Modernização dos EH-101 MERLIN

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #90 em: Janeiro 06, 2023, 07:34:26 am »
Começa a parecer a novela dos kamov, e neste caso não  me venham com a historia de que o material é  Russo e não ser material ocidental. A verdadeira razão disto acontecer resume se ao fato de estarmos em Portugal.

Não tem nada a ver com os motivos que levaram a frota dos KA32 a chegar ao estado operacional a que chegou.
« Última modificação: Janeiro 06, 2023, 07:36:37 am por tenente »
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #91 em: Janeiro 06, 2023, 07:49:12 am »
Com 1 Merlin operacional vamos ser sinceros, eu diria que temos SAR em Portugal severamente comprometido

Alguém na FAP ou governo vai responder por isto? (óbvio que não)

como já eu referi anteriiormente, teria sido muito melhor para a FAP, e para as missões de SAR/Medevac/transporte táctico se se tivesse optado por um heli medio/ligeiro, de 04 a 06 Tons, quando se substituiu o ALIII.
Se tal tivesse acontecido algumas dessas missões especialmente as de SAR e as MEDEVAC, efectuadas a distâncias e para um numero de vitimas, que não fosse necessário recorrer ao 101, poderiam e deveriam ser efectuadas por essa aeronave.
Essa, operação permitiria reduzir as HV e respectivos custos associados dos actuais Merlin da 751, ou seja, uma mais valia em todos os sentidos para a FAP.
Mas não, foi melhor, muito mais barato, efectuar a compra de um brinquedo aéreo, e em numero insuficiente para as cinco missões que a esquadrilha 551 tem de executar, mas que para uma Força Aérea que se vem debatendo há decadas com a falta de, não só um numero de helis suficientes, mas também de modelos adequados, para as diversas missões que lhe estão atribuidas, em nada veio acrescentar em termos de aumento de capacidades/possibilidades de empenho operacional.
A FAP necessita de um modelo de Heli, cuja classe, AKA PMD, esteja entre o 101 e o 119 para, em caso de necessidade operacional, e não só, efectuar algumas missões tanto do primo mais pesado, como do priminho mais ligeiro.

Mas, como bem sabemos, as necessidades da FAP estão em segundo ou mesmo terceiro plano, em virtude dos interesses dos amigalhaços dos politicozecos de pacotilha, dos IRresponsaveis pela Defesa Nacional e por algumas altas chefias, daí os modelos adquiridos nas ultimas duas aquisições e, a futura compra dos Tucanos, bonitinhos, são bem os exemplos que explicam os meus comentários, nenhum dos três modelos de acft's fazia/faz mais falta que o modelo de heli que acabei de referir, mas vamos pelo bom caminho, haja dinheiro para estoirar, em brinquedos e na EMB que eles os irmãos de A'Lém mar precisam de ajuda aqui dos pobres !! :bang:

Abraços
« Última modificação: Janeiro 06, 2023, 08:01:37 am por tenente »
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #92 em: Janeiro 06, 2023, 09:34:22 am »
Em bocado estranho visto pelo menos metade da frota já passou por inspeções profundas na OGMA. E temos neste momento contratos de manutenção em vigor.  A não ser que esse situação seja de dezembro e já tenhamos atingido o limite de horas de voo para o ano.

Um bocado estranho, mas é a realidade. Daí a urgência na autorização da celebração de contratos de manutenção de 2.º e 3.º escalões para as aeronaves, senão qualquer dia destes ainda se passava pela vergonha de termos um "FrankenMerlin".  ::)

Uma correcção ao que escrevi anteriormente: estão na mesma 4 aeronaves operacionais, sendo 1 no Montijo (Mk.514 SAR), 1 em Porto Santo (Mk.516 CSAR) e 2 nas Lajes (Mk.514 SAR + Mk.516 CSAR). Os dois Mk.515 SIFICAP estarão neste momento supostamente a servir para peças, vulgo "vacas", e como disse e bem ontem o colega forista imaginário, existem pelo menos 2 células que só com a benção do Papa é que poderão regressar aos ares.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #93 em: Janeiro 06, 2023, 09:46:03 am »
Curiosamente, as células Mk.515 são as únicas que são propriedade da FAP, se não estou em erro.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #94 em: Janeiro 06, 2023, 10:06:46 am »
Curiosamente, as células Mk.515 são as únicas que são propriedade da FAP, se não estou em erro.

Correcto e afirmativo  !!!

Bom Ano e Grande Abraço Amigo NVF.

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #95 em: Janeiro 06, 2023, 01:00:59 pm »
A FAP necessita de um modelo de Heli, cuja classe, AKA PMD, esteja entre o 101 e o 119

Venham.
« Última modificação: Janeiro 06, 2023, 01:02:00 pm por Lightning »
 
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #96 em: Janeiro 06, 2023, 03:51:07 pm »
A FAP necessita de um modelo de Heli, cuja classe, AKA PMD, esteja entre o 101 e o 119

Venham.


Este é um pouquinho mais pesado, que as seis Tons, mas também poderia, e quanto a mim, deveria, ser o escolhido.
Se a FAP conseguisse comprar uma dúzia destes em vez dos doze 314, ficava devidamente equipada para um muito maior leque de missões, CAS, SAR, CSAR, MEDEVAC, Transporte táctico, mas isso não interessa o que interessa, é, corresponder, desinteressadamente, aos interesses, dos amigalhaços dos politicos corruptos que abundam na nossa Praça.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 06, 2023, 03:53:50 pm por tenente »
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #97 em: Janeiro 10, 2023, 09:53:29 pm »


Parece que o 19601 está ativo nos açores.
 
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #98 em: Janeiro 11, 2023, 09:11:29 am »


Parece que o 19601 está ativo nos açores.

Nas Lajes está o SAR 19601 e o CSAR 19611.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #99 em: Janeiro 13, 2023, 03:16:18 pm »
A publicação Air International de Janeiro de 2023 traz uma peça intitulada "Atlantic Angels" (pp. 80 a 85), dedicada aos EH-101 da Esquadra 751.

Sobre o hipotético MLU ao sistema de armas, eis o que o Coronel PILAV José Diniz, Comandante da BA6, disse à revista:

Citação de: Air International January 2023
(...) The Merlin has passed its supposed mid-life of 30 years. The later versions developed by Leonardo include some improvements that can be really advantageous. The FAP has not yet defined the requirements for a middle-of-life upgrade, nor a start date. “A lot of people in the Air Force are thinking about a mid-life upgrade for the helicopter,” confirmed Col Diniz.

There are some specific upgrade options for the helicopter, like SATCOM radio for long range mission communications, however they are not part of this future upgrade. A key example of the advancement between then and now is the Block 600 family delivered to the Italian and Norwegian air forces; the first focused on Special Forces operations and Combat SAR, the second on the SAR role. “They are both up-to-date versions containing all the stuff necessary for today’s and tomorrow’s missions… I think that a combination of both will be great!” concluded Capt Gouveia. (...)

Ou seja, apesar dos requisitos para o MLU ainda não estarem definidos, pelo menos (e a julgar pelas palavras dos entrevistados) ainda pensam vir um dia a usar o Merlin na missão CSAR. A esperança é a última a morrer... ::)

Quem quiser pode ler esta peça igualmente na íntegra no site da Vertical Magazine:

https://verticalmag.com/features/flying-with-the-atlantic-merlins/

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #100 em: Janeiro 14, 2023, 12:27:50 pm »
Citar
In the last couple of years, squadron crews have resumed training for combat SAR (CSAR) missions, a task from the SA-330 era. With the arrival of the Merlin, the squadron initially had to make a choice between focusing solely on SAR service or allocating some training to CSAR. Obviously, the mission to support the local population won out. Now, CSAR will be integrated into standard training and will include participation in exercises such as the national “Real Thaw” or the European Defence Agency (EDA) supported “Hot Blade” to be able to deploy in support of international missions. Some pilots have also attended the Helicopter Tactics Instructor Course in Hungary, supported by the EDA.

Nunca é tarde para começar. ???