CAS/Overwatch na FAP ???

  • 353 Respostas
  • 25193 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 4558
  • Recebeu: 4181 vez(es)
  • Enviou: 2692 vez(es)
  • +6181/-2495
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #180 em: Setembro 17, 2022, 07:49:50 pm »
Eu acho ser uma quantidade muito grande de aeronaves a ser adquirida.
Seis helis para os FF;
Seis para a FAP, que seriam poucos;
Dez/doze, para apoio aéreo;
Doze A29(A/B).
Trinta e duas a trinta e quatro aeronaves adquiridas com tamanha facilidade ??

Mesmo que os 16/18 helis venham do mesmo fornecedor dos Alpha, nunca ficarão por menos de 160/200 milhões.
Os 12 A29 penso que no minimo 100 milhões custarão.
Se adicionarmos a comparticipação de Portugal na compra 42 dos 06 Alpha temos no minimo um custo à volta de 260 a 300 milhões. ::) ::)

Eu acho muitas aeronaves, ficando mesmo assim, só falando sobre a FAP, a faltar helis médios, para missões FAP, em especial durante a época dos FF.

Também acho muita fruta caro amigo, no entanto é precisamente aquilo que se fala neste momento. Os doze ST que a Embraer andou a tentar impingir à Ucrânia e mais recentemente ao Uruguai, e Blackhawks (quase) à descrição, ao que parece.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 9654
  • Recebeu: 4941 vez(es)
  • Enviou: 3560 vez(es)
  • +4557/-1087
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #181 em: Setembro 17, 2022, 08:40:39 pm »
Eu acho ser uma quantidade muito grande de aeronaves a ser adquirida.
Seis helis para os FF;
Seis para a FAP, que seriam poucos;
Dez/doze, para apoio aéreo;
Doze A29(A/B).
Trinta e duas a trinta e quatro aeronaves adquiridas com tamanha facilidade ??

Mesmo que os 16/18 helis venham do mesmo fornecedor dos Alpha, nunca ficarão por menos de 160/200 milhões.
Os 12 A29 penso que no minimo 100 milhões custarão.
Se adicionarmos a comparticipação de Portugal na compra 42 dos 06 Alpha temos no minimo um custo à volta de 260 a 300 milhões. ::) ::)

Eu acho muitas aeronaves, ficando mesmo assim, só falando sobre a FAP, a faltar helis médios, para missões FAP, em especial durante a época dos FF.

Também acho muita fruta caro amigo, no entanto é precisamente aquilo que se fala neste momento. Os doze ST que a Embraer andou a tentar impingir à Ucrânia e mais recentemente ao Uruguai, e Blackhawks (quase) à descrição, ao que parece.

Amigo CG, eu, tal qual como tu, espero que esses negócios se concretizem pois a FAP e o EXÉRCITO, necessitam e muito desses investimentos.

O que eu estranho e muito, são  os Irresponsáveis politicos em Portugal, sendo o País que é, geograficamente  falando, não INVESTIREM prioritariamente na Marinha, que, quanto a mim, só deveria ser o Ramo das FFAA melhor equipado, e estar constantemente a relegá-la para terceira prioridade, não entendo!!!

Abraços
« Última modificação: Setembro 17, 2022, 08:42:00 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 6481
  • Recebeu: 2739 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +981/-530
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #182 em: Setembro 17, 2022, 09:37:53 pm »
Os zucas já certificaram a OGMA para os super tucas por alguma razão. Está montado o esquema

Só precisam é de Portugal como plataforma para entrar  na Europa

Essa notícia é pura propaganda…

Este tipo de aviões não precisa da OGMA para nada!! Muito menos se existirem vendas no resto da Europa. A maioria da manutenção é feita a nível da esquadrilha, sendo que só os motores e hélice poderão necessitar intervenções mais a fundo.

Entretanto, acho muito difícil haver vendas na Europa deste tipo de aeronave, já que no que diz respeito a aeronaves de treino avançado, a concorrência é feroz, e não existe a necessidade de aeronaves COIN, ainda para mais quando o foco voltou a ser as ameaças convencionais.

Já Quanto aos 516, se o CSAR for efectuado pelos LIMA/VICTOR, não se justifica mantê-los porque o NPL, já era.
Acho que para a missão LSAR, os seis 514, são suficientes, reforçando a 751 com pelo menos mais quatro L/V para o SAR.
Se tal ocorresse, a FAP continuaria ficar curta nos helis médios, como aconteceu nos últimos 40 anos, para todas as missões FAP, exceptuando o LSAR, daí eu ter referido que seis L/V serem muito poucos.

Eu acho que os 516 não só deviam ser mantidos, como modernizados (à semelhança da restante frota), com o acréscimo que estes teriam um upgrade mais "militarizado" que os restantes 8. Desta forma a FAP (e as FA em geral) teriam um helicóptero médio/pesado, para fazer tudo o que os UH-60 não podiam, nomeadamente no que respeita à função de transporte. Na prática, tornar os quatro 516, no Chinook dos pobres. Como consequência, passaria a ser exigido que futuros navios da Marinha (nomeadamente fragatas e AOR), tivessem no mínimo o convés de voo apto para receber os ditos, e se possível, hangar para os acomodar, à semelhança do que acontece com as FREMM italianas.

Já os helicópteros para o Exército, só acredito quando os vir.

Penso não estar muito errado - se estiver de todo - se te disser que praticamente só faltará a tinta no papel, ou seja, assinar o contrato.

E como serão doze aparelhos vindos de stocks da FAB, a única dúvida no momento parece residir no facto de se saber se serão todos bilugares (A-29B), ou se eventualmente poderão também vir alguns A-29A monolugares.

Como já meteram a ideia na cabeça, também não duvido que vá para a frente. Curioso é para saber se a falada possível redução do nº de F-16, não venha a ser revelada como a "maneira que se arranjou" para conseguir receber os ST.

E preocupa-me de facto esta obsessão com o COIN, pois receio que, mais uma vez, os F-16 vejam a aquisição de novo armamento mais uma vez empurrada para mais tarde, pois o filho novo (ST) deve receber a atenção toda agora.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Charlie Jaguar, tenente, Pescador, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 1848
  • Recebeu: 1352 vez(es)
  • Enviou: 890 vez(es)
  • +1650/-1661
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #183 em: Setembro 17, 2022, 09:58:13 pm »
Os zucas já certificaram a OGMA para os super tucas por alguma razão. Está montado o esquema

Só precisam é de Portugal como plataforma para entrar  na Europa

Essa notícia é pura propaganda…

Este tipo de aviões não precisa da OGMA para nada!! Muito menos se existirem vendas no resto da Europa. A maioria da manutenção é feita a nível da esquadrilha, sendo que só os motores e hélice poderão necessitar intervenções mais a fundo.

É a propaganda em órgãos brasileiros que parece mais indicarem sermos os pelintras a espera deles e uma entrada para a Europa. Os saloios de cá dão o mote
« Última modificação: Setembro 17, 2022, 09:59:15 pm por Pescador »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10081
  • Recebeu: 1913 vez(es)
  • Enviou: 2497 vez(es)
  • +472/-502
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #184 em: Setembro 17, 2022, 10:26:49 pm »
Acho que para a missão LSAR, os seis 514, são suficientes, reforçando a 751 com pelo menos mais quatro L/V para o SAR.

6 parece-me curto se pensarmos no dispositivo SAR actual, que exige 5 EH101 em alerta, 2 na BA6, 1 na Madeira e 2 nos Açores, só se alterarmos isso com a adição de Black Hawk.
« Última modificação: Setembro 17, 2022, 10:28:30 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10081
  • Recebeu: 1913 vez(es)
  • Enviou: 2497 vez(es)
  • +472/-502
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #185 em: Setembro 17, 2022, 10:36:19 pm »
e Blackhawks (quase) à descrição, ao que parece.

Pois parece ;D, lembro-me de quando se começou a falar aqui em Black Hawk, que todos queriam mas os ramos não se entendiam quanto ao modelo, então a solução é cada um receber os que quer.

A Força Aérea parece é que além dos CSAR, ainda foi apanhar os da Protecção Civil :mrgreen:.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 9654
  • Recebeu: 4941 vez(es)
  • Enviou: 3560 vez(es)
  • +4557/-1087
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #186 em: Setembro 17, 2022, 11:13:55 pm »
  Acho que para a missão LSAR, os seis 514, são suficientes, reforçando a 751 com pelo menos mais quatro L/V para o SAR.

6 parece-me curto se pensarmos no dispositivo SAR actual, que exige 5 EH101 em alerta, 2 na BA6, 1 na Madeira e 2 nos Açores, só se alterarmos isso com a adição de Black Hawk.

O Lightning se tivesse lido TUDO o que eu escrevi veria que foi isso mesmo.
Coloquei a bold, para se ler melhor.

O SAR, quer seja oceanico ou costeiro, nos arquipélagos, actualmente é efectuado pelos 101 disponíveis da 751.
A aquisição de L/V permitiria utilizar apenas os 514 para as missões oceânicas.

Cumprimentos
« Última modificação: Setembro 17, 2022, 11:33:12 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 9654
  • Recebeu: 4941 vez(es)
  • Enviou: 3560 vez(es)
  • +4557/-1087
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #187 em: Setembro 17, 2022, 11:25:11 pm »
Os zucas já certificaram a OGMA para os super tucas por alguma razão. Está montado o esquema

Só precisam é de Portugal como plataforma para entrar  na Europa

Essa notícia é pura propaganda…

Este tipo de aviões não precisa da OGMA para nada!! Muito menos se existirem vendas no resto da Europa. A maioria da manutenção é feita a nível da esquadrilha, sendo que só os motores e hélice poderão necessitar intervenções mais a fundo.

Sem comentários!
É sempre a aprender neste forum, e com quem sabe.


« Última modificação: Setembro 17, 2022, 11:34:20 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2537
  • Recebeu: 179 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +28/-38
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #188 em: Setembro 18, 2022, 12:29:24 am »
Os zucas já certificaram a OGMA para os super tucas por alguma razão. Está montado o esquema

Só precisam é de Portugal como plataforma para entrar  na Europa

Essa notícia é pura propaganda…

Este tipo de aviões não precisa da OGMA para nada!! Muito menos se existirem vendas no resto da Europa. A maioria da manutenção é feita a nível da esquadrilha, sendo que só os motores e hélice poderão necessitar intervenções mais a fundo.

Sem comentários!
É sempre a aprender neste forum, e com quem sabe.

Obrigado pelo elogio, mas não sei assim tanto.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10081
  • Recebeu: 1913 vez(es)
  • Enviou: 2497 vez(es)
  • +472/-502
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #189 em: Setembro 18, 2022, 06:55:40 am »
  Acho que para a missão LSAR, os seis 514, são suficientes, reforçando a 751 com pelo menos mais quatro L/V para o SAR.

6 parece-me curto se pensarmos no dispositivo SAR actual, que exige 5 EH101 em alerta, 2 na BA6, 1 na Madeira e 2 nos Açores, só se alterarmos isso com a adição de Black Hawk.

O Lightning se tivesse lido TUDO o que eu escrevi veria que foi isso mesmo.
Coloquei a bold, para se ler melhor.

O SAR, quer seja oceanico ou costeiro, nos arquipélagos, actualmente é efectuado pelos 101 disponíveis da 751.
A aquisição de L/V permitiria utilizar apenas os 514 para as missões oceânicas.

Cumprimentos

Realmente não tinha percebido que o reforço era directamente na 751, mas que ideia teria ao certo? Onde andariam os BH? No continente e deixar as ilhas para os EH? BH na Madeira? Etc.
« Última modificação: Setembro 18, 2022, 06:56:43 am por Lightning »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 9654
  • Recebeu: 4941 vez(es)
  • Enviou: 3560 vez(es)
  • +4557/-1087
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #190 em: Setembro 18, 2022, 07:29:28 am »
Os zucas já certificaram a OGMA para os super tucas por alguma razão. Está montado o esquema

Só precisam é de Portugal como plataforma para entrar  na Europa

Essa notícia é pura propaganda…

Este tipo de aviões não precisa da OGMA para nada!! Muito menos se existirem vendas no resto da Europa. A maioria da manutenção é feita a nível da esquadrilha, sendo que só os motores e hélice poderão necessitar intervenções mais a fundo.

Sem comentários!
É sempre a aprender neste forum, e com quem sabe.

Obrigado pelo elogio, mas não sei assim tanto.

De nada, tenho aprendido, imenso, com os seus comentários sobre a aviação militar, reveladores de muita experiência nessa área.



« Última modificação: Setembro 18, 2022, 07:31:01 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 6481
  • Recebeu: 2739 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +981/-530
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #191 em: Setembro 18, 2022, 01:19:56 pm »
A manutenção quando não ocorre, é na maioria das vezes por falta de verba. E nisso, ter a manutenção nas OGMA ou não, é irrelevante, basta ver que a manutenção dos navios da Marinha é feita no Alfeite, e não é por isso que o Governo dá o orçamento necessário para esse fim.

Mas eu não tenho dúvida que as "jóias" da Embraer serão todas mantidas a tempo e horas. A questão é, se para garantir a manutenção dos KCs e STs, não ficarão outros meios para trás.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 9654
  • Recebeu: 4941 vez(es)
  • Enviou: 3560 vez(es)
  • +4557/-1087
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #192 em: Setembro 18, 2022, 02:50:19 pm »
A manutenção quando não ocorre, é na maioria das vezes por falta de verba. E nisso, ter a manutenção nas OGMA ou não, é irrelevante, basta ver que a manutenção dos navios da Marinha é feita no Alfeite, e não é por isso que o Governo dá o orçamento necessário para esse fim.

Mas eu não tenho dúvida que as "jóias" da Embraer serão todas mantidas a tempo e horas. A questão é, se para garantir a manutenção dos KCs e STs, não ficarão outros meios para trás.

A questão levantada quanto à MNT dos 314 prende-se com quem e onde deve ser executada, não com quando.

Houve aqui um comentário de especialista na matéria que muito conhecedor alvitrou serem na grande maioria efectuados na " esquadrilha " desconhecendo que de X em X horas se efectua o nivel de MNT A, de Y em Y horas se efectua o nivel de MNT B e de Z em Z horas se efectua o nivel de MNT C e, todos eles, em sectores diferentes pois englobam partes distintas da aeronave, apenas podendo ser mantidas e inspeccionadas por técnicos com diferentes e mais complexas qualificações, tão simples quanto isto.
Mas como neste FD, é sempre a aprender e com quem sabe, lê-se muito disto, as tais bacoradas de quem muito escreve sobre tudo, mas, sem nada saber

Quanto às OGMA será muito positivo para a indústria Aeronáutica possuir mais essa certificação para mais um modelo de acft, e não como alguns dizem não fazer falta ou diferença alguma porque o tal acft faz a maior parte da MNT NA esquadrilha.

Se a MNT vai ser efectuada atempadamente ou não noutros SA, a favor destes dois SA, eu não me admiraria mesmo nada que não  o fosse, pois há que apoiar os amigalhaços d'além MAR.

Abraços
« Última modificação: Setembro 18, 2022, 07:03:16 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Rogério

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2384
  • Recebeu: 435 vez(es)
  • Enviou: 307 vez(es)
  • +127/-308
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #193 em: Setembro 19, 2022, 01:01:39 am »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10081
  • Recebeu: 1913 vez(es)
  • Enviou: 2497 vez(es)
  • +472/-502
Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #194 em: Setembro 19, 2022, 07:58:03 am »
O video está fixe mas não vejo a ligação ao assunto do topico. Não devia estar por exemplo num topico sobre o Mali?