Notícias da Marinha

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tsahal

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105 mm
« Responder #15 em: Abril 07, 2005, 12:13:41 am »
Talvez. Quem sabe!
 

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tsahal

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PANDUR 2.
« Responder #16 em: Abril 07, 2005, 12:21:20 am »
Sem falar das VBRs AC do Exercito que vao ser equipadas com um determinado sistemas anti-carro, as duas VBRs dos fuzileiros com torre de 30mm e sistema AC vai utilizar o SPIKE LR da Rafael. Se a opcao das 33 VBRs de 105mm for concretizada, fala-se da torre HITFACT 105 ou de uma usada pelo SK 105.
 

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TOMKAT

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« Responder #17 em: Maio 20, 2005, 09:49:03 pm »
Noticia do Correio da Manhã:
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O governo aprovou ontem em Conselho de Ministros um decreto para permitir diferenciar unidades navais pertencentes à Armada portuguesa e à Polícia Marítima nacional. O decreto "cria um novo elemento de identificação para as unidades auxiliares atribuídas à Polícia Marítima", com o objectivo de "permitir a sua identificação inequívoca".
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TOMKAT

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« Responder #18 em: Maio 21, 2005, 06:43:41 pm »
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Marinha portuguesa salvou 359 pessoas no mar no ano passado
A Marinha portuguesa efectuou no passado 663 operações de busca e salvamento no mar, que permitiram salvar 359 pessoas, revelou hoje, na Figueira da Foz, o Chefe do Estado-Maior da Armada.

Discursando na cerimónia comemorativa do Dia da Marinha, o almirante Vidal Abreu afirmou que as acções de salvamento ocorreram nas áreas de responsabilidade internacional de Lisboa e Santa Maria (Açores). A  área de responsabilidade de busca e salvamento da Marinha portuguesa é 58 vezes superior à área do território nacional.

A Marinha "tem dia e noite navios disponíveis, a navegar ou prontos a responder em menos de duas horas, no continente, Açores e Madeira em apoio à busca e salvamento", disse, citado pela Lusa.

Além dos dados relativos à actividade dos meios da Armada na busca e salvamento, o almirante apresentou números da acção das capitanias e Polícia Marítima, nas costas do continente, Açores e Madeira, que apontam, em 2004, para 698 pessoas salvas em 1145 acções.

Outro números revelados pelo chefe do Estado-Maior da Armada apontam para um total de 4000 embarcações vistoriadas (mais de 10 por dia) no mar territorial português e na zona económica exclusiva.

As embarcações da Armada navegaram, no ano passado, 47775 horas,
"o que corresponde a mais de 5 navios no mar, 24 sobre 24 horas",frisou Vidal Abreu.

"É muito. Parece muito. Mas a marinha reconhece que ainda deveria estar mais presente, mas não pode", sublinhou Vidal Abreu.

O mesmo responsável lembrou também a disponibilidade de fuzileiros e mergulhadores da Marinha "diariamente empregues em missões específicas de serviço público", bem como a colaboração com outras forças da autoridade, nomeadamente Polícia Judiciária e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras "em todas as operações que envolvam meios navais".

A Marinh portuguesa, igualmente segundo o almirante, exerce ainda, entre outras missões, a fiscalização da pesca na zona económica exclusiva portuguesa, sendo uma área "18 vezes superior ao território continental".

fontehttp://www.publico.clix.pt
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Paisano

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« Responder #19 em: Maio 25, 2005, 06:57:33 pm »
Segue abaixo um artigo do DEFESANET sobre a Marinha Portuguesa:

http://www.defesanet.com.br/marinha/portugal1.htm
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Paisano

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« Responder #20 em: Maio 25, 2005, 09:13:55 pm »
Almirante quer frota moderna

Fonte: www.defesanet.com.br

Citar
Lisboa - 21 MAio 2005 - As marinhas não são baratas, mas é tempo de compensar largos períodos de desinvestimento”, afirmou ontem na Figueira da Foz o chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), reafirmando o desejo de “modernizar” este ramo das Forças Armadas Portuguesas.

O almirante Vidal Abreu, que falava durante as comemorações do Dia da Marinha, adiantou que “importa estar no mar”, de diferentes formas, e Portugal quer ter uma marinha oceânica. O CEMA alertou que o País “não pode ter duas marinhas, concorrendo entre si na disputa dos escassos recursos disponíveis” e apelou ao ministro da Defesa Nacional para que se “cumpra o que está planeado, já de recurso, e não se voltem a cometer os erros do passado”.

A Marinha já assinou um contrato-quadro para a construção de seis navios de patrulha oceânica, que substituirão as actuais corvetas, e de cinco lanchas de fiscalização costeira, que substituirão os navios patrulha da classe Cacine. Em finais de 2006 receberá, dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o segundo navio patrulha oceânico, baptizado de ‘Figueira da Foz’.

Vidal de Abreu considerou que a Marinha “tem a consciência” de que aquilo que pede ao Estado “não é uma despesa, mas um investimento em segurança”.

O CEMA salientou ainda as dificuldades sentidas no caso do arsenal do Alfeite, cuja reestruturação “vem sendo sucessivamente adiada” e deve ser considerada “uma prioridade”.

Luís Amaro, ministro da Defesa Nacional, afirmou que, perante as dificuldades que o País atravessa, “terá de haver algumas rectificações nas despesas em diferentes sectores”, que estão em estudo.

Quanto ao arsenal do Alfeite, o governante disse que “é um dos problemas que têm vindo a ser adiados ao longo dos últimos anos”, adiantando que “as Forças Armadas (e a Marinha) têm alguns problemas estruturais. Esse é um deles e tem de ser resolvido o mais rapidamente possível”.

FESTA CONTINUA ATÉ DIA 29

As comemorações do Dia da Marinha prolongam-se até ao próximo dia 29, com actividades lúdicas e culturais. Ontem estiveram na Figueira da Foz cerca de mil militares da Marinha, o navio-escola ‘Sagres’, o submarino ‘Delfim’, corvetas, as fragatas ‘Alvares Cabral’ e ‘João Melo’, o navio de reabastecimento ‘Berrio’, entre outros equipamentos navais.

359 FORAM SALVOS NO MAR

A Marinha portuguesa efectuou no ano passado 663 operações de busca e salvamento no mar, que permitiram salvar 359 pessoas. Neste âmbito, a área de responsabilidade da Marinha Portuguesa é 58 vezes superior à área do território nacional, revelou na Figueira da Foz o chefe do Estado-Maior da Armada.

PORMENORES

CONDECORADO

Rui Silva, um pescador de 18 anos residente na ilha do Pico, Açores, foi condecorado pela Marinha por ter salvo o pai e outro colega de profissão de morrerem afogados, a 8 de Maio do ano passado, na sequência do naufrágio do barco que os três ocupavam.

4 MIL VISTORIAS

Em 2004, quatro mil embarcações foram vistoriadas em mar territorial português e zona económica exclusiva (ZEE). Entre outras missões, a Armada tem a seu cargo a fiscalização da pesca na ZEE, uma área 18 vezes superior ao território continental.

NAVEGAÇÃO

As embarcações da Marinha Portuguesa navegaram, em 2004, 47775 horas, o que corresponde a cinco navios no mar, 24 sobre 24 horas, sublinhou Vidal Abreu nas cerimónias que decorreram na Figueira da Foz.
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Yosy

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« Responder #21 em: Maio 25, 2005, 09:15:58 pm »
Citação de: "Paisano"
Segue abaixo um artigo do DEFESANET sobre a Marinha Portuguesa:

http://www.defesanet.com.br/marinha/portugal1.htm


Um artigo muito bom.
 

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Rui Elias

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« Responder #22 em: Agosto 03, 2005, 02:30:39 pm »
Extrato do artigo do Pedro Monteiro no DefesaNet:


Citar
Fragatas: Na Lei de Programação Militar foram inscritos 80 milhões € para financiar duas fragatas OH Perry a adquirir aos Estados Unidos - uma terceira está a ser negociada. É provável que as fragatas venham a preço simbólico, o que permitirá a sua actualização (receberão, provavelmente, os sonares das "João Belo" e o sistemas de comando e controlo nacionais). O primeiro navio poderá chegar já em 2005.


Pedro:

Mas isso é mesmo verdade?

Nunca tinha ouvido falar em tal hipótese.

Há dados novos que apontem para uma 3ª Perry?
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #23 em: Setembro 30, 2005, 04:16:45 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Rui Elias

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« Responder #24 em: Fevereiro 01, 2006, 04:47:22 pm »
Está a perder-se o rasto ao negócio da vinda das duas OHP para a nossa Marinha.

Algum dos colegas está a par de algo, sobre o ponto de situação?

Durante tempos corria que chegariam entre Maio e Agosto deste ano de 2006.

De repente houve uma espécie de "eclipse" sobre a sua vinda para cá.

Os EUA já fizeram saber que esperam até Outubro deste ano de 2006 para que Portugal dê uma resposta definitiva.

E o Ministro Luís Amado referiu recentemente numa entrevista que Portugal tem até essa altura tempo para decidir.

duranmte a deslocação do MDN aos EUA, a comunicação social nada referiu quanto a este assunto, mas eu pessoalmente não acredito que os MDN dos 2 países não tivessem esse dossier em cima da mesa.

Alguém sabe de algo sobre este negócio?
 

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« Responder #25 em: Fevereiro 01, 2006, 04:56:40 pm »
Desconfio que deve ser mais fácil acertar na chave do Euromilhões :oops:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Miguel

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« Responder #26 em: Fevereiro 01, 2006, 06:09:07 pm »
Eu penso que as velharias vão ficar no tio sam 8)

 :twisted:
 

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« Responder #27 em: Fevereiro 02, 2006, 09:26:15 am »
Citação de: "Miguel"
Eu penso que as velharias vão ficar no tio sam 8)

 :evil:

 :twisted:

Eu acho que 3 VdG é muito!

3 Zebros bastam! Aí é que o Miguel ia delirar 8)

E umas traineiras de Sesimbra, hein??? :twisted:
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Rui Elias

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« Responder #28 em: Fevereiro 02, 2006, 10:42:48 am »
Miguel:

Mas esse é o seu desejo, ou sabe de algo sobre isso?

Julgo que já cohece a minha opinião.

Trata-se de velharia, sim, mas ainda assim representam uma mais-valia e acrescento nas capacidade da nosssa Marinha, por relativamente pouco dinheiro, e permitiriam um intervalo de tempo (10 anos?) para que o poder politico e as FA's pudessem começar a pensar o que fazer no futuro relativamente a esta arma.

Sem uma Marinha capaz, Portugal corre o risco de num futuro mais ou menos próximo ter que entregar a defesa da sua soberania, nomeadamente no mar a Espanha.

Entre a Bélgica e a Holanda já em tempos houve essa discussão (fusão das FA's, entrega da defesa marítima à Holanda e Inglaterra), e a Islândia entregou a a sua Defesa aos EUA.

Desejaria isso para Portugal ao fim de 900 anos de histórria da NMaão portuguesa?
 

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pedro

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« Responder #29 em: Fevereiro 02, 2006, 07:02:34 pm »
Tem razao rui elias.
cumprimentos