CAS/Overwatch na FAP ???

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ACADO

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #90 em: Setembro 11, 2022, 08:24:00 am »
Embora eu também considere que uns UH60 com capacidade de ataque ao solo seriam muito, mas muito mais polivalentes para as nossas forças armadas, percebo no entanto que exista alguma necessidade de aeronaves para treinar os Pilotos dos F16, e futuros caças de substituição.  E como a ideia de um avião de ataque ligeiro até é mais a de conseguir treinar estes Pilotos, a Textron tem uma opção muito mais sustentável do que o lobby da Embraer que já não fabrica o Tucano de treino.

Este artigo do Pássaro de Ferro ilustra muito bem onde o AT6 Wolverine seria uma máquina muito melhor para Portugal do que o Super Tucano.

http://www.passarodeferro.com/2022/09/at-6-wolverine-alcancou-o-us-air-force.html







Seria porquê?

E que a única aeronave de este tipo que realmente fazia sentido era o AT-802U, visto que o estado já opera o FireBoss e ainda quer comprar mais de 20 nos próximos anos.

Agora está oportunidade de negocio de ocasião dos A-29 não vai voltar a aparecer. Mas com um governo PS dificilmente vamos ter capacidade financeira para aproveitar.

O Sky Warden AT-802U, embora seja uma aeronave espetacular não serve a função que a FAP quer. Nos Estados Unidos vai ter um nicho de missão muito específico, dedicado mais a ISR em cenários de reduzida a nenhuma ameaça, do que propriamente a ataque ao solo.
É depois é uma aeronave que não dá para treinar os Pilotos de caça devido à sua baixa velocidade, configuração de aviónicos cockpit e não ter sequer acento ejetável.
A competição para Light Atack Aircraft é entre o AT6 Wolverine e o super tucano...
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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #91 em: Setembro 11, 2022, 11:06:18 am »
"Agora está oportunidade de negocio de ocasião dos A-29 não vai voltar a aparecer. Mas com um governo PS dificilmente vamos ter capacidade financeira para aproveitar."

Eu tenho ideia que é exatamente por ser este governo que vem os brasileiros A29
Vão ser falados no Antro como necessidades de treino e têm o aval de políticos e militares conhecidos dos sambistas.

Embora se os AH60 fossem falados no Antro como necessidade de evacuação nas missões da ONU, até podiam depois vir a ser armados até aos dentes com verbas diversas.
Só custa quando não têm interesse. Por isso depende de outros interesses.
 
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luis simoes

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #92 em: Setembro 11, 2022, 11:13:36 am »
Boas
Defendo que deviamos de ter um misto entre um heli mais musculado que fizesse mais que transporte e evacuacao...mas que tambem tivesse boa capacidade de armamento, nomeadamente carregar uma variadade de misseis, rockets foguetes e armas de calibre, superiores a 7.62mm...no fundo um heli muito completo e eficaz...com blindagem obviamente....escolheria dois vectores ou blackhawk....ou venom....quanto ao aviao, que por muito que digam nao ser o mais eficaz, nestes TO onde actuam as FA portuguesas, acho que se complementariam muito bem....falo claro na destruicao em objectivos especificos  militares ...exemplo de bunkers....depositos de armamento....pontes....pistas de voo...depositos de combustivel....etc....onde por si so um heli tem limitacoes  e .onde um simples soldado pode abater um heli....desde que devidamente escondido e munido de armamento especifico....um heli faz muito barulho....e facilmente detectavel a alguns quilometros so pelo seu som....mas o cerne da questao um aviao tem mais possibilidades mais solucoes e mais eficaz digo eu....mas escolheria sempre ou ST29 que  tem comprovado em combate ser um bom aviao...equipando mais de 28 paises...

Acredito havera desenvolvimentos num futuro proximo.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Pescador

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #93 em: Setembro 11, 2022, 12:10:38 pm »
O AT-6 Wolverine


Esta aeronave é a versão moderna de ataque ao solo do venerável avião de instrução Beechcraft T-6 Texan II que é usado por todos os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos da América e mais 12 nações estrangeiras. O AT-6 Wolverine mantém 85% de peças em comunhão com o Texan II, e embora as versões mais antigas deste avião sejam já amplamente conhecidas pelos Pilotos da FAP, que o voam para a sua formação no F-16 nos Estados Unidos da América. Este avião de instrução já é vendido na versão C, D e C+, que foi amplamente modernizada com os mais modernos aviónicos, de modo a simular o cockpit do A-10 e do F-16.

"foi amplamente modernizada com os mais modernos aviónicos, de modo a simular o cockpit do A-10 e do F-16. "

Será que isto conta?
 

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Red Baron

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #94 em: Setembro 11, 2022, 07:18:21 pm »



É importante não confundir a beira da estrada com a Estrada da Beira
 

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sergio21699

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #95 em: Setembro 11, 2022, 11:17:56 pm »

E que a única aeronave de este tipo que realmente fazia sentido era o AT-802U, visto que o estado já opera o FireBoss e ainda quer comprar mais de 20 nos próximos anos.

Opera o FireBoss onde? É que os que andam nos incêndios são todos alugados e operados por terceiros...
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-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

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raphael

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #96 em: Setembro 12, 2022, 04:18:21 pm »
Pois mas o tucano ou super tucano será util para a conversão operacional para o F-16...nem todos podem ir ter formação nos EUA para essa plataforma.

Isto tem de ser tudo multitask.

Não temos orçamento para frotas estanques.
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #97 em: Setembro 13, 2022, 02:07:18 pm »
O problema é que depois há dúvidas se o ST é suficiente para fazer a conversão para algo como o F-35, caso se opte por este no futuro, principalmente quando não tem versão bilugar.

Não esquecer ainda que o melhor avião de treino do segmento de turboprops é o PC-21, e dado que a missão CAS/Armed Overwatch em TOs de baixa intensidade pode ser desempenhada pela combinação de helicópteros armados e UCAVs, dois tipos de meios essenciais para o futuro das FA, faz muito menos sentido ter uma aeronave COIN dedicada.
 
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raphael

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #98 em: Setembro 13, 2022, 02:17:58 pm »
Primeiro devemos ter a aeronave dedicada para COIN, para convencermos os parceiros africanos CPLP a quem damos formação a comprá-los...depois quando já todo o mundo estiver na fase seguinte é que nós entramos no comboio.

Não temos nem nunca vamos ter orçamento para uma gestão correta e eficiente dos meios e frotas das forças armadas.

Mas sonhar não custa.
Um abraço
Raphael
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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #99 em: Setembro 13, 2022, 03:07:34 pm »
Primeiro devemos ter a aeronave dedicada para COIN, para convencermos os parceiros africanos CPLP a quem damos formação a comprá-los...depois quando já todo o mundo estiver na fase seguinte é que nós entramos no comboio.

Não temos nem nunca vamos ter orçamento para uma gestão correta e eficiente dos meios e frotas das forças armadas.

Mas sonhar não custa.

O seu discurso é sempre complacente com a retórica do EMFA, porque será ?
 

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dc

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #100 em: Setembro 13, 2022, 04:34:39 pm »
Ter Super Tucanos nos CPLP é que é sonhar. Para isso, era canalizar os tais 12 ex-FAB à venda por 40 milhões para 2 ou 3 países da CPLP, porque novos, nenhum deles consegue arranjar 100 milhões para meia dúzia de turboprops. Há é ali países vizinhos aos CPLP que esses sim teriam capacidade financeira (em teoria) para os comprar, sendo aí sim o ST um avião muito mais adequado para os orçamentos disponíveis.

Olhando para os países mais pequenos da CPLP, constato que para eles faz muito mais sentido ter helicópteros ligeiros minimamente armados, do que STs. Helicópteros estes que ainda podiam desempenhar SAR, MEDEVAC, etc, algo que o ST não faz. A formação, podia ser dada por nós, nos Koala, que poderíamos adquirir mais um par deles, enquanto esses países podiam usar ou a versão militar do Koala, ou o AW-109M/169M. Na loucura, iam UH-60 modernizados, se a intenção fosse espelhar o que nós temos/vamos ter.

Entretanto, lá continuamos nós a financiar tudo, desde a formação aos meios e até com presença assídua. Não seria mais lógico, à imagem da frota de MRTT e de AWACS da NATO, ter uma frota dos CPLP para determinados tipos de meios, financiada por todos os participantes, tanto na compra como manutenção? Por exemplo, C-295, inclusive MPA. Eventualmente ter uma esquadra COIN conjunta com os ditos ST, uma Guarda Costeira multinacional (quiçá com lanchas/patrulhas feitos em Portugal), etc. Não é mais prático do que andarmos nós quase sozinhos a fazer tudo na "frente africana"? Se calhar em Moçambique tinha dado jeito no combate ao terrorismo. Se calhar teria dado jeito alguns C-295 nas missões que temos em África. Se calhar no combate à pirataria no Golfo da Guiné teria-se feito melhor figura do que nós com NPO desarmado.

Em qualquer dos casos, a necessidade do ST dedicado a COIN para nós, não me parece existir, ficando nós a ganhar mais com o par helicóptero/UCAV.
 

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Charlie Jaguar

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #101 em: Setembro 13, 2022, 05:25:21 pm »
Se é por causa da "frente africana", então Angola que dê o exemplo e se chegue à frente dado já operar o Super Tucano. Assim ficávamos livres para comprar um avião de treino avançado como deve ser, tipo PC-21 ou mesmo M-346, à semelhança de todo e qualquer país desenvolvido que se preze.

Todo os nossos parceiros têm feito o quê? Adquirido helicópteros de transporte com boa capacidade de sobrevivência em combate, e de ataque para proteção, escolta, missões anti-tanque e apoio aéreo próximo. E o que queremos nós fazer? Adquirir turbo-hélices para voltarmos às guerrinhas no meio do mato, como se isso fosse a pecha mais importante de hoje e dos tempos mais próximos nas nossas Forças Armadas.

Estamos bem entregues, disso não hajam dúvidas.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #102 em: Setembro 13, 2022, 06:07:08 pm »
É a mentalidade Africana !
Lá podemos mostrar o nosso poderio ! Na NATO não passamos de uns "coitados".
Mas as chefias assim querem
Cps
 
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Red Baron

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #103 em: Setembro 13, 2022, 09:05:38 pm »
Se é por causa da "frente africana", então Angola que dê o exemplo e se chegue à frente dado já operar o Super Tucano. Assim ficávamos livres para comprar um avião de treino avançado como deve ser, tipo PC-21 ou mesmo M-346, à semelhança de todo e qualquer país desenvolvido que se preze.

Todo os nossos parceiros têm feito o quê? Adquirido helicópteros de transporte com boa capacidade de sobrevivência em combate, e de ataque para proteção, escolta, missões anti-tanque e apoio aéreo próximo. E o que queremos nós fazer? Adquirir turbo-hélices para voltarmos às guerrinhas no meio do mato, como se isso fosse a pecha mais importante de hoje e dos tempos mais próximos nas nossas Forças Armadas.

Estamos bem entregues, disso não hajam dúvidas.

Parece que alem dos Americanos os Franceses tambem devem estar errados.

Citar
The entire region is notably austere, with operations often occurring in remote areas far from large established bases in major population centers. Helicopters and other aircraft have become essential to supporting those activities, with the French often forming temporary air-land task forces to conduct long distance patrols through so-called “ungoverned spaces.” This term applies to areas where formal governments have little presence, giving terrorists and other armed groups, as well as criminal elements, places to flourish.

But given the nature of the terrain, the ALAT is becoming increasingly of the view that helicopters might not be the best tool for all situations and that relying on fast-moving French Air Force multi-role fighter jets to provide additional support simply isn’t practical or cost effective. Lieutenant General Grintchenko revealed to a gathering in London that he was actively looking at acquiring a fleet of manned, fixed wing light attack aircraft to supplement his rotary wing fleet.

Why do I need to use a helicopter to do this particular mission; it has to be because I have something to do on the ground [and need to land in a confined area],” the ALAT’s commander posited, according to a separate report from Jane’s. “If I don’t need to do anything on the ground [such as area surveillance or close air support], then why don’t I use a fixed-wing aircraft instead? It is much cheaper.

O problema aqui não é o meio nem as missões. É apenas o fabricante.

E eu acho que o que devíamos adquirir era os M346, mas estamos novamente perante uma oportunidade única como foi a do Siroco. Mais uma vez vamos deixar passar porque não faz aquela coisa qualquer...
 

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dc

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #104 em: Setembro 13, 2022, 11:29:11 pm »
Mas porque é que de todos os exemplos a seguir da França ou dos EUA, é das aeronaves dedicadas a COIN que se lembram?

Quem tem dinheiro pode dar-se ao luxo de ter meios dedicados para uma missão tão específica como COIN. Quem não tem, tem que ter algo o mais versátil possível, de preferência que seja útil tanto em TOs de baixa intensidade, como em guerra convencional.

A questão é simples: querem um meio que seja excelente para COIN, mas que seja praticamente inútil em conflito convencional, ou querem um meio que seja útil em conflito convencional, e que consiga cumprir na mesma COIN e outras missões de baixa intensidade?
 
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