REPITO, considerando as nossas capacidades economicas etc... etc...
3 Fragatas Vasco da Gama Modernizadas é suficiente!!!
Suficiente não é, Miguel.
O que acontece, é que três navios será razoável e dará a Portugal alguma capacidade.
Afinal, a capacidade das VdG deu a Portugal uma força que o país não teve nunca durante o século XX.
Ou seja, capacidade para atacar com sucesso qualquer navio de guerra europeu, coisa que acho que não tinhamos desde o inicio do éculo XIX.
Portanto, desde que forma incorporadas as VdG representavam praticamente 90% da nossa capacidade militar naval. Os outros 10% eram divididos pelas fragatas João Belo e pelas corvetas, tal é a deproporção de força efectiva de uma VdG relativamente aos restantes navios.
Teremos que esperar pela próxima LPM para ver o que é que o governo quer fazer.
Eu acho que poderá (sublinho poderá) defender a não aquisição das Perry, propondo que o dinheiro sirva para modernizar as fragatas Vasco da Gama.
Resta saber (se isto viera a aconteder) que programa de modernização será proposto.
Ou seja: Se se trata apenas de alterar o sistema CIWS, ou se se trata de um programa para alterar os radares, permitir a utilização do SM-2, com os actuais lançadores ou com lançadores verticais etc...
Aguardemos
Cumprimentos