os manterem em actividade …o que eu nao compreendo sinceramente mas enfim….
 senao veja mos:

#C-130 H
#Falcon
#Epsilon
#Chipmuk
enfim….so mesmo na tugalandia
Quero acreditar que teremos um futuro melhor no seio das nossas FA assim espero finalmente comeco a ver ja alguns movimentos algumas compras mas temos de ser e pensar mais e melhor….
abraxo
« Última modificação: Março 08, 2020, 12:05:35 am por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #81 em: Fevereiro 04, 2021, 08:34:16 pm »
Por volta ao passado nao muito distante descobri este meu topico que atraiu muitos foristas pois passado este tempo todo eis a minha ou minhas opcoes para o presente...para o futuro....
 Treino Basico-----------------------------------------------------------------TB 30 Epsilon
 Treino Basico/avancado------------------------------------------ Super Tucano A29
 Treino Avancado/reaccao----------------------------------------M346 da Leonardo
 Transporte Ligeiro ...fiscalizacao...busca e salvamento----------------C-295M
 Transporte medio Porte multifuncao------------------------------------------KC 390
 Transporte Tactico  Pesado.../multifuncao MRTT--------------------------KC330
 Patrulhamento Maritimo--------------------------P3P Orion/P8 Poseidon(2030)
 
Helicopteros

 Treino Basico---------------------------AW119 Koala
 Busca e salvamento------------------EH 101 Merlin
 combate apoio  leve------------------------AW169M
 Evacuacao e Transporte ------------------AW139M
 
Defesa Aerea
 Treino/reconversao em  Combate------ F16 BM
 Defesa aerea------------------F16A Mlu/F-35(2030)

Nota final Portugal tera que investir mais na cobertura dos Radares em ambiente Maritimo....e acho que Portugal ira dispor de um futuro satelite seu para garantir uma melhor fiscalidade nesta area de cariz maritimo----
em baixo um dos exemplos que eu aqui escolhi...
abraxo aos foristas
 

 
« Última modificação: Fevereiro 04, 2021, 08:35:55 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #82 em: Fevereiro 06, 2021, 12:18:50 am »
Acho demasiados modelos de instrução.

E o A330 não é transporte táctico, é estratégico.

Mas é uma opinião.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #83 em: Fevereiro 06, 2021, 12:46:58 am »
E os helicópteros, também me parecem muitos modelos diferentes, que seriam certamente em pequeníssimas quantidades, aos quais ainda se juntavam os Lynx. Umas FAs tão pequenas não justificam 5 modelos de helicóptero.

No máximo seriam 4 modelos para os 3 ramos, ligeiro, médio, pesado e naval. Se este último pudesse ser um modelo em comum com o médio, melhor ainda. Como o modelo ligeiro é civil, o médio terá que fazer todas as missões que um héli ligeiro armado teria. Em alternativa, em vez de se estar a investir num segundo modelo ligeiro (AW-169), investia-se num verdadeiro heli de ataque em segunda-mão, os quais não deverão faltar no mercado, desde Super Cobra ex-USMC até aos Tiger australianos. Mas já estou a divagar, já que nem os hélis de evacuação foram ainda adquiridos (que deveriam ser UH-60 modernizados), quanto mais o resto.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #84 em: Fevereiro 06, 2021, 09:02:17 am »
Bom dia foristas para diferentes missoes diferentes helis/avioes  sempre defendi que ambos se complementariam nos diferentes teatros de operacao ou missao....quanto ao serem muitas opcoes muitos helis de diferentes portes so quis incluir aqui um tipo especifico de heli para cada tipo de abordagem ou uso que deviamos de escolher (heli)/(Aviao)em determinada missao....mas isto sou eu pena que nosso governantes sejam tao limitados intelectualmente...mas enfim
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #85 em: Fevereiro 07, 2021, 01:51:16 pm »
Costumo dizer o que me vai por vezes na minha Alma  e eu como ex Militar tenho saudades de ha alguns anos na Beira Baixa  ainda na escola primaria via 1 a 2 vezes por ano ali se deslocarem o Exercito Portugues,,, e  Paraquedistas,, que durante duas semanas ali permaneciam em manobras treinos como queiramos dizer ...no caso na CASCALHEIRA....um sitio ideal com condicoes ideais para ali os Paras irem saltar, a ultima vez que me lembro e me marcou foi a ida tambem de 10 allouettes lll e um Puma para este local dai o meu interesse pelo  mundo Militar....voavam de dia voavam de noite enfim incutiam em nos muito novos  a admiracao  e  aquele fascinio.
Passados alguns anos fui encontrar um sargento ajudante Paraquedista que estava colocado no RC 4 e que numa amena conversa ele me perguntou o porque de eu querer ingressar em regime de contrato e eu simplesmente disse que adorava ser Militar e que desde muito novo tivera este fascinio pelo mundo Militar devido a estes contactos que tivera na minha infancia na minha terra e qual meu espanto ele ter me dito que felizmente esses tempos foram os melhores da vida dele....
quem diria ne... tenho orgulho em ser Portugues  e orgulho nos homens e mulheres que vestem esta farda por nos em prol de nos e para nos....1 cabo simoes RC 4 entre 1994/98 ,,,com muito gosto
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #86 em: Agosto 06, 2022, 06:57:48 pm »
Acho interessante o FD...chamar me atencao sobre um topico que eu criei ha algum tempo....e que o mesmo nao tem respostas faz tambem algum tempo....
Pois vou reactivar aqui este tema este topico ....e volvidos estes meses eis as novidades ...  .....  .....nenhumas.

Mas tou atento....a guerra continua....
Nao vejo um desfecho imediato....e parece que agora todos os membros da europa estao preocupados....e Portugal deveria tambem de fechar alguns dossiers e rapidamente.....a nivel do transporte aereo acho que deveriamos para alem de ter o ja existente um aviao com outras capacidades de transporte e valencias....falo claro manter os c295..e modernizar os mesmos.Quanto aos C-130 H depois de  modernizados deveriam ser  destacados para os arquipelagos Madeira e Acores....para transporte e patrulhamento....e evacuacao....a vinda dos kc 390 sera uma mais valia....mas defendo a compra de um A330 ex tap...para trazer mais solucoes para Portugal....transporte...reabastecimento aereo etc....2 P-8 tambem seriam uma boa escolha ....os P3 estao a ficar ultrapassados....de resto a vinda de um aviao para a missao de treino avancado...e apoio e ataque leve....quanto aos helis o koala uma boa base mas precisamos de algo entre este e o merlin....um heli medio....mesmo usado pela questao de tempo optaria pelos blackhawks...ate a chegada do novo heli medio....ficando depois os mesmos alocados ao DECIR....juntamente com os kamov e aos canadairs.....de resto nada mais a acrescentar para o imediato....
« Última modificação: Agosto 07, 2022, 09:57:48 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #87 em: Agosto 06, 2022, 07:00:17 pm »
E parágrafos?
Não há um MLU aos parágrafos?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Lightning, raphael

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #88 em: Agosto 06, 2022, 07:01:22 pm »
Nao sou professor nem escriturario mas agradeco a atencao....acho que da para perceber a ideia ...
Vou tomar mais cuidado com a pontuacao e os paragrafos....
Prometo...
« Última modificação: Agosto 07, 2022, 10:00:41 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #89 em: Agosto 07, 2022, 02:37:47 pm »
Nao sou professor nem escriturario Kkkkk

Pois não, é bobo da corte. ::)

Enquanto o Luís não se capacitar que isto é um fórum de discussão e não um grupo do Whatsapp, a sua escrita estilo SMS só faz com que as pessoas o levem ainda menos a sério. Até porque escrever bem é também uma questão de demonstrar educação e respeito pelos outros.

E digo-lhe isto com estima e amizade, apesar de naturalmente poder achar que não é esse o caso. Cada um de nós é livre para se prestar ao papel que achar melhor, contudo ter gáudio nisso não me parece ser um sinónimo de inteligência, inteligência essa que o Luís já demonstrou ter. Por isso é pena se não vier a mudar um pouco o seu registo.
« Última modificação: Agosto 07, 2022, 02:38:51 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, tenente, imaginário, Subsea7