EPC ( European Patrol Corvette) na Marinha ?

• 618 Respostas
  • 142574 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 3286
  • Recebeu: 1525 vez(es)
  • Enviou: 4227 vez(es)
  • +2233/-125
Re: EPC ( European Patrol Corvette) na Marinha ?
« Responder #45 em: Maio 13, 2020, 03:51:19 pm »
É uma A150 e não se fala mais nisso  ;)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc, Stalker79

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23354
  • Recebeu: 4276 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3174/-4574
« Responder #46 em: Maio 13, 2020, 03:51:59 pm »
DC, CIWS é a abreviatura do Inglês "Close-in Weapon System", ou Sistema de Armas de Defesa Próxima, tendo a dita Fragata os Bofors 40 Mk4 nessa função. Para além disso usam munições "inteligentes" que aumentam e muito o potencial desse canhão.

https://www.baesystems.com/en/download-en/20180109210142/1434555676088.pdf

As Fragatas Brasileiras vão usar um canhão Leonardo Super Rapid de 76 mm.

Estas Fragatas eram para ser simples Corvetas, depois a Marinha Brasileira foi querendo cada vez mais capacidades e acabaram numa Fragata de verdade (3455 toneladas). Como sabes as MEKO têm essa vantagem, já que são construídas de uma forma verdadeiramente modular.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

dc

• Investigador
  • 9943
  • Recebeu: 5096 vez(es)
  • Enviou: 849 vez(es)
  • +5369/-1151
« Responder #47 em: Maio 13, 2020, 04:08:30 pm »
DC, CIWS é a abreviatura do Inglês "Close-in Weapon System", ou Sistema de Armas de Defesa Próxima, tendo a dita Fragata os Bofors 40 Mk4 nessa função. Para além disso usam munições "inteligentes" que aumentam e muito o potencial desse canhão.

Estas Fragatas eram para ser simples Corvetas, depois a Marinha Brasileira foi querendo cada vez mais capacidades e acabaram numa Fragata de verdade (3455 toneladas). Como sabes as MEKO têm essa vantagem, já que são construídas de uma forma verdadeiramente modular.

Eu sei o que é CIWS, mas mesmo com munição inteligente, não creio que tenha a mesma capacidade de um RAM ou das Millenium Gun.

Falei no canhão Bofors de 57mm porque na foto que postaste o navio apresentava esse canhão. Se tem de facto os 76 é melhor.

Sim, tornaram-se fragatas em deslocamento e armamento, no entanto não me parece que tenham tanta margem de evolução posteriormente pois já devem ter atingido o limite da plataforma. Mas isso é só ver como sai o primeiro navio.

E entrar no programa EPC não impede de comprar as A200 à nossa medida. Bem organizada a coisa, podias ter 2/3 EPC, 3 A200 e 2 BD (e mais tarde as suas substitutas). Tudo depende do que as EPC iam substituir.

*

Red Baron

• Investigador
  • 2940
  • Recebeu: 610 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +183/-478
« Responder #48 em: Maio 13, 2020, 04:17:35 pm »

Para mim é um canhão ideal para uma corveta. A serie 2 dos NPO é que podiam vir com um desses. :mrgreen:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23354
  • Recebeu: 4276 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3174/-4574
« Responder #49 em: Maio 13, 2020, 04:47:35 pm »
Ó para mim armado em quem percebe alguma coisa disto...

Os próximos 4 NPO vão ser armados com Bofors 40 Mk4 e...

https://www.rafael.co.il/wp-content/uploads/2019/03/NAVAL-SPIKE-NLOS.pdf

:mrgreen:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

JohnM

• Investigador
  • 1508
  • Recebeu: 991 vez(es)
  • Enviou: 455 vez(es)
  • +246/-53
« Responder #50 em: Maio 13, 2020, 06:15:23 pm »
Epá, isto é o que dá um tipo estar 5 horas atrasado… chega aqui e tem  mais de 2 páginas de comentários… lol

Relativamente à questão das Meko A200, é bom perceber que só tem mais 10m e 400 tons que as EPC. Tem mais alcance, e isso é meritório, mas vale a diferença de preço e o facto de as termos que pagar por inteiro? Querem duas Meko A200PN ou 4 EPC-PN pelo mesmo preço ou mais baratas? Para podermos mandar uma fragata quando o Rei faz anos para fora de àrea, fazer umas visitas a África ou a Timor? Porque se fôr para fora de área em situação de conflito, NUNCA iremos sózinhos e sim integrados numa qualquer força-tarefa com AORs próprios... Acho engraçado que alguém que tem 3 Opel Vectra de 1990 a cair aos bocados, não quer 4 Clios Full extras por metade do preço, porque quer á viva força 2 Mégane versão básica... se não querem que a Marinha perca a sua capacidade de combate em 2030 (exceto as BD e os SSK), a única hipótese comprando novo é a EPC, e só se fôr muito bem subsidiada (no mínimo a 50%)... Acho que as VdG deviam ser sustituidas por 3 T26 (as melhores fragatas SW do mundo)? Acho... Tb acho que as hipóteses de isso acontecer são mais ou menos as mesmas de o Tim Cook me passar o dinheiro todo dele para as mãos...

Quanto à questão, acho que foi do Red Baron, de as VdG serem fragatas ASW e as EPC não, as VdG são um desenho com 30 anos, enquanto as EPC são um desenho novo, com motores elétricos auxiliares para operação silenciosa e tem sonar rebocado e/ou VDS. O que é que a VdG tem? Um sonar de casco ativo de 1990... o potencial ASW de uma e outra não é sequer comparável...

Ab
João

*

typhonman

• Investigador
  • 5152
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 1665 vez(es)
  • +8550/-4173
« Responder #51 em: Maio 13, 2020, 06:33:38 pm »
Com a ampliação da ZEE em cima da mesa, passamos de fragatas a corvetas, sou a favor das EPC para substituir as atuais, não para substituir FFG.

*

JohnM

• Investigador
  • 1508
  • +246/-53
« Responder #52 em: Maio 13, 2020, 07:05:25 pm »
Com a ampliação da ZEE em cima da mesa, passamos de fragatas a corvetas, sou a favor das EPC para substituir as atuais, não para substituir FFG.

Que eu saiba, mas corrijam-me se estiver errado, é para isso que vão servir os 10 NPO... quando foi a última vez que tivemos 10 navios de patrulha oceânica? Antes de começarem a abater as duas classes de corveta...  Portanto, voltarmos a ter 10 é claramente com a perspectiva de alargamento da ZEE em vista... as EPCs com 4000 milhas (náuticas?) de alcance chegam bem para ajudar se for preciso...

Ab
João

*

ocastilho

• Membro
  • *
  • 272
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-13
« Responder #53 em: Maio 13, 2020, 07:16:18 pm »
As EPC são uma boa opção numa perspectiva de "é melhor que nada".

Mas, dado o zero naval a que nos aproximamos vertiginosamente, vê outra perspectiva diferente? É que, observando objectivamente,  não consigo ver mais nenhuma opção plausível para a MP, pelo menos até à aposentação das De Zeven Provinciën...

E que bom que era, dado que com grande probabilidade vai passar de fragatas a NPOs. E mesmo em relação às VdG, as EPC já eram um upgrade razoável.
« Última modificação: Maio 13, 2020, 07:23:44 pm por ocastilho »
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."

*

Red Baron

• Investigador
  • 2940
  • +183/-478
« Responder #54 em: Maio 13, 2020, 08:26:22 pm »
Epá, isto é o que dá um tipo estar 5 horas atrasado… chega aqui e tem  mais de 2 páginas de comentários… lol

Relativamente à questão das Meko A200, é bom perceber que só tem mais 10m e 400 tons que as EPC. Tem mais alcance, e isso é meritório, mas vale a diferença de preço e o facto de as termos que pagar por inteiro? Querem duas Meko A200PN ou 4 EPC-PN pelo mesmo preço ou mais baratas? Para podermos mandar uma fragata quando o Rei faz anos para fora de àrea, fazer umas visitas a África ou a Timor? Porque se fôr para fora de área em situação de conflito, NUNCA iremos sózinhos e sim integrados numa qualquer força-tarefa com AORs próprios... Acho engraçado que alguém que tem 3 Opel Vectra de 1990 a cair aos bocados, não quer 4 Clios Full extras por metade do preço, porque quer á viva força 2 Mégane versão básica... se não querem que a Marinha perca a sua capacidade de combate em 2030 (exceto as BD e os SSK), a única hipótese comprando novo é a EPC, e só se fôr muito bem subsidiada (no mínimo a 50%)... Acho que as VdG deviam ser sustituidas por 3 T26 (as melhores fragatas SW do mundo)? Acho... Tb acho que as hipóteses de isso acontecer são mais ou menos as mesmas de o Tim Cook me passar o dinheiro todo dele para as mãos...

Quanto à questão, acho que foi do Red Baron, de as VdG serem fragatas ASW e as EPC não, as VdG são um desenho com 30 anos, enquanto as EPC são um desenho novo, com motores elétricos auxiliares para operação silenciosa e tem sonar rebocado e/ou VDS. O que é que a VdG tem? Um sonar de casco ativo de 1990... o potencial ASW de uma e outra não é sequer comparável...

Ab
João

PPA FULL:
Diver detection sonar
ATAS (Active Towed Array Sonar)
Black Snake, anti torpedo towed array sonar
Underwater Telephone
BathyThermograph Unit

Capaz de operar um EH101 ou dois SH90

A PPA é do mesmo estaleiro das EPC.

*

typhonman

• Investigador
  • 5152
  • +8550/-4173
« Responder #55 em: Maio 13, 2020, 08:38:06 pm »
Há uns dias atrás estavamos a falar de Arrowheads, Type 26 etc, agora que "supostamente" se equaciona  EPC e OPV como a espinha dorsal da Marinha já esta tudo bem ? Já serve ?

Uma Marinha ocêanica está-se a converter numa guarda costeira, alguns aqui já parecem os nossos saudosos e gloriosos almirantes e comodoros, mais vale EPC ou guarda costeira do que nada!

É so vantagens, vai-se dando umas voltas no atlantico e se um dia houver fogachada a sério não há risco de haver mortos pois os nossos meios não são capazes de ir para a linha da frente, foi tipo o que aconteceu no Golfo em 91 ou Kosovo em 1999, onde os F-16 só usavam AIM-9L ( os mesmos que usam hoje, em 2020) e a NATO os mandou para missões de escolta de reabastecedores.

Enfim, tuguices !

*

JohnM

• Investigador
  • 1508
  • +246/-53
« Responder #56 em: Maio 13, 2020, 08:41:08 pm »

Ab
João

PPA FULL:
Diver detection sonar
Underwater Telephone
BathyThermograph Unit

Par já, a comparação que referiu era entre as EPC was VdG... não vamos mudar a conversa... segundo, 557 milhões de euros em média cada, incluindo apenas dois Full e dois Light... sem subsídio... feios como a parte de trás de um acidente... next... move on, there’s nothing to see here...

Estamos a falar de opções  realistas, não de fantasy fleets ...

*

Red Baron

• Investigador
  • 2940
  • +183/-478
« Responder #57 em: Maio 13, 2020, 08:56:04 pm »

Ab
João

PPA FULL:
Diver detection sonar
Underwater Telephone
BathyThermograph Unit

Par já, a comparação que referiu era entre as EPC was VdG... não vamos mudar a conversa... segundo, 557 milhões de euros em média cada, incluindo apenas dois Full e dois Light... sem subsídio... feios como a parte de trás de um acidente... next... move on, there’s nothing to see here...

Estamos a falar de opções  realistas, não de fantasy fleets ...

As novas M vão custar a Belgica cerca de 500M cada. Dificilmente vamos conseguir uma fragata ASW por menos de 500M.

*

dc

• Investigador
  • 9943
  • Recebeu: 5096 vez(es)
  • Enviou: 849 vez(es)
  • +5369/-1151
« Responder #58 em: Maio 13, 2020, 10:05:57 pm »
Há uns dias atrás estavamos a falar de Arrowheads, Type 26 etc, agora que "supostamente" se equaciona  EPC e OPV como a espinha dorsal da Marinha já esta tudo bem ? Já serve ?

Uma Marinha ocêanica está-se a converter numa guarda costeira, alguns aqui já parecem os nossos saudosos e gloriosos almirantes e comodoros, mais vale EPC ou guarda costeira do que nada!

É so vantagens, vai-se dando umas voltas no atlantico e se um dia houver fogachada a sério não há risco de haver mortos pois os nossos meios não são capazes de ir para a linha da frente, foi tipo o que aconteceu no Golfo em 91 ou Kosovo em 1999, onde os F-16 só usavam AIM-9L ( os mesmos que usam hoje, em 2020) e a NATO os mandou para missões de escolta de reabastecedores.

Enfim, tuguices !

A espinha dorsal seriam sem dúvida as substitutas das BD, e não as EPC. Esta classe de corvetas é um pau de dois bicos, se por um lado não é o ideal para substituir fragatas, não é muito diferente de optar por umas Sigma 10514, Venator 110, Arrowhead 120, as Lafayette, etc. E mesmo comparadas com as Meko A200 em uso ou as Nansen norueguesas, não lhes ficam a perder em nada.

Posto isto, é ver que há 3 maneiras destas serem adquiridas:
-2 como complemento das 5 fragatas, em detrimento de 2/3 NPOs
-3/4 para substituir as VdG
-5 para substituir as 5 fragatas.

Não é segredo qual destas 3 hipóteses é a melhor, qual é aceitável,e qual é absolutamente desadequada. Mas é aqui que gostava de saber directamente da Marinha, qual a opção tomada. Esperaria que fosse a primeira.

*

typhonman

• Investigador
  • 5152
  • +8550/-4173

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW