A330 MRTT para a FAP ?

  • 449 Respostas
  • 65640 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #225 em: Fevereiro 02, 2021, 05:19:15 pm »
O problema é sempre o mesmo, recursos - mesmo que o "estado" diga que reforça o orçamento para termos 2x A330 MRTT (porque militarmente ter 1 é ter 0, ter 2 é ter 1  etc) eu não acredito, vai é desviar recursos da área militar... logo para termos A330 o que vamos sacrificar?

Por mim sacrificava-se 2 dos 5 KC-390. O MRTT é muito mais versátil e muito superior em capacidade de transporte, raio de acção, AAR. Outra opção é adquirir mais do que 2, e "vender" horas de voo a terceiros para os rentabilizar.

Ainda outra opção é entrar no tal consórcio NATO MMF, adquirindo um MRTT para contribuir para o dito consórcio, mas garantir que haja sempre um ou dois estacionados em Portugal (não faz grande sentido ficar dependentes de aeronaves estacionadas na Holanda).

Sacrificavas porquê? Não necessitarias de sacrificar. Tu já andas aqui há tempo suficiente para saberes que há dinheiro e sempre houve para termos um ou dois MRTT's, LPD, AOR, FFG's novas, F-16 com radar AESA, uma frota de helis decente etc. etc. Não há é vontade política, derivado de a classe política e dirigente ser inculta, impreparada e sem a mínima noção da importância vital de um país ter dispositivo de FA's adequadas. E de teres uma sociedade civil muito limitada. O nosso atraso estrutural e estagnação de décadas explicam o resto.
O milhares de milhões que são esbanjados e desbaratados anualmente em compra de votos, em investimentos inúteis e não reprodutivos, na má gestão da coisa pública, na corrupção, clientelismo etc. Dava para termos uma dispositivo de Defesa de um país civilizado sem prejudicar minimamente o investimento noutras áreas fundamentai do país.

Há dinheiro; mas não há vontade politica (nem dos eleitores), há má gestão (incluindo dos militares) do pouco que há... e, o pouco que há, é para para fazer das FA outro braço da Protecção Civil.

Ora como isso não deve mudar na próxima dúzia de anos... quando defendemos um novo sistema, como o MRTT, é interessante fazer o "exercício" de dizer o que sacrificamos - senão venha o V Império  ;)

Sim, quando falei em "sacrificar", é mesmo para que não se levantasse tantas "ondas" no orçamento. Mas ter 5 KC e 2 MRTT? Melhor ainda! Por mim não se tinha sacrificado nenhum F-16, e continuávamos com perto de 40, por exemplo.

E pilotos para isso tudo?

O erro não foi vender, foi não gastar o dinheiro da venda a modernizar os restantes como ficou prometido.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #226 em: Fevereiro 02, 2021, 06:13:54 pm »
O erro não foi vender, foi não gastar o dinheiro da venda a modernizar os restantes como ficou prometido.

Ficou prometido? Estou mesmo a perguntar, não sei.

O dinheiro da venda foi gasto manter os restantes a voar, reparar motores, comprar peças, etc. E os F-16 têm tido todas as actualizações de software para MLU, novo sistema EW, etc, se calhar o dinheiro foi para aí e isso é que é a modernização, ou alguém falou em Vipers ou radares AESA? Coisas assim.
« Última modificação: Fevereiro 02, 2021, 06:14:50 pm por Lightning »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #227 em: Fevereiro 02, 2021, 06:17:29 pm »
O erro não foi vender, foi não gastar o dinheiro da venda a modernizar os restantes como ficou prometido.

Ficou prometido? Estou mesmo a perguntar, não sei.

O dinheiro da venda foi gasto manter os restantes a voar, reparar motores, comprar peças, etc. E os F-16 têm tido todas as actualizações de software para MLU, novo sistema EW, etc, se calhar o dinheiro foi para aí e isso é que é a modernização, ou alguém falou em Vipers ou radares AESA? Coisas assim.

Eu penso que não ficou nada prometido quando a modernizações dos F's tipo Viper, foi mesmo arranjar verba para manter a restante frota no ar com algumas, poucas, melhorias !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #228 em: Fevereiro 02, 2021, 06:46:32 pm »
O erro não foi vender, foi não gastar o dinheiro da venda a modernizar os restantes como ficou prometido.

Ficou prometido? Estou mesmo a perguntar, não sei.

O dinheiro da venda foi gasto manter os restantes a voar, reparar motores, comprar peças, etc. E os F-16 têm tido todas as actualizações de software para MLU, novo sistema EW, etc, se calhar o dinheiro foi para aí e isso é que é a modernização, ou alguém falou em Vipers ou radares AESA? Coisas assim.

Os primeiros 12 serviram para garantir que todos os nossos F-16 recebiam os MLU.
Os o dinheiro dos últimos 5 é que coiso..
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #229 em: Fevereiro 03, 2021, 03:09:34 pm »
Já chegou o A400 alemão com ajuda:







Se a coisa piorar eles enviam o A310.


 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #230 em: Fevereiro 03, 2021, 03:22:43 pm »
Quatro destes A400 para a FAP é que era uma excelente aquisição !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Major Alvega, NVF

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2492
  • Recebeu: 911 vez(es)
  • Enviou: 3138 vez(es)
  • +591/-75
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #231 em: Fevereiro 03, 2021, 04:38:54 pm »


"Este parece maior... se calhar impressionava mais na TV, tenho de falar com o tipo da comunicação para ver se não será melhor, em termos de imagem, este..."
« Última modificação: Fevereiro 03, 2021, 04:44:08 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8513
  • Recebeu: 3878 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-789
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #232 em: Fevereiro 03, 2021, 05:42:15 pm »
"Melhor melhor, só mesmo aqueles A330 MRTT que os meus amigos do FD vêm falando desde o ano passado. Ainda por cima consegue reabastecer os F-16, e quando tiver que ir a Moçambique, é como se tivesse a voar no Air Force One. Caro CEMFA, o que acha de 3 A400M e 2 MRTT?"  :P

Falando a sério, se há coisa que aprendi, é que nós não aprendemos com os outros. Influências? Só se forem negativas, porque positivas não dá. Basta ver quando os espanhóis vão a Santa Margarida para exercícios com os seus IFVs de lagartas, ou quando a Marinha participa no SNMG1 e todos os navios à volta são mais modernos e melhor equipados que os nossos. Nunca os "imitamos".

Já me sentia orgulhoso se o título deste tópico se tornasse realidade.  ::)
« Última modificação: Fevereiro 03, 2021, 05:43:51 pm por dc »
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #233 em: Fevereiro 03, 2021, 08:07:48 pm »
"Melhor melhor, só mesmo aqueles A330 MRTT que os meus amigos do FD vêm falando desde o ano passado. Ainda por cima consegue reabastecer os F-16, e quando tiver que ir a Moçambique, é como se tivesse a voar no Air Force One. Caro CEMFA, o que acha de 3 A400M e 2 MRTT?"  :P

Falando a sério, se há coisa que aprendi, é que nós não aprendemos com os outros. Influências? Só se forem negativas, porque positivas não dá. Basta ver quando os espanhóis vão a Santa Margarida para exercícios com os seus IFVs de lagartas, ou quando a Marinha participa no SNMG1 e todos os navios à volta são mais modernos e melhor equipados que os nossos. Nunca os "imitamos".

Já me sentia orgulhoso se o título deste tópico se tornasse realidade.  ::)

O problema não está na força, está na política.
Ou as FA fazem um nova revolução ou então tem de esperar que venha um político com outras ideias a nível de defesa. Infelizmente para as nossas capacidades espero que seja a ultima.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #234 em: Fevereiro 03, 2021, 09:35:08 pm »
 Há aqui algum membro do fórum com o apelido de Salsinha? Eu até desconfio quem seja pelo grau de idiotice. Pois não há muitos a defender com unhas e dentes a opção anedótica, forçada e pouco transparente do governo pelo C-390.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, NVF, tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8513
  • Recebeu: 3878 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-789
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #235 em: Fevereiro 03, 2021, 11:40:56 pm »
O problema não está na força, está na política.
Ou as FA fazem um nova revolução ou então tem de esperar que venha um político com outras ideias a nível de defesa. Infelizmente para as nossas capacidades espero que seja a ultima.

Sim, mas mesmo dentro das FA há forças que parecem ter "aversão" à evolução. Mas sim, sem vontade política, não dá para se mudar grande coisa.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #236 em: Fevereiro 04, 2021, 07:20:16 pm »
Ficou mais uma vez provado que faz ca falta pelo menos 2 MRTT para este tipo de situacoes que infelizmente vao aparecendo no momento actual ...pandemias,,, desastres naturais,,,guerras,,,,fome,,,,enfim pah aproveitem isto para os espertos os cabecinhas do Ministerio da Defesa irem ate ao Aeroporto de Lisboa ;;;TAP;;;;e em vez de despacharem a dita sucata aproveitem pelo menos os A330 antigos....e invistam algum dinheiro da dita LPM para pelo menos adaptar estes para o transporte de doentes ...mas nas cores FAP
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #237 em: Fevereiro 06, 2021, 02:08:36 am »
Tem vários aviões para venda por um preço bom.

Só falta vontade.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8513
  • Recebeu: 3878 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-789
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #238 em: Fevereiro 06, 2021, 12:03:26 pm »
A parte mais cara é a conversão em MRTT, de resto, é perfeitamente exequível. Tendo em conta a vertente "multi-uso" da aeronave, "descongestionar" alguma transportadora aérea dos seus A330 excedentes e ainda manter investimento na Europa ao contratar a Airbus para as modificações, se calhar até conseguíamos um financiamentozinho UE. Como por cá gostam de financiamento UE....  ::)
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5379
  • Recebeu: 4017 vez(es)
  • Enviou: 9992 vez(es)
  • +8452/-245
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #239 em: Fevereiro 06, 2021, 11:45:02 pm »
Podem sempre ir para a GNR...  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente