Plataforma Naval Multifuncional

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #210 em: Julho 12, 2022, 03:42:33 am »
Não ligues, é mais um fanboy. Já não bastavam os holísticos da marinheca, agora temos, também, os do Elon Musk tuga.
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #211 em: Julho 12, 2022, 11:35:29 am »
Os pessimistas crónicos deviam estar menos preocupados com este projeto não ser aquilo que esperavam (a primeira peça de um Carrier Battle Group português, não?) e comentarem mais o facto de haver forças no nosso país que gostariam de destruir a empresa que o irá provavelmente construir - os estaleiros da West Sea em Viana do Castelo. É que quem quer ver o Mário Ferreira na prisão por fazer dinheiro com o negócio do Atlântida também gostaria de ver os estaleiros fechar. São demasiado "PRIVADOS".
Essas pessoas não querem nem a construção deste navio nem dos 6 NPOs. Podia criar a possibilidade de estaleiros portugueses - sei lá... exportarem navios de guerra. E alguém se calhar iria enriquecer com esse negócio.
Isso não pode acontecer no nosso pobre Portugal.
   

O que me ri agora, "exportar navios"... :bang:
Já se dizia isso dos NPO em 2003, exportar para Angola, Marrocos etc, quantas unidades exportamos?
Sem comentários.


Em 2003 todos os estaleiros em Portugal eram geridos pelo "povo". E eles não tinham a formação adequada.

Hein?
A West-Sea quantos NPO exportou?
Aparece aqui cada "maluco"...
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #212 em: Julho 12, 2022, 12:14:09 pm »
Este navio que seja lá um hidrográfico com boa capacidade de utilizar meios autónomos e pronto.
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #213 em: Julho 12, 2022, 12:24:48 pm »
Os pessimistas crónicos deviam estar menos preocupados com este projeto não ser aquilo que esperavam (a primeira peça de um Carrier Battle Group português, não?) e comentarem mais o facto de haver forças no nosso país que gostariam de destruir a empresa que o irá provavelmente construir - os estaleiros da West Sea em Viana do Castelo. É que quem quer ver o Mário Ferreira na prisão por fazer dinheiro com o negócio do Atlântida também gostaria de ver os estaleiros fechar. São demasiado "PRIVADOS".
Essas pessoas não querem nem a construção deste navio nem dos 6 NPOs. Podia criar a possibilidade de estaleiros portugueses - sei lá... exportarem navios de guerra. E alguém se calhar iria enriquecer com esse negócio.
Isso não pode acontecer no nosso pobre Portugal.
   

O que me ri agora, "exportar navios"... :bang:
Já se dizia isso dos NPO em 2003, exportar para Angola, Marrocos etc, quantas unidades exportamos?
Sem comentários.


Em 2003 todos os estaleiros em Portugal eram geridos pelo "povo". E eles não tinham a formação adequada.

Hein?
A West-Sea quantos NPO exportou?
Aparece aqui cada "maluco"...


A West Sea vai construir 7 Navios de Exploração Polar que são do tamanho de fragatas.
Se não forem eles a exportar, não vais ser tu de certeza.

https://west-sea.pt/navios-polares/

Ninguém falou em navios polares, o assunto em debate era quantos NPO os estaleiros exportaram para nações além fronteiras, a resposta é ZERO.
Comparar estes navios com modernas FFGH, é no mínimo cómico.
Escusa de defender tanto o seu local de trabalho, pois não duvido da competência do mesmo.
Cps,
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #214 em: Julho 12, 2022, 01:15:17 pm »
A West-Sea quantos NPO exportou?
Aparece aqui cada "maluco"...

Não tenha a menor dúvida, e então quando está calor a coisa piora significativamente...


O PNM vai ser vital para os projectos de desenvolvimento de drones em Portugal. O que não quer dizer que no fim vá dar resultados.

Hahahahahaha, um LHD em miniatura, disfarçado de navio fofinho (porque ai de quem se atreva por cá a comprar ou fabricar um navio combatente hoje em dia), vai ser de uma importância épica (um adjectivo que agora todos adoram usar) para o país e para a Marinha? Pois, 'tá bem.

Até porque aquilo que mais interessa, num país cuja Marinha de Guerra se encontra no estado que todos sabemos, qualquer dia inclusivamente incapaz de cumprir os seus compromissos nacionais e internacionais de defesa e manutenção da soberania, é precisamente o desenvolvimento da indústria de drones. ::)

Que raio de década esta, parece que está tudo parvo...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #215 em: Julho 12, 2022, 01:17:24 pm »
Exploração polar? Parecem mais paquetes. Quantos cientistas levam? Espera, deixa-me adivinhar, é para turistas…

Isto é um navio de exploração polar (não holístico):

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #216 em: Julho 12, 2022, 02:02:10 pm »
A West-Sea quantos NPO exportou?
Aparece aqui cada "maluco"...

Não tenha a menor dúvida, e então quando está calor a coisa piora significativamente...


O PNM vai ser vital para os projectos de desenvolvimento de drones em Portugal. O que não quer dizer que no fim vá dar resultados.

Hahahahahaha, um LHD em miniatura, disfarçado de navio fofinho (porque ai de quem se atreva por cá a comprar ou fabricar um navio combatente hoje em dia), vai ser de uma importância épica (um adjectivo que agora todos adoram usar) para o país e para a Marinha? Pois, 'tá bem.

Até porque aquilo que mais interessa, num país cuja Marinha de Guerra se encontra no estado que todos sabemos, qualquer dia inclusivamente incapaz de cumprir os seus compromissos nacionais e internacionais de defesa e manutenção da soberania, é precisamente o desenvolvimento da indústria de drones. ::)

Que raio de década esta, parece que está tudo parvo...

Sem dúvida, está-se a tornar a Marinha do "faz de conta".
No que a mim cabe, tenho feito os devidos avisos, notas e outras interjeições, mas algumas chefias e sobretudo os políticos, possuem um medo atroz em gastar dinheiro com algo que possa "matar alguém".
Daí aparecerem por aqui certos delfins, que vem para aqui mandar postas "holísticas", sobre o que deve ser o futuro da Marinha, dizendo ainda que um NAVPOL será antiquado, quando houver dinheiro para o comprar.
Se isto não é um delfim amestrado, do complexo "Político-militar-holístico" é o que?
O que vai acontecer é que nem LHD, nem LPD nem navio hidrográfico !
Volto a fizer, "jumentos" !!!!
« Última modificação: Julho 12, 2022, 02:03:39 pm por Subsea7 »
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #217 em: Julho 12, 2022, 03:10:08 pm »
Os pessimistas crónicos deviam estar menos preocupados com este projeto não ser aquilo que esperavam (a primeira peça de um Carrier Battle Group português, não?) e comentarem mais o facto de haver forças no nosso país que gostariam de destruir a empresa que o irá provavelmente construir - os estaleiros da West Sea em Viana do Castelo. É que quem quer ver o Mário Ferreira na prisão por fazer dinheiro com o negócio do Atlântida também gostaria de ver os estaleiros fechar. São demasiado "PRIVADOS".
Essas pessoas não querem nem a construção deste navio nem dos 6 NPOs. Podia criar a possibilidade de estaleiros portugueses - sei lá... exportarem navios de guerra. E alguém se calhar iria enriquecer com esse negócio.
Isso não pode acontecer no nosso pobre Portugal.
   
Se alguém está a tentar vender o NRP Holístico como porta-aviões não é certamente a malta "pessimista" do forum, mas sim quem encomendou o projeto e quem anda a redigir a comunicação pública à volta do navio. Sobre exportações, uma coisa importante é saber o que se está a vender. De momento ainda não se percebeu afinal que navio é este a que propósito se destina, assunto que, parecendo que não, antes de interessar aos potenciais compradores estrangeiros, nos interessa a nós.

Sobre a ideia de que a corrupção passa a ser boa desde que alguém lucre com ela, acho que não vale a pena responder.
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #218 em: Julho 12, 2022, 03:23:17 pm »
Sim, Portugal carece de uma navio oceanográfico moderno e de dimensão adequada. Temos excelentes universidades cheias de técnicos e cientistas para lá tomarem lugar. Mas até pode ser de uma entidade civil e bem subsidiado por isso mesmo.
Ou carecia. É que o IPMA já tem desde 2017 o "Mar Portugal", que desde 2020 está a trabalhar, como "Mário Ruivo". Claro que é bom ter mais meios, mas enquanto a Marinha teve o monopólio dos navios oceanográficos públicos e efetivamente fazia falta o upgrade, não havia projeto para tal. Agora que o IPMA adquiriu um navio e torrou milhões em equipamento, é que vemos a Marinha preocupada com as condições para a oceanografia?  Onde está a preocupação com a duplicação de meios?
 
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dc

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #219 em: Julho 12, 2022, 04:20:47 pm »
Que grande confusão. A necessidade de um hidrográfico devia existir, caso contrário, a Marinha já tinha despachado os seus 4, de forma a reduzir despesa, em vez de andar a canibalizar a VdG, ou ao invés de passar anos sem fazer manutenção a lanchas.

Por outro lado, o financiamento deste navio, de apenas 100 milhões, vem da UE e é para um navio especificamente civil/científico. E neste caso, ou seria este navio, ou não seria nada, e neste ponto de vista, de substituir 4 hidrográficos (que têm o seu peso no orçamento para manutenção da Marinha, e ainda exigem pessoal para operar, numa Marinha com falta de pessoal), fica-se a ganhar.

Mesmo que fossemos propor à UE para financiar um LPD, este teria de ser desmilitarizado e/ou feito no estrangeiro, e certamente não custaria 100 milhões. Se o JdW em segunda-mão nos ficaria por 150/160 milhões, um LPD novo, não ficaria a menos de 250 milhões, apesar de o mais realista, ser acima dos 300. A UE vai andar a desencantar tanto dinheiro para os pelintras dos tugas, que nem capacidade de escoltar um LPD financiado têm?

E no meio das necessidades da Marinha, o LPD é uma não-necessidade, quando não temos AOR, nem fragatas modernas, nem os OPVs em número suficiente e tantos outros problemas. E acho que todos sabemos que nenhum destes navios seria financiado pela UE, à excepção, talvez, dos OPVs ou lanchas. Neste contexto, está-se a fazer o inteligente, de dar mais utilidade à tal plataforma financiada, importa é que corra bem e não se invente muito mais.

De resto, a Marinha "esquecer" o LPD não é a pior das notícias, já que não temos condições para ter um navio desses, quando tudo à volta está em cacos, sobretudo os navios dos quais o LPD dependeria para protecção e abastecimento no mar.
Até parece que (ignorando o NPM, que está a turvar o julgamento,) a Marinha ficava mal servida com 2 ou 3 Crossover 139 CF, para substituir as VdG, mais 2 ou 3 fragatas convencionais modernas! Nem sei como é que não se atiram já de cabeça a um negócio a sério com a Damen, para 2 Crossover + 3 ASWF (ou 3+2), e ao mesmo tempo se vai buscar o Wave.

Quanto mais tempo se perde a falar do LPD, menos foco se tem para fragatas e AOR, algo que tem sido tradição há pelo menos 10 anos.

O NPM que seja construído sem atribulações, e que a Marinha foco os esforços agora nos restantes problemas. 
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #220 em: Julho 12, 2022, 04:55:04 pm »
Vocês ainda não se aperceberam que o único aumento de orçamento da defesa, será a integração do orçamento da proteção cívil e quem sabe da PSP, no orçamento da defesa.

Ainda ontem me disseram, que até ao final do ano não haverá entrega de fundos europeus às empresas, porque o estado não tem dinheiro para meter a sua parte.
« Última modificação: Julho 12, 2022, 04:56:51 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #221 em: Julho 12, 2022, 05:15:09 pm »
Sim, Portugal carece de uma navio oceanográfico moderno e de dimensão adequada. Temos excelentes universidades cheias de técnicos e cientistas para lá tomarem lugar. Mas até pode ser de uma entidade civil e bem subsidiado por isso mesmo.
Ou carecia. É que o IPMA já tem desde 2017 o "Mar Portugal", que desde 2020 está a trabalhar, como "Mário Ruivo". Claro que é bom ter mais meios, mas enquanto a Marinha teve o monopólio dos navios oceanográficos públicos e efetivamente fazia falta o upgrade, não havia projeto para tal. Agora que o IPMA adquiriu um navio e torrou milhões em equipamento, é que vemos a Marinha preocupada com as condições para a oceanografia?  Onde está a preocupação com a duplicação de meios?

Lá está, não há preocupação com isso, porque é um programa "civil" e ainda por cima pago pelo PRR, aproveitando a Marinha para fazer um pocket-LHD, que no fim não será nada disso! Aguardem!
Se houvesse coragem, em parceria com os franceses, edificavam em parceria um BPC Mistral 1400, que aí sim poderia ter duplo-uso, usar drones, helicópteros e servir de base para desembarque de fuzileiros ou ajuda a catástrofes, já houve inúmeras visitas aos que por cá aportaram, no entanto, quem passa o "cheque" não quer.
Cps,
 

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asalves

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #222 em: Julho 12, 2022, 05:35:58 pm »
Os pessimistas crónicos deviam estar menos preocupados com este projeto não ser aquilo que esperavam (a primeira peça de um Carrier Battle Group português, não?) e comentarem mais o facto de haver forças no nosso país que gostariam de destruir a empresa que o irá provavelmente construir - os estaleiros da West Sea em Viana do Castelo. É que quem quer ver o Mário Ferreira na prisão por fazer dinheiro com o negócio do Atlântida também gostaria de ver os estaleiros fechar. São demasiado "PRIVADOS".
Essas pessoas não querem nem a construção deste navio nem dos 6 NPOs. Podia criar a possibilidade de estaleiros portugueses - sei lá... exportarem navios de guerra. E alguém se calhar iria enriquecer com esse negócio.
Isso não pode acontecer no nosso pobre Portugal.
   

O que me ri agora, "exportar navios"... :bang:
Já se dizia isso dos NPO em 2003, exportar para Angola, Marrocos etc, quantas unidades exportamos?
Sem comentários.


Em 2003 todos os estaleiros em Portugal eram geridos pelo "povo". E eles não tinham a formação adequada.

Hein?
A West-Sea quantos NPO exportou?
Aparece aqui cada "maluco"...


A West Sea vai construir 7 Navios de Exploração Polar que são do tamanho de fragatas.
Se não forem eles a exportar, não vais ser tu de certeza.

https://west-sea.pt/navios-polares/

O pessoal as vezes esquece-se que na vida real as coisas não são tão simples quanto podem parecer.

Os NPO não pertencem aos West Sea, estes são apenas contratados para construir um projecto, logo nem eles podem vender NPO's nem os podem construir sem autorização do estado Português que é quem detém o projeto.

Depois outra questão, se a Damen, Navantia,... e outros, tem equipas especializas em vendas e engenheiros para vender os seus projetos e participar em concursos internacionais onde muitas vezes é preciso adaptar o projeto base ao cliente, porque motivo alguém acha que o estado Português ia conseguir exportar alguma coisa sem fazer o mínimo esforço para isso? É que exportar um navio não é o mesmo que ter uma banca a beira da estrada à espera que apareça alguém interessado em comprar uns melões ou melancias.

Parece que gostam de ser enganados, acordem.
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #223 em: Julho 12, 2022, 06:28:58 pm »
Os pessimistas crónicos deviam estar menos preocupados com este projeto não ser aquilo que esperavam (a primeira peça de um Carrier Battle Group português, não?) e comentarem mais o facto de haver forças no nosso país que gostariam de destruir a empresa que o irá provavelmente construir - os estaleiros da West Sea em Viana do Castelo. É que quem quer ver o Mário Ferreira na prisão por fazer dinheiro com o negócio do Atlântida também gostaria de ver os estaleiros fechar. São demasiado "PRIVADOS".
Essas pessoas não querem nem a construção deste navio nem dos 6 NPOs. Podia criar a possibilidade de estaleiros portugueses - sei lá... exportarem navios de guerra. E alguém se calhar iria enriquecer com esse negócio.
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Já se dizia isso dos NPO em 2003, exportar para Angola, Marrocos etc, quantas unidades exportamos?
Sem comentários.


Em 2003 todos os estaleiros em Portugal eram geridos pelo "povo". E eles não tinham a formação adequada.

Hein?
A West-Sea quantos NPO exportou?
Aparece aqui cada "maluco"...


A West Sea vai construir 7 Navios de Exploração Polar que são do tamanho de fragatas.
Se não forem eles a exportar, não vais ser tu de certeza.

https://west-sea.pt/navios-polares/

O pessoal as vezes esquece-se que na vida real as coisas não são tão simples quanto podem parecer.

Os NPO não pertencem aos West Sea, estes são apenas contratados para construir um projecto, logo nem eles podem vender NPO's nem os podem construir sem autorização do estado Português que é quem detém o projeto.

Depois outra questão, se a Damen, Navantia,... e outros, tem equipas especializas em vendas e engenheiros para vender os seus projetos e participar em concursos internacionais onde muitas vezes é preciso adaptar o projeto base ao cliente, porque motivo alguém acha que o estado Português ia conseguir exportar alguma coisa sem fazer o mínimo esforço para isso? É que exportar um navio não é o mesmo que ter uma banca a beira da estrada à espera que apareça alguém interessado em comprar uns melões ou melancias.

Parece que gostam de ser enganados, acordem.

Exatamente, aparecem uns "jumentos" por aqui, que pensam que é isso, é como vender umas cervejas na barraca nos santos populares.
Patético.
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #224 em: Julho 12, 2022, 10:32:54 pm »
Que grande confusão. A necessidade de um hidrográfico devia existir, caso contrário, a Marinha já tinha despachado os seus 4, de forma a reduzir despesa, em vez de andar a canibalizar a VdG, ou ao invés de passar anos sem fazer manutenção a lanchas.

Por outro lado, o financiamento deste navio, de apenas 100 milhões, vem da UE e é para um navio especificamente civil/científico. E neste caso, ou seria este navio, ou não seria nada, e neste ponto de vista, de substituir 4 hidrográficos (que têm o seu peso no orçamento para manutenção da Marinha, e ainda exigem pessoal para operar, numa Marinha com falta de pessoal), fica-se a ganhar.

Mesmo que fossemos propor à UE para financiar um LPD, este teria de ser desmilitarizado e/ou feito no estrangeiro, e certamente não custaria 100 milhões. Se o JdW em segunda-mão nos ficaria por 150/160 milhões, um LPD novo, não ficaria a menos de 250 milhões, apesar de o mais realista, ser acima dos 300. A UE vai andar a desencantar tanto dinheiro para os pelintras dos tugas, que nem capacidade de escoltar um LPD financiado têm?

E no meio das necessidades da Marinha, o LPD é uma não-necessidade, quando não temos AOR, nem fragatas modernas, nem os OPVs em número suficiente e tantos outros problemas. E acho que todos sabemos que nenhum destes navios seria financiado pela UE, à excepção, talvez, dos OPVs ou lanchas. Neste contexto, está-se a fazer o inteligente, de dar mais utilidade à tal plataforma financiada, importa é que corra bem e não se invente muito mais.

De resto, a Marinha "esquecer" o LPD não é a pior das notícias, já que não temos condições para ter um navio desses, quando tudo à volta está em cacos, sobretudo os navios dos quais o LPD dependeria para protecção e abastecimento no mar.
Até parece que (ignorando o NPM, que está a turvar o julgamento,) a Marinha ficava mal servida com 2 ou 3 Crossover 139 CF, para substituir as VdG, mais 2 ou 3 fragatas convencionais modernas! Nem sei como é que não se atiram já de cabeça a um negócio a sério com a Damen, para 2 Crossover + 3 ASWF (ou 3+2), e ao mesmo tempo se vai buscar o Wave.

Quanto mais tempo se perde a falar do LPD, menos foco se tem para fragatas e AOR, algo que tem sido tradição há pelo menos 10 anos.

O NPM que seja construído sem atribulações, e que a Marinha foco os esforços agora nos restantes problemas.

"Quanto mais tempo se perde a falar do LPD, menos foco se tem para fragatas e AOR, algo que tem sido tradição há pelo menos 10 anos."
Papel agora do misterioso navio faz tudo

É bem vindo, mas como projecto paralelo que nada tem a ver com necessidades atuais da Marinha de Guerra e, não mais que um novo ícone da complexidade, da Segurança Nacional e do discurso recorrente e quase patético do virado para o Mar, mas sem meios.
É o que estão na fazer com esse pseudo projecto

Entretanto o afamado GT que produziu quanto às novas fragatas? 
Inconsequências
Nem um par de Crossover que colmatavam várias valências prementes e recorrentemente focadas aqui
« Última modificação: Julho 12, 2022, 10:36:47 pm por Pescador »