A330 MRTT para a FAP ?

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luis simoes

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #240 em: Fevereiro 07, 2021, 01:18:46 pm »
FaZ falta da jeito so falta a vontade de o ter ou aproveitar o que temos na TAP...e investir mas falta muita cabeca no governo e no ministerio da defesa para ver isso ...enfim....o covid 19 so veio demostrar a incapacidade que alguns paises teem em travar uma luta seria contra este flagelo...mais hoje e o Covid...amanha podera um terramoto....a fome ...a guerra ....enfim o mundo da voltas a cada segundo e a falta visao para este ou estes actos anormais so tem uma palavra falta de empenho...a ausencia seria de investimento em areas criticas tais como hospitais....proteccao civil...bombeiros....etc...caracter ou a falta dele fazem muita diferenca ...tenho dito
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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tenente

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #241 em: Fevereiro 26, 2021, 07:44:08 am »
Exército projeta 29 toneladas de artigos e equipamentos militares para o Teatro de Operações da República Centro-Africana
25-02-202105:00

Toda a carga foi disponibilizada, hoje, à 8.ª Força Nacional Destacada neste Teatro de Operações.
No âmbito da sustentação logística das Forças em missão no Teatro de Operações (TO) da República Centro-Africana (RCA), chegaram hoje a Bangui 60 paletes, com cerca de 29 toneladas e uma volumetria de 132 m3, de equipamentos militares e artigos diversos destinados a apoiar os militares portugueses.

​Esta carga partiu do Regimento de Transportes (Lisboa), no dia 18 de fevereiro, em dois camiões Transporte Internacional Rodoviário, tendo como destino intermédio o Aeroporto Internacional de Liége (Bélgica). Após o transbordo das mercadorias militares para uma aeronave “cargueiro" B747-F, as mesmas foram transportadas em voo direto para o Aeroporto Internacional de Bangui. O voo partiu de Liége no dia 24 de fevereiro pelas 22h00 e chegou a Bangui hoje pelas 08h00.

Após a verificação da documentação e conclusão das formalidades aduaneiras, toda a carga foi disponibilizada à 8.ª Força Nacional Destacada (8FND) na RCA e será agora distribuída às Forças portuguesas em missão neste TO, designadamente a 8FND, os militares portugueses da Missão de Treino da União Europeia, o 2.º Comandante da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas na RCA e os Elementos Nacionais Destacados.

https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/2443

Mais uma situação em que a utilização de um A400 ou um MRTT, Nacionais, faziam toda a diferença, não só em termos de custos mas também porque os actuais C's ou os futuros 390 demorariam muito mais horas, para transportar as 29 tons, com 139m3:bang:

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 26, 2021, 11:21:13 am por tenente »
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #242 em: Fevereiro 26, 2021, 09:37:29 am »
1 solo vuelo directo Lisboa- Bangui de un A400.....
A España servir hasta morir
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #243 em: Fevereiro 26, 2021, 11:21:43 am »
1 solo vuelo directo Lisboa- Bangui de un A400.....

Ora bem !!!!
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #244 em: Maio 01, 2021, 10:51:59 am »
Citar
India’s Ministry of Defence (MoD) is in advanced negotiations with the French government to lease one Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT) aircraft for the Indian Air Force (IAF) for training purposes.

The lease of this aircraft, which would be operated by the IAF but maintained by the French Air Force, is likely to be succeeded by the lease of five additional A330 MRTTs to augment the reach and combat capability of IAF fighters, official sources told Janes on 29 April.

Era uma boa opção para nós. c56x1
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #245 em: Maio 01, 2021, 12:18:22 pm »
Citar
India’s Ministry of Defence (MoD) is in advanced negotiations with the French government to lease one Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT) aircraft for the Indian Air Force (IAF) for training purposes.

The lease of this aircraft, which would be operated by the IAF but maintained by the French Air Force, is likely to be succeeded by the lease of five additional A330 MRTTs to augment the reach and combat capability of IAF fighters, official sources told Janes on 29 April.

Era uma boa opção para nós. c56x1

O problema poderia ser facilmente solucionado com a adesão ao programa MMF (NATO Multinational Multi Role Tanker Transport Fleet) e à respectiva MMU (Multinational Multirole Tanker Transport Unit). Implicaria muito provavelmente ter de abrir cordões à bolsa para comparticipar na compra integral ou parcial de outro A330MRTT para esta unidade, e como essa perspectiva já de si é assustadora para os nossos governantes, deixa-te estar quieto que o KáCê deve dar para o gasto mesmo que não vá reabastecer em voo nenhuma aeronave da FAP tão cedo, se é que alguma vez o fará (a excepção de outro KáCê, claro)... ::)
« Última modificação: Maio 01, 2021, 12:19:25 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #246 em: Maio 01, 2021, 01:04:52 pm »
Citar
India’s Ministry of Defence (MoD) is in advanced negotiations with the French government to lease one Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT) aircraft for the Indian Air Force (IAF) for training purposes.

The lease of this aircraft, which would be operated by the IAF but maintained by the French Air Force, is likely to be succeeded by the lease of five additional A330 MRTTs to augment the reach and combat capability of IAF fighters, official sources told Janes on 29 April.

Era uma boa opção para nós. c56x1

O problema poderia ser facilmente solucionado com a adesão ao programa MMF (NATO Multinational Multi Role Tanker Transport Fleet) e à respectiva MMU (Multinational Multirole Tanker Transport Unit). Implicaria muito provavelmente ter de abrir cordões à bolsa para comparticipar na compra integral ou parcial de outro A330MRTT para esta unidade, e como essa perspectiva já de si é assustadora para os nossos governantes, deixa-te estar quieto que o KáCê deve dar para o gasto mesmo que não vá reabastecer em voo nenhuma aeronave da FAP tão cedo, se é que alguma vez o fará (a excepção de outro KáCê, claro)... ::)

Não concordo a base fica baste longe. Para isso preferia um acordo com os Espanhóis.
A vantagem do leasing era ter um avião cá em permanecia.
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #247 em: Maio 01, 2021, 02:06:48 pm »
Pode-se sempre negociar a existência de um MRTT (ou até 2) em permanência em Portugal, com a entrada de Portugal no consórcio. Mesmo do ponto de vista NATO, é mais prático ter MRTT na Península Ibérica, para apoiar operações no Atlântico e/ou África, do que depender de aeronaves provenientes da Holanda. Mas isto está dependente da aceitação do consórcio.

Agora se é para ter de comprar um para entrar no consórcio, mas depois não ter nenhum em Portugal, não faz grande sentido, mais vala comprar para nós mesmos.
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #248 em: Maio 01, 2021, 02:16:21 pm »
Pode-se sempre negociar a existência de um MRTT (ou até 2) em permanência em Portugal, com a entrada de Portugal no consórcio. Mesmo do ponto de vista NATO, é mais prático ter MRTT na Península Ibérica, para apoiar operações no Atlântico e/ou África, do que depender de aeronaves provenientes da Holanda. Mas isto está dependente da aceitação do consórcio.

Agora se é para ter de comprar um para entrar no consórcio, mas depois não ter nenhum em Portugal, não faz grande sentido, mais vala comprar para nós mesmos.

E missões não faltavam, transporte aéreo até aos Açores/Madeira, reabastecimento de F-16 em AAR, evacuação aero médica de cidadãos nacionais, transporte aéreo de figuras do estado, missões ISR, reabastecimento de KC-390, caso se opte pelo P-8, reabastecimento de P-8, transporte aéreo de tropas para missões internacionais, contribuição para o pool NATO de AAR.

Abc,
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #249 em: Maio 01, 2021, 02:30:41 pm »
Não concordo a base fica baste longe. Para isso preferia um acordo com os Espanhóis.
A vantagem do leasing era ter um avião cá em permanecia.

Não necessariamente, negociavas a presença de pelo menos um meio em permanência cá (em Beja, por exemplo), e estava o assunto arrumado. Em 2018 cheguei a falar com alguém bem próximo deste programa que me disse taxativamente que se tanto Portugal como Espanha escolhessem vir a integrar o MMF, pelo menos duas aeronaves ficariam sempre destacadas em Sevilha ou Beja. É que não é só o reabastecimento aéreo, é o transporte estratégico que também há-que ter em conta.

Entretanto Espanha decidiu fazer as coisas sozinha ao adquirir 3 A330 ex-Iberia e convertê-los para MRTT (equipados com ou sem boom ainda não se sabe), e por cá no nosso canto à beira-mar plantado continuamos na mesma, literalmente a ver passar os aviões e os navios. Bom, podemos sempre fazer um acordo de bons vizinhos: o KC-390 reabastece os Hornet e Typhoon, e o A330MRTT, caso instalem a boom, os nossos F-16. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #250 em: Maio 01, 2021, 02:35:39 pm »
Pode-se sempre negociar a existência de um MRTT (ou até 2) em permanência em Portugal, com a entrada de Portugal no consórcio. Mesmo do ponto de vista NATO, é mais prático ter MRTT na Península Ibérica, para apoiar operações no Atlântico e/ou África, do que depender de aeronaves provenientes da Holanda. Mas isto está dependente da aceitação do consórcio.

Agora se é para ter de comprar um para entrar no consórcio, mas depois não ter nenhum em Portugal, não faz grande sentido, mais vala comprar para nós mesmos.

Desculpa lá dc, acabei por dizer praticamente o mesmo que tu e só vi isso depois de publicar o meu post. :-[

Margem Sul power! :mrgreen:
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #251 em: Maio 01, 2021, 03:27:33 pm »
Pode-se sempre negociar a existência de um MRTT (ou até 2) em permanência em Portugal, com a entrada de Portugal no consórcio. Mesmo do ponto de vista NATO, é mais prático ter MRTT na Península Ibérica, para apoiar operações no Atlântico e/ou África, do que depender de aeronaves provenientes da Holanda. Mas isto está dependente da aceitação do consórcio.

Agora se é para ter de comprar um para entrar no consórcio, mas depois não ter nenhum em Portugal, não faz grande sentido, mais vala comprar para nós mesmos.

Desculpa lá dc, acabei por dizer praticamente o mesmo que tu e só vi isso depois de publicar o meu post. :-[

Margem Sul power! :mrgreen:

Sem problema, até complementaste o que disse. Assim pode ser que quando no MDN vierem cá tirar ideias para a revisão da LPM do ano que vem, a ideia saia reforçada.  :mrgreen:

MS.  :G-beer2: :mrgreen:
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #252 em: Maio 02, 2021, 02:08:07 am »
Eu acho que não é obrigatório o avião estar em Portugal. Tem é que se garantir que desde o momento que é feito o pedido uma aeronave está cá em X horas.

Basta pensar que a FRI nacional demora 24h a ser mobilizada.

 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #253 em: Maio 02, 2021, 10:13:24 am »
Eu acho que não é obrigatório o avião estar em Portugal. Tem é que se garantir que desde o momento que é feito o pedido uma aeronave está cá em X horas.

Basta pensar que a FRI nacional demora 24h a ser mobilizada.

Há mais de vinte anos que a NETJETS funciona nesses moldes !!

Abraços
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Red Baron

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #254 em: Maio 02, 2021, 07:11:51 pm »
Eu acho que não é obrigatório o avião estar em Portugal. Tem é que se garantir que desde o momento que é feito o pedido uma aeronave está cá em X horas.

Basta pensar que a FRI nacional demora 24h a ser mobilizada.

O problema não é o tempo que demora, mas sim as horas que pagas.

Se para teres uma hora de treino de reabastecimento com os F-16, tens de "pagar" 7 horas deixa de fazer sentido economicamente.

O governo podia ficar com duas das encomendas de A330 da TAP, ajudava a empresa porque vai ser difícil para esta arranjar empresa de leasing para financiar a compra nesta altura e dava a Portugal uma capacidade estratégica enorme.