Pumas no combate a incêndios

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typhonman

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« Responder #15 em: Agosto 07, 2005, 12:32:59 am »
Major Alvega os fogos apagaram-se em 72h devido a não haver mais nada para arder..

Segundo um estudo efectuado os melhores meios aereos para combater fogos em Portugal são aviões Dromadair e AirTractor pois levam uma quantidade consideravel de agua 3500litros o Canadair leva 5000l, alem disso são mais manobraveis, e em serras como as nossas não é muito segura andar a fazer "picadas" com um canadair..

Os meios pesados deveriam ser minimos, mas pelo contrario os ligeiros de 1 intervenção devem abundar, assim como os pontos de agua para helicopeteros e pistas de terra batida para actuação dos airtractor.
 

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komet

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« Responder #16 em: Agosto 07, 2005, 12:49:22 am »
Não sei porquê, mas sempre achei q o rácio eficácia/preço dos heli-bombardeiros é mínima... está bem que acedem a áreas que nenhum outro meio chega.... mas em termos de capacidade do depósito e o custo da hora de vôo...  :?
"History is always written by who wins the war..."
 

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typhonman

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« Responder #17 em: Agosto 07, 2005, 01:37:45 am »
Komet, têm razão, pois um heli ligeiro tipo ecureuil, leva no maximo 800litros de agua..O custo por hora de voo penso que ronda ps 300 contos..

Este ano ja operam alguns KA52 Kamov, esses levam um deposito com mais capacidade
 

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papatango

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« Responder #18 em: Agosto 07, 2005, 10:24:21 pm »
Talvez fosse interessante colocar aqui as hipoteses que existem para aeronaves de combate a incêndio.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Rui Elias

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« Responder #19 em: Agosto 08, 2005, 04:58:41 pm »
Independentemente do poder local, do minifúndio, e principalmente do péssimo ordenamento do território, é um facto que em Portugal há mais incêndioas que em países com climas e manchas florestais semelhantes.

E meios, por cá, só os alugados.

Não creio que viesse mal ao mundo se os PUMA que vierema a sair da FAP fossem reencaminhados para o SNBPC.

seria a forma de Portugal passar a ter alguns meios próprios para o combate a fogos, aos quais, com o tempo se acrescentariam outros.

Mas para a compra de outros meios,  e seguindo a sugestão do Papatango, porque não comprar 4 ou 5 destes que são  usados nos EUA e Austrália?



Pesadões e mais eficazes que os aviões:
 

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emarques

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« Responder #20 em: Agosto 08, 2005, 05:09:00 pm »
Mesmo nesses países, quando se opera um desses SkyCrane com kit de combate a incêndios parece ser com material alugado.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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Major Alvega

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« Responder #21 em: Agosto 08, 2005, 10:38:54 pm »
"Major Alvega os fogos apagaram-se em 72h devido a não haver mais nada para arder.."

 Caro Typhonman,

  Pois eu digo-lhe que nada do que está a dizer é verídico, porque com a chegada da "artilharia pesada" como os Canadairs espanhóis, franceses e italianos.  Inclusive um Hercules de Marrocos e vários outros meios conjuntamente com os Puma alemães (daí terem cá descoberto derrepente a pólvora e perceberem que devidamente apeterchados eles podiam também combater os incêndios) os incêndios foram extintos rápidamente.

Não fui eu que o disse mas vários responsáveis dos bombeiros e inclusive o seu máximo representante. Isso foi transmitido pelas TVs e nos media amiúde e repetidamente.

 Não havia mais nada para arder, também não é verdade. A prova é que este ano arderam mais e estão a arder dezenas de milhares de hectares de floresta e mato. Portanto ainda não tinha ardido tudo e infelizmente ainda há muito para arder se esta política e os políticos não mudarem.

 Embora respeite a sua opinião de achar que com Dromadairs e Tractores você tem o problema dos meios aéreos resolvidos.

 Quanto aos Canadairs, penso que tambem desconhece a verdadeira capacidade desta aeronaves.

 1º Não levam só 5 000L, mas sim 6 350L. Estou a falar do 415 e não
 do 215T ou do 215.

 2º São aviões muito manobráveis e têm uma boa razão de subida, mesmo carregados.
 Em Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia que têm uma morfologia de terreno que faz parecer Portugal uma planície é o meio aéreo escolhido e mais utilizado com um reforço significativo de encomendas recentes para complementarem as versões mais antigas.
 Portugal tem 7 a 10 vezes mais incêndios florestais por 100 000 hectares que qualquer país do sul da Europa e isso diz quase tudo.

 Essa história de serem pouco manobráveis e desadequados à nossa realidade morfológica e hidríca faz-me lembrar a história da carochinha. Isso não passa de atoardas de alguns grupos de interesse para não lhes chama outra coisa para justificar a continuação do actual status quo. Com os resultados catastróficos conhecidos.

 Agora nos meios aéreos tambem os pequenos monomotores e helis são importantes claramente mas a operarem como complemento  com os mais pesados. Porque só estes não são de maneira nenhuma eficazes.

 Hoje havia um incêndio no Parque natural de Montesinho (fronteira com Espanha) que começou no lado de cá para variar e no lado de Portugal  andava um Ecureuil a despejar baldes e no lado de lá andavam 3 Canadairs conforme as imagens da TV. Será só por uma questão de metros é que estes não são eficazes cá?

 Falou nesse estudo que aconselharia a compra de Air Tractors mas também não disse tudo em relação a esse estudo. Eu li-o na íntegra. Esse estudo foi encomendado no governo anterior e que aconselhava além da compra de 8 monomotores Air Tractors a aquisição também de 4 Canadairs da última geração CL415T. Só que isso ficou para as calendas gregas como quem diz em águas de bacalhau. Porque terá ficado?
 

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typhonman

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« Responder #22 em: Agosto 08, 2005, 11:16:38 pm »
Caro Major ALvega, gostava de saber quem pensa que é para dizer que eu não sei o que digo..

Tente ser mais bem educado.


Na região de Vila Pouca, incendio no qual estive presente andavam 9 meios aereos 2 canadair 4 airtractor 2 helis ligeiros e um medio..Nada conseguiram fazer, pois segundo os pilotos com quem comuniquei a agua evaporava-se antes de chegar ao solo, mesmo que viesse a "artilharia pesada" nada teria ajduado, talvez uns C130 com calda retardante.

ja agora o "iluminado" do major alvega vai-me dizer como é que 4 canadairs e 8 airtractors, num ano parecido como este o que iam adiantar..

Com fogos espalhados pelos pais..


Proponho as seguintes medidas:

 :arrow: Criar duas bases de combate a fogos permanentes todo o ano

  Uma Em Trás os Montes e Outra na Lousã ou em Seia.

  Cada uma delas equipada com 3 Canadairs e 6 airtractors, para alem de 4 pumas, os pumas levariam cada um 15 homens as denominadas brigadas aereas.

Durante a epoca em que não houvesse fogos seria efectuado treino e as brigadas fariam limpeza de matas em pontos criticos.

 :arrow: Obrigar os serviços florestais a abrir aceiros muito mais largos e a abrir estadrões-

  :arrow: Aumentar o numero de postos de vigia e de brigadas de 1ª intervenção

    :arrow: Obrigar os propietarios das matas a limpar os terrenos
 

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Major Alvega

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« Responder #23 em: Agosto 09, 2005, 12:37:12 am »
Meu Caro,

 Não estou a ver aonde fui mal educado consigo.

 Penso que houve aí um bocadinho de precipitação sua nas suas considerações que não fazem absolutamente nenhum sentido e são completamente extemporâneas. E você não interpretou bem aquilo que eu lhe disse.
 Volte a reler bem o meu texto. E tenha lá calma consigo!

 Não vale a pena estar a chover no molhado mas...

 Eu apenas contradisse aquilo que opinou, que não era verdade e que não coincidia com os depoimentos oficiais, que são esses nos quais me baseio. Agora se você esteve em Vila Pouca de Aguiar e contou os aviões que passaram isso é uma análise empírica sua. Faço-lhe lembrar que os incêndios de 2003 não foram só nessa localidade aonde esteve presente.

 Também não estou a ver aonde e quando lhe disse que você não sabia o que dizia. Quere-me dizer p/f aonde é está isso escrito.

 Rejeito tb o seu simpático epíteto de "iluminado" mas acho que há aí uma grande confusão da sua parte. Foi você é que veio trazer à conversa esse estudo da compra dos Air Tractor, não fui eu! Está escrito por sí.

 E eu apenas lhe disse que você não mencionou também que ele aconselhava a compra de Canadairs. Portanto você se não concorda com esse estudo, não deveria ter vindo falado dele.

 Aonde está a falta de educação. Terei falta dela quando lhe chamei a atenção para os dados errados que estava a fornecer com toda convicção sobre os Canadair.
 

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typhonman

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« Responder #24 em: Agosto 09, 2005, 02:27:23 am »
Bem não sei aonde esta escrito, sei que foi o que o ministro António Costa e o Comandante do SNBPC civil diseeram, que não era viavel comprar Canadairs pois em anos de seca eles não podiam abastecer nas barragens, alem do mais era perigoso actuar com eles em serras escarpadas devido ao seu baixo poder de manobra, o ministro referiu a cota das barragens como justificação na rtp1, alem d mais isto esta escrito em qualquer relátorio que desconheço, mas se o senhor possui mais informação podera mete-la aqui no forum.
 

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emarques

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« Responder #25 em: Agosto 09, 2005, 03:13:52 am »
Citação de: "Major Alvega"
Eu apenas contradisse aquilo que opinou, que não era verdade e que não coincidia com os depoimentos oficiais, que são esses nos quais me baseio. Agora se você esteve em Vila Pouca de Aguiar e contou os aviões que passaram isso é uma análise empírica sua. Faço-lhe lembrar que os incêndios de 2003 não foram só nessa localidade aonde esteve presente.

Penso que o incêndio de Vila Pouca de Aguiar referido foi o que aconteceu estes dias, não em 2003. Foi sem dúvida o pior até agora, cerca de 10% da área ardida até este momento.

O que achei interessante foi o comentário dos jornalistas: mata cerrada, uma mancha compacta de mais de 10.000 hectares de pinhal, e que não ardia há uma década.

Ou seja, um barril de pólvora. E só foi preciso um grupo de energúmenos que o ateassem.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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typhonman

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« Responder #26 em: Agosto 09, 2005, 02:27:03 pm »
emarques, correcto! Era uma das manchas de pinheiro mais extensas da europa, por mais meios aereos que existissem era impossivel controlar as chamas.

Um dos suspeitos da autoria do incendio esta identificado mas como não foi apanhado em flagrante delito nada pode ser feito. :twisted:  :twisted:  :twisted:
 

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Rui Elias

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« Responder #27 em: Agosto 09, 2005, 02:45:16 pm »
e-marques:

Relativamente a esse helis da Sikorsky cuja foto está acima, quando há uns anos a Austrália, na zona de Sidney sofreu uns incêndios catastóficos, pediram e os EUA venderam 3 aparelhos exactamente desses para serem operados pelos bombeiros da Austrália.

Nos EUA não sei, mas em certos estados são os serviços florestais que os operam, e julgo que são propriedade estadual.

Noutros casos, poderão haver meios alugados. :?
 

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mcalberto

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Combate a Incêndios
« Responder #28 em: Agosto 10, 2005, 08:50:43 am »
Os Erickson Air-Crane S-64, são igualmente utilizados na Europa, sendo mais significativo o caso da Itália.

Neste País, depois de terem utilizado durante 5 anos,  S-64 alugados, acabaram em 2004 por proceder à aquisição de 4 air-cranes s-64, num investimento de cerca de 54 milhões de €.

Estes helicópteros com uma capacidade de cerca de 9000 litros, vieram revolucionar o combate a incêndios pelas suas características e capacidades.
 

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Rui Elias

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« Responder #29 em: Agosto 10, 2005, 10:17:05 am »
mc alberto:

É a estes que se está a referir?



Por 54 milhões de euros (pouco mais de 10 milhões de contos), em 5 anos, e com a capacidade para combater fogos em zonas montanhosas (9.000 litros), o custo poderia ser absorvido pelo que se poupava em prejuízos patrimoniais e florestais no nosso país.

Mas infelizmente, cá o que está a dar é o chorudo negócio do aluguer de meios aéreos.