Mavericks na FAP

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Mavericks na FAP
« em: Setembro 01, 2022, 06:46:30 pm »
Uma questão acerca do modelo dos AGM-65 Maverick na FAP

Segundo o Military Balance 2022:
https://drive.google.com/drive/my-drive

Apenas temos AGM-65A Maverick (página 140)

No entanto na pagina da FAP dos P-3 tem escrito que podem ser equipados com AGM-65F/G Maverick
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion

Portanto a questão é, que versão é que temos?
Será isto um erro do Military Balance ou a FAP não sabe a quantas anda?
 
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #1 em: Setembro 01, 2022, 06:47:31 pm »
Uma questão acerca do modelo dos AGM-65 Maverick na FAP

Segundo o Military Balance 2022:
https://drive.google.com/drive/my-drive

Apenas temos AGM-65A Maverick (página 140)

No entanto na pagina da FAP dos P-3 tem escrito que podem ser equipados com AGM-65F/G Maverick
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion

Portanto a questão é, que versão é que temos?
Será isto um erro do Military Balance ou a FAP não sabe a quantas anda?

Tivemos a versão TV e guiado a laser, neste momento só a versão laser, que equipam os P-3C.
Cps,
 
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #2 em: Setembro 01, 2022, 11:57:37 pm »
hmmm então os Mavericks não são usados de momento pelos F-16?
 

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Re: Mavericks na FAP
« Responder #3 em: Setembro 02, 2022, 12:08:45 am »
hmmm então os Mavericks não são usados de momento pelos F-16?

Nem de momento, nem daqui por diante. A frota F-16 abdicou da utilização do Maverick há já alguns anos, em prol das JDAM e dual mode GBU-49. Daí que esses mísseis tenham transitado para os P-3C, que permanecem o seu único utilizador em solo nacional.
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #4 em: Setembro 02, 2022, 12:09:25 am »
Uma dúvida.  Que sensor o P-3C usa para lançar um Maverick a laser?
 

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Re: Mavericks na FAP
« Responder #5 em: Setembro 02, 2022, 12:16:41 am »
Uma dúvida.  Que sensor o P-3C usa para lançar um Maverick a laser?

Por acaso a informação que tenho é que a versão que possuímos actualmente é a guiada por infravermelhos, neste caso o AGM-65G. Esta versão foi comprada no início do anos 90 para a frota A-7P, transitou depois para os F-16 após o abate dos Corsair II, e hoje finalmente é utilizada apenas nos Orion CUP+.
« Última modificação: Setembro 02, 2022, 12:17:59 am por Charlie Jaguar »
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #6 em: Setembro 02, 2022, 12:24:38 am »
Por acaso a informação que tenho é que a versão que possuímos actualmente é a guiada por infravermelhos, neste caso o AGM-65G. Esta versão foi comprada no início do anos 90 para a frota A-7P, transitou depois para os F-16 após o abate dos Corsair II, e hoje finalmente é utilizada apenas nos Orion CUP+.

Também me pareceu estranho, nunca ouvi falar de uma combinação P-3/AGM-65E.  Ou o avião transporta um designador laser ou teria de confiar num designador externo, "buddy lazing".
Mas para acções de ataque naval a capacidade de "self-designate" parece-me imprescindível.
 

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Re: Mavericks na FAP
« Responder #7 em: Setembro 02, 2022, 12:50:57 am »
Por acaso a informação que tenho é que a versão que possuímos actualmente é a guiada por infravermelhos, neste caso o AGM-65G. Esta versão foi comprada no início do anos 90 para a frota A-7P, transitou depois para os F-16 após o abate dos Corsair II, e hoje finalmente é utilizada apenas nos Orion CUP+.

Também me pareceu estranho, nunca ouvi falar de uma combinação P-3/AGM-65E.  Ou o avião transporta um designador laser ou teria de confiar num designador externo, "buddy lazing".
Mas para acções de ataque naval a capacidade de "self-designate" parece-me imprescindível.

O P-3C tem o Wescam MX15 HDi para identificação de alvos. O AGM-65G é fire-and-forget.
 
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #8 em: Setembro 02, 2022, 09:41:43 am »
O P-3C tem o Wescam MX15 HDi para identificação de alvos. O AGM-65G é fire-and-forget.

O sistema MX-15 HDi possui capacidade limitada de iluminação laser, no entanto nós nunca possuímos ou adquirimos o chamado Laser Maverick AGM-65E. Apenas o AGM-65B (EO) e o AGM-65G-2 (IIR).

Fotos tiradas por mim em Monte Real em 2006, das versões de treino cativo dos respectivos mísseis:

TGM-65B


TGM-65G
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #9 em: Setembro 02, 2022, 10:52:25 am »
Pensei que querias saber se temos pilotos cowboys como o "Maverick" na Força Aérea.  :mrgreen:

« Última modificação: Setembro 02, 2022, 10:52:59 am por Lightning »
 
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #10 em: Setembro 06, 2022, 05:51:37 pm »
Eu gostava era de saber quando é que vamos finalmente comprar as GBU-53/B StormBreaker, para realmente substituir os Maverick nos F-16, por algo com alcance mais considerável que as actuais bombas.
 

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Re: Mavericks na FAP
« Responder #11 em: Setembro 06, 2022, 09:47:42 pm »
Onde está essa proposta de aquisição para GBU-53/B?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Mavericks na FAP
« Responder #12 em: Setembro 06, 2022, 11:12:55 pm »
Eu gostava era de saber quando é que vamos finalmente comprar as GBU-53/B StormBreaker, para realmente substituir os Maverick nos F-16, por algo com alcance mais considerável que as actuais bombas.

Nem sequer tens ao serviço a GBU-39 SDB e já querias logo a 2a geração? :mrgreen:
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Re: Mavericks na FAP
« Responder #13 em: Setembro 07, 2022, 03:15:29 pm »
Onde está essa proposta de aquisição para GBU-53/B?

Não está, mas devia estar.

Eu gostava era de saber quando é que vamos finalmente comprar as GBU-53/B StormBreaker, para realmente substituir os Maverick nos F-16, por algo com alcance mais considerável que as actuais bombas.

Nem sequer tens ao serviço a GBU-39 SDB e já querias logo a 2a geração? :mrgreen:

Claro, isto de ter a nossa capacidade atacar alvos móveis em terra e no mar a partir de meios aéreos, limitada aos Mavericks dos P-3 e às GBU-49 dos F-16, não dá com nada.  :mrgreen:

Já nem falo nos HARM, que andam a fazer um brilharete na Ucrânia.
 
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